Mais uma vez, a equipe de redação se reuniu para uma seleção dos produtos que mais gostamos em 2021. Boa leitura!
As escolhas da Carla
O ano de 2021 não foi um período de muitas compras. Há tempos já venho refletindo sobre a minha forma de consumo e a relação com o dinheiro — ainda mais em tempos de inflação de dois dígitos.
As minhas escolhas de melhores produtos de 2021 estão modestas e práticas, mas foram itens que me acompanharam bastante neste ano, tanto para uso pessoal, para o trabalho ou para satisfazer o bem-estar da Zara, minha gatinha tricolor que dita as ordens lá em casa.
Ração úmida Fancy Feast
Tenho uma gata sommelier de sachê! Zara não enjoa da ração seca (ela ama e come há anos a Golden Gatos Castrados sabor salmão), mas o alimento úmido é um capítulo à parte.
Já tentei de tudo um pouco, variando marcas e sabores. Nesse meio tempo, percebi a preferência por peixes, entre salmão, atum e tilápia. Quando, finalmente, achei a marca preferida, fiz um estoque em casa, até que… Zara parou de comer sachê e eu me desesperei. 😲
Quem é gateira sabe que os felinos (a maioria) amam um sachezinho, e quando eles o recusam por dias e dias, é sinal de alerta. Até porque a ração úmida é um alimento completo, rico em água e contribui para elevar os níveis de ingestão de líquido pelos gatinhos.
Fui em busca de um novo sachê e comprei vários, entre eles o Fancy Feast Casserole atum e salmão, lançamento da Purina. Foi sucesso na primeira refeição! Essa versão tem pedacinhos de carne e bastante molho, combinação que a Zara adora.
A ração úmida Fancy Feast é da linha super premium e cada unidade tem 11% de proteína (com carne de atum e salmão na versão Cassarole), 2% de gordura, 1,5% de fibras e 3% de material mineral. São 90 kcal/sachê.
O alimento úmido super premium Fancy Feast é vendido em oito versões, variando a apresentação (pouco e muito molho, tipos de pedacinhos de carne) e os sabores (atum, salmão, frango, peru e carne).
Já ofereceu essa linha para o seu gato? O preço do sachê é um pouco mais alto que os concorrentes, mas se você também tem um felino exigente em casa, vale a pena testar! Compre um de cada e veja qual agrada mais. Tudo pelo amor aos gatinhos, né!
Caixa de som JBL Flip
Eu adoro as caixas de som bluetooth da JBL! São práticas, compactas, com bateria de alta duração e, para mim, têm um som ótimo. A minha é o modelo JBL Flip 4, na cor preta e foi uma ótima aquisição.
Utilizo bastante em casa para ouvir playlists e podcasts, e também levo sempre que vou viajar. Na última viagem, curti horrores, toda noite, a loooonga playlist de indie folk e só precisei carregar a bateria uma única vez em sete dias.
O modelo Flip 4 tem bateria de lítio recarregável de 3.000 mAh com autonomia de 12 horas de reprodução, é à prova d’água na classificação IPX7, o que significa que é resistente à chuva, respingos de água e pode ficar submersa.
O produto também tem viva voz com cancelamento de ruído, entregando ligações com áudio muito limpo. O tecido que reveste a caixa de som é resistente, assim como a borracha da carcaça.
Acessórios e roupas de corrida
Visitei a Decathlon várias vezes no ano — tanto o site quanto o ponto de venda físico. A Decathlon é o paraíso dos esportistas e você encontra de tudo, tudo mesmo, sobre esportes. Precisa de um caiaque? Tem! De uma bolsa estanque? Também tem! Mochila de hidratação? Sim!
Gosto muito da seção de corrida e uma das melhores compras do ano para rodar alguns quilômetros por semana foi uma jaqueta com zíper, capuz, bolsos e detalhes refletivos. Usei muito, especialmente porque 2021 teve um inverno rigoroso no Paraná, onde moro, e porque sinto muuuito frio. A jaqueta aquece na medida, é leve e pouco volumosa. Um achado!
