skip to Main Content
Vários Controles De Consoles De Videogames.

Conheça os consoles mais vendidos do mundo [guia rápido]

Foi no ano de 1975 que o primeiríssimo jogo foi lançado mundialmente. O nome? Atenção, old schools, que este momento é de vocês: Pong, criado pelo Atari. Com um conceito bem simples e uma dinâmica que lembra o jogo de ping-pong, esse foi o grande start para a indústria dos videogames. 

Passados 45 anos, muitos outros aparelhos entraram no mercado com tecnologias que o Pong só poderia sonhar. Agora, o que acha de conhecer os consoles mais vendidos do mundo atualmente e um pouquinho da história por trás deles? Vamos lá!

Breve história dos consoles

Apesar de ter sido um grande marco na história dos consoles, o Pong não gerou muito lucro para os seus criadores, já que a maioria das pessoas ainda preferia os fliperamas. Nollan Bushnell e Ted Dabney, inventores dos primeiros Ataris, estavam planejando os mais variados protótipos, com grandes ideias de jogabilidade, mas não tinham recursos para colocá-las em prática. A solução foi vender as patentes para a Warner. 

Nesta segunda geração, já nas mãos dos novos donos, nasceram grandes ícones mundiais: os Ataris, que rodavam o Pac-Man e o Donkey Kong –  ainda hoje muito prestigiados. Daí por diante, o mercado de consoles começou a ficar mais competitivo. No ano 1989, foi lançado o Mega Drive, da Sega, com novas cores e gráficos. Resultado: foi o grande sucesso da época – até o revolucionário lançamento do Playstation 1.


Primeiro videogame da gigante Sony, marca japonesa, o Ps1 chegou às lojas do oriente em 1994 e ainda competia com os outros consoles, mas sem parâmetros, já que, com uma versão super à frente do seu tempo, os jogos (antes em fitas) agora vinham em CD, com novos gráficos em 32bits, controle dual joystick e memory card.

Controle do PlayStation1
O Playstation 1 foi o primeiro console a usar jogos em CDs.

Não é à toa que o console foi um grande sucesso e revolucionou a história dos videogames para sempre. A Sony não parou por aí: em 2000, lançou o segundo Playstation, com jogos que ainda hoje são alguns dos mais populares do mundo: God of War e GTA San Andreas

A Microsoft, marca criada por Bill Gates e Paul Allen, não ficou muito atrás dos grandes sucessos do mundo dos consoles. Em 2005, criou o Xbox Live, primeiro serviço online para essa categoria de eletrônicos, capaz de proporcionar partidas multiplayer. Um ano depois, foi a vez do Nintendo Wii cair nas graças do público; com sensor 3D que captava movimentos, mudou a forma dos usuários jogarem.

Agora, se você já ouviu falar sobre Animal Crossing, com certeza conhece o Nintendo Switch, lançado em 2017. O console foi o primeiro híbrido do mundo, ou seja, possível de ser portátil e também de mesa. 

Possível de ser jogado de três maneiras, na TV, na mesa ou portátil, o Switch é uma inovação no campo dos consoles. Imagem: Reprodução/Nintendo.

Em 2020, a Sony aposta mais uma vez na sucessão do seu gigante Playstation com o lançamento do modelo 5, ainda mais moderno. Com duas versões o PS5 promete desempenhos de altíssima qualidade e jogos nuncas antes vistos.

Os consoles mais vendidos do mundo

Vimos que ao longo dos anos foram criados os mais variados consoles, mas você sabe quais foram os que conquistaram o maior número de corações, ou melhor, mãos, dos jogadores? Confira o nosso ranking dos oito aparelhos em maior número de vendas.

Importante: os dados utilizados neste post foram divulgados oficialmente pelas empresas produtoras dos consoles e são referentes a abril de 2020.

8. Xbox One

Em último lugar do nosso ranking, está o Xbox One, com 46 milhões de unidades vendidas. Apesar de um começo difícil em vendas, a Microsoft conseguiu conquistar os jogadores com suas configurações amigáveis. 

No Xbox One, é possível assistir a filmes Blu-ray e Netflix em 4K e Ultra HD. Além disso, há possibilidade de jogar a biblioteca de jogos do Xbox 360 via retrocompatibilidade (até para PCs). Com alto alcance dinâmico, o console roda até 120 FPS. Vem com dois controles.

