skip to Main Content
Jogo Dixit

Jogo Dixit: praticando criatividade e conexão

O post de hoje é mais uma dica quente para aqueles que não dispensam uma boa partida de jogos de tabuleiro. Leve, despretensioso e muito, muito bonito, Dixit é um jogo perfeito para praticar a criatividade e a conexão entre as pessoas.

Ao longo da partida, os jogadores precisam descrever imagens e convencer os adversários — mas não dá para ser nem misterioso demais, nem óbvio demais, senão dança. Quer entender mais sobre o jogo Dixit? É só seguir na leitura!

Como jogar

Dixit pode ser jogado de 3 a 6 pessoas. Para começar, cada um deve escolher um dos simpáticos coelhinhos para ser seu peão e pegar as fichas numeradas com a cor correspondente. 

Após a pilha de cartas ilustradas ser embaralhada, cada jogador deve receber seis delas para compor a sua mão. Os competidores decidem então quem começará o jogo, que continuará em sentido horário. 

Cada jogador deve montar sua mão com 6 cartas por vez — e cada uma delas é uma obra de arte!

A cada rodada, um dos jogadores é o narrador da vez. Ele então deve escolher alguma das cartas em sua mão e, sem mostrá-la, descrevê-la da maneira que desejar. Pode ser com palavras, frases, histórias, músicas e até mesmo mímicas: o importante é tentar passar a mensagem de uma maneira que não seja nem óbvia e nem obscura demais (vocês já vão entender o porquê).

Após a descrição, o jogador coloca sua carta virada para baixo na mesa e então todos os outros jogadores precisam escolher, entre suas respectivas cartas, uma opção que também se encaixe bem no que foi descrito e colocar na mesa, sempre viradas para baixo.

Quando todos tiverem entregado suas cartas escolhidas, o mestre da rodada deve embaralhá-las e então, enfim, expô-las viradas para cima. Aí, então, é a hora de votar!

Como funciona a contagem de pontos

Os jogadores devem votar em qual das cartas apresentadas eles acreditam ser a original, a carta baixada pelo mestre. Para que não se influenciem, os votos devem ser colocados à mesa por meio das fichas numeradas, que permanecem viradas para baixo até que todos tenham concluído a votação.

Votos mostrados, a dinâmica de contagem acontece da seguinte maneira:

  • Se todos os competidores tiverem votado na carta correta, é sinal de que a descrição foi muito óbvia e, sendo assim, o mestre não ganha nenhum ponto. Os jogadores ganham 2 pontos cada por terem acertado.
  • Caso nenhum competidor tenha acertado, isso também é um sinal ruim: de que a descrição foi misteriosa, confusa demais ou até mesmo propositalmente equivocada. Dessa maneira, o mestre novamente não pontua.
  • No caso de alguns jogadores terem adivinhado, tanto o mestre quanto os que acertaram ganham 3 pontos cada. 
  • Para além disso, as outras cartas que foram votadas na rodada conferem 1 ponto por voto ao jogador que a baixou.

Determinada a pontuação, é só movimentar os coelhinhos pelo tabuleiro, cada um andando o número de casas correspondente à pontuação atingida. Finda a rodada, cada jogador compra uma nova carta na pilha e torna a ficar com seis na mão.

O jogo termina quando o primeiro coelhinho chegar ao final do tabuleiro (o que totaliza 30 pontos durante o jogo).

Uma imagem vale mais do que mil palavras?

É claro que, no Dixit, as imagens e suas descrições devem andar juntas para fazer um ganhador, mas as cartas ilustradas são o ponto alto do jogo. Uma mais linda que a outra, a estética do game faz brilhar os olhos e seus muitos elementos são sempre um convite ao exercício da criatividade. 

A parte da conexão vem quando os jogadores começam a tentar decifrar mentes, padrões e repertórios uns dos outros para votar na carta certa e, nesse ponto, quanto mais partidas jogadas e mais entrosamento entre os pares, melhor! 

Como você descreveria cada uma dessas cartas? Preste atenção nos elementos não tão óbvios para ir além!

Aumente o seu leque de imagens

Verdade seja dita: uma boa quantidade de partidas seguidas pode aumentar o entrosamento entre os jogadores, mas… fazer com que todos se esgotem de olhar as mesmas imagens por vezes a fio. Isso, no entanto, já é um problema resolvido: a franquia Dixit tem inúmeros kits de expansão, com novas coleções temáticas de cartas para que você amplie o seu deque e possa contar com novas possibilidades. Continue no texto para conferir opções!

Jogo base

Dixit tem duas opções de jogo base, o que quer dizer que qualquer uma das duas (Dixit ou Dixit Odyssey) pode ser o ponto de partida da sua coleção. Isso quer dizer que ambos são kits completos, com cartas, tabuleiros, peões e fichas numeradas.

Dixit, Galápagos Jogos, Multicor
Dixit, Galápagos Jogos, Multicor
Jogo de cartas vencedor do prêmio de melhor jogo do ano em 2010; Para 3 a 6 jogadores; A partir de 8 anos
R$ 184,37
Dixit Odyssey, Galápagos Jogos, Diversos
Dixit Odyssey, Galápagos Jogos, Diversos
Pode ser jogado de 03 a 12 jogares; Duração da partida: 40 minutos; Classificação etária: a partir de 8 anos
R$ 229,90

Dixit Daydreams

Que tal entrar em um mundo dos sonhos, onde o surreal e o onírico dominam e nem o céu é o limite para a imaginação? A expansão Dixit Daydreams adiciona ao jogo base 84 cartas ilustradas por Franck Dion, diretor de cinema e ilustrador francês. 

Neste mundo, os personagens são convidados a uma viagem pela vida cotidiana… reimaginada e com aquele toque etéreo que só os sonhos (e pesadelos) podem trazer. 

Dixit Mirrors

Com as 84 cartas dessa expansão, assinadas pelo ilustrador Sébastien Telleschi, os jogadores são convidados a atravessar um espelho e ir parar do outro lado, onde a vida real é muito mais colorida e cheia de surpresas.

Dixit Origins

A expansão Origins traz 84 novas cartas, ilustradas por Clément Lefevre, que apresentam personagens em belíssimas terras imaginárias, também recheadas de elementos para que os jogadores exercitem o olhar e a criatividade. 

Dixit Quest

Quem assina as ilustrações desse pacote é Marie Cardouat, a mesma ilustradora do jogo base, que traz um olhar ainda mais aprofundado sobre imagens com elementos parecidos com as originais. É uma forma de reinventar o que já se conhece!

Dixit Memories

As paisagens da memória podem ser tão surpreendentes e misteriosas quanto as dos sonhos, e é isso o que os ilustradores Carine Hinder e Jérôme Pelissier trazem nas 84 cartas dessa expansão, com os personagens mais fofos de todos e paisagens muito interessantes.

Dixit Harmonies

E falando em personagens fofos, as ilustrações de Paul Echegoyen para a expansão Dixit Harmonies chegam para incentivar ainda mais a imaginação dos jogadores. O traço do artista já chama a atenção por si só, por dar a sensação de que você está pegando na mão cartas que foram acabadas de ser desenhadas a lápis!

Dixit Revelations

A expansão Revelations traz 84 cartas de pura poesia e delicadeza, ilustradas por Marina Coudray, que revela novas formas de enxergar paisagens do cotidiano que se tornam pura magia. 

Dixit Anniversary

A edição comemorativa de 10 anos de Dixit convidou todos os ilustradores das edições anteriores para compor um deque de 84 cartas ainda mais surpreendente que todos os demais! As ilustrações da expansão de aniversário fazem referência a diversos mitos e lendas de todo o mundo, como uma grande celebração.

Agora que você já conhece o jogo Dixit e suas expansões, continue navegando pelo Opiniões Certificadas para conferir muitas outras indicações para se divertir, seja sozinho, com amigos ou com a família!

Atualizado em 2021-09-26 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

Analu Bussular

Jornalista e produtora de conteúdo, nunca se cansa de falar de livros na internet e está sempre ouvindo Taylor Swift. Nas horas vagas é sommelier de batatas fritas.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top