skip to Main Content
Livros Sobre Vinho

7 livros sobre vinho para aprender sobre a bebida!

Taça de vinho em uma mão, um bom livro na outra: tem forma melhor para relaxar? Para colocar a leitura em dia, separamos 7 livros sobre vinho excelentes para você aprender sobre a bebida. Vamos conferir?

1. O Guia Essencial do Vinho – Wine Folly

O Wine Folly é um site educativo sobre vinhos que trata o assunto de forma leve e descomplicada. Em 2015, após quase cinco anos no ar, seus criadores Madeline Puckette e Justin Hammack resolveram fazer uma compilação de informações e lançar O Guia Essencial do Vinho

Best-seller pelo New York Times e considerado pelo Washington Post “o melhor livro introdutório sobre vinhos a ser lançado em anos”, é um convite para quem está começando a apreciar a bebida, e quer entender melhor sobre o que está na sua taça.

Inclui dicas sobre as principais uvas, regiões produtoras, processos de produção, harmonização com alimentos, aromas e sabores. Tudo isso com ilustrações incríveis e didáticas, como mapas, tabelas e infográficos exclusivos.

Se você é um iniciante no campo dos vinhos, ou quer presentear um familiar ou amigo que gosta da bebida, O Guia Essencial do Vinho – Wine Folly é a escolha certa!

Título: O Guia Essencial do Vinho - Wine Folly
Ano: 2015
Autor: Madeline Puckette e Justin Hammack
Editora: Intrínseca
Páginas: 240 páginas
Classificação no Skoob: 4,4/5
Adicione ao Skoob

Imagem: reprodução/Amazon

2. Enciclopédia do vinho – Vinhos, vinhedos e vinícolas

Como o próprio nome diz, trata-se de uma verdadeira enciclopédia. Ao contrário de outros títulos da lista, é um livro para se ter sempre à mão e fazer consultas a respeito dos principais vinhos, vinhedos e vinícolas. 

O autor da obra é Hugh Johnson, o escritor britânico que mais vendeu livros sobre vinho no mundo, e foi um grande pioneiro no mapeamento de uvas e regiões durante a segunda metade do século passado.

Mesmo sendo uma obra completa e extensa (com quase 700 páginas!), não se trata de uma leitura difícil, já que Johnson explica tudo utilizando uma linguagem fácil de se compreender e até divertida. 

Título: Enciclopédia do vinho - Vinhos, vinhedos e vinícolas
Ano: 2012
Autor: Hugh Johnson
Editora: Senac São Paulo
Páginas: 657 páginas
Classificação no Skoob: 4,4/5
Adicione ao Skoob

Imagem: reprodução/Amazon

3. História Do Vinho No Mundo Romano: Vita Vinum Est!

Não se sabe ao certo onde o vinho foi inventado – há registros primitivos da bebida em diversas regiões do mundo –, porém, sabemos que foi muito importante para diversas civilizações, como a romana, que tinha uma divindade para representá-lo.

Nesta obra, o autor brasileiro Gerson Lodi Ribeiro busca desvendar como o vinho tornou-se popular entre todas as castas da sociedade romana (patrícios e plebeus, cidadãos e escravos) e qual sua importância para a disseminação da bebida.

Um livro gostoso e divertido, especialmente para quem é apaixonado por história e outras ciências humanas.

Título: História Do Vinho No Mundo Romano: Vita Vinum Est!
Ano: 2014
Autor: Gerson Lodi Ribeiro
Editora: Mauad
Páginas: 112 páginas
Classificação no Skoob: 3,5/5
Adicione ao Skoob

Imagem: reprodução/Amazon

4. A viúva Clicquot: A história de um império do Champanhe e da mulher que o construiu

Todo mundo já ouviu falar nos renomados espumantes da região de Champagne, na França. Se hoje eles são o que são, muito se deve a uma importante produtora do final do século 16: a Madame Clicquot Ponsardin, mais conhecida como viúva Clicquot.

Entre os muitos avanços que proporcionou à produção de vinhos, podemos citar a criação do método remuage, uma forma de fazer uma segunda fermentação em garrafa e remover os sedimentos sem que a bebida perca a qualidade – algo que se tornou uma regra na elaboração de Champagnes.

O livro também conta como Clicquot conseguiu assumir os comandos de sua vinícola após ter ficado viúva em uma época em que as mulheres sequer tinham direito de estudar, trabalhar ou votar.