Confira a ficha técnica e a versão do modelo S.

Ficha técnica

ProcessadorX86-64 AMD APU “Jaguar” Octa-Core 1.75 até 2.86 GHz
Memória RAM8 GB
CPU/GPUAMD Radeon GCN 768 cores 853 MHz 1,31 TFLOPS
JoystickPadrão do Xbox One
HD500GB
Mídia físicaBlu-Ray e DVD (jogos e filmes) 
Áudio7.1 surround; Dolby Atmos
Imagem: Reprodução/Amazon

7. Super Nintendo Entertainment System (SNES)

Esse é aquele senhor videogame que envelheceu da melhor forma possível. Com 50 milhões de unidades vendidas, o Super Nintendo 16 bits foi lançado em 1991 com avançados gráficos e outros recursos de jogabilidade nunca antes vistos, se comparados aos seus concorrentes da época. 

É uma melhora do seu antecessor, o Nintendo Entertainment System (NES). Com digital signal processor (DSP), responsável pelo “Mode 7”, o Super Nintendo conseguiu, à época, fazer cálculos difíceis em imagens do jogo num segundo. Assim, as formas em 2D foram transformadas em 3D, trazendo uma nova dimensão aos jogos.

Além disso, o ultrarrápido F-Zero fez com que até os mais experientes jogadores se surpreendessem com a velocidade desse trintão.

O SNES pertence ao hall dos videogames clássicos e, até hoje, é a paixão de muitos aficionados por jogos. Possível de jogar Super Mario World, Super Maio Kart, The Legend of Zelda: A Link to the Past, F-Zero, Super Metroid, Street Fighter 2 Turbo, Punch Out e muitos outros clássicos!

Confira a ficha técnica e o modelo “Classic Edition”.

Ficha técnica

ProcessadorRicoh 5A22
Memória RAM64 KB
CPU/GPURicoh 5C77-01 e 5C78-03; S-PPU1 e S-PPU2
JoystickPadrão do Super Nintendo
HD
Mídia física
ÁudioEstéreo digital 8 bit
Super Nintendo Entreterniment System
Imagem: Reprodução/Amazon

6. Nintendo Switch

Outro gigante da Nintendo, mas desta vez uma versão mais recente, o Switch conquistou fãs ao redor do mundo com sua versatilidade e conseguiu vender mais que o Xbox e SNES em tempo recorde, com 55 milhões de unidades.

Podendo ser portátil, semi portátil ou de TV, o comércio desse console pode aumentar, e muito, ainda, já que a Nintendo afirmou que, por mais três anos, serão lançados jogos exclusivos para o Swicth. 

Os dois controles do console podem ser utilizados de duas maneiras, na vertical ou horizontal, de acordo com a maneira que você preferir. Além disso, com a vibração HD, a jogabilidade fica muito mais realista, e os infravermelhos auxiliam na criação de novas experiências, como o Nintendo Labo. 

Jogue com os amigos e o mundo todo na comunidade local e online. Aproveite jogos exclusivos de séries, como Super Smash Bros, The Legend of Zelda e Mario Kart. 

Ficha técnica

ProcessadorNvidia Tegra X1
Memória RAM32 GB
CPU/GPUProcessador NVIDIA Tegra customizado
JoystickPadrão do Super Nintendo
HD/SSD32 GB
Mídia física
ÁudioCompatível com saída PCM linear 5.1 canais;Saída pelo conector HDMI no modo TV
Nintendo Switch
Imagem: Reprodução/Amazon

5. Nintendo Entertainment System (NES)

Antecessor do SNES, o Nintendo Entertainment System vendeu 61 milhões de unidades ao longo de sua criação. Original de 1985, o console que iniciou a tradição da marca tem aquele ar vintage que trouxe os clássicos Donkey Kong, The Legend of Zelda, Pac Man e Metroid. 

O console, que teve, pela primeira vez, um controle remoto com opções A, B, SELECT, START e botões direcionais em formato de cruz, mudou para sempre a forma como jogamos. 

Em 10 de novembro de 2016, a Nintendo relançou uma remodelagem do Nintendo Entertainment System, chamando o game de NES Classic Edition. Com 30 jogos já salvos no novo console, opções de salvar o progresso e apenas um controle, ele ajudou as novas gerações a conhecer o NES, e as antigas a apaziguarem a saudade. 

