skip to Main Content
Bebê Negro Ao Redor De Brinquedos Educativos

O guia de brinquedos educativos para bebês de 6 meses

O sexto mês de vida do seu bebê é um momento cheio de magia! É nessa fase que ele começa a interagir mais, como na brincadeira de “achou!”, e a olhar quando alguém o chama. No desenvolvimento cognitivo e motor, ele começa a procurar por objetos que caem e consegue sentar-se com apoio, e até há alguns que nem precisam de suporte!

Portanto, os brinquedos educativos para bebês de 6 meses devem ser escolhidos de acordo com todas as novidades da fase, e precisam também oferecer segurança, já que é nessa etapa que os pequenos começam a colocar objetos na boca para conhecer texturas e descobrir o mundo que os rodeia. 

Portanto, neste artigo, você conhece opções de brinquedos educativos para bebês de 6 meses e como eles podem ajudar no desenvolvimento. 

1. Brinquedos de empilhar

Para o sexto mês, os brinquedos de empilhar são super bem-vindos! Eles são ótimos para introduzir o ensino de novas palavras e a relação entre palavra/objeto, por exemplo, mostrar as peças maiores do brinquedo e assimilar elas à palavra “grande”. Ou então, trabalhar com cores, ajudando o pequeno a fazer essa relação. 

Uma boa dica é a pirâmide de argolas coloridas da Fisher-Price em tamanho gigante, o que proporciona mais segurança se o pequeno quiser colocar as peças na boca. Além disso, este brinquedo trabalha as seguintes áreas:

  • Coordenação motora grossa: fortalece a capacidade de equilíbrio e coordenação ao tentar inserir as argolas na pirâmide
  • Coordenação motora fina: ao segurar os anéis, o pequeno fortalece a destreza e a coordenação de mãos e olhos
  • Raciocínio: descobrimento de como classificar e encaixar as argolas da maior para a menor, desenvolvendo a capacidade de solucionar problemas

A pirâmide de argolas coloridas da Fisher-Price é toda feita em plástico, contém cinco anéis coloridos e um transparente com bolinhas por dentro, para o bebê chacoalhar. 

Imagem: reprodução/Amazon

Link para comprar na Amazon

2. Brinquedos de encaixe

Outro brinquedo educativo para bebês de 6 meses que não pode faltar para o seu filho é o de encaixe! Encontrar a peça com formato que encaixa perfeitamente no espaço certo é ótimo para desenvolver o raciocínio do pequenino e a noção de integração visuo-espacial, ou seja, a capacidade de relacionar espaço com objeto e em comparação a si mesmo. 

Desenvolver essa habilidade é fundamental para a parte motora, a realização de atividades diárias, a resolução motora e, futuramente, no desempenho escolar. Para isso, os brinquedos de encaixe, blocos e trilhos de trem são muito bons para incentivar o seu bebê.

O brinquedo Baby Cube da Maral vem com cinco peças para encaixar nos espaços do cubo, cada uma com cores, formas, desenhos e texturas diferentes para desenvolver a capacidade de manusear objetos. Todas as pontas são arredondadas para que o seu bebê não se machuque e as peças vêm em um tamanho que impeça o pequeno de engoli-las. A indicação é de seis meses a três anos. 

Imagem: reprodução/Amazon

Link para comprar na Amazon 

3. Brinquedos para engatinhar 

Os brinquedos que estimulam bebês a engatinhar também são muito importantes para o desenvolvimento, portanto, vale a pena investir em algum que tenha rodinhas e seja apropriado para os seis meses de idade. 

Para exercitar a coordenação motora grossa, você pode colocar o pequeno de barriga para baixo, deixar o brinquedo a alguns centímetros de distância e sentar atrás para apoiar os pezinhos. No vídeo do canal Tempojunto, você pode aprender como realizar essa prática: 

Para o incentivo a engatinhar, a dica de brinquedo educativo para bebê de 6 meses são os animais com rodinha da Fisher-Price. Com um bom tamanho para que o pequenino os segure com firmeza e, no interior,  bolinhas coloridas que saltam conforme o brinquedo é movimentado. 

Imagem: reprodução/Amazon

Link para comprar na Amazon 

4. Primeiros blocos

Para estimular a criatividade, a dica de brinquedo educativo para bebês de 6 meses são os blocos, que podem ser montados e posicionados de acordo com o desejo da criança. Eles oferecem um número enorme de possibilidades e, portanto, é sempre bom investir nessa atividade. 

Além disso, proporcionam outros benefícios para bebês, como desenvolvimento motor, orientação espacial, aprendizado sobre cores e formas e raciocínio lógico. 

Os cubos da Toyster são uma ótima opção de brinquedo nessa modalidade, pois além de serem multicoloridos, eles oferecem diferentes desenhos e texturas para o bebê tocar e sentir, são macios e podem ser mordidos – são feitos em plástico atóxico. 

Imagem: reprodução/Amazon

Link para comprar na Amazon

5. Centro de atividades

A última dica de brinquedo educativo para bebês de 6 meses é o centro de atividades, que oferece diversas alternativas para o pequeno se divertir e estimular as habilidades. O ideal é escolher um que tenha bastantes cores e itens que possam despertar a atenção e manter o bebê em contato com texturas e formas diferentes. 

Ainda quando recém-nascidos, os bebês têm baixa visão e não identificam muito bem as cores, apenas o preto, branco e cinza com alto contraste. Com o desenvolvimento, aos poucos eles vão reconhecendo as cores, e por isso é interessante investir em um centro de atividades que possa proporcionar essa descoberta de tons. 

O centro de atividades jumper Elefantinho Baby Style é uma boa opção para, além de oferecer brincadeiras, desenvolver a musculatura das pernas e costas por meio de movimentos que o próprio brinquedo auxilia a fazer. O assento faz um movimento de 360 graus, e assim acompanha o bebê enquanto ele brinca com todos os brinquedos do jumper. 

Imagem: reprodução/Amazon

Link para comprar na Amazon 

Brinquedos são excelentes para desenvolver as habilidades de bebês de um jeito saudável, lúdico e divertido. Como cada fase da vida tem as suas especificidades, lembre-se de sempre comprar aqueles que estão de acordo com a faixa etária do seu pequeno, para que ele possa aproveitar por completo. 

Em alguns casos, os brinquedos podem ser utilizados por muito mais tempo além dos seis meses, e em outros você pode doá-los e ajudar no desenvolvimento de outros nenéns!

Para conhecer mais ideias que vão facilitar a sua rotina, indico alguns artigos que trazem dicas valiosas para você e seu bebê:

Raquel

Raquel

Jornalista e master chef de lanches vegetarianos. Adora abraçar cachorrinhos e vive acrescentando livros na sua interminável lista de leitura.

Este artigo tem 1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top