Conferir jaquetas de corrida na Decathlon
Além da jaqueta, comprei alguns géis de carboidrato para os dias dos longões. Uso o gel mais pela praticidade e experimentei vários: Aptonia Energy Gel, da própria Decathlon; Carb Up Gel, da Probiótica; GU; Exceed e VO2 Energy Gel, da Integralmédica. O VO2, versão com cafeína, foi o que mais gostei e realmente senti o efeito do boost de energia para terminar os treinos.
Dermocosméticos para pele oleosa
Tenho pele oleosa e com sardas, combinação que demanda cuidados especiais. Skincare já é uma rotina antiga, mas em 2021 investi em produtos diferentes, com respaldo de uma dermatologista, mas com os propósitos de sempre: limpar, hidratar, iluminar, proteger do sol e reduzir manchas.
Depois de muito tempo usando o gel de limpeza facial Cleanance Gel, da Avène, experimentei o Effaclar Concentrado, da La Roche Posay, e adorei. O produto limpa a pele e controla melhor a oleosidade em comparação com o gel da Avène.
Ponto positivo do Effaclar é que a La Roche colocou no mercado, em 2021, novas apresentações do produto: embalagem com pump de 300 gramas e refil. Também é possível encontrar kits a preços promocionais.
A vitamina C do momento é a Ivy C AOX, da Mantecorp. Por ser encapsulada, mantém o produto estável, pois sabemos que o grande problema da vitamina C é a oxidação. Nas primeiras semanas de uso, percebi a pele mais iluminada e uniforme.
A textura é em gel, fácil de espalhar e tem rápida absorção. O pump da embalagem não desperdiça produto. Recomendo!
- 【REDUÇÃO VISÍVEL DE RUGAS E LINHAS DE EXPRESSÃO】Com uma formulação especialmente desenvolvida, o Ivy C AOX Gel proporciona...
- 【FÓRMULA AVANÇADA PARA REJUVENESCIMENTO FACIAL】O Gel Rejuvenescedor Facial Ivy C AOX combina Vitamina C Pura Nanoencapsulada, Ácido...
- 【PARA TODOS OS TIPOS DE PELE】A textura leve e agradável ao toque torna-o ideal para todos os tipos de pele, proporcionando uma...
Na parte de proteção solar, venho usando o Neutrogena Sun Fresh FPS 50. A textura é bem leve, não deixa a pele oleosa e nem pesada. Considero um ótimo custo-benefício, pois são 200 ml na embalagem por menos de R$ 60, em média.
Como não tenho um protetor solar favorito, sempre compro marcas diferentes, e esse da Neutrogena foi uma boa surpresa.
- Sua fórmula entrega alta proteção invisível, textura ultraleve como um hidratante e não deixa resíduos na superfície da pele; modo de...
- É necessária a reaplicação do produto para manter sua efetividade; reaplicar sempre, após sudorese intensa, nadar ou banhar-se,...
- Para fechar, pressione o centro da tampa; precauções: uso externo; evite contato com os olhos; caso isso aconteça, enxágue-os com água...
À noite, alterno entre um hidratante e um ácido glicólico. Para hidratação, tenho usado o sérum Hyalu B5, da La Roche Posay. Apenas três gotinhas são suficientes para cobrir todo o rosto, fazendo com que o frasco de 30 ml tenha ótimo rendimento. Utilizo somente à noite porque sinto que a absorção é demorada, mas não é algo que chega a incomodar.
Como ácido glicólico, utilizo o Neostrata Oil Control Oily Skin Solution. O produto ajuda a prevenir e suavizar manchas e linhas de expressão, dá mais viço para a pele e controla a oleosidade.
Lembrando que esta rotina de tratamento foi desenhada para as características do meu tipo de pele. Na dúvida, consulte um dermatologista para indicar o que é recomendado para o seu caso. 🧡
As escolhas da Caroline
Olá, eu sou a Caroline, mas pode me chamar de Carol! Tudo bem? Sou formada em jornalismo, mas trabalho como produtora de conteúdo e dou dicas aqui no Opiniões Certificadas sobre muitas coisas, inclusive sobre cultura — eu gosto muito de falar sobre livros!
Então… mais um ano acabou de chegar ao fim e já estamos iniciando outro… de lá para cá, muita coisa mudou por aqui. Por aí também?
