skip to Main Content
Duas Mulheres Negras Sentadas Em Um Sofá Ligando O Ar Condicionado.

Ar-condicionado: os melhores modelos para investir [top 5]

Não é segredo para ninguém que o verão brasileiro é para os fortes. Com temperaturas que chegam a atingir os 45 graus Celsius em determinadas regiões do país, o segredo é procurar saídas alternativas ao calor, para manter-se confortável em casa e no trabalho. 

Uma dessas possibilidades são os dispositivos que resfriam os ambientes mantendo uma sensação térmica agradável. Os melhores ares-condicionados são ideais para, além de refrescar, deixar os espaços agradáveis para o convívio, sem o drástico aumento do consumo de energia. 

Confira, neste post, tudo o que você precisa saber para investir nesse equipamento e mais cinco modelos para adquirir.

Guia rápido: como escolher o ar condicionado ideal

Split, de janela ou portátil? Quando começar a avaliar qual ar condicionado comprar, você irá se deparar com vários modelos e opções, mas como definir a ideal? Pensando nisso, separamos algumas etapas com o intuito de te ajudar a fazer a melhor escolha. 

Calcule a potência

Há ares-condicionados de 7.000 a 58.000 BTUs, ou British Thermal Unit (Unidade Térmica Britânica, em português). Apesar de ter um nome em inglês, são os BTUs que determinam a potência de refrigeração dos aparelhos brasileiros. 

Para escolher o aparelho que refresque o seu ambiente de verdade, é necessário se atentar aos BTUs dele, pois, se não for o suficiente, você não conseguirá o resultado desejado, além de gastar mais energia e ter um funcionamento sobrecarregado. 

Para não errar na hora de escolher a potência do ar condicionado, existe um cálculo em que é possível dimensionar a densidade e peso da água com a medida dos espaços físicos em m². Cerca de 1 BTU é necessário para diminuir a temperatura de meio litro de água em 0,56 ºC.

O cálculo pode ser difícil de fazer, mas não se preocupe, dê uma olhada na tabela abaixo que já está tudo contado.

ÁreaSol da manhãSol o dia todo
Até 10m²7.500 BTUs/h9.500 BTUs/h
15m²10.000 