skip to Main Content
Mulher Aplicando Hidratante No Ombro

Qual o melhor hidratante corporal? Confira 20 opções

Muito se fala sobre a necessidade de manter a pele do corpo hidratada e saudável, mas a verdade é que, com a quantidade de opções disponíveis no mercado, escolher um produto pode ser confuso. E como saber qual é o melhor hidratante corporal? 

Questões como formulação e textura podem ser determinantes para a decisão de compra, já que cada pessoa possui um tipo de pele diferente. Além disso, o custo-benefício influencia as possíveis escolhas. 

Quer entender melhor a importância do hidratante corporal e descobrir informações sobre os 20 melhores produtos disponíveis no mercado? Continue a leitura!

Importância do hidratante corporal

Essencialmente, a hidratação consiste em conservar e repor líquidos que o organismo perde para o ambiente. Considerando que o nosso corpo é composto por aproximadamente 70% de água, é essencial que esse elemento esteja presente em abundância para o bom funcionamento dos órgãos, incluindo a pele.

Ou seja, a hidratação mantém a derme saudável, além de deixá-la com um aspecto macio e agradável ao toque. E os hidratantes corporais são produtos formulados com diversos ingredientes umectantes e/ou emolientes para auxiliar nesse processo. 

São esses ingredientes que nutrem a derme e garantem a retenção de água do ambiente e, para cada tipo de pele, alguns ativos são mais ou menos recomendados. Por isso, atentar-se ao rótulo é sempre importante!

Hidratante corporal em destaque
Uma boa hidratação ajuda a manter a pele macia, saudável e sem sinais de ressecamento.

De qualquer forma, o fato é: todo mundo precisa de água no corpo, logo, todo mundo precisa da hidratação. 

Quando usar o hidratante corporal?

Vários fatores podem contribuir para o ressecamento da pele, entre eles a poluição do ar, as duchas muito quentes, os sabonetes que não são muito bons, entre outros. Para evitar esses males e criar uma barreira protetora na derme, é indicado que os hidratantes corporais sejam usados diariamente. 

O correto é aplicar esses produtos logo após o banho, pois é nesse momento que os poros estão mais abertos e ocorre uma maior penetração da loção na pele. Para áreas mais sensíveis como joelhos e cotovelos, recomenda-se que o cuidado seja redobrado.

Para não cometer nenhum erro com os produtos hidratantes, confira o vídeo do médico dermatologista Lucas Fustinoni

Uma pele bem hidratada e com a barreira de proteção ativa, evita a manifestação de micro-organismos que podem causar infecções. Para que o resultado seja efetivo, é necessário ter um hidratante específico para cada tipo de derme.

Peles secas, peles oleosas, peles sensíveis… ninguém fica de fora. E como escolher o melhor hidratante corporal? Vejamos a seguir.

Dicas para escolher o melhor hidratante corporal

A ideia de que existe um produto melhor do que outro é bastante relativa, afinal nós possuímos peles diferentes com necessidades específicas. Por isso, a chave é a autoavaliação. Pense bem: um hidratante cheio de óleos na composição pode ser incrível para uma pele seca ou ressecada, mas péssimo para uma pele oleosa, por exemplo. 

O que fazer, então? Antes de mais nada, entenda o seu tipo de pele. Isso servirá como base na hora de comprar seus produtos e facilitará muito o processo de escolha. 

Você se sente oleosa com facilidade e se incomoda com produtos pegajosos? Ou costuma encontrar manchas esbranquiçadas de ressecamento na derme? As fragrâncias te causam alergias e vermelhidão? 

Saber identificar o tipo de pele é muito importante para escolher o melhor hidratante para você. Caso fique em dúvida, faça este pequeno teste para saber se sua pele é seca, oleosa ou mista.

1. Como a pele se parece?

a) Avermelhada e áspera

b) Com excesso de brilho 

c) Com poros dilatados, excesso de brilho e oleosidade frequentes

2. Como você sente a sua pele ao amanhecer?

a) Muito repuxada

b) Pouco repuxada 

c) Confortável

3. E no final do dia, como sua pele está?

a) Bem marcada com linhas de expressão

b) Com necessidade de uma limpeza

c) Com muita oleosidade

Resultado:

Mais A – pele seca

Mais B – pele mista

Mais C – pele oleosa

comparação entre pele seca e hidratada
Na imagem vemos, à direita, uma pele hidratada e, à esquerda, uma pele seca.

