skip to Main Content
Livros De Receitas

Livros de receitas: da estante para o fogão!

Mais que um prato, o “arroz com feijão” de cada dia é praticamente uma instituição brasileira que estará sempre presente nos nossos corações – mas não necessariamente precisa estar todos os dias na mesa! Cozinhar, afinal de contas, é uma arte, e se antes da pandemia já era possível enxergar um crescente movimento de experimentar mais aventuras gastronômicas em casa, com o isolamento isso foi potencializado.

Segundo reportagem do TAB UOL publicada em julho de 2020, os canais e perfis no Instagram de chefs e gastrônomos registraram um grande aumento na audiência, bem como o próprio portal de receitas da UOL, que cresceu mais de 200% do início da pandemia ao início do segundo semestre. Pensando nisso, resolvemos trazer este post com 12 dicas de livros de receitas para diferentes gostos e momentos. Siga na leitura para ficar com água na boca!

1. Cozinha Prática

Algum brasileiro consegue começar uma lista de livros de receitas sem falar de Rita Lobo? Eu duvido. A chef de cozinha e apresentadora do programa “Cozinha Prática” na GNT é a queridinha de muitos dos que se interessam por comida. Isso mesmo: comida. Gastronomia é refinado demais e o que Rita gosta de fazer é simplificar.

Este livro, que leva o nome do programa, conta com 13 capítulos bem explicados e ilustrados que, além de apresentarem 60 receitas, trazem valiosas dicas sobre como facilitar seu dia a dia e, até, economizar!

Título: Cozinha Prática
Autor: Rita Lobo
Editora: Senac SP
Páginas: 304
Classificação no Skoob: 4,5/5

Imagem: Skoob/Reprodução

2. Só para um: alimentação saudável para quem mora sozinho

Ainda não estou preparada para parar de falar de Rita Lobo, então vai aí mais uma dica, especialmente para aqueles que têm preguiça para cozinhar somente para si mesmos. Este livro é a pedida para quem mora sozinho e quer comer melhor sem ter muito trabalho, porque a chef traz, além de receitas, muitos truques e dicas de rotina na cozinha que diminuem o perrengue.

É possível fazer pratos suculentos utilizando apenas uma panela, dar aquela caprichada no PF diário e ainda congelar comida para a semana inteira! Se a sua maior dificuldade é planejar, seus problemas também acabaram, porque ela ensina até a formular uma lista de compras inteligente e a lavar a louça de forma organizada.

Título: Só para um: alimentação saudável para quem mora sozinho
Autor: Rita Lobo
Editora: Senac SP
Páginas: 168
Classificação no Skoob: 4,6/5

Imagem: Skoob/Reprodução

3. 15 minutos e pronto

Cruzando o oceano “rapidinho” e indo parar ali no Reino Unido encontramos Jamie Oliver, que também é um chef de cozinha e apresentador famoso por suas receitas e dicas descomplicadas. Neste livro ele está em seu auge, já que a proposta são refeições que podem ser feitas em 15 minutos  — nada como praticidade na rotina, não é mesmo?

Com suas receitas, Oliver mostra que é possível comer de forma saudável em um tempo ainda menor do que a espera pelo delivery de fastfood. Para que isso seja possível, ele também dá dicas de utensílios e ingredientes que não podem faltar na sua casa para que essa agilidade seja possível. Se sua rotina é apertada e você gosta de otimizar o tempo, este com certeza é o seu livro!

Título:15 minutos e pronto
Autor: Jamie Oliver
Editora: Globo Estilo
Páginas: 288
Classificação no Skoob: 4/5

Imagem: Skoob/Reprodução

4. Cozinha Vegana para o dia a dia

Gabriela Oliveira é jornalista e, além de já ter publicado alguns livros sobre o assunto, fala sobre cozinha vegetariana no seu Instagram, que conta, atualmente, com 20 mil seguidores. Neste livro ela apresenta mais de 100 receitas sem qualquer ingrediente de origem animal, provando que é possível cozinhar à base de plantas pratos deliciosos, práticos, que satisfazem e agradam até os mais exigentes.

