skip to Main Content
Mulher Negra Lavando O Cabelo

8 marcas de shampoo vegano que você vai amar testar

Quem busca por uma vida mais sustentável e com respeito aos animais sabe que a procura por novos cosméticos sempre gera diversas dúvidas e requer muita pesquisa. Encontrar marcas de shampoo vegano pode ser um pouco mais difícil do que parece, já que muitos supermercados ainda não oferecem um bom número de opções e, dependendo do comércio, pode ser que você nem encontre. 

Além desse obstáculo, é normal encontrar opções que são veganas, mas não são cruelty-free (e vice-versa), gerando ainda mais dúvidas para quem está começando a trajetória por esse novo estilo de vida. 

Portanto, neste post você vai encontrar um guia para acertar na escolha do seu shampoo vegano e entender alguns conceitos que vale a pena conferir nos rótulos dos produtos que você pensa em consumir. Para facilitar, separamos também oito marcas que você vai simplesmente amar! Vamos conferir?

Para começar, qual a diferença entre vegano e cruelty-free?

Antes de você sair revirando todas as gôndolas do supermercado ou rodar a internet inteira atrás da marca de shampoo vegano ideal para o seu cabelo, é preciso conhecer dois conceitos que, em geral, geram muitas dúvidas para quem está começando nesse universo. 

Quando se fala em produtos veganos, estamos nos referindo a fórmulas sem qualquer componente de origem animal. Ou seja, nada de leite, mel, gordura, cera de abelha ou colágeno, por exemplo. Isso também não significa que sejam 100% naturais, pois ainda podem conter produtos químicos, como derivados de petróleo, que não são nada positivos para o meio ambiente! 

Já os cruelty-free são produtos não testados em animais. Ou seja, os cruelty-free podem não ser veganos e vice-versa. Portanto, para quem busca um estilo de vida vegano, o ideal é olhar para esses dois conceitos na embalagem e garantir uma compra consciente e com respeito à vida animal. 

Além desses dois conceitos, é importante pesquisar a fundo como cada cosmético é produzido para não comprar shampoos que são “veganos acidentalmente”, ou seja, marcas que não têm o propósito de veganismo, mas que trazem fórmulas que não contêm componentes de origem animal. Nesses casos, é bem provável que os testes sejam feitos em animais. 

Pronto. Agora você pode começar a busca pela sua marca de shampoo vegano ideal! 😉

1. Shampoo Instant Repair da Twoone Onetwo

A nossa listinha começa com uma marca brasileira superespecial e que todos deveriam conhecer, a Twoone Onetwo, com produtos veganos e cruelty-free, que vão desde itens de banho até cuidados com as unhas e esmaltes. 

O shampoo Instant Repair é ideal para quem quer eliminar frizz, dar mais brilho aos cabelos, reparar a fibra capilar e ainda garantir que eles fiquem bem hidratados por mais tempo. Ou seja, tudo o que amamos em um único produto! Além disso, ele tem uma fórmula sem sal, biodegradável e com óleos naturais que são ótimos para o cabelo. Confira alguns deles:

  • Óleo de jojoba: é bom contra caspas, reparo de frizz e pontas espigadas, hidrata e fortalece os fios
  • Óleo de coco: melhora a circulação sanguínea do couro cabeludo, sela as escamas dos fios, hidrata cabelos ressecados, fornece nutrientes e proteínas necessários
  • Óleo de girassol: rico em vitaminas C e E, deixa os fios mais definidos, hidrata e fortalece o cabelo
  • Óleo de gergelim: deixa o cabelo macio e é rico em antioxidantes
  • Óleo de macadâmia: repara a elasticidade do cabelo, diminui frizz, evita pontas duplas e cuida de fios com químicos
  • Óleo de oliva: reduz a queda de cabelo, é anti-caspa, proporciona brilho e fortalecimento e é rico em vitamina E
  • Óleo de milho: nutre os fios, fortalece, regenera e ativa a circulação sanguínea
  • Óleo essencial de capim-limão: auxilia na limpeza do bulbo capilar, é antisséptico e controla oleosidade

A Twoone Onetwo também é livre de parabenos, sulfatos, petrolatos, sal, silicones, fragrâncias ou corantes sintéticos, e contém 50% de ingredientes naturais na composição do shampoo! A marca tem o certificado PETA (ONG americana que luta pelos direitos dos animais) de produto vegano e cruelty-free, então pode ficar tranquilo na hora de realizar a sua compra! 

