skip to Main Content
Fidget Toys

Fidget Toys: conheça os brinquedos anti-estresse

Fidget, traduzido para o português, significa inquietação ou agitação. É daí que vem o gênero de brinquedos Fidget Toys, que são objetos pensados para acalmar pessoas em momentos de estresse e agitação.

Eles são brinquedos, em geral, leves e pequenos, feitos para serem utilizados com as mãos e que possuem estímulos sensoriais com o objetivo de proporcionar mais bem-estar e auto-regulação por meio do toque e, eventualmente, também de sons. 

Em um mundo extremamente veloz e estressante, não é  à toa que esse tipo de brinquedo virou uma febre, tanto entre crianças mas, também, entre os adultos. Além do alívio da ansiedade, como são brinquedos pequenos manipulados com as mãos, eles ajudam a melhorar a coordenação motora fina e, portanto, podem ser ferramentas interessantes para crianças ou adultos com dificuldades que estejam em processos de reabilitação. 

Por mais que as versões de fidget toys mais famosas do momento sejam as chamadas de “pop it”, que coloquei em primeiro lugar na lista, esse nicho de brinquedos se desmembra em variadas opções. Continue na leitura do texto para conhecer melhor!

1. Pop it

Que tal brincar com um plástico bolha colorido e eterno?

Começando a lista pelos queridinhos da vez, os Pop its são produzidos em um silicone extremamente macio e composto de várias bolinhas para que você as “estoure”. É quase como brincar em um plástico bolha, mas neste caso o passatempo é infinito porque a bolinha não estoura de verdade e, sim, se forma no verso. 

Além da sensação advinda do tato, o leve barulhinho das bolinhas ao serem apertadas, que se assemelha ao seu nome, “pop it”, também costuma funcionar como calmante. 

Por serem o grande sucesso do momento, é possível encontrar Pop its nos mais diversos formatos e cores, desde simples formas geométricas em uma cor só até frutas, doces, unicórnios e personagens de desenho animado.

Para os mais minimalistas (ou adultos que querem carregar por aí uma versão menor do brinquedo), existe ainda a opção dos Simple Dimple, que tem o mesmo propósito das bolinhas apertáveis, mas vem em formatos menores e com bem menos bolhas, estando disponíveis até mesmo como chaveiros. 

No products found.

2. Globble

As Globbles são muito parecidas com as conhecidas bolas de descompressão e têm basicamente o mesmo intuito, com o atrativo de grudarem nas paredes caso você queira arremessar e, além de tudo, brilharem no escuro.

Elas vêm, em geral, em kits com 4 unidades, são feitas de silicone e não mancham paredes, pisos ou roupas. Podem ser apertadas com as mais diversas intensidades e, por serem pequenas e leves, são facilmente carregadas em bolsas, tanto por crianças como por adultos.

3. Fidget Spinner

Você já teve um fidget spinner?

Eu aposto que você lembra desse, porque ele também já teve seu momento de fama! Os Fidget Spinners são brinquedos que giram e possuem um eixo fixo por onde você segura. É possível girá-lo em várias velocidades diferentes e, enquanto isso, tentar equilibrá-lo em um só dedo. 

Quando utilizado individualmente, pode ser um aliado da concentração e do alívio do estresse — mas na época em que estourou, ele também acabou virando uma ferramenta de integração entre crianças e adolescentes, que adoravam comparar seus diferentes modelos e competir quem conseguia mantê-lo girando por mais tempo.

4. Stretchy String

As Stretchy Strings são espécies de cordas, feitas de silicone, que podem ser esticadas, apertadas e enroladas pelas mãos. Além de ajudar no alívio do estresse, elas podem ser grandes aliadas do foco para crianças e adultos com dificuldade de concentração, bem como no fortalecimento dos músculos das mãos para pacientes em reabilitação.

5. Rainbow Magic Ball

Conheça a Rainbow Magic Ball.

Sabe o clássico cubo mágico, no qual você tinha que queimar a cabeça para mexer as pecinhas até que cada lado dele ficasse todo da mesma cor? Pois a Rainbow Magic Ball parte de um princípio parecido e também serve para exercitarmos muito o cérebro — além de trazer alívio do estresse.

Trata-se de uma bola com 12 buracos e 11 bolinhas que se encaixam perfeitamente neles. Um desses buracos é branco, da cor da grande bola, e cada um dos outros tem uma cor que se repete em cada uma das bolinhas. 

O seu objetivo é deixar as bolinhas dentro de seus buracos com a cor correspondente. Ao apertá-las para dentro, elas se movem para o buraco que está vazio na vez e você precisa queimar a cuca para criar sua estratégia.

Escolhi cinco opções de fidget toys comuns e interessantes para explicar neste texto, mas já deu para perceber que o céu é o limite quando se trata da invenção de novas possibilidades. 

Além de comprar a sua favorita individualmente, na Amazon é possível encontrar também kits que trazem várias opções juntas para que você explore muitas possibilidades, conheça formatos novos ou, até mesmo, divida com a família e os amigos. 

Sabe o que mais pode te ajudar a desestressar? Navegar pelo Opiniões Certificadas sem tempo contado, para conferir com calma dicas sobre os mais diversos assuntos! Brincadeiras à parte, nada como encontrar listas indicando opções de algo sobre o qual você já está interessado, não é mesmo? É só navegar pelo site ou usar o campo de busca para encontrar o que você deseja. Bom passeio!

Atualizado em 2021-11-22 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

Analu Bussular

Jornalista e produtora de conteúdo, nunca se cansa de falar de livros na internet e está sempre ouvindo Taylor Swift. Nas horas vagas é sommelier de batatas fritas.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top