Se você não é vegetariano ou vegano, não se preocupe: o livro também é para você, já que diversidade no prato sempre vale a pena e nada como ter várias receitas diferentes na manga, entender que a falta da carne não significa comida sem graça e saber o que cozinhar para receber os amigos que não comem carne!

Título: Cozinha Vegana para o dia a dia
Autor: Gabriela Oliveira
Editora: Alaúde
Páginas: 216
Classificação no Skoob: 4,2/5

Imagem: Skoob/Reprodução

Leia também: 4 marcas de maionese vegana que você precisa experimentar

5. O grande livro da Palmirinha

Não poderia faltar nessa lista a vovó mais amada do Brasil! Em suas mais de 800 páginas, o livro de Palmirinha traz 1000 receitas que representam seus anos de trabalho e dedicação à cozinha e, ainda, técnicas de corte, dicas de temperos e até algumas regrinhas de etiqueta que são sempre bem-vindas na hora de comer!

Palmirinha sabe bem que comida e afeto andam juntos e tudo o que ela mais quer, com essas receitas, é reunir famílias, amigos e amores em volta de uma mesa para comer deliciosos pratos e colecionar momentos inesquecíveis.

Título: O Grande livro da Palmirinha
Autor: Palmirinha Onofre
Editora: Alaúde
Páginas: 896
Classificação no Skoob: 4,4/5

Imagem: Skoob/Reprodução

6. Tasty: as melhores receitas

O canal de receitas Tasty é um sucesso absoluto: tem mais de 20 milhões de inscritos no YouTube e já conquistou o coração e o estômago de pessoas do mundo inteiro. Neste livro estão compilados cerca de 80 dos pratos mais badalados, curtidos e comentados do canal. Em suas páginas é possível encontrar desde receitas de bolos confeitados e elaborados às mais clássicas e simples como a de uma lasanha: o quesito, aqui, foi a empolgação dos internautas.

Por mais que o projeto tenha nascido na internet e você possa acessar o canal para conferir outras centenas de receitas, tem algo de mágico em abrir o livro em cima da bancada da cozinha e acompanhar a lista de ingredientes com o dedo logo antes de picar a cebola, vai dizer que não?

Título: Tasty: as melhores receitas
Editora: HarperCollins
Páginas: 192
Classificação no Skoob: 4,3/5

Imagem: Skoob/Reprodução

7. Comida de bebê: uma introdução à comida de verdade

Voltamos para a Rita Lobo — mas é por um motivo muito específico, vai! Muitos pais ficam aflitos quando chega o período da introdução alimentar do bebê sem saber por onde começar ou quais são os alimentos mais indicados. Na sinopse, a chef já traz uma provocação: esperto é o seu bebê que ainda não fez um ano e vai melhorar a alimentação da família toda.

Isso porque além de tirar dúvidas relativas ao processo da introdução alimentar, Rita faz questão de ensinar a família inteira a comer de forma mais saudável e prazerosa — afinal de contas, o exemplo conta muito para a criança!

Título: Comida de bebê
Autor: Rita Lobo
Editora: Senac SP
Páginas: 170
Classificação no Skoob: 4,4/5

Imagem: Skoob/Reprodução

8. Indispensável: receitas vegetarianas contemporâneas para um dia a dia mais saboroso

Dunja Gulin é uma professora e chef de cozinha croata que começou a se interessar por gastronomia desde a infância e se especializou em culinária natural e saudável. O foco deste seu livro de receitas está nos grãos, ingredientes extremamente versáteis e de alto valor nutricional, que podem ser combinados tanto com frutas quanto com verduras e legumes para a criação de pratos únicos, saudáveis e saborosos.

Nas 60 receitas que você encontra ao longo das páginas é possível entender melhor sobre essa espécie de alimentos, entender o quão bem eles substituem a carne e como podem ser a estrela do prato tanto em combinações salgadas quanto doces. 

