skip to Main Content
Celular Com Bandeira Da Espanha Escrito

Como estudar espanhol sozinho? Um guia para te ajudar

Se você já está cansado do tédio do isolamento social e gostaria de transformar o tempo vago em algo produtivo, uma boa dica é buscar aprender algo novo, como estudar espanhol por conta própria. 

O espanhol é falado em todas as regiões ao redor do Brasil e, no mundo, ele é a língua oficial de 20 países. Estima-se que mais de 480 milhões de pessoas são nativos!

Claro, estudar em casa oferece apenas uma introdução básica, mas isso já é uma porta para você continuar aprendendo e, quem sabe, se tornar um verdadeiro poliglota. 

Continue a leitura e descubra algumas dicas para hablar español.

Por onde começar a estudar espanhol?

Se você está decidido a começar estudar espanhol por conta própria, é preciso ter um ponto de partida e, claro, um bom planejamento. 

Estudar algo sobre um assunto deve acontecer de forma que as informações façam sentido e é necessário ter didática para que você possa assimilar as coisas que aprende. 

O que queremos dizer é que não adianta aprender algo extremamente complexo da gramática espanhola se você ainda não sabe o básico, pois provavelmente ficará uma lacuna na sua aprendizagem. 

Uma boa dica é adquirir um livro de espanhol básico, pois assim você terá um “raciocínio” de aprendizado para seguir. Esse tipo de material é muito fácil de ser encontrado e pode ser adquirido por um bom valor.

Mulher asiática estudando em biblioteca
Um livro de gramática é muito importante para garantir que você siga um raciocínio enquanto aprende.

Duas sugestões de livros para acompanhar são o Manual Compacto de Gramática da Língua Espanhola e Espanhol — fácil e passo a passo

O primeiro é um livro preparatório para Enem e concursos, portanto, ele abrange diversos conteúdos importantes para o aprendizado da língua, além de fornecer exercícios resolvidos e comentados. 

Já o segundo, apresenta os fundamentos da gramática e um passo a passo para aprender a língua de forma fácil, com interpretação de texto e exercícios que façam sentido com o contexto.

Desconto
Manual Compacto de Gramática da Língua Espanhola
Manual Compacto de Gramática da Língua Espanhola
Valenzuela, Sandra Trabucco (Author); 440 Pages - 01/01/2010 (Publication Date) - Bicho Esperto (Publisher)
R$ 12,16
Desconto
Espanhol fácil e passo a passo: domine a gramática do dia a dia para fluência em espanhol - Rápido!
Espanhol fácil e passo a passo: domine a gramática do dia a dia para fluência em espanhol - Rápido!
Bregstein, Barbara (Author); 320 Pages - 07/08/2019 (Publication Date) - Alta Books (Publisher)
R$ 41,93

Outro complemento interessante para os estudos é o livro infantil Minhas primeiras 1000 palavras em espanhol, que traz um extenso vocabulário básico e do dia a dia com ilustrações, tornando o aprendizado ainda mais didático.

Desconto
Minhas primeiras 1.000 palavras em espanhol
  • Klein, Cristina (Author)
  • 68 Pages - 05/02/2019 (Publication Date) - Todolivro (Publisher)

Práticas complementares

Além de planejar com ajuda de livros, é interessante ter práticas complementares para estudar espanhol. Essas atividades auxiliam a aprofundar-se ainda mais na língua e ter contato com ela em diferentes formas. 

Por isso, separamos algumas dicas para incluir na sua rotina. 

Busque assistir vídeos de canais no YouTube

O YouTube é um verdadeiro tesouro quando o assunto é aprender coisas na internet e, por isso, ele não deve ficar de fora na hora de aprender espanhol por conta própria. 

Existem canais muito interessantes sobre o assunto e que são destinados a pessoas no nível iniciante, como o Practiquemos by Catalina Moleno E., que leciona para estrangeiros, e o Tio Spanish, com dicas curtas e divertidas. 

Escute música e acompanhe a letra

Estudar idiomas estrangeiros e escutar músicas é uma ótima forma de ter contato com pronúncias, palavras novas e gírias. Há quem aprenda muito apenas ouvindo diversas canções e, claro, no espanhol não seria diferente. 