Entendeu qual o seu tipo de pele? Confira a seguir as características e necessidades de cada uma. 

Peles secas

Peles secas não produzem muitos óleos naturais, o que as deixam sensíveis e sensibilizadas. Por conta disso, precisam de uma hidratação mais intensa, com ativos emolientes (ingredientes oleosos que criam uma camada protetora na pele e devolvem sua elasticidade), como ceramidas, manteigas e óleos.

As formulações mais oleosas, com texturas mais densas e uma sensação pegajosa na pele são ideais. Se essas características te incomodam no dia a dia, é recomendável aplicar esses cremes antes de dormir, para que eles possam agir durante a noite.

Peles oleosas

Peles oleosas produzem mais sebo e, por esse motivo, tendem ao aparecimento de acne, já que os folículos e poros podem entupir com o excesso de gordura. Mas, diferente do que muitos imaginam, hidratá-la é muito importante, uma vez que as glândulas sebáceas cessam sua produção quando entendem que o corpo está bem hidratado.

Neste caso, o melhor hidratante corporal é aquele com ativos umectantes, que atraem a água do ambiente para o corpo, prevenindo sua perda. Ácido hialurônico e glicerina são dois dos ingredientes mais famosos. Além disso, é interessante procurar por fórmulas livres de óleos na composição.

Peles sensíveis

Peles sensíveis costumam reagir a ingredientes pesados, como parabenos e fragrâncias, o que causa alergias, vermelhidão, entre outros problemas. Por essa razão, o mercado possui produtos específicos para dermes sensibilizadas.

A recomendação é sempre verificar o rótulo e, principalmente, conversar com um(a) dermatologista. Se sua pele costuma se irritar com facilidade, descobrir alergias e investir em produtos com ingredientes que a acalmam é o ideal. Tudo isso pode ser melhor explicado e sugerido por um(a) médico(a) especialista.

Outras dicas

Se você procura um produto de uso diário e para todo o corpo, o melhor hidratante corporal pode ser aquele que, além de bons ingredientes, venha em uma embalagem maior e com mais mls. No entanto, se o seu objetivo é um creme para áreas específicas – mãos, cotovelos, pés, por exemplo –, opções em menor quantidade serão suficientes.

Senhora aplicando hidratante no cotovelo
Se você procura um hidratante corporal para áreas específicas, não é preciso investir em embalagens com grande quantidade de produto.

Também é importante verificar, caso esses quesitos sejam importantes para você e seu estilo de vida, se os produtos são veganos, não testados em animais ou se possuem somente ingredientes orgânicos, por exemplo. 

Por fim, é preciso entender a variação de preço: se você quiser um produto com mais ativos, como niacinamida, ácido hialurônico, vitaminas e ceras desenvolvidas em regiões específicas, o valor será diferente. Produtos com fragrâncias exclusivas também podem causar aumento de custos.

Hidratante corporal: 20 indicações

Com todas as informações necessárias para escolher o melhor hidratante corporal para você, confira a seguir 20 opções disponíveis na Amazon.

1. Loção Hidratante 473ml – Cetaphil

O hidratante corporal da Cetaphil é um produto sem fragrância e hipoalergênico. Ou seja, peles sensíveis podem se dar bem com ele. Além disso, a marca afirma que ele possui uma textura não oleosa e de rápida absorção. 

Dentre os ingredientes, podemos destacar a glicerina e o óleo de abacate, que garantem uma boa hidratação da pele. Segundo a marca, este produto age nas áreas mais ressecadas, concentrando ali a maior quantidade de água.