Título:Indispensável: receitas vegetarianas contemporâneas para um dia a dia mais saboroso
Autor: Dunja Gulin
Editora: Alaúde
Páginas: 144
Classificação no Skoob: 5/5

Imagem: Skoob/Reprodução

9. Bela cozinha: as receitas

Bela Gil virou um meme na internet por conta de seus “churrascos de melancia”, mas nunca se incomodou com isso e segue firme em sua missão de mostrar que comida saudável não precisa ser sem graça. 

Neste livro ela ensina 50 receitas baseadas em ingredientes naturais e que buscam o equilíbrio nutricional, que passam pelas sopas de entrada, as saladas, os petiscos, as refeições do dia a dia e chegam até o âmbito das sobremesas. Além do modo de fazer, ela explica sobre as propriedades dos ingredientes principais e defende que o critério, o respeito e a consciência são as chaves para uma boa alimentação.

Título: Bela cozinha: as receitas
Autor: Bela Gil
Editora: Globo Estilo
Páginas: 176
Classificação no Skoob: 4,1/5

Imagem: Skoob/Reprodução

10. Paris em casa: 100 receitas clássicas da capital francesa

Que tal experimentar fazer em casa aquelas receitas típicas de outros países que te fazem viajar sem sair da mesa? Nesse livro, a premiada escritora de gastronomia francesa Clotilde Dusoulier ensina 100 receitas francesas que deixam qualquer um com água na boca — e se você acha que só de Croissants vive a cidade luz, está muito enganado!

Clotilde sabe bem que a culinária é viva e está em constante transformação, portanto, além de pratos tradicionais como o croque monsieur e o l’entrecôte, é possível encontrar em suas páginas receitas contemporâneas que foram mais difundidas na cidade por meio da influência de outras culturas. 

Título: Paris em casa: 100 receitas clássicas da capital francesa
Autor: Clotilde Dusoulier
Editora: Companhia de Mesa
Páginas: 256

Imagem: Skoob/Reprodução

11. Larousse das sobremesas infalíveis

Há quem cozinhe há anos e ainda morra de medo das sobremesas! Tudo bem que a confeitaria é praticamente uma ciência exata, cheia de particularidades e medidas que precisam ser seguidas à risca para que o prato dê certo, mas é preciso tirar o peso desse momento e aprender a se divertir também em meio ao açúcar.

Este livro apresenta 200 receitas de sobremesa que levam poucos ingredientes e são rápidas para preparar, mas como o próprio título já diz, são infalíveis em deixar qualquer um ansioso esperando pela cereja do bolo.

Título: Larousse das sobremesas infalíveis
Editora: Alaúde
Páginas: 416

Imagem: Skoob/Reprodução

12. O fantástico livro de receitas dos pequenos chefs

Quem foi que disse que cozinha não é coisa de criança?? Com os devidos cuidados, supervisão e orientação, os pequenos podem se divertir muito fazendo experiências culinárias e aprendendo a ter uma relação saudável com o preparo da comida desde cedo!

Este livro traz mais de 40 receitas fáceis de preparar e com passo a passo bem detalhado, incluindo bolos, tortas, salgados e até uma categoria só de lanchinhos para levar para a escola. O livro é todo ilustrado, com imagens tanto dos pratos prontos quanto dos ingredientes para que todas as informações sejam bem claras — e as receitas também alertam quando o auxílio do adulto é necessário.

Título:O fantástico livro de receitas dos pequenos chefs
Autor: Anderson Cleyton
Editora: Melhoramentos
Páginas: 112

Imagem: Skoob/Reprodução

Esperamos que nossas dicas de livros tenham te animado ainda mais a se aventurar na cozinha! Agora, se o seu negócio é o misto quente rapidinho mesmo, aqui também tem dicas para você. Continue navegando pelo Opiniões Certificadas para conferir conteúdos para todos os gostos: da tecnologia à arte, nossos conteúdos são guiados pela pluralidade de cada desejo!

Analu Bussular

Analu Bussular

Jornalista e produtora de conteúdo, nunca se cansa de falar de livros na internet e está sempre ouvindo Taylor Swift. Nas horas vagas é sommelier de batatas fritas.

Este artigo tem 1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top