É recomendado para quem já tem algum conhecimento sobre vinhos. Enquanto você aprende sobre questões técnicas, é cativado pela incrível história da primeira dama da Champagne.

Título: A viúva Clicquot: A história de um império do champanhe e da mulher que o construiu
Ano: 2009
Autor: Tilar J. Mazzeo
Editora: Rocco
Páginas: 304 páginas
Classificação no Skoob: 3,7/5
Adicione ao Skoob

Imagem: reprodução/Amazon

5. A história do Romanée-Conti

Os vinhos da vinícola Romanée-Conti já foram considerados inúmeras vezes os mais caros do mundo. O preço pode variar, mas costuma estar na casa dos US$ 6.000 por garrafa. Mas afinal, a que se deve esse preço elevado? É isso que esse livro busca esclarecer!

Durante a leitura, entretanto, você entenderá muito além do Romanée-Conti, mas sim o que há por trás de tantos processos da produção de vinhos e como eles afetam na precificação das bebidas.

O autor dessa obra é Maximillian Potter, escritor de vários best-sellers, colunista de grandes veículos dos Estados Unidos e editor da revista Vanity Fair. 

Título: A história do Romanée-Conti: E a trama para destruir o melhor vinho do mundo
Ano: 2015
Autor: Maximillian Potter
Editora: Zahar
Páginas: 232 páginas
Classificação no Skoob: 4/5
Adicione ao Skoob

Imagem: reprodução/Amazon

6. Cork Dork: Loucos por vinho

“Frutado, com passagem de 24 meses por barrica francesa, taninos médios, notas de geleia de amora, tabaco e manteiga”. Você já deve ter ouvido algum especialista ou sommelier falar isso e pensado se é possível mesmo sentir tudo isso em um vinho.

Foi a partir dessa premissa que a premiada jornalista americana Bianca Bosker resolveu escrever Cork Dork: Loucos por vinho. Consumidora casual de vinhos, ela foi atrás de sommeliers, colecionadores e cientistas para entender como eles enxergavam a apreciação da bebida.

Ao longo do livro, Bianca vai entendendo a fundo o que há por trás do mundo dos vinhos, sempre com curiosidade, bom humor e ceticismo.

Título: Cork Dork: Loucos por vinho
Ano: 2018
Autor: Bianca Bosker
Editora: Editora SESI-SP
Páginas: 376 páginas
Classificação no Skoob: 4,1/5
Adicione ao Skoob

Imagem: reprodução/Amazon

7. Os ignorantes: Relato de duas iniciações

O que acontece quando um Étienne Davodeau, um quadrinista que não sabe nada de vinhos, e Richard Leroy, um enólogo que quase nunca leu quadrinhos, se encontram? Os ignorantes: Relato de duas iniciações tem como tema justamente esse encontro.

Nessa história em quadrinhos, Davodeau propõe a Leroy que ambos façam intercâmbios culturais para aprender mais sobre a arte do outro: o autor passará mais de um ano trabalhando nos vinhedos do Vale de Loire, na França, e o vinicultor irá visitar o ambiente criativo de quadrinistas para a elaboração de roteiros e desenhos.

livros sobre vinho os ignorantes
O roteiro e os desenhos são baseados em experiências vividas pelo autor. Imagem: WMF Martins Fontes/Divulgação.

O argumento é baseado em experiências reais e repleto de curiosidades para os apreciadores de vinhos. Para fazer as ilustrações, o autor fez um estudo fotográfico, especialmente para retratar as vinícolas. O resultado é uma HQ cativante e fidedigna. 

Título: Os ignorantes: Relato de duas iniciações
Ano: 2014
Autor: Étienne Davodeau
Editora: WMF Martins Fontes
Páginas: 272 páginas
Classificação no Skoob: 4,1/5
Adicione ao Skoob

Imagem: reprodução/Amazon

Ficção e realidade, romances e quadrinhos, enciclopédias e relatos biográficos: atualmente, há uma infinidade de livros sobre vinhos, com temáticas bem diferentes e que, certamente, vão lhe divertir muito!

Se você é apaixonado pela bebida, não se esqueça de ler nosso post sobre presentes para amantes de vinho clicando no link abaixo!

Bernardo Gasino

Bernardo Gasino

Graduado em Comunicação e Multimeios, consome e estuda música desde pequenininho. É um grande apreciador de filmes coming-of-age e de aventuras culinárias.

Este artigo tem 2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top