O fato é que eu não poderia deixar de estar aqui, mais uma vez, assim como fiz em 2020, compartilhando quais foram os melhores produtos comprados e ganhados em 2021. Listei os principais abaixo, olha só:
Livro Tudo é Rio – Editora Record
Como eu já comentei, os livros são uma das minhas paixões. Então, se você desconfiou que eu começaria essa lista citando uma das leituras de 2021 que eu mais gostei, acertou!
E quem tomou meu coração no ano que passou foi a obra Tudo é Rio (eu amo esse título!), da belo-horizontina Carla Madeira — os escritores mineiros têm um lugar consagrado na minha vida!
Com uma narrativa extremamente envolvente, no decorrer dessa obra sem tabu nenhum, despida de pudor, acompanhamos o desenrolar de três vidas que se entrelaçam de forma surpreendente e formam um triângulo amoroso: Lucy, a garota de programa mais desejada da cidade; Dalva, uma moça criada em família humilde e tradicional; e Venâncio, amor de Dalva e dono de um ciúme doentio.
Nas duas noites de leitura, tudo que eu queria era descobrir os efeitos de cada um sobre o outro, como tudo aquilo acabaria, ao mesmo tempo que eu me questionava sobre sororidade, perdão, amor, família…
Se você busca por livros curtos e bons, essa leitura é mais do que recomendada!
Tênis All-star – Converse
Um dos presentes mais clássicos de aniversário que rolam aqui em casa, assim que setembro se aproxima, é o clássico All-star. Faz alguns anos já que a minha mãe mantém essa tradição de me presentear com um dos tênis mais emblemáticos de todos os tempos — e antes que você se questione, eu adoro isso!
Dessa vez, eu optei por um preto básico da linha Chuck Taylor, de cano baixo e totalmente no preto e branco (existem diversas opções de cores, eu sei, mas sabe como é, né, “preto orna com tudo…”).
Lembrando que a forma do All-star é grande, então, se for escolher um para você ou para presentear alguém, adquira um número menor do que aquele que é utilizado de costume.
Teclado e mouse sem fio KM5221W – Dell
Por aqui seguimos em home office, então 2021 foi aquele ano que eu resolvi investir um pouco mais em aparelhos eletrônicos voltados para o trabalho. A primeira escolha foi um kit com teclado e mouse sem fio, da Dell, especificamente o modelo KM5221W.
Se o teclado do seu notebook também passa uma sensação de ser “apertado”, esse é o tipo de aquisição que eu recomendo demais! As minhas dores amenizaram, e eu sinto que a minha velocidade na hora de digitar aumentou consideravelmente.
O teclado não é barulhento, possui diversas funções, luzes para indicar a ativação de teclas como caps lock, por exemplo, e conta com teclado numérico dedicado.
Quanto ao mouse, você pode programar o botão de rolagem, originando um acesso rápido a aplicativos ou pastas que usa com frequência.
Sem falar que a bateria é extremamente durável! Em mais de seis meses de uso, ainda não precisei trocar. A fornecedora garante que ela pode durar até 36 meses. Veremos!
Fone de ouvido Bluetooth Mi True Basic 2 – Xiaomi
Se já é difícil ir para a academia, sem música é impossível — pelo menos pra mim.
Por isso, entre uma tentativa e outra de pegar firme nos treinos em 2021, um dos meus investimentos foi em um modelo Bluetooth, especificamente o Mi True Basic 2 da Xiaomi, marca popular por seus aparelhos celulares.
Eu acredito que é um acessório que se encaixa muito bem na orelha. Dificilmente ele vai cair, ainda que você esteja realizando um exercício que exija velocidade, como correr com os fones de ouvido.
Apesar de ter um estilo bem simples, ele proporciona um áudio satisfatório, se considerarmos o valor do produto, com poucos ruídos.
No entanto, o que mais chama a atenção é a bateria de longa duração que permite até quatro horas de reprodução contínua. Contudo, vale salientar que ele não acompanha carregador, mas você pode dar carga aos fones utilizando o de um celular, desde que a entrada seja semelhante — USB tipo C.
No products found.
