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Mulher Fazendo Pilates Em Casa

Pilates em casa: como começar?

Apesar da flexibilização e do retorno de atividades presenciais em academias e estúdios, muitas pessoas tomaram gosto pela prática de exercícios físicos dentro de quatro paredes e, com isso, deixaram de lado a vida sedentária.

Por esse motivo, fazer yoga, dança e, como no caso desse material, pilates em casa se tornou uma realidade presente na rotina de muitas pessoas. Continue no texto para saber mais sobre esse exercício! 

Sobre o Pilates

Prática que surgiu durante a Primeira Guerra Mundial, tendo como base a contrologia, um método de exercícios desenvolvido por Joseph Pilates. 

Joseph era um alemão boxeador profissional que, segundo artigo da National Geographic, foi um dos primeiros civis detidos como prisioneiro de guerra na Grã-Bretanha. Detido no campo de internamento de Knockaloe, elaborou sozinho um programa de condicionamento que tinha como base exercícios praticados no solo.

Quando esse método se difundiu entre os demais prisioneiros do local, tornando ele um dos únicos a passar ileso por uma epidemia de gripe que fez diversas vítimas em outros campos, Pilates acabou sendo recrutado para auxiliar na recuperação de feridos da guerra e, usando exercícios de resistência que tinham as molas das camas da enfermaria como aparelhos entendeu a eficiência desse método na reabilitação de soldados.

Ao longo do tempo, a prática passou a ser recomendada para a prevenção e tratamento de diversas doenças, além de trazer benefícios para o tônus muscular e para a mente.

mulher idosa fazendo pilates em casa
O pilates é uma prática recomendada para a recuperação de doenças e a melhora do condicionamento físico.

Motivos para fazer pilates

Com influência do Yoga e do movimento dos animais que Joseph observava durante seu tempo na prisão, o pilates possui uma miscelânea de exercícios adaptáveis que podem ser praticados com o auxílio de aparelhos ou usando apenas o peso do próprio corpo.

Alguns dos principais benefícios dessa prática são:

  • Melhora do condicionamento físico e da flexibilidade;
  • Alinhamento da postura;
  • Aumento da densidade óssea e da mobilidade articular;
  • Elevação da capacidade de concentração e diminuição do estresse;
  • Desenvolvimento da estabilidade corporal;
  • Melhora da circulação sanguínea;
  • Aumento da capacidade respiratória.

Quem pode praticar pilates?

Por ter como objetivo exatamente a recuperação de corpos adoecidos, a prática do pilates não possui contraindicações.

Apesar disso, é importante que pessoas que tenham doenças crônicas ou sejam propensas a dores musculares e lesões tomem alguns cuidados extras na hora de fazer os exercícios sem a ajuda e supervisão de um profissional.

Da mesma forma, se você quer dar início a prática e já se pega pensando “será que posso fazer pilates todos os dias?”, recomendamos o acompanhamento médico e fisioterapêutico para entender se essa é uma possibilidade suportada pelo seu corpo.

Como fazer pilates em casa?

Apesar das limitações de se praticar pilates em casa, uma vez que você não poderá utilizar aparelhos mais robustos, é possível conseguir resultados bastante satisfatórios apenas com exercícios de solo e a isometria.

Além disso, é possível encontrar diversos programas de exercícios e aulas rápidas no YouTube. Com elas, você garante uma prática segura com a instrução de profissionais capacitados e métodos específicos para atingir o resultado desejado.

Para auxiliar quem ainda não sabe como encontrar aulas de pilates em casa, vamos indicar alguns vídeos específicos para iniciantes.

Aula completa com Eleonora Terra

Opção perfeita para quem quer trabalhar todas as partes do corpo, esta aula de 20 minutos ministrada pela fisioterapeuta Eleonora Terra não exige o uso de equipamentos e pode ser uma ótima forma de conhecer a prática.

Aula de Mat Pilates com Rebeca Gabriela Oliveira

Mais uma opção para quem ainda não possui equipamentos, nesta aula de 20 minutos a instrutora Rebeca Oliveira intercala variações possíveis para pessoas que estão no nível básico e intermediário do exercício.

Total Body Pilates com Cassey Ho

Para aquelas e aqueles que entendem inglês, recomendamos as aulas da instrutora Cassey Ho. Com centenas de opções disponíveis no canal Blogilates, Cassey possui mais de dez anos de experiência com aulas online, o que garante uma variedade de opções para iniciantes e pessoas que possuem mais conhecimento com a prática.  

Para começar, esta aula de 13 minutos promete exercitar todas as partes do seu corpo de forma gentil e efetiva. 

Aparelhos para fazer pilates em casa

Agora que você já conhece a história do pilates e sabe onde encontrar aulas online, chegou a hora de investir em equipamentos que podem facilitar a atividade e melhorar os resultados. 

Anel de Pilates Tonificador Arco Flexível Yangfit

Ótimo complemento para quem deseja fortalecer a musculatura e melhorar o tônus muscular, este aparelho é leve e prático, possibilitando diversos exercícios que trabalham membros superiores e inferiores, como braços, pernas, coxas e até o abdômen.

Anel de Pilates Tonificador Arco Flexível Yangfit
  • Anel Tonificador Arco Pilates Yoga Flexível Ideal para praticar pilates e yoga, sendo um excelente complemento para fortalecer a...
  • É leve e prático, pode ser utilizado por iniciantes ou profissionais.
  • Material: Estrutura: Fibra de Vidro revestido de Polietileno e EVA Pegador: Polietileno revestido de EVA

Bola de pilates Suiça Premium

Conhecida por melhorar significativamente os resultados dos exercícios e por trazer benefícios para a reabilitação física (além de ser ótima para gestantes!), este produto suporta até 200 kg de carga e acompanha bomba de ar.

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Meia de pilates Muvin

Com solado antiderrapante e alta respirabilidade, essa meia é ideal para quem deseja garantir o melhor desempenho nos exercícios, além de trazer conforto para os pés durante a prática. 

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Kit com 5 Faixas Elásticas Mini Band

Ótimas para exercícios de alongamento de membros superiores e inferiores, as faixas elásticas podem potencializar os benefícios de exercícios de pilates, trazendo maior condicionamento físico e ajudando no fortalecimento das articulações.

Além disso, este é um produto bastante prático de ser armazenado (bem portátil), podendo ser levado até mesmo em viagens.

Tapete Muvin Basics

Talvez o equipamento mais básico para a prática de pilates e yoga com segurança, o produto possui 180 cm de comprimento, 60 cm de largura e 5 milímetros de espessura. 

Tapete Para Yoga em EVA Muvin Basics - Tamanho 180cm x 60cm x 0,5cm - Indicado Para Iniciantes - Colchonete Pilates, Yoga, Ginástica e Academia
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Pronto ou pronta para começar a fazer pilates em casa? Aproveite a vontade de mudar de hábitos e confira mais conteúdos sobre exercícios físicos no Opiniões Certificadas!

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Vanessa Pessoa

Escritora de gaveta, pseudopesquisadora e uma produtora de conteúdo inconstante. É daquelas librianas que dá check em quase todos os clichês do signo nos memes do Instagram, lê teoria política por hobby, ama terror psicológico e consegue passar finais de semana inteiros jogando Terraforming Mars.

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