skip to Main Content
Pessoa Conectando Um Joy No Nintendo Switch.con

Melhores controles para Nintendo Switch: opções com e sem fio

Um dos maiores atrativos do Nintendo Switch é ele ser híbrido, permitindo jogar tanto na televisão quanto em um modo portátil. Para permitir toda essa facilidade, a Nintendo desenvolveu controles chamados Joy-Cons, que acompanham o console e podem ser usados em par ou individualmente. 

Por mais que ele ganhe pontos pelas diferentes possibilidades, peca um pouco na ergonomia, e muitos gamers preferem um controle num formato mais tradicional. Pensando nisso, separamos os melhores controles para Nintendo Switch do mercado, com opções oficiais e de terceiros, com fio ou wireless.

Para conhecer seu próximo controle, continue a leitura! 

1. Nintendo Switch Pro Controller

Nada como um controle projetado pelas mesmas mãos do console. 

Caixa do Nintendo Switch Pro Controller.
Foto: Amazon/Reprodução.

Suporte oficial da Nintendo

HD Rumble funciona perfeitamente

Permite ligar o console apertando o botão “home”

Ótima autonomia de bateria

Ergonomia excelente

Preço salgado no Brasil 

Link para comprar na Amazon

Não tem como falar sobre controles para Nintendo Switch sem falar do Pro Controller. Seguindo a tradição de ótimos controles profissionais, a desenvolvedora mantém a posição dos analógicos do Joy-Con, mas com uma ergonomia incomparável que torna jogar games que exigem grande controle, como Zelda: Breath of the Wild, uma experiência superior. 

Sua autonomia de bateria é ótima, podendo durar até 40 horas com uma única carga. Assim como controles oficiais de outros consoles, é possível ligar o console apena tocando um botão, adicionando praticidade. 

Seu giroscópio funciona perfeitamente e a tecnologia de HD Rumble deixa os efeitos muito mais detalhados. Ele também possui leitor de NFC, que permite ler Amiibos (action figures da Nintendo) para adicionar personagens ou itens aos games. 

Como ponto negativo fica seu preço no Brasil. Vendido por U$ 60 nos Estados Unidos, é difícil achá-lo por preços abaixo de R$ 400. 

2. Controle Sem Fio Nintendo Switch Pro Wireless Dualshock Dobe TNS-1724

Opção econômica para quem não abre mão de uma vida sem fios. 

Controle Sem Fio Nintendo Switch Pro Wireless Dualshock Dobe TNS-1724.
Foto: Amazon/Reprodução.

Preço acessível

Boa ergonomia

Botões de alta qualidade

Também compatível com Windows e Android

A pegada poderia ser melhor

Cabo curto dificulta jogar enquanto carrega

Autonomia de bateria poderia ser melhor

Link para comprar na Amazon

Para quem busca uma opção econômica, o Dobe TNS-1724 é uma ótima pedida. Além de seu preço, o controle possui uma pegada confortável, mas que poderia ser melhor, sendo que a posição dos botões segue o padrão do Pro Controller do Wii U. Tanto analógicos quanto o D-pad possuem boa qualidade e não devem dificultar suas sessões.  

Ele é compatível com PC e Android, sendo uma boa alternativa para quem joga em diferentes plataformas. Sua autonomia de bateria é boa, aguentando bem mais de 10 horas, o que é compatível com o preço, mas poderia ser melhorada. Além disso, seu cabo curto dificulta jogar enquanto o controle carrega, o que pode ser contornado utilizando outro cabo USB-C longo e compatível. 

3. Controle 8bitdo Sf30 Pro

Para quem curte uma nostalgia nintendista. 

Controle 8bitdo Sf30 Pro.
Foto: Amazon/Reprodução.

Boa posição dos analógicos

Controle bem construído

Compatibilidade adicional com Windows e Android

Cabo curto, dificultando jogar enquanto carrega

Pequeno, comparado com outros modelos

Botões LR/ZLZR estreitos 

Link para comprar na Amazon

O Super Nintendo foi o primeiro console de muitos gamers, e é impossível não sentir a nostalgia olhando o controle para Nintendo Switch 8bitdo Sf30 Pro. Ele é baseado no acessório do SNES, mas apresenta novidades compatíveis com o mundo gamer atual, como analógicos e botões ZLZR. Sua construção é de boa qualidade e a posição clássica dos analógicos é confortável, contando também com compatibilidade com Windows e Android. 

O modelo é sem fio e possui anatomia de cerca de 18 horas, carregando completamente em até 1,5 horas. Infelizmente, seu fio é curto e dificulta jogar enquanto carrega, o que pode ser contornado com um cabo USB-C mais longo. 

A 8bitdo tentou manter-se o mais fiel o possível quanto ao tamanho e espessura, o que em alguns pontos é positivo, mas pode atrapalhar em outros. Sua pegada é boa, mas o tamanho reduzido, quando comparado com outros modelos da lista, pode ficar desconfortável para quem possui mãos grandes. Além disso, os botões LR/ZLZR  ficaram bem estreitos, então apertar o errado é comum.

4. Controle com fio Squirtle PowerA

Para quem prefere a segurança do fio e um design divertido. 

Controle com fio Squirtle PowerA.
Foto: Amazon/Reprodução.

