skip to Main Content
Colher De Pau Com Arroz Retirado De Panela De Arroz

Panela de arroz: um guia para fazer a compra certa

A panela de arroz é o eletroportátil que tem tudo a ver com praticidade. Muito fácil de manusear, esse aparelho é essencial para ajudar quem tem um dia a dia corrido em que restam poucas horas na rotina para preparar as refeições. 

Mas além da agilidade, a panela de arroz é a melhor amiga de quem não tem muita paciência para ficar de olho na receita ou, então, não tem tanta habilidade assim em cozinhar — está tudo bem, acontece!

Se você se encaixa em algum desses exemplos, provavelmente está procurando o eletroportátil para chamar de seu. Siga a leitura e confira o que precisa saber para comprar a sua. 

Comprar panela de arroz vale a pena?

Sem muitas demoras, a resposta é sim. A panela de arroz não só prepara os grãos de forma que fiquem soltinhos — o que é ótimo — mas também dá algo valioso: tempo. 

A verdade é que cada vez mais nós queremos ter tempo. Após um dia inteiro fora de casa trabalhando, tudo o que desejamos é poder descansar, tornar as coisas práticas e poder curtir as últimas horinhas do dia fazendo o que gostamos. 

A não ser que prepare as suas refeições da semana de uma só vez, é bem provável que todos os dias você vá para a cozinha fazer o seu almoço e jantar. E não restam dúvidas do quanto isso, por vezes, é cansativo.

Arroz em bowl branco
Poupar tempo no preparo de refeições é uma preocupação de quem tem dia a dia corrido.

O arroz, por exemplo, não é uma receita difícil, mas ela requer a sua atenção. É preciso ficar de olho em tudo para que o grão fique saboroso. E nisso você gastará, pelo menos, de 20 a 30 minutos — desde o preparo dos temperos até a finalização. 

Com a panela de arroz, você apenas acrescenta os ingredientes e pronto. Não precisa mais preocupar-se com nada, porque tudo será feito por ela. Menos uma tarefa na sua lista. 

Não podemos deixar de falar que é possível cozinhar a vapor outros ingredientes na panela, como o preparo de legumes e grãos. 

Como escolher panela de arroz?

Antes de comprar o seu eletroportátil, é preciso levar em consideração alguns pontos que irão ajudar você a garantir um bom produto. 

Capacidade da panela

As panelas de arroz podem ter capacidades diferentes, para atender a necessidades distintas. Por exemplo, se você mora sozinho, não faz sentido comprar um aparelho enorme. Assim como se a sua família fosse grande, um eletroportátil pequeno não iria ajudar em nada. 

Os modelos mais comuns são os de três a dez xícaras. Para ter uma ideia, uma família de duas a quatro pessoas precisa de uma capacidade de quatro ou seis medidas. 

Modelos multifunções

Como já explicamos, a panela de arroz pode ser utilizada para preparar outros alimentos. Por isso, busque conhecer um pouco mais sobre o modelo para verificar se é possível fazer nele outras receitas. 

Há panelas que podem preparar sopas, mingaus, receitas em banho-maria (como pudim), além de cozer legumes e outras opções. 

Acessórios da panela

Para que você possa cozinhar diferentes alimentos, é importante que a sua panela de arroz venha com alguns acessórios, como a vaporeira. Tem também os modelos que acompanham medidor, colher etc.

Consumo de energia

Se você achou que a panela de arroz é uma opção valiosa porque irá evitar o consumo de gás, lembre-se que ela precisa de energia. Ao utilizá-la todos os dias, a cada vez que for preparar a receita, é bem provável que a sua conta aumente. 

A dica é preferir panelas menores, que, devido ao tamanho, são mais econômicas. Além disso, vale a pena pesquisar a fundo sobre cada marca para comparar o consumo de cada uma. 

5 modelos de panela de arroz para conhecer

Agora que você já conhece pontos importantes para considerar na sua compra, chegou o momento de conferir as cinco indicações de panela de arroz que separamos. 

1. Panela de arroz Britânia

Indicada para grandes famílias, a panela com capacidade de 12 xícaras da Britânia é uma boa pedida. Além de surpreender no design, ela oferece funcionalidades bem interessantes. Confira:

  • Mantém a comida aquecida mesmo após o preparo;
  • Desligamento automático após o término do arroz;
  • Luzes que indicam se a panela está no modo cozimento ou aquecimento. 

O aparelho também permite que você vá além do arroz e prepare receitas como legumes, molhos, sopas e outros. 

A panela acompanha a vaporeira, o que possibilita  cozer legumes enquanto prepara o arroz, tornando o momento de cozinhar mais rápido e econômico. 

Além disso, o eletroportátil vem com uma tigela de alumínio com revestimento antiaderente e capacidade de quatro litros. Esse item é removível, para que a limpeza seja fácil. 