Box Gabriel García Márquez – Editora Record
Para finalizar a minha retrospectiva de melhores produtos de 2021, mais livro — ou melhor, mais livros! Esse foi outro presente de aniversário especial: um box com três obras do jornalista e escritor colombiano Gabriel García Márquez.
Também da Editora Record, essa coletânea traz encantamento em todos os detalhes: do minimalismo das capas às páginas internas.
São três obras: Cem Anos de Solidão, Crônica de Uma Morte Anunciada e O Amor nos Tempos do Cólera. Além delas, há ainda um livreto com texto do jornalista e tradutor de Cem Anos de Solidão, Eric Nepomuceno, e fotos de Gabo, no qual é descrito um panorama histórico do momento de produção dos três livros selecionados, assim como a influência de cada um deles na vida e nas demais obras do escritor.
Cem Anos de Solidão
Neste que é considerado um dos maiores clássicos da literatura, o autor narra a história dos Buendía, apresentando-nos o maravilhoso universo da fictícia Macondo, onde o romance se desenrola. Ao decorrer das páginas, acompanhamos as muitas gerações dessa família, assim como a ascensão e a queda do vilarejo.
Crônica de uma Morte Anunciada
Logo na primeira página desta chamada crônica, lemos a seguinte frase: “No dia em que o matariam, Santiago Nasar levantou-se às 5h30 da manhã.” É de arrepiar, não é?! Nas menos de 100 páginas dessa trama, Gabo elabora um quebra-cabeça cujas peças vão se encaixando sem pressa.
No entanto, em quem e no que acreditar? Ainda que com um viés jornalístico a respeito da reconstituição dos fatos, o autor não se esquece da poesia, da sensualidade e da beleza.
O Amor nos Tempos do Cólera
Baseado na própria história de amor dos pais, Gabriel García Márquez vai contar em O Amor nos Tempos do Cólera como Gabriel Elígio García se apaixonou por Luiza Márquez, e venceu diversos obstáculos, inclusive a não aceitação do pai da moça, para ficar com ela.
Para quem gosta de clichês apaixonados, essa é uma daquelas histórias “pontuadas por cartas perfumadas e pétalas de flores prensadas entre as folhas de um livro”.
Bom, essas foram apenas algumas das escolhas que eu fiz em 2021 e que achei interessante trazer para vocês. Espero que gostem e até 2022 — já estou aqui, pensando nas aquisições deste novo ano, e a fatura do cartão de crédito que lute!
As escolhas da Analu
Vou contar uma coisa muito pessoal para vocês: eu caso em janeiro de 2022! Isso fez com que eu direcionasse grande parte do $$ para isso e deixasse as outras compras um pouco de lado. De qualquer forma, movimentos como esses são sempre válidos para repensarmos o consumo: será que eu precisaria, mesmo, ter comprado tantas outras coisas? Acho que não! Divulgo aqui para vocês então quatro grandes favoritos que marcaram meu ano e podem ser encontrados na Amazon.com.
É sempre a hora da nossa morte amém
Mariana Salomão Carrara é uma escritora contemporânea brasileira que conquistou meu coração. Em 2019, entrei em contato pela primeira vez com sua obra, por meio do romance “Se Deus me chamar não vou”. Fiquei encantada com seu poder de usar as palavras de uma maneira simples, direta e reta e, ao mesmo tempo, totalmente emocionante.
Ainda em 2019, tive a chance de conhecê-la e gravar uma entrevista para o meu canal sobre literatura, ocasião na qual ela me presenteou com “Fadas e copos no canto da casa”, seu primeiro romance, que eu ainda não conhecia.
Chegamos então a 2021 e eu comecei a ficar ansiosa desde o dia em que vi, pela primeira vez, a capa de “É sempre a hora da nossa morte amém”, e definitivamente não foi em vão. Acho que qualquer pessoa que conversou por mais de 5 minutos comigo nos últimos tempos precisou me ouvir recomendar esse livro insistentemente, porque eu fiquei completamente obcecada por ele.