Design com personagens

Ótima anatomia

Dispensa configuração e pareamento

Sem rumble 

Sem giroscópio

Há modelos sem fio com mais funções por um preço menor

Link para comprar na Amazon

Controles sem fio são práticos, mas podem deixar na mão na hora que descarregam. Esse é um problema que não acontece com os cabeados, mesmo que resultem em uma bagunça maior, além de dispensarem qualquer tipo de configuração ou pareamento.

A opção da PowerA é ótima para quem prefere um controle com cabo, o que só melhora com os belos temas de jogos da Nintendo (no modelo citado, o Pokémon Squirtle). Além disso, sua pegada é ótima e firme, não sendo nem muito leve nem muito pesado. Infelizmente, não conta com rumble ou giroscópio, o que pode te limitar em games que usam bastante essas duas funções.  

5. Controle PowerA Enhanced Wireless Pokebola

Opção sem fio da PowerA. 

Controle PowerA Enhanced Wireless Mario Bros 3.
Foto: Amazon/Reprodução.

Todas as vantagens da versão com fio

Autonomia de bateria de 30 horas

Compatibilidade com outras plataformas

Sem giroscópio 

Sem rumble

Link para comprar na Amazon

Para quem gostou do design da PowerA mas prefere jogar sem fios, esse modelo é ideal. Com autonomia de bateria de mais de 30 horas, também possui versões inspiradas em jogos da Nintendo (na foto, design de pokébola). 

Infelizmente, também não conta com giroscópio e rumble. Se essas funções fazem falta para você, é melhor procurar outro controle.

6. Hori Super Smash Bros Gamepad

Para fãs nostálgicos do Gamecube. 

Hori Super Smash Bros Gamepad.
Foto: Amazon/Reprodução.

Modelo baseado no Gamecube, considerado o melhor controle para Smash Bros

Design baseado em personagens

Ótima pegada

Posição invertida de LR/ZLZR confusa

D-pad de baixa qualidade

Sem rumble e giroscópio

Assim como o controle da 8bitdo, esse modelo da Hori também se baseia no design de um controle antigo da Nintendo – dessa vez, o Gamecube. Especialmente desenvolvido para fãs da franquia Smash Bros, que sentem que esse é o melhor modelo para o jogo, seus botões têm tecnologia anti-snapback e função turbo. 

Sua pegada é muito boa, e o design com personagens da Nintendo o deixa mais atraente. Porém, a decisão um tanto esquisita de inverter a posição L e R com ZL e ZR podem te atrapalhar durante as sessões de jogos, pelo menos até se acostumar.

É possível driblar o problema remapeando o controle. Infelizmente, o D-pad é de qualidade bem baixa – não é um problema no Smash Bros, mas em jogos que o utilizam pode atrapalhar bastante. A ausência de rumble e giroscópio pode fazer falta para quem gosta dessas funções extras (ou até essenciais em alguns games). 

7. Controle Nyko Wireless Core 

Design retrô e funções extras chamam a atenção. 

Controle Nyko Wireless Core.
Foto: Amazon/Reprodução.

Com rumble e giroscópio

Design transparente e retrô

Ótima construção e pegada 

Função turbo 

Botões LR poderiam ser melhores

Analógicos também poderiam melhorar

Pode ser muito leve para alguns

Link para comprar na Amazon

Quem lembra da febre dos anos 90 de eletrônicos em plástico colorido e transparente, deixando à mostra as “entranhas” dos dispositivos? Se você gosta do estilo, o design do Nyko Wireless Core é o que vai mais te chamar a atenção. 

Além da aparência, seu interior também é de qualidade. Além de contar com rumble e giroscópio, possui função turbo que pode te salvar em certos games. É confortável de usar e a construção é de qualidade, com exceção dos analógicos e botões LR – são decentes, mas poderiam ser ótimos. Além disso, gamers acostumados com controles de Playstation podem achá-lo muito leve. 

Se você prefere um design mais moderno, ele também está disponível na cor preta.

8. Nintendo Joy-Cons

Reposição do controle incluso com o console. 

Caixa dos Nintendo Joy-Cons.
Foto: Amazon/Reprodução.

Ótimo no modo portátil

Versátil e multiuso

HD Rumble

Problemas comuns no analógico

Pequenos demais para muitos

Não tem a melhor ergonomia 

Link para comprar na Amazon

Os Joy-Cons que acompanham o console são extremamente versáteis, inclusive em avaliações. pode ser o melhor controle para Nintendo Switch em algumas situações, mas não recomendado para outras. No modo portátil, funciona quase perfeitamente e é onde vemos seu melhor. 

Cada Joy-Con pode ser usado como um controle independente ou metade de um completo. Por mais que sejam compatíveis com a grande maioria dos games, o pequeno tamanho pode ser incômodo. Um problema de drift nos analógicos foi identificado e dá direito ao conserto ou troca gratuita, então, entre em contato com a assistência técnica antes de comprar substitutos! 

A melhor opção de controle para Nintendo Switch continua sendo o Pro Controller oficial, mas está fora do orçamento de muitas pessoas. Porém, os modelos feitos por terceiros citados nessa lista são ótimas alternativas para economizar e continuar o jogo!

André Macedo

André Macedo

Comunicólogo apaixonado por música, games e tecnologia, está sempre em busca de novidades interessantes e soluções inovadoras.

This Post Has 6 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top