Loção Hidratante, Cetaphil, 473ml
  • Promove hidratação da pele de forma profunda e prolongada
  • Deixa a pele suave e macia imediatamente após aplicação
  • Textura leve, não oleosa e de rápida absorção

2. Hidratante Corporal Intensive Extra Care 400ml – Neutrogena

Este hidratante da Neutrogena foi formulado especialmente para combater o ressecamento excessivo da pele. Possui em sua composição proteínas da aveia e glicerina que fornecem uma hidratação intensa, mas sem deixar a pele oleosa. Esse produto também tem ação desodorante.

Hidratante Corporal Intensive Extra Care, Neutrogena, 400 ml
  • Hidratação intensa para peles extra secas
  • Elimina aparência esbranquiçada da pele
  • Fórmula com proteínas de aveia e glicerina

3. Creme Hidratante para pele Seca a Extra Seca 454g – CeraVe

Com três ceramidas essenciais e ácido hialurônico, este creme hidratante é ideal para áreas muito ressecadas da pele. Segundo a marca, o produto auxilia no aumento da elasticidade, uma vez que forma uma barreira lipídica, que impede a perda de água corporal para o ambiente. 

Sua fórmula não possui fragrância, é hipoalergênica, livre de óleos e não comedogênica. Também contém niacinamida, ingrediente que, além de antioxidante, estimula a renovação celular, reduz o aparecimento de manchas, protege a pele dos radicais livres, hidrata e controla a produção de sebo.

4. Gel Hidratante Hydro Boost Body 400ml – Neutrogena

Como o nome sugere, este hidratante corporal possui textura em gel e, consequentemente, é de rápida absorção. Conforme os dados fornecidos pela marca, o produto conta com ácido hialurônico puro, que confere hidratação intensa, com uma sensação leve e de frescor na pele. 

Gel Hidratante Hydro Boost Body Ntg, Neutrogena
  • Benefícios: ácido hialurônico puro; para todos os tipos de pele
  • Hidratação intensa; sensação de leveza
  • Melhora a aparência da pele

5. Hidratante Desodorante Soft Milk 200ml – Nivea

O hidratante Soft Milk é dermatologicamente testado e, de acordo com a Nivea, garante 48 horas de hidratação. Apesar dessa informação, é válido ressaltar que o uso diário deste tipo de produto garante melhores resultados. 

Além disso, ele possui ação desodorante, deixando a pele com odor e textura agradáveis. 

Hidratante Desodorante Nivea Soft Milk 200Ml, Nivea
  • Fórmula de rápida absorção.
  • Possui ação desodorante
  • 48 horas de hidratação

6. Manteiga Hidratante Corporal Skin Food 150ml – Weleda 

Enriquecido com manteigas de cacau e karité, o Skin Food é um produto com ação reparadora, que promove uma hidratação intensa na pele. Segundo a marca, ele também cria uma película protetora que defende a cútis dos agentes externos. 

A Weleda foi fundada em 1921 na Suíça e, desde o início, utiliza apenas ingredientes orgânicos e naturais em seus produtos, o que pode ser muito importante para algumas pessoas e para o meio ambiente.

7. Hidratante Corporal Terapeutics Lavanda 300ml – Granado

O hidratante corporal de lavanda da Granado possui base natural e textura leve, indicada para todos os tipos de pele. A marca é reconhecida por utilizar extratos vegetais em seus produtos e este hidratante em específico contém extrato natural de chá branco. Ele não é testado em animais e a recomendação é que seu uso seja diário. 

Hidratante Corporal Terrapeutics Lavanda, Granado, Lilás, 300ml
  • Retém a umidade da pele, deixando-a macia, suave e perfumada
  • Fórmula fluida e de rápida absorção (não possui aspecto oleoso)
  • Alta concentração de extrato natural de lavanda que possui propriedade relaxante

8. Hidratante Deo Corporal Amêndoa e Lavanda Vegano 250ml – Boni Natural

Com ingredientes 100% naturais e sem origem animal, o hidratante da Boni Natural possui rápida absorção e promove uma hidratação sem sensação pegajosa. Ele contém óleos essenciais em sua formulação, que possuem propriedades calmantes e anti-inflamatórias na pele. É uma boa opção para quem prefere ingredientes naturais e produtos veganos.