Na obra, acompanhamos Dona Aurora, que foi encontrada andando perdida em uma estrada, sem memória. Ela está morando em uma casa de repouso e recebe visitas da assistente social, que planeja juntar os pontinhos de sua história para ajudá-la a reencontrar possíveis parentes: a questão é que cada dia ela se lembra de uma versão diferente, em todos os dias ela tem uma Camila.
Às vezes, Camila é uma amiga de infância muito próxima. Nas outras vezes, é sua filha única — que ela sempre perdeu de uma maneira diferente. A Camila filha morre de diversas maneiras, em diversas idades, e nunca chega aos 40, a idade em que, segundo Aurora, o filho chega à perfeição.
No meio do livro, questões sociais são colocadas muito naturalmente na trama, assim como todas as infinitas reflexões sobre relacionamentos, a vida e a morte, é claro. É sempre a hora da nossa morte. Amém.
Dobble
Eu já tinha visto a embalagem do Dobble algumas vezes em lojas por aí afora e ficado curiosa, mas nunca a ponto de descobrir o que de fato era esse jogo. Acho que foi neste ano mesmo que a Galápagos (editora do jogo) começou a fazer divulgações com influenciadores que eu sigo e eu comecei a ficar com muita vontade de tê-lo. Comprei em setembro, prestes a fazer uma viagem com amigos, e foi sucesso.
O jogo, extremamente simples, se baseia em cartas com figuras. Entre quaisquer duas cartas, uma e apenas uma figurinha se repetem. São cinco modos de jogo mas, via de regra, o objetivo é sempre ser a pessoa a achar a figurinha repetida mais rápido.
Sabe aquele passatempo do qual você pode lançar mão tanto quando estiver em galera quanto quando estiver, sei lá, naquele momentinho de tédio em uma mesa de restaurante ou viagem de avião? É o Dobble. As partidas não devem durar mais de 3 minutos — e sempre dá vontade de jogar mais uma!
Para completar, o jogo faz tanto sucesso que os criadores começaram a lançá-lo em diversas versões temáticas, como Harry Potter, Marvel e filmes da Pixar. Dá vontade de fazer uma coleção!
Protetor solar da Bioré
Vou confessar outra coisa para vocês: apesar de entender a importância do protetor solar e ouvir os conselhos do dermatologista, sempre tive muita dificuldade em realmente criar uma rotina de uso do produto. Isso porque eu sempre acabava achando a textura um pouco incômoda, como se ele pesasse no meu rosto — até que eu conheci o Face Milk, da Bioré.
Já tinha ouvido falar da marca e, principalmente, da fama de seu protetor solar, considerado o número 1 do Japão. Não resisti a testá-lo, afinal de contas as japonesas são famosas pela beleza de sua pele, e se esse é o principal protetor no país… que compra acertada!
Na verdade, isso tudo aconteceu em 2020, mas só ao final de 2021 que entendi este produto como um grande favorito: ele, de fato, me ajudou a criar a rotina do protetor solar. Não consigo ficar sem. Com a textura extremamente fluida, ele se espalha perfeitamente na pele e não deixa nenhuma sensação incômoda.
Atualmente, tenho variado entre o Face Milk (com efeito primer) e o Bright Milk (com efeito iluminador). Ambos têm o mesmo toque suave, nenhum aroma, FPS 50 e produzem o efeito na pele de maneira bastante sutil, exatamente o que eu espero de um protetor. Vale a pena experimentar!
Ressurreição
Comecei a lista com um livro e termino com outro, fazer o quê. Eu passo tanto tempo da minha vida lendo que as chances de que uma obra se torne uma grande favorita são enormes. “Ressurreição” é meu terceiro contato com Liev Tolstói, meu escritor russo preferido, e ele não podia ter sido melhor.
Li “Anna Kariênina” em 2016 e fiquei completamente apaixonada e envolvida com a história. Não muito tempo depois, li uma pequena novela do autor, “Felicidade conjugal”, que foi interessante mas não marcou.
Agora, já no finalzinho de 2021, na rabeira do ano mesmo, comecei a leitura de “Ressurreição” sem entender porque eu estava pegando um calhamaço para ler em dezembro, e foi mais uma experiência incrível.