Crie uma playlist no Spotify com várias canções espanholas, busque conhecer novos artistas e acompanhe canais de artistas. 

Na hora de ouvir as músicas, escute uma vez sem as letras e tente entender. Depois, escute novamente acompanhando as letras e, por último, tente traduzir algumas coisas e as que não souber o significado, busque no dicionário. 

  Leia livros infantis em espanhol

A literatura infantil, em geral, é escrita com frases e palavras fáceis, considerando que o público está nessa etapa de aprender a ler.

Incluir essas leituras no seu dia a dia é uma ótima maneira de ter contato com a escrita e leitura em espanhol, além de ser mais uma oportunidade de aprender novas palavras para o seu vocabulário. 

Uma boa dica é o famoso O pequeno príncipe, ou, em espanhol, El Principito. Uma leitura curta, leve e deliciosa, que encantou leitores em diversos países.

El Principito / The Little Prince
  • Saint-Exupery, Antoine de (Author)
  • 96 Pages - 06/01/2016 (Publication Date) - Salamandra (Publisher)

Anote em um caderno palavras novas e seus significados

Anotar é uma ótima forma de memorizar conteúdos. Toda vez que você aprender uma nova palavra ou expressão, seja em um livro, vídeo ou música, escreva-a em um caderninho destinado apenas para isso. 

Essa é uma boa maneira de praticar a escrita e, claro, expandir o seu conhecimento na língua. 

Ter essas anotações pode ser muito precioso para que, de vez em quando, você reveja o caderno e relembre-se das palavras. 

Caderno Brochura Universitário, Capa Dura, Tilibra, D+, 200x275mm, 96 Folhas, Azul
  • Esse produto também é conhecido como: Caderno Costurado tamanho grande
  • Formato: 200mm x 275mm
  • Caderno com linha

Espalhe post-its pela casa

Ter contato diariamente com a língua espanhola é muito importante, especialmente para pessoas que estão começando os estudos. Uma forma de fazer isso é escrever o nome de objetos da sua casa em um post-it e colar. 

Por exemplo, o espelho, ou melhor, el espejo, merece um post-it com o nome em espanhol. Objetos do seu quarto, da cozinha e da sala, enfim, tudo pede um lembrete de como falar a palavra na língua. 

Quer uma dica de post-it? Aposte nos da 3M. A marca é consagrada nesse tipo de produto, o que é fundamental para o seu aprendizado, já que você precisará que eles fiquem bem coladinhos nos objetos.

Blocos de Notas Adesivas Post-it Tropical - 4 Blocos de 38 x 50 mm - 50 folhas cada, HB004402267, Multicor
  • Adesivo reposicionável
  • 4 cores diferentes que ajudam no processo de organização
  • 4 blocos de 38 mm x 50 mm - 50 folhas cada

Escreva pequenos textos e faça anotações

Para ter um domínio pleno da língua, além de ouvir e ler é importante saber escrever. Por isso, sempre mantenha um caderno (que não seja o mesmo das palavras) para anotar o que aprende e fazer atividades.

Você pode dividi-lo em partes, deixando uma para anotações e a outra para escrever pequenos textos. 

Escrever, geralmente, é uma das práticas mais desafiadoras quando estamos aprendendo uma língua, pois além de uma boa gramática, é necessário rebuscar vocabulário e garantir que o texto faça sentido. 

Um caderno de apenas uma matéria e com adesivos para divisórias pode ser um bom aliado para os seus estudos. 

Com as nossas dicas de estudos e produtos, estudar espanhol ficou muito mais fácil. Tem outras sugestões? Compartilhe com a gente nos comentários!

E se além de estudar uma segunda língua você está procurando outros hobbies para os dias de isolamento, dê uma olhadinha em nossas listas:

Atualizado em 2021-09-26 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

Raquel Siqueira

Jornalista e master chef de lanches vegetarianos. Adora abraçar cachorrinhos e vive acrescentando livros na sua interminável lista de leitura.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top