Hidratante Deo Corporal Amêndoa e Lavanda, Vegano e Natural, Boni Natural, 250 Ml, Boni Natural
  • - Hidratação 100% vegetal e natural - Sensorial diferenciado, não forma filme pegajoso - Espalha muito bem e tem longa duração -...

9. Hidratante Corporal Flor de Laranjeira e Óleo de Abacate 200ml – Nivea

Não é segredo para ninguém que a Nivea é uma das grandes marcas quando o assunto é hidratantes. Por isso, como outra opção, sugerimos o Hidratante Corporal Flor de Laranjeira e Óleo de Abacate. Ao contrário do Soft Milk, esse produto possui um cheiro mais forte e cítrico, ideal para quem adora loções aromáticas.

Indicado para todos os tipos de pele, o hidratante promete 24h de eficácia sem o aspecto oleoso ou pegajoso. Além disso, com a formulação leve, o brilho e a maciez da pele são reparados, promovendo uma sensação de frescor e relaxamento. 

Nivea Hidratante Desodorante Flor de Laranjeira e Óleo de Abacate, 200ml
  • 24h de hidratação sem sensação oleosa
  • Essência de Flor de Laranjeira
  • Textura leve

10. Loção Hidratante Daily Care Lavanda e Camomila 400ml – Johnson’s

O hidratante corporal da Johnson’s é uma ótima opção custo-benefício. Prometendo 48 horas de ultrahidratação, o produto tem efeito imediato e conta com rápida absorção. 

Além disso, é produzido em sua maioria com ingredientes naturais, possuindo uma fórmula rica em vitaminas antioxidantes que proporcionam uma nutrição completa da derme. O resultado é uma pele hidratada, bonita e saudável.

Loção Hidratante Daily Care Lavanda e Camomila Johnson's, 400ml
  • 85% dos ingredientes da fórmula é constituído de ingredientes naturais
  • Com uma formula rica em vitamina antioxidante que contém fragrância suave, estimula seus sentidos ao mesmo tempo em que proporciona a...
  • Modo de usar: aplique o produto riamente, massageando suavemente por todo o corpo até que a loção seja absorvida pela pele
Mulher aplicando hidratante corporal nas pernas
Hidratantes diferentes possuem propriedades e ingredientes distintos, com maior ou menor poder de hidratação.

11. Loção Hidratante Corporal Spa Care 200g – Raavi

Outra opção de hidratante corporal é o Spa Care da Raavi. Com ação desodorante, esse produto hidrata a pele de maneira profunda e devolve a sedosidade e viçosidade sem deixar um aspecto pegajoso e oleoso. 

Composta por ureia, vitaminas e óleos de girassol e amêndoa, a loção hidratante Raavi não possui aromas e é indicada principalmente para peles ásperas e ressecadas. 

Loção Hidratante Ureia 10%, Hipoalergênica, Spa Care, Raavi, 200 g
  • Com ação desodorante, hidrata profundamente a pele, devolvendo maciez e sedosidade, sem deixar sensação de oleosidade
  • Contém: ureia 10%, vitamina e, óleos de girassol e amêndoa doce e sem fragrância
  • Indicada principalmente para peles ásperas e ressecadas, a ureia é um potente agente que promove hidratação por um período prolongado

12. Hidratante Corporal TodoDia Macadâmia 400ml – Natura

O Hidratante Corporal TodoDia Macadâmia da Natura é um ótimo produto em relação ao custo-benefício e para quem adora loções aromáticas. Com probióticos, manteiga de cacau e óleo de linhaça, o creme possui uma textura bastante cremosa e fácil de espalhar. 

Por consequência, a pele absorve rapidamente o produto, ficando macia, cheirosa e viçosa. 

Hidratante Corporal Natura TodoDia Macadâmia 400ml
  • O Creme Nutritivo Desodorante para o Corpo Macadâmia Tododia conta com uma nutrição profunda com textura cremosa e fácil de espalhar. A...

13. Loção Hidratante Corporal Cuide-se Bem Boa Noite 200ml – O Boticário

Esse hidratante é ótimo para ser usado no ritual de cuidados noturnos. A fórmula é pensada especialmente para buscar o desaceleramento da rotina do dia a dia e te preparar para uma noite de sono tranquila e descansada – ideal para um corpo e mente saudáveis.