No livro, acompanhamos a história de Nekliudov, um príncipe de família distinta e posses e que, ao ser convocado para participar do júri popular de um crime, descobre na ré uma moça com a qual se envolveu na adolescência e abandonou. Não demora muito para que ele conclua que toda a desgraça da vida dela aconteceu por causa desse abandono, o que faz com que ele se culpe e comece a tentar fazer de tudo para libertá-la.
A questão é que, ao entrar nessa seara, ele começa a conhecer mais sobre os meandros do sistema prisional, passa a ser visto como um grande justiceiro a quem muitos outros presos começam a pedir ajuda e entende o quanto nossa sociedade é problemática.
Ao iniciar o livro, não imaginei que estaria entrando em contato com uma obra abolicionista que joga na nossa cara uma tonelada de absurdos e hipocrisias, e justamente por isso foi tão incrível. Ler Ressurreição é necessário, descobri. Leiam vocês também!
A escolha da Fernanda
MacBook Air com chip M1
Em 2021, um novo ciclo se iniciou para mim: as aulas do mestrado. Por isso, precisei de um bom notebook que fosse um investimento tanto para a minha vida profissional (potente para rodar programas de edição de imagem e vídeo) quanto para a de estudante e, claro, para rodar eventuais joguinhos — tipo The Sims.
Dessa forma, inciei a busca e encontrei um que se adequava a tudo o que eu precisava, o MacBook Air 2020 com chip M1. Por já ser uma consumidora dos produtos Apple, fazer parte desse ecossistema com o notebook me traria mais agilidade e praticidade.
Por exemplo, através do iCloud, todas as minhas fotos e vídeos já vão direto do celular para o computador, sem eu precisar exportar para outro lugar, ou seja, assim que eu filmo ou registro um momento ele já fica armazenado em ambos aparelhos.
Além disso, para quem trabalha com ilustração e design, esses notebooks são os mais indicados já que possuem cores em RGB muito mais fiéis às reais, não se comparando a nenhum outro concorrente. Outra vantagem desse computador são os chips M1, uma nova tecnologia exclusiva da Apple — que abandonou de vez os processadores da Intel.
O M1 é um processador System on a Chip, ou seja, possui a CPU, o GPU e memória RAM armazenados dentro de um único dispositivo. Dessa forma, a comunicação entre cada um desses componentes é muito mais eficiente, fazendo com que o processamento seja ainda mais rápido e a latência mais baixa. Isso significa uma redução no consumo de energia e mais bateria!
Na prática, o canal Fora Da Caixa fez o experimento e confirmou: o MacBook Air 2020 com chip M1 possui o mesmo desempenho de um computador gamer com processador i9 (na maioria das tarefas relacionadas à produtividade).
Dessa forma, esses argumentos foram mais que suficientes para me convencer a apostar nessa máquina e, até agora, ela não me decepcionou. Durante a semana que eu apenas assisto às aulas de mestrado e faço os exercícios, eu carrego o notebook apenas uma vez (isso mesmo, a bateria dura cerca de sete dias)!
No entanto, quando mexo em programas de edição, como Photoshop, eu o recarrego a cada dois dias. A resposta do notebook é bastante rápida, o tempo de ligar é mínimo (não chega a nem um minuto) e ele nunca travou.
O único ponto negativo que destaco é quanto ao desempenho para jogos. Nesse quesito, games como The Sims exigem um pouco mais dele e o MacBook esquenta muito (ele não possui ventoinhas), dessa forma, eu preciso utilizar um cooler externo para evitar danos ao aparelho. Porém, a gameplay não é afetada e é possível jogar sem travar ou passar raiva.
De maneira geral, o MacBook Air 2020 com chip M1 tem mais pontos positivos que negativos e, para quem faz parte do ecossistema da Apple e quer investir nesse produto, ele se torna uma boa escolha. Para mim, ele foi a melhor de 2021.
- Vida útil da bateria durante todo o dia: passe mais do que nunca com até 18 horas de vida útil da bateria.
- Desempenho poderoso “ Enfrente tudo, desde ediááo de qualidade profissional até jogos repletos de aááo com facilidade. O chip Apple...
- Memória superrápida “ 8 GB de memória unificada torna todo o seu sistema rápido e responsivo. Dessa forma, pode suportar tarefas como...