Imagem: reprodução/Amazon

Link para comprar na Amazon

2. Shampoo Argan & Linhaça da Boni Natural

Para quem procura por marcas com mais responsabilidade ambiental, a Boni Natural é uma ótima dica! O shampoo de argan e linhaça é um low-poo, ou seja, um produto que não produz tanta espuma e, consequentemente, não é agressivo com a fibra capilar. A textura é bem mais leve do que outros cosméticos que estamos acostumados, entretanto, super eficaz para limpar os resíduos do cabelo e reter óleos que mantêm o cabelo hidratado.

A Boni Natural também é a marca certa para quem adora pesquisar cada detalhe sobre a composição do shampoo, já que são muito criteriosos e transparentes ao passar as informações completas sobre os componentes na fórmula.

O shampoo vegano e cruelty-free Argan & Linhaça é composto por 93,7% de matéria vegetal e mineral e pode comprovar isso através da certificação pela Environmental Working Group (EWG), uma organização com foco em saúde e meio ambiente. 

Marca de shampoo vegano Boni Natural
Imagem: reprodução/Amazon

Link para comprar na Amazon

3. Shampoo Maria Natureza da Salon Line

A Salon Line é uma das marcas que merece uma atenção especial, afinal, a empresa tem trabalhado para oferecer produtos que respeitem a diversidade de cabelos e que dê aos clientes um grande leque de opções por preços acessíveis. 

Apesar da linha Maria Natureza não ser a única a oferecer shampoos veganos, ela se diferencia das outras por trazer componentes mais naturais em sua fórmula e ser um produto liberado, ou seja, não usa sulfato, parabenos, petrolatos, parafina e óleos minerais. Para cabelos cacheados e crespos, esses cosméticos são os mais indicados, pois não ressecam o cabelo como um shampoo tradicional faria. 

O shampoo Óleos Milenares também conta com alguns ativos que nós adoramos, como o óleo de argan, famoso pelo poder de reconstrução e hidratação do fio. Ele ainda proporciona brilho no cabelo e cuida das pontas duplas — ufa!

Além disso, conta com os óleos amla e neem, utilizados ao longo da história e conhecidos pelo poder de nutrir, hidratar, fortalecer e deixar os fios mais saudáveis e bonitos. 

Imagem: reprodução/Amazon

Link para comprar na Amazon

4. Shampoo Lola Argan Oil

A marca Lola tem feito um grande sucesso entre as pessoas que não dispensam uma boa hidratação do cabelo e podemos dizer que ela já é uma das queridinhas! O melhor é que, além de serem ótimos produtos, todos eles são veganos e cruelty-free, e carregam o conceito de beleza consciente e responsável. 

Mais uma vez, o óleo de argan é o componente de destaque, e a fórmula desse shampoo é pensada na reconstrução dos fios, especialmente daqueles que estão muito danificados. Ao contrário dos outros produtos, este tem um diferencial para quem não vive sem secador: o Lola Argan Oil tem proteção térmica e solar!

Imagem: reprodução/Amazon

Link para comprar na Amazon

5. Kit Shampoo + Condicionador Vou de Oliva da Griffus

A Griffus é mais uma marca cruelty-free, entretanto, não é 100% vegana por conta de alguns produtos. Entretanto, o shampoo da linha Vou de Oliva é vegano e você pode utilizá-lo tranquilamente. 

Como o próprio nome indica, o óleo de oliva é o principal componente da fórmula, sendo 100% vegetal para garantir todos os nutrientes e benefícios desse ingrediente, como vitamina E e ácidos graxos. 

O shampoo vegano da linha Vou de Oliva também é liberado e promete para o seu cabelo mais brilho, movimento e fios sedosos. 

Marca de shampoo vegano Vou de Oliva
Imagem: reprodução/Amazon

Link para comprar na Amazon

6. Shampoo sólido Use B.O.B.

A nossa sexta dica de marca de shampoo vegano é um pouquinho fora do comum e não tem nada a ver com shampoos líquidos e mais tradicionais: ele vem em formato de barra e em nenhuma embalagem de plástico.

O shampoo sólido da Use B.O.B. não se preocupa apenas em levar aos consumidores um produto vegano e cruelty-free, ele tem também uma proposta de cuidado com o meio ambiente. 

