skip to Main Content
Jogos Da Turma Da Mônica

Jogos da Turma da Mônica para divertir os pequenos

Os jogos de tabuleiro são excelentes ferramentas de entretenimento e interação entre os mais diversos grupos relacionais — e isso não seria diferente com as crianças! Seja para brincar entre elas ou para se divertir na companhia de seus pais e responsáveis, eles proporcionam momentos de distração e aprendizado.

Quando os jogos apresentam temas que já fazem parte do universo da criança como, por exemplo, referências a seus personagens favoritos, a atividade se torna ainda mais convidativa. Por conta disso, separamos esta lista com 12 jogos da Turma da Mônica para diferentes idades e que têm grandes chances de fazer sucesso dentro da sua casa! É só seguir na leitura.

1. Jogo Dia da Mesada

Recomendado para crianças a partir dos 7 anos, o jogo Dia da Mesada é uma ótima pedida para oferecer as primeiras noções financeiras aos pequenos. Ao jogar várias partidas, ele vai se habituando a estratégias de ganhar dinheiro, poupar e até mesmo lucrar para comprar os itens desejados. 

O jogo tem capacidade para entre 2 e 4 jogadores, é muito colorido e lúdico e os peões são representados pela Mônica, pelo Cebolinha, pelo Cascão e pela Magali — assim a criança ainda pode fazer de conta que é o seu personagem preferido!

2. Jogo Achei

Quem já se debruçou sobre um livro de “Onde está Wally” sabe bem o quanto pode ser divertido e instigante procurar por objetos em um desenho. Esse é o princípio do jogo Achei, que estimula as crianças a encontrarem, no tabuleiro, pelo personagem representado na carta comprada. 

Recomendado para crianças acima de 5 anos, esse é um delicioso passatempo em família que ainda faz referência aos inúmeros personagens criados pelo Maurício de Sousa, começando com Mônica e Cebolinha, claro, mas lembrando também de figuras como o Do Contra, a Alminha e o Jotalhão! 

3. Quebra-cabeça Grandão

Montar quebra-cabeça também é um ótimo entretenimento e exercício de concentração para pessoas de todas as idades. O Quebra-cabeça Grandão da turma da Mônica é ideal para crianças a partir dos 4 anos por, como o próprio nome já diz, possuir peças bem grandes e facilmente identificáveis.

Com 48 peças, ele forma uma imagem dos quatro personagens principais com seus bichinhos preferidos: o gatinho Mingau, o cachorro Floquinho, o porquinho Chuvinista e, é claro, Sansão, o coelho de pelúcia mais famoso do Brasil.

4. Meu primeiro calendário

Esse não é propriamente um jogo, mas também é lúdico e traz uma proposta muito interessante. Toda criança precisa de rotina, e elas ficam muito mais seguras quando sabem o que está acontecendo e o que esperar. Para ajudá-las nisso e, também, a entender alguns conceitos temporais como data e horário, o calendário da turma da Mônica pode ser a ferramenta ideal!

Totalmente interativo, ele tem espaço para a marcação do horário, do dia, do dia da semana, do mês, do ano, da estação e, até mesmo, do clima que está fazendo no dia. Ele também estimula o desenvolvimento da coordenação motora fina, já que a criança deve mover os ponteiros e marcadores. 

Produzido com madeira reflorestada, o brinquedo é sustentável, durável e também pode ser mais objeto de decoração no quarto da criança, na mesa de estudos ou na brinquedoteca.

5. Jogo de Encaixar

Os jogos de encaixar são grandes favoritos das crianças pequenas e o da Turma da Mônica Baby traz ovinhos que se conectam por meio de formas geométricas e ainda fazem referência aos personagens! É indicado para pequenos acima dos 3 anos.

6. Jogo da Memória

O jogo da memória também é um clássico que participa da infância de diversas gerações. A versão da Turma da Mônica é formada por 24 pares de cartas muito coloridas e lúdicas que fazem referência ao universo dos 4 personagens principais. É recomendado para crianças a partir dos 4 anos e pode ser jogado por entre 2 e 4 participantes.

7. Jogo Eu Sei

Alguém aí já brincou de “papel na testa”? Basta colar um post-it na testa de cada participante com o nome de alguém que ele não sabe quem é, e aí ele precisará fazer aos outros jogadores perguntas até adivinhar. 

Neste caso, o jogo vem com 30 personagens da Turma da Mônica e suportes de plástico para serem encaixados na cabeça de cada jogador. Um prato cheio para boas risadas! A recomendação etária é de 4 anos para cima. 

8. Jogo Soletrando

O jogo Soletrando da Turma da Mônica é uma excelente ferramenta de diversão e aprendizado para crianças em fase de alfabetização. Ele estimula a coordenação motora fina, a percepção visual e o reconhecimento das letras por meio da formação de figuras.

O brinquedo traz 12 palavras divididas em 47 peças que devem ser organizadas de forma a montar cada uma delas na ordem correta. Sua recomendação é para crianças a partir dos 5 anos de idade.

9. Stop Turma da Mônica

Stop é outro jogo clássico que atravessa gerações, e a versão da Turma da Mônica já traz a roleta de letras e as cartelas temáticas: basta pegar canetas, reunir a galera e colocar a cabeça para funcionar! O melhor de tudo é que as categorias estão todas relacionadas ao universo infantil e, é claro, da historinhas do Maurício de Sousa: vai ser difícil ganhar da criançada nessa!

10. Kit de pintura da Turma da Mônica

Além de incentivar a imaginação e a criatividade, as atividades artísticas são terapêuticas, por oferecerem à criança a possibilidade de extravasar suas emoções enquanto se diverte. 

O kit vem com um cavalete, uma paleta, 6 tintas guache e quatro telas, uma com o desenho de cada personagem principal da turminha. É recomendado para crianças a partir dos 5 anos de idade.

11. Turma da Mônica — Jogos clássicos

Esse kit vai fazer todos os adultos lembrarem da sua infância por conter quatro tabuleiros de jogos que atravessam gerações: ludo, damas, xadrez chinês e avança e atrasa. Em um só brinquedo as crianças e os adultos podem encontrar várias possibilidades de diversão em família!

12. Jogo de Mímicas

E quem aí ama Imagem e Ação? Pois a Turma da Mônica ganhou a sua própria versão desse jogo, cheia de personagens, objetos e propostas divertidas para que as crianças representem por meio da mímica como, por exemplo, uma girafa com torcicolo. A brincadeira explora a imaginação, a movimentação, a comunicação e certamente garante boas risadas!

O jogo conta com 240 cartas de mímicas e é recomendado para crianças a partir dos 4 anos de idade. Por ser jogado em equipes, ele precisa de no mínimo 4 participantes por rodada.

Se você gostou das nossas dicas, continue navegando pelo site! Aqui você encontra Opiniões Certificadas sobre os mais diversos assuntos. 

Imagem de capa | Reprodução | Maurício de Sousa Produções

Atualizado em 2021-09-09 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

Analu Bussular

Jornalista e produtora de conteúdo, nunca se cansa de falar de livros na internet e está sempre ouvindo Taylor Swift. Nas horas vagas é sommelier de batatas fritas.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top