Por isso, a composição do hidratante conta com cinco vezes mais camomila, reconhecida por promover relaxamento e conforto. Além disso, a fragrância Floral Musk deixa o corpo com uma sensação de desestresse e tranquilidade. 

O produto é vegano, não testado em animais e possui embalagem feita com cana de açúcar, 100% reciclável. 

14. Loção Hidratante Corporal Ureadin Rx 10 400ml – ISDIN

O Hidratante Corporal Ureadin Rx 10 é a opção ideal para as peles supersecas e escamosas. Com textura leve e não oleosa, o creme possui alta absorção. Os componentes poderosos como ureia e dexpantenol auxiliam na barreira de proteção da derme, ajudando a reduzir a coceira do ressecamento. 

Essa loção reparadora não possui cheiro.

Hidratante Corporal Ureadin Rx 10, ISDIN
  • Textura leve e não oleosa de rápida absorção
  • Garante 24 horas de hidratação
  • Ideal para hidratação de pele muito seca e descamativas

15. Loção Desodorante Hidratante Nutrição Essencial 200ml – Dove

O creme Nutrição Essencial da Dove é indicado para peles supersecas, já que possui uma ação bem potente de hidratação. Com o DeepCare Complex, há na formulação nutrientes naturais para a pele que nutrem até as camadas mais profundas, deixando uma sensação de maciez e viçosidade por um longo período. 

O toque da loção é suave e macio. É de rápida absorção e possui um cheiro bem delicado. Para um resultado eficaz é recomendado o uso diário desse produto hidratante. 

Loção Desodorante Hidratante Dove Nutrição Essencial 200 ML, Dove, Branco
  • Nutrição profunda* para a pele seca * estrato córneo
  • Ajuda a dar maciez e suavidade de longa duração a pele
  • Contém o exclusivo DeepCare Complex com nutrientes naturais para a pele

16. Hidratante Desodorante Frutas Vermelhas 200ml – Monange

Os hidratantes da Monange possuem um preço bastante atrativo e são muito conhecidos. O custo-benefício do produto é bom e pode ser uma saída para quem não quer gastar muito. 

Com uma duração de 48h de hidratação na pele, o creme da Monange nutre até a segunda camada da derme, com rápida absorção. Além disso, o produto é hipoalergênico e tem ação desodorante, trazendo uma sensação de refrescância por mais tempo. 

Hidratante Desodorante Frutas Vermelhas, Monange, Branco, 200 Ml
  • 48h de Hidratação
  • Nutre até a segunda camada da pele
  • Rápida absorção

17.  Mousse Hidratante Corporal Pepino & Matcha 200ml – Nivea

Uma outra opção frente aos cremes são os mousses hidratantes. Com uma textura mais leve e cremosa, esses produtos se destacam pela alta absorção e toque suave. 

Uma boa opção custo-benefício dos mousses hidratantes é o Pepino & Matcha da Nivea. Específico para peles secas, esse produto garante uma pele intensamente macia desde a primeira aplicação, além de 48 horas de proteção. 

O aroma do mousse lembra bastante a limpeza de pele e pepino. 

Mousse Hidratante Corporal Nivea Pepino & Matcha 200Ml, Nivea
  • Textura leve e cremosa
  • Absorção imediata
  • Hidratação intensiva

18. Sorbet Hidratante Corporal Aphrodite 100g – Kailash Cosméticos

Outro produto hidratante interessante é o sorbet da Kailash Cosméticos. Com ativo natural e sem parabenos, o produto tem fórmula exclusiva com um poder de alta hidratação e proteção contra o ressecamento da pele. 

O sorbet possui uma textura mais leve que os cremes e também é mais aromático. Este produto da Kailash é vegano e não é testado em animais. 

19. Hidratante Corporal L’Interdit 200ml – Givenchy

Um creme hidratante para quem pode ter um orçamento mais flexível, o L’Interdit da Givenchy é uma ótima opção para uma pele aveludada e bem viçosa. 