Talvez não nos passe pela cabeça, mas muitos dos plásticos que consumimos não são sequer reciclados, e isso pode acontecer por diversos motivos, como a falta de uma gestão de separação de materiais, a diversidade de plásticos para fazer uma única embalagem e o grande número de cores que compõem um design  — sim, quanto mais cores, mais difícil é o processo de reciclagem. 

Além disso, o plástico traz mais problemáticas, por exemplo, o seu tempo de decomposição. A estimativa é que ele leve até 400 ou 500 anos! Ou seja, as nossas gerações vão ir e vir, e a embalagem vai continuar no planeta. 

Isso não significa que o uso do plástico deve ser banido — até porque isso seria difícil —, apenas que é preciso ter consciência ao utilizá-lo! Por isso, a B.O.B. descarta essa ideia de plásticos nas embalagens e aposta em materiais biodegradáveis. As vantagens? A natureza com menos lixo e você com mais espaço e praticidade. 

De acordo com a B.O.B, um kit de shampoo e condicionador em barra equivale a menos cinco embalagens plásticas no meio ambiente. O que também significa uma economia para o seu bolso, já que, em média, o shampoo sólido dura 60 lavagens. 

O shampoo vegano sólido também é melhor para a saúde dos seus fios, já que ele é praticamente feito com componentes naturais e ainda é livre de parabenos, petrolatos,  conservantes, sulfatos sintéticos e outras substâncias químicas e artificiais. 

Imagem: reprodução/Amazon

Link para comprar na Amazon

7. Kit Shampoo + Condicionador Herbal Solution da Inoar

A Inoar é uma marca que se posiciona contra os testes em animais e, em seu site, ela conta que um dos seus pilares é o respeito às pessoas, meio ambiente e animais. Portanto, é uma ótima marca de shampoos veganos para quem procura por escolhas conscientes e que se posicionem contra a crueldade aos bichinhos. 

A marca alega que, na primeira fase de testes, eles são feitos in-vitro, e os testes clínicos são feitos em seres humanos. 

A Herbal Solution vem em grande quantidade, ideal para famílias ou quando mais de um morador da casa segue esse estilo de vida. Além disso, a fórmula traz oliva, extrato de alecrim e jasmim, deixando o cabelo macio e leve. 

Marca de shampoo vegano Inoar
Imagem: reprodução/Amazon

Link para comprar na Amazon

8. Kit de shampoo sólido Expresso Mata Atlântica

Nossa última dica de marca de shampoo vegano é a Expresso Mata Atlântica, saboaria especializada em produção artesanal, vegana e com matérias-primas orgânicas. Este kit é perfeito para quem gosta de praticidade e prefere comprar diversos produtos de uma vez e com um bom custo-benefício. 

No kit, você encontra três shampoos de barra diferentes: o de alecrim, o de erva-doce e o de coco. Todos eles são liberados e sem adição de corantes ou outros produtos artificiais. Aliás, até na composição da cor eles são naturais, feitos com folhas e argilas de diferentes regiões do Brasil. 

Os três shampoos são ótimos para combater seborreia, caspa, oleosidade e queda do cabelo, já que são compostos por ingredientes selecionados e que oferecem benefícios para a saúde dos fios. 

Portanto, na composição, você conta com azeite de oliva, murumuru, alecrim, argan, sementes e óleo de erva-doce, polpa de coco, manteiga de cacau e óleos de palmiste, babaçu, cúrcuma e palma. 

A Expresso Mata Atlântica se define como um negócio social e com produtos inspirados na floresta que dá nome à marca. 

Marcha de shampoo vegano Expresso Mata Atlântica
Imagem: reprodução/Amazon

Link para comprar na Amazon

Com esta lista de marcas de shampoo vegano, encontrar o seu cosmético ideal será muito mais fácil. Além disso, os produtos selecionados são todos cruelty-free e priorizam fórmulas liberadas, o que é melhor para o meio ambiente e para a saúde dos seus fios, que deixam de estar expostos a químicos mais agressivos. 

E aí, você já conhecia ou testou algum deles? Deixe para nós um comentário contando a sua experiência! Aproveite e descubra outros produtos que irão fazer bem para a sua saúde:

Raquel

Raquel

Jornalista e master chef de lanches vegetarianos. Adora abraçar cachorrinhos e vive acrescentando livros na sua interminável lista de leitura.

Este artigo tem 3 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top