As escolhas da Vanessa
2021 foi um ano estranho e majoritariamente solitário para a maioria de nós e, como livros e maquiagem foram a minha principal companhia nos últimos meses, a minha lista de favoritos não poderia deixar de estar cheia deles. Confira!
Linha Niina Secrets
Pessoas que amam maquiagem têm muito o que comemorar nos últimos tempos. Se antes as nossas opções de produtos de qualidade vinham quase todas do exterior, as linhas de blogueiras chegaram para mostrar que (ainda bem!) não é preciso ir muito longe para conseguir um look poderoso.
Lançada no final de 2020, as opções assinadas pela Niina Secrets são, de longe, as minhas preferidas do mercado.
Em janeiro de 2021 fiz a minha primeira compra da coleção da influenciadora para a Eudora e, no final do ano, tinha em minha necessaire praticamente todos os itens já lançados. Além da qualidade impar, a coleção se destaca pela variedade de acabamentos, beleza das embalagens e ativos na composição.
Dentre os já testados, os meus preferidos são: as duas paletas (com destaque para as sombras brilhantes!), a base, o blush Amora Secreto e batom Vermelho Hibisco.
* Todas as paletas de sombra da linha são edição limitada e, por isso, não foi possível encontrar o primeiro lançamento disponível para compra.
BT Velvet, Linha Bruna Tavares
Outro item de blogueira brasileira que eu tive o prazer de testar no ano que se passou foram os BT Velvets. Híbrido de sombra líquida e primer, esse produto é perfeito para quem ama versatilidade.
Tenho em 5 cores diferentes e já usei de todas as formas possíveis (inclusive como batom!). Uma das metas de compras de 2022 é, inclusive, aumentar a minha coleção.
Blushes
Mais do que um produto específico, a categoria “blush” definitivamente dominou o meu ano. Se terminei 2020 com apenas uma paleta na minha coleção, o final de 2021 for marcado pela dúvida de qual (ou quais) das dezenas encontrados na gaveta eu deveria levar para as viagens de fim de ano.
Cremosos, líquidos e em pó, opacos e com brilho, os testes ao longo dos últimos meses foram inúmeros e, sem muita modéstia, hoje posso dizer que me considero uma especialista quando o assunto é bochechas coradas.
Dentre os meus preferidos destaco, mais uma vez, o Amora Secreto da linha Niina Secrets, os blushes cremosos da SP Colors, a opção diferentona da RK by Kiss, a versão brilhosa da Rafa Kalimann para a Quem disse Berenice, a versão multifuncional da Bruna Malheiros e a novata no mercado Detoni Beauty.
4. Atos humanos, de Han Kang
Talvez a melhor leitura de 2021, Atos Humanos é um livro bastante pesado, uma vez que tem como enredo uma repressão violenta que aconteceu em maio de 1980 na cidade sul-coreana Gwangju. Nele, Han Kang usa personagens fictícios e uma trama real para mostrar o que há de belo e poético na morte, na crueldade e na vulnerabilidade.
Pachinko, de Min Jin Lee
Outra obra de literatura oriental que marcou o meu 2021, Pachinko mostra de forma bastante honesta e bem escrita a vida e os sofrimentos de três gerações de imigrantes coreanos no Japão do século XX. Apesar do tamanho parecer um tanto assustador, os personagens e construção da narrativa tornaram essa uma leitura bastante rápida e prazerosa.
A vulva é uma ferida aberta & outros ensaios, de Gloria Anzaldúa
Lançado pela A bolha editora, A vulva é uma ferida aberta & outros ensaios traz uma miscelânea de textos da escritora e teórica chicana Gloria Anzaldúa, inaugurando a tradução de suas obras em terras brasileiras.
Ao longo do livro, o leitor é convidado a pensar sobre teoria queer, movimento feminista, justiça social, fronteiras de identificação e escrita. Temáticas abordadas de forma potente e direta, incentivando reflexões importantíssimas para o momento que estamos vivendo.
Redatoras:
- Carla Guedes
- Caroline Luz
- Analu Bussular
- Fernanda Fukushima
- Vanessa Pessoa
Atualizado em 2024-09-16 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API