skip to Main Content
Relogio-garmin-forerunner-235

Relógio Garmin Forerunner 235: o melhor GPS para suas corridas

Bateria: até 9 horas no modo atividade com GPS + Glonass | Prova d’água: 5 ATM | Peso: 45 gramas | Frequência cardíaca: sensor óptico | Tela: interface gráfica colorida em 1.23 polegada e resolução 215 x 180 pixels

Acelerômetro integrado

Aplicativo Garmin Connect

Medição de VO2 máximo

Material plástico

Garmin Coach

Não funciona para natação

Link para comprar na Amazon

O relógio Garmin Forerunner 235 é ideal para o corredor que busca informações sobre a sua performance em treinos e provas. Com seu potente GPS e sensor óptico para monitorar a frequência cardíaca, o equipamento entrega dados importantes durante o exercício e forma um histórico consistente da evolução na corrida. 

Não é um equipamento barato, mas é uma das melhores opções do mercado para monitoramento de corrida, especialmente por ser um Garmin, marca líder mundial em navegação por GPS.

O design é simples e esportivo, semelhante a um relógio tradicional. A caixa tem construção em plástico, e as pulseiras são em silicone com duas opções de cores: preto e cinza, e preto e azul gelo. 

O controle das funções do Garmin Forerunner 235 acontece por cinco botões – a tela não é touch –, três do lado esquerdo e dois do direito. 

O produto acompanha um cabo USB para carregamento da bateria e um guia rápido de utilização. O manual completo está disponível para download no site oficial da Garmin.

Quais as funções do Garmin Forerunner 235?

O relógio monitora até cinco atividades físicas, entre corrida (outdoor e indoor), bicicleta (outdoor e indoor) e outros exercícios, mas o ponto forte é a corrida ao ar livre ou na esteira. Além disso, faz acompanhamento do sono, de calorias e da frequência cardíaca. Ele não monitora natação. 

Na função de monitoramento do sono, o relógio detecta movimentos e apresenta estatísticas de horas dormidas e níveis do sono. A frequência cardíaca é medida por sensores situados na parte inferior do relógio, que são acionados quando entram em contato com o pulso.

A tela exibe o ritmo cardíaco atual em batimentos por minuto (bpm), em repouso e um gráfico dos últimos sete dias. A tecnologia de monitoramento, segundo a Garmin, é inovadora, mas há limitações, por isso os dados não devem ser utilizados com finalidades médicas e nem para diagnóstico de doenças. 

O Garmin Forerunner 235 também grava os recordes pessoais e avisa o usuário sempre que novas marcas forem atingidas. Esta função inclui o melhor tempo em relação a várias distâncias. 

Compatível com satélites GPS e Glonass, o modelo consegue localizar a posição do usuário rapidamente e com precisão em qualquer tipo de ambiente, seja na floresta ou na cidade.

relogio-garmin-forerunner-235
Relógio Garmin Forerunner 235: equipado com GPS e Glonass para uma precisão impecável.

O relógio também tem funções semelhantes às de um smartwatch, e você pode receber notificações de texto (WhatsApp e redes sociais) e chamadas, mas não é possível respondê-las. Funciona assim: quando o smartphone recebe mensagens, envia notificações para serem lidas no Garmin.

Você também pode avançar e pausar músicas do celular, seja iOS ou Android, diretamente no relógio.

Com o aplicativo Connect IQ Mobile, é possível personalizar os mostradores, os campos de dados das atividades físicas e os widgets.

Por que usar o Garmin Forerunner 235 para correr?

O relógio entrega tudo o que um bom GPS tem. Monitora distância, tempo, ritmo, voltas, frequência cardíaca e VO2 máximo, e permite programar qualquer tipo de treino, inclusive os intervalados. Tem pausa automática, alertas de velocidade e distância.

O acompanhamento do VO2 máximo, que indica o volume de oxigênio que o corpo consegue absorver, é um diferencial, uma vez que esse indicador costuma ser obtido apenas no Teste Cardiopulmonar do Exercício, realizado em clínicas médicas.

A partir da estimativa de VO2 máximo, o relógio faz projeções de tempos de corrida de acordo com a condição física atual do usuário. 

Já o assistente de recuperação apresenta o tempo restante antes de o usuário estar completamente recuperado e preparado para o próximo treino intenso. 

FInalizada uma corrida, as métricas são automaticamente enviadas para o aplicativo Garmin Connect. O histórico das atividades fica armazenado na nuvem.

Para treinos em esteira, o acelerômetro integrado do dispositivo faz o que outros relógios para corrida não fazem, e mede velocidade, distância e cadência.

Relógio Garmin Forerunner 235: o veredito

O dispositivo é um dos melhores do mercado. É leve, entrega muitas métricas para corrida e tem um GPS rápido e preciso. Apesar de ser à prova d’água, não funciona para natação e, consequentemente, nem para triatlo (neste caso, prefira o Forerunner 935).  

Carla Guedes

Carla Guedes

Jornalista, esportista e apaixonada por corrida. Gosta de gatinhos, política e aventuras em montanhas.

Este artigo tem 2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top