skip to Main Content
Panela De Fondue Com Vinhos, Queijos E Outras Guloseimas Na Mesa

Fazer fondue: de equipamentos a receitas

Nada combina mais com o inverno do que tomar um bom vinho enrolado em um cobertor assistindo ao seu programa preferido. Para complementar esse momento de paz, uma boa ideia é fazer fondue. 

O prato, de origem suíça, fez grande sucesso por lá na época da Segunda Guerra Mundial e não demorou muito para ganhar o mundo e se tornar um grande símbolo da estação mais fria do ano. 

Inicialmente, essa delícia era feita com queijo que, dentro de um caldeirão, era derretido com fogaréu. No entanto, cada país deu um toque especial à receita e hoje é possível encontrar os mais diversos tipos de fondue, desde chocolate até de carne.

Quer saber tudo o que é necessário para preparar o fondue em casa? Então continue a leitura do post e confira!

Antes de preparar o fondue

Antes de mais nada é necessário ter os equipamentos corretos para a preparação do fondue. Atualmente existem kits que já vêm prontos para serem utilizados. Veja quais valem a pena o investimento. 

Forma Inox Viena Vermelho 8 Peças

Número de peças:8 peças
Marca: Forma Inox
Capacidade: 1 litro

Um dos conjuntos mais básicos de fazer fondue são os modelos com oito peças. Prático e versátil, esse produto possui um ótimo custo-benefício e pode ser armazenado em lugares mais compactos. 

O modelo Viena da Forma Inox é de um litro e prepara fondues de queijo, chocolate e carnes. Mantendo a temperatura estável, é um ótimo investimento para quem mora sozinho ou a dois. 

Contém: uma panela esmaltada preta de 17 cm de diâmetro, um réchaud vermelho, um queimador, um separador de garfos vermelho e quatro garfos.

Conjunto para Fondue Viena Esmaltado Vermelho 8 Peças - Forma
  • 1 panela esmaltada preta, 1 réchaud vermelho, 1 queimador, 1 separador de garfos vermelho, 4 garfos.
Panela de fondue com queijo.
É possível fazer diversos tipos de fondue. 

Richwell Preto 10 Peças

Número de peças:10 peças
Marca: Richwell
Capacidade: 0,95 litro

Apesar desse conjunto ter a caçarola um pouco menor, ele conta com mais peças, o que é ideal para famílias grandes ou reuniões com amigos. Fabricado em aço inox, ele serve cerca de seis pessoas para fondues doces e salgados. 

É esmaltado e contém uma caçarola de 16 cm de diâmetro, seis garfos com cores indicativas, uma espiriteira, uma tampa e um suporte. É compacto e fácil de usar.

Conjunto Fondue Medio 10 Peças, Richwell, HH7813, Preto
  • Garfos com marcadores
  • Composto por 10 peças
  • Prepara fondues doces ou salgados

Brinox Chocolate 10 Peças

Número de peças:10 peças
Marca: Brinox
Capacidade: 1,25 litro

Para aqueles que querem um bom custo-benefício e um produto que consiga armazenar uma maior quantidade de líquido, o modelo da Brinox é o indicado. Com 10 peças e capacidade de 1,25 litro, esse produto é uma ótima opção para famílias e amigos que costumam comer mais.

Possível de preparar fondues de queijo, carne e chocolate, esse conjunto mantém os ingredientes em uma temperatura estável para não queimar. 

É composto por: uma caçarola de 16 centímetros de diâmetro, um separador de garfos, um suporte epóxi, um fogareiro de aço inox e seis garfos com cabos coloridos.

Conjunto P/ Fondue Chocolate 10 Pecas Brinox Chocolate
  • Cor chocolate
  • Possui separador de garfos
  • Cabo longo

Forma Inox Viena 16 Peças

Número de peças:16 peças
Marca: Forma Inox
Capacidade: 1,35 litro

O conjunto para fondue com 16 peças da Forma Inox é perfeito para famílias grandes e comemorações. Um ótimo diferencial desse produto é o tripé giratório, já que, por “rodar a mesa”, permite que os degustadores se sirvam sem precisarem sair do lugar.

Produzido com aço inoxidável esmaltado e aço carbono com pintura epóxi, possui um design moderno e prático de fácil limpeza.

Contém: uma panela esmaltada, seis molheiras, um tripé giratório, um réchaud, um separador de garfos, seis garfos, um queimador e uma placa difusora de calor.

Forma 7917 Conjunto para Fondue Viena Inox, 16 Peças
  • 1 panela aço inox, 1 separador de garfos, 1 tripé giratório, 1 queimador, 6 molheiras, 6 garfos
  • Marca: Forma
  • Inox

Euro Preto 23 Peças 

Número de peças:23 peças
Marca: Euro
Capacidade: 1,45 litro

Este conjunto é para aqueles que até agora estavam achando a quantidade de peças muito pequena. Com 23 utensílios, o kit da Euro é também uma opção que vem com base giratória, permitindo uma praticidade maior na hora de servir. 

Com design moderno e prático, o conjunto de fondue é completo e sofisticado. Com molheiras de porcelana, conchas de molhos incluídas e espiriteira de ótima qualidade, esse produto se destaca no mercado, sendo um bom custo-benefício.

Contém: seis garfos com cores indicativas, seis molheiras, seis conchas para molhos, uma  espiriteira, uma panela, uma tampa, um suporte e uma base giratória.

Cj. Fondue Grande Com Base Giratoria 23 Pc. Preto Euro Preto
  • Com base giratória, a base giratória facilita que todos se sirvam
  • Serve até 6 pessoas, acompanha garfos com cores indicativas
  • Molheiras são produzidas em porcelana

Na hora do fondue

Depois do conjunto para fondue em mãos, está na hora de preparar esse prato. Para isso, separamos algumas receitas, tanto salgadas como doces para você experimentar. Confira. 

