skip to Main Content
O Que é ácido Hialurônico

O que é ácido hialurônico?

Ativo mais conhecido do momento, ele pode ser encontrado em cremes para o rosto, produtos de cabelo e ser usado até mesmo para o famoso preenchimento labial. 

Mas você sabe o que é ácido hialurônico? Sabe quais são as principais propriedades dele ou como incorporá-lo na sua rotina? Continue no texto para descobrir suas características e modos de utilização, bem como conhecer alguns produtos que possuem ele em sua composição e ainda cabem no bolso. Confira!

O que é o ácido hialurônico?

O ácido hialurônico é um polissacarídeo natural, ou seja, é um ativo naturalmente encontrado no corpo humano. 

Uma de suas principais características é a umectação, também conhecida como a capacidade de atrair e manter água. E, exatamente por isso, ele é famoso como um importante hidratante, sendo também bastante utilizado de forma injetável em preenchimentos faciais.

Mulher com frasco de ácido hialurônico.
O ácido hialurônico é uma molécula de hidratação que pode ser usada diariamente e é componente principal de cremes e séruns.

Apesar de ser conhecido no singular, existem diversos tipos de ácidos hialurônicos. Suas diferenças estão, basicamente, no poder de absorção da pele, no preço e na quantidade de pesquisas já desenvolvidas sobre eles.

Outra observação importante é que, ao contrário de outros ácidos, ele não causa queimaduras ou deve ser evitado durante o dia. Apesar de alergias ou efeitos indesejados serem raros com a sua utilização, ele, como todo cosmético, necessita de avaliação dermatológica antes do uso

Quem pode usar?

O ácido hialurônico é indicado para pessoas acima de 25 anos, momento em que a produção natural desse ativo começa a ficar deficiente. Porém, não existem impeditivos para a sua utilização antes dessa idade.

Tipos

Os tipos de ácidos hialurônicos existentes variam, como já dissemos, muito por causa do poder de absorção da pele. Assim, nem todos eles atingem as mesmas camadas da pele.

Alguns exemplos deles são: Sodium Hyaluronate, Hydroxypropyltrimonium Hyaluronate, Hyaluronic Acid e Potassium Hyaluronate. 

Mulher utilizando ácido hialurônico
Existem diversos tipos de ácidos hialurônicos, e suas diferenças estão, principalmente, na capacidade de absorção da pele.

Benefícios

Dentre os benefícios desse ativo destacam-se: hidratação, cicatrização e, uma vez em planos mais profundos (derme ou hipoderme), sua ação como um antioxidante, visto que ele funciona como um agente sequestrante de radicais livres.

Para melhorar, ele ainda tem a capacidade de potencializar a performance dos produtos que serão utilizados depois da sua aplicação.

Como afirma a jornalista e influenciadora Vic Ceridono no vídeo abaixo, existem poucos produtos de skincare que são tão versáteis e globais quanto o ácido hialurônico.

Produtos com ácido hialurônico para incorporar na sua rotina

Agora que você já conhece um pouco mais sobre esse importante ativo, confira uma lista de produtos que possuem ácido hialurônico em sua composição:

1. Hyalu B5, de La Roche-Posay

Juntando dois tipos de ácidos hialurônicos, água termal e a vitamina B5, que é conhecida pelo poder calmante e hidratante, esse é um produto indicado para peles mais secas, uma vez que apresenta uma característica mais “grudenta”. 

2. Chronos Acqua Biohidratante Renovador, de Natura

Produto com característica mais “sequinha” e absorção rápida, tem fevilha em sua composição, que é uma semente capaz de estimular a produção de ácido hialurônico. Além disso, promete aumentar em até 84% os níveis de água da pele.

3. Mineral 89, de Vichy

Um dos responsáveis pelo boom do ácido hialurônico, esse produto possui 15 minerais em sua composição. Apresenta uma consistência mais “grudentinha” na aplicação, mas fica mais “sequinho” depois da absorção, o que o torna um ótimo pré-make. 

Além da versão para o rosto todo, a Vichy também possui uma opção do produto específica para a área dos olhos

4. Gokujyun Lotion, de Hada Labo

Muito versátil, esse é um produto que pode ser utilizado tanto como loção hidratante nos períodos mais frios do ano (e que tendem a deixar a pele mais seca) quanto como sérum. Mais líquido do que as opções anteriores, é composto por nanopartículas de 3 tipos de ácidos hialurônicos diferentes, potencializando seu poder de hidratação. 

Gokujyun Lotion – Loção Hidratante com Super Ácido Hialurônico 170ml, Hada Labo
  • Hidrata profundamente a pele
  • Contém 3 tipos de ácido hialurônico em nanoprtículas, que penetram profundamente na pele
  • Livre de fragrâncias, álcool e corantes

5. Botik ácido hialurônico sérum alta potência, de O Boticário

Perfeito para a redução de linhas finas causadas pelo ressecamento, o sérum possui dois tipos de ácidos hialurônicos. Um deles, por ter baixo peso molecular, é responsável por atingir camadas mais profundas da pele, o que torna o produto muito indicado para peles maduras.

6. Renew Clinical concentrado, de Avon

Produto composto por triplo ácido hialurônico, esse sérum pode ser considerado um primo barato do já comentado Hyalu B5. Também possui uma sensação mais “grudenta”, o que o torna uma opção ideal para peles mais secas. É importante frisar, também, que uma única gota do sérum é suficiente para a hidratação de todo o rosto. 

7. Hidratante facial em gel com ácido hialurônico, de Nívea

Provavelmente uma das opções mais baratinhas do mercado, esse é um hidratante não comedogênico, ou seja, é um produto que não obstrui os poros, evitando cravos e espinhas. Sua fórmula é livre de óleos, mas, apesar disso, a aplicabilidade deixa uma sensação grudenta que pode causar incômodos em pessoas de pele mais oleosa. 

Hidratante Facial em Gel Nivea com Ácido Hialurônico e Pepino 100g
  • result:

    NIVEA gel hidratante garante rosto hidratado por até 24 horas, radiante e macio.

Além de séruns e cremes para o rosto, o ativo também tem se tornado protagonista na composição de outros cosméticos, como shampoos, condicionadores e cremes de hidratação.

Na hora de escolher um produto com ácido hialurônico, tenha em mente as dicas e informações do texto, mas lembre-se de que, antes de começar qualquer tratamento dermatológico, é preciso consultar um(a) profissional da área. 

Quer saber mais sobre produtos de skincare e bem-estar? Confira nossa categoria no blog, clicando aqui.

Atualizado em 2021-10-24 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

Vanessa Pessoa

Escritora de gaveta, pseudopesquisadora e uma produtora de conteúdo inconstante. É daquelas librianas que dá check em quase todos os clichês do signo nos memes do Instagram, lê teoria política por hobby, ama terror psicológico e consegue passar finais de semana inteiros jogando Terraforming Mars.

Este artigo tem 1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top