Na hora de comprar, fique atento, pois esse modelo está disponível na versão 220v e 110v. 

2. Panela de arroz Mondial

O modelo da Mondial com capacidade para cinco xícaras é uma boa opção para quem busca por algo mais acessível ou tem uma família menor. 

Esta também é uma panela de arroz que suporta o preparo de outros alimentos, como doces, risotos, sopas, legumes e até carnes. 

Outro ponto bem interessante desse modelo é que ele vem decorado com pequenos desenhos de flores, o que torna o eletroportátil mais bonito na sua cozinha. 

Algumas das suas funcionalidades são:

  • Válvula para liberação do vapor;
  • Coletor de vapor para retirar a água condensada;
  • Lâmpadas-piloto que indicam quando está funcionando e quando está em processo de aquecimento. 

A panela acompanha colher, copo medidor, livros de receita e vaporeira. 

Panela de Arroz Elétrica Mondial, Fast Rice 5, 220V, Preto, 400W - NPE-08-5X
  • CAPACIDADE DE 5 XÍCARAS: Faz até 5 xícaras de arroz e vários tipos de alimentos doces e salgados como risoto, sopas, carnes e legumes
  • VÁLVULA DE SAÍDA DE VAPOR: Libera o excesso de vapor durante o preparo, proporcionando um cozimento perfeito
  • PREPARO SAUDÁVEL: Acompanha cesto cozi-vapor para cozinhar legumes e verduras no vapor, preservando as suas vitaminas

3. Panela de arroz Practic 10i Mondial

Apesar de ser um modelo premium da marca, esta panela de arroz da Mondial é mais uma opção acessível, com capacidade de dez xícaras. Assim como a anterior, ela também prepara doces, risotos, sopas, carnes e legumes. 

Em relação às especificações, ela oferece as mesmas funcionalidades que a panela anterior da Mondial, assim como os mesmos acessórios.

Panela de Arroz Elétrica Mondial, Pratic 10L Premium, 220V, Preto, 700W - PE-42-10X
  • CAPACIDADE PARA 10 XÍCARAS: Faz até 10 xícaras de arroz e vários tipos de alimentos doces e salgados como risoto, sopas, carnes e...
  • VÁLVULA DE SAÍDA DE VAPOR: Libera o excesso de vapor durante o preparo, proporcionando um cozimento perfeito
  • PREPARO SAUDÁVEL: Acompanha cesto cozi-vapor para cozinhar legumes e verduras no vapor, preservando as suas vitaminas

4. Panela de arroz Philco

A Philco é uma marca conhecida por levar bom custo-benefício para os consumidores e, claro, com a panela de arroz não seria diferente. Esse modelo tem capacidade para 6 xícaras.

Em relação às funcionalidades, ele:

  • Mantém os alimentos aquecidos após o preparo;
  • Possui luz para indicar modo aquecimento e cozimento;
  • Conta com coletor de água removível.

Além disso, essa panela de arroz tem cabo removível, o que facilita na hora de servir a refeição, caso você queira levá-la para a mesa.  

Acompanha espátula e copo medidor.

Panela De Arroz PPA6PI 220v
  • Verifique a voltagem antes de comprar o produto para certificar-se de que corresponde à da sua região

5. Panela de arroz Electrolux

Com capacidade para sete xícaras, essa é uma panela de arroz de tamanho médio, que, além do cozimento dos grãos, permite o preparo de legumes, graças à vaporeira que o acompanha. 

As funcionalidades oferecidas, são:

  • Modo Manter Aquecido, acionado automaticamente; 
  • Desligamento automático para que as receitas não queimem;
  • Tampa de vidro removível para acompanhar as receitas;
  • Recipiente interno antiaderente e removível.

Em relação aos acessórios, além da vaporeira, acompanha espátula e copo medidor. 

Panela Elétrica, RCB50, 1.3L, Branco, 220v, Electrolux
  • Função Cozinhar: o preparo do arroz é rápido, levando somente 20 minutos.
  • Desligamento automático e função Manter Aquecido: para manter as receitas sempre quentes, a panela entra no modo Manter Aquecido...
  • Tampa de Vidro Removível: com orifício para saída do vapor, permite que você acompanhe o preparo das receitas em tempo real.

Como você pode ver, o mercado oferece diversos tipos de panela de arroz, com diferentes tamanhos e com umas que trazem mais acessórios que outras. É claro que a escolha deve depender da sua necessidade e do tamanho de sua família. 

Gostou desse conteúdo e quer ler mais? Então confira as sugestões que preparamos sobre outros eletrodomésticos e eletroportáteis:

Atualizado em 2021-10-26 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

Raquel Siqueira

Jornalista e master chef de lanches vegetarianos. Adora abraçar cachorrinhos e vive acrescentando livros na sua interminável lista de leitura.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top