Doces

Há diversas formas de preparar fondues doces, desde chocolates até doces de leite e caramelo. 

Chocolate meio amargo

Para esta receita você irá precisar de chocolate meio amargo, por isso, adiante-se e peça online. 

Ingredientes

  • 500 g de chocolate meio amargo picado
  • 1 xícara (chá) de creme de leite
  • ½ xícara (chá) de leite (se necessário)
  • Frutas de sua preferência descascadas e picadas (sugestões: uva, morango, banana…)

Modo de Preparo

Para começar, pique o chocolate em pedaços bem pequenos e o coloque em uma panela ao banho-maria. Mexa até derreter todo o produto. 

Na sequência, retire a panela do fogão, acrescente o creme de leite e misture tudo até ficar homogêneo. Caso você perceba que ficou muito grosso, adicione o leite. 

Por fim, volte ao fogo baixo e mexa até tudo ficar bem cremoso. Transfira o conteúdo para a caçarola de fondue e aí é só aproveitar essa delícia. Mergulhe as suas frutas preferidas na mistura doce e tenha uma explosão de sabores na boca.

Fondue de chocolate amargo com frutas ao redor.
É possível utilizar diversas frutas com o chocolate meio amargo.

Chocolate ao leite

Confira os melhores chocolates ao leite para utilizar na sua receita de fondue doce em casa!

Ingredientes

  • 200 g de chocolate ao leite
  • 1 caixa de creme de leite
  • 2 colheres (sopa) de conhaque
  • frutas (morango, uva, banana, tangerina)

Modo de preparo

Sem nenhum segredo, para essa receita, você irá deixar uma panela em banho-maria e assim que ela começar a esquentar, colocar os chocolates bem picados. Mexa até derreter tudo. 

Depois disso, tire do fogo, acrescente o creme de leite e misture até ficar homogêneo. Para dar um toque ainda mais especial para seu preparo, você pode acrescentar o conhaque e mexer mais um pouco.

Assim que tudo estiver incorporado, transfira o conteúdo para uma panela de fondue e deixe a chama sempre baixa.

Sirva espetando um pedaço de fruta na ponta de um garfo e mergulhando-o no chocolate que está na caçarola. 

Chocolate branco

Confira os melhores chocolates brancos para incorporar em sua receita de fondue especial. São várias opções, o importante é escolher uma marca que lhe agrada.

Ingredientes

  • 275 g de chocolate branco picado 
  • 60 g de manteiga sem sal
  • 200 g de creme de leite
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • Frutas vermelhas variadas de sua preferência

Modo de preparo

Primeiro, misture em banho-maria o chocolate branco, a manteiga, o creme de leite e o extrato de baunilha. Mexa até que tudo fique homogêneo.

Depois que os ingredientes forem incorporados, leve a mistura para uma panela de fondue. Na sequência, é só se servir mergulhando suas frutas preferidas no chocolate. 

Salgados

Os fondues salgados são os grandes clássicos. Desde pães a carnes e legumes, é possível mergulhar tudo na mistura e o resultado é surpreendente. 

Fondue de carne
O fondue de carne é um pouco diferente dos demais.

Fondue de carne

Ingredientes

  • 300 g de contrafilé
  • Óleo de soja a gosto
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino branca a gosto
  • 2 colheres (sopa) de maionese
  • 2 colheres (sopa) de creme de leite
  • 1/2 colher (sopa) de ketchup

Modo de preparo

Primeiro, corte a carne em cubos médios, tempere com sal e pimenta a gosto. Depois, esquente uma quantidade de óleo que seja suficiente para encher, até um pouco acima da metade, uma panela de fondue. Isso serve para que cada pessoa frite sua própria carne.

Em seguida coloque a carne crua em um prato de servir, assim, cada pessoa pega um pedaço, espeta o alimento e frita da maneira que desejar. 

Para deixar ainda mais saboroso, misture em um recipiente a maionese, o creme de leite e o catchup para molhar a carne e se deliciar. 

Fondue de queijos

Ingredientes

  •  250 g de queijo mussarela
  •  200 g de queijo prato
  •  1 caixa de creme de leite
  •  ½ copo de requeijão cremoso
  •  1 dente de alho
  •  Pimenta-do-reino
  •  Sal

Modo de preparo

Em uma panela, coloque o creme de leite, o requeijão e o alho. Leve a mistura para o fogo em temperatura média para baixa e fique mexendo até esquentar. Não deixe ferver. Na sequência, rale os queijos e acrescente-os à panela. 

Baixe o fogo, adicione sal e pimenta a gosto e continue mexendo até que a mistura fique homogênea e os queijos derretam por completo. Depois disso, desligue o fogo e retire o dente de alho. 

Leve o conteúdo para a panela de fondue e mergulhe ingredientes de sua preferência no molho. Dica: os vegetais ficam uma delícia!

Viu só como preparar um fondue em casa é possível e bem simples? Agora que você já aprendeu, que tal tentar no próximo jantar em família?

Ei, para você que adora se aventurar na gastronomia, não deixe de conferir estes 6 utensílios de cozinha diferentes que você vai desejar! Até a próxima.

Atualizado em 2021-06-19 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

Fernanda

Fernanda

Sabe a famosa mãe de pet? Sou eu! Quando não estou totalmente focada em cuidar da Pepper, estou jogando The Sims, lendo algum YA e tomando um chá. Formada em Comunicação e Multimeios e mestranda em criação literária.

Este artigo tem 1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top