Ficha técnica

ProcessadorRicoh 2A03
Memória RAM1 MB
CPU/GPUCMD/GTE 65C816; Ricoh 5C77-01 e 5C78-03 S-PPU1 e S-PPU2
JoystickPadrão do Super Nintendo
HD
Mídia físicaFita de jogos
ÁudioEstéreo digital 8 bit
Imagem: Reprodução/Amazon

4. PlayStation 3

O PS3, no seu ano de lançamento (2006), foi vendido por cerca de 8 mil reais no Brasil. Isso, em uma época em que o salário mínimo era R$ 350. Já deu para perceber que o começo, em termos de vendas, não foi muito satisfatório para a Sony. 

Tudo mudou quando as novas versões, Slim e Super Slim, foram lançadas com preços acessíveis dentro do mercado. As vendas deram um salto, e o PS3 conseguiu atingir a marca de 86 milhões de saídas

Foi o primeiro console a usar o disco Blu-ray como formato de mídia, além de ser o pioneiro da Sony a ter um sistema online, a PlayStation Network (PSN).

Jogos importantes que conquistaram os jogadores e os fizeram se interessar pelo console foram os independentes: Journey, Hotline Miami e Guacamelee! Além disso, houve grandes lançamentos, como a trilogia Uncharted, Metal Gear Solid 4, God of War 3, Gran Turismo 5 e The Last of Us

Ficha técnica

ProcessadorCell Broadband Engine
Memória RAM
CPU/GPU3.2-GHz Cell Broadband Engine
JoystickPadrão do Playstation
HD
Mídia físicaBlu-ray
ÁudioStereo
Imagem: Reprodução/Amazon

3. Nintendo Wii

O lançamento do Wii foi um grande sucesso, e tenho certeza que você tinha ou ainda tem muita vontade de jogar. Nunca antes visto, o console é daqueles que qualquer um pode jogar e se divertir. O Wii Remote é, sem dúvidas, o grande diferencial do console. 

A captação da movimentação realizada por um sensor infravermelho que, colocado próximo à televisão, lê todas as suas ações e traduz elas para o código dentro do aparelho. Dessa forma, sua deslocação aparece em tempo real no jogo.

Just dance, Super Mario Galaxy, The Legend of Zelda: Twilight Princess e Skyward Sword foram grandes sucessos de jogos que trouxeram o Wii para a marca das 101 milhões de unidades vendidas

Apesar do gigantesco triunfo nas distribuições e o incrível feito de conseguir trazer a inclusão digital de jogos para os mais velhos, o console não conseguiu acompanhar os lançamentos dos seus concorrentes e caiu no trágico esquecimento. 

Ficha técnica

ProcessadorIBM Broadway 729GHz
Memória RAM88 MB
CPU/GPUIBM PowerPC “Broadway”, com tecnologia SOI CMOS de 90nm com 729 MHz/ATI “Hollywood”, feito com CMOS de 90 nm com 243 MHz
JoystickPadrão do Nintendo Wii
HD512 MB
Mídia físicaCD / DVD
ÁudioEstéreo Dolby Pro Logic
Imagem: Reprodução/Amazon

2. PlayStation 4

A segunda posição no ranking dos consoles mais vendidos do mundo vai para o PS4, com 108 milhões de unidades vendidas. O Playstation 4, lançado em 2013, é uma expansão das ideias que começaram a entrar em circulação com seu antecessor, a geração 3. 

Nesse produto, a Sony apostou todas as suas fichas na fidelidade online e experiência do usuário. A mensagem que a empresa quis passar foi clara: o preço é justo porque os jogos para PS4 são “monumentais”. 

Com gráficos, narrativas profundas e experiências em mundo aberto, a gigante japonesa cumpriu o que prometeu, e os jogos compatíveis com esse console chamam atenção pela complexidade no desenvolvimento e na execução. 

A versão 4 ainda dará o que falar e não será esquecida por um bom tempo. Com uma linha de jogos nunca antes vista na história, os players ainda têm muito o que investir nesse console. 

Bloodborne, God of War, Spider-Man, Red Dead Redemption 2, Persona 5, Uncharted 4, Horizon Zero Dawn e The Last of Us Parte II são exemplos de títulos que conquistaram o coração do público com um desenvolvimento, produção e narrativas absurdamente muito bem construídas. 

Com uma resolução que vai de 1080p a 1440p em uma TV HD e suporte para jogos em 4K, o PS4 é um senhor console! 

Ficha técnica

ProcessadorAMD Jaguar com 8 núcleos
Memória RAM8 GB
CPU/GPUx86-64 AMD “Jaguar”, 8 núcleos/ 1,84 TFLOPS, motor gráfico com base em AMD Radeon
JoystickPadrão do Playstation 4 
HD500 GB
Mídia físicaCD / DVD
ÁudioEstéreo Dolby Pro Logic
Imagem: Reprodução/Amazon

1. Playstation 2 

O console mais vendido do mundo, o grande campeão em unidades vendidas, com 155 milhões, é o Playstation 2! Com uma diferença esmagadora para o segundo colocado, não é à toa que o PS2 fez tanto sucesso. Funcionando como DVD player e com mais de 4.000 jogos compatíveis (inclusive, durante a fase do PS3, ainda eram fabricadas versões para o 2), esse console irá garantir seu posto por muito tempo.

Lançado em 2000, com alguns jogos e acessórios ainda compatíveis com seu antecessor, o Playstation 2 fez sua fama. Jogos clássicos que definiram toda uma geração foram graças ao PS2, como ICO e Shadow of the Colossus, TEKKEN Tag Tournament e Grand Theft Auto: San Andreas.

Ficha técnica

ProcessadorEmotion Engine de 128-bit
Memória RAM32 MB
CPU/GPU294 MHz
JoystickPadrão do Playstation 4 
HDMemory card
Mídia físicaDVD
ÁudioSurround
Imagem: Reprodução/Playstation

[Bônus] Playstation 5 

Disponível em duas versões, Playstation 5 e Playstation 5 Digital Edition, o lançamento da tão esperada quinta versão está programado para o dia 19 de novembro de 2020, e a ansiedade não poderia estar maior. 

Com a frase tema sendo “Play Has No Limits” (Jogar Não Tem Limites, em português), o PS5 promete SSD de altíssima velocidade, suporte a feedback tátil, gatilhos adaptáveis, áudio 3D e uma linha inédita de jogos. 

A Sony também não quer deixar a desejar em relação aos gráficos. Com supoerte a ray tracing (tecnologia em que raios de luz são simulados individualmente, criando sombras e reflexos realistas), 120 FPS, tecnologia HDR e saída em 8K, a experiência de jogar nunca pareceu tão realista. 

Além disso, com a compatibilidade regressiva, será possível jogar vários jogos do PS4 e integrar com os óculos de realidade virtual. 

Ficha técnica

ProcessadorOcta-core AMD de arquitetura Zen 2, com clock de até 3,5 GHz
Memória RAM16 GB
CPU/GPUx86-64-AMD Ryzen “Zen 2” / 8 Tópicos / 16 fundamentais / Frequência variável, até 3.5 GHz/ mecanismo de gráficos baseado em AMD Radeo RDNA 2 / Aceleração de traçado de raios / Frequência variável, até 2.23 GHz (10.3 TFLOPS)
JoystickPadrão do Playstation 4 
SSD825 GB
Mídia físicaCD Blu-Ray
ÁudioTempest 3D AudioTech
Imagem: Reprodução/Playstation

Com essa jornada pelos consoles mais vendidos da história foi possível observar o passado (e ter aquele momento de nostalgia) e torcer para o futuro, com jogos cada vez mais modernos e realistas. 

O fato é que, independentemente do modelo, cada um desses consoles mudou nossa forma de jogar e contribuiu para o universo dos videogames. Comente qual o seu favorito da lista e não deixe de acompanhar os outros conteúdos!

Fernanda Fukushima

Sabe a famosa mãe de pet? Sou eu! Quando não estou totalmente focada em cuidar da Pepper, estou jogando The Sims, lendo algum YA e tomando um chá. Formada em Comunicação e Multimeios e mestranda em criação literária.

Este artigo tem 3 comentários

    1. Oi, Johab! Incluímos nesta lista, apenas os consoles de mesa, por isso o Nintendo DS ficou de fora. Sei que você pode estar pensando agora: “mas o Switch também é portátil e entrou”. Entrou mesmo, mas acabamos colocando porque ele é híbrido e pode ser colocado na mesa. 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top