Com o mesmo aroma que a fragrância homônima, o hidratante é suave ao toque e garante uma pele macia e cheirosa desde o primeiro uso. 

20. Body Cream La Vie Est Belle 200ml – Lancôme

Outro produto bastante sofisticado, o creme para corpo La Vie Est Belle da Lancôme é ideal para quem busca uma pele acetinada, luminosa e macia. 

Com fórmula e fragrância exclusivas, esse creme corporal hidrata as camadas mais profundas da pele e cria uma barreira de proteção. O resultado é uma derme aveludada, viçosa e única. 

Body Cream Lancôme La Vie Est Belle Feminino 200 ml - Creme Corporal - 200 ml
  • Creme Corporal La Vie Est Belle Feminino - Hidrata a pele, deixando uma sensação de maciez com um toque acetinado e a delicada fragrância...

Bônus: loção hidratante para todos os bolsos!

Claro que, um bom hidratante muitas vezes não é sinônimo de preço alto. Muitas vezes é possível encontrar bons produtos a um custo-benefício que vale a pena investir.

Caso você ainda tenha dúvidas quanto aos hidrantes e procura opções mais baratas, separamos uma lista de produtos de até R$10 para você testar! Confira abaixo. 

Hidratante Desodorante Corporal Inspiradora, Paixão, 200 ml
Hidratante Desodorante Corporal Inspiradora, Paixão, 200 ml
Hidrata por 24 horas; Pele macia; Rápida absorção; Textura leve; Ação desodorante
R$ 6,99
Hidratante Corporal Uso Diario 240G, Beira Alta
Hidratante Corporal Uso Diario 240G, Beira Alta
Restaurador corporal com refrescancia; Dá um toque sedoso; Hidratação longa com sensação de bem estar
Loção Corporal Hidratante Skala 500Ml Lavanda Unit, Skala
Loção Corporal Hidratante Skala 500Ml Lavanda Unit, Skala
Suaviza a textura ressecada da pele; Pele macia e hidratada; Perfume delicado de Lavanda
Loção Corporal Hidratante 200Ml Romã Unit, Dove
Loção Corporal Hidratante 200Ml Romã Unit, Dove
Hidrata e nutre a pele; Para todos os tipos de pele; Perfume refrescante de Romã e Verbena
Hidratante Corporal Aveia e Amêndoas, Plush Care, Branco, 250 Ml
Hidratante Corporal Aveia e Amêndoas, Plush Care, Branco, 250 Ml
Reduz aspecto esbranquiçado e descamação; deixa a pele macia
Hidratante Corporal Terrapeutics Calêndula, Granado, Rosa Claro, 50ml
Hidratante Corporal Terrapeutics Calêndula, Granado, Rosa Claro, 50ml
Fórmula fluida e de rápida absorção (não possui aspecto oleoso); Alta concentração de extrato natural de Calêndula que possui propriedade emoliente
R$ 12,90
Desconto
Hidratante Desodorante Corporal Paixão Framboesa Negra Hibisco, Paixão, Branco, 200 Ml
Hidratante Desodorante Corporal Paixão Framboesa Negra Hibisco, Paixão, Branco, 200 Ml
Hidrata por 24 horas; Perfuma por até 8h; Pele macia; Toque aveludado; Rápida absorção
R$ 6,79

A hidratação corporal é tão importante quanto as outras etapas de uma rotina de skincare. Portanto, leve em consideração todas as informações deste post na hora de escolher o melhor hidratante corporal para você!

Para mais cuidados com o corpo, confira os conteúdos de beleza e bem-estar do Opiniões Certificadas

Esse texto foi produzido em parceria pela Suzana Frare e Fernanda Fukushima.

Atualizado em 2021-07-23 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

Suzana Frare

Suzana Frare

Graduada em Comunicação e Multimeios e apaixonada por conteúdo. Nas horas vagas falo sobre maquiagem, escrevo poemas, estudo francês, maratono séries e assisto a vídeos extremamente aleatórios no YouTube. Olho no olho e conversas sinceras são comigo mesmo.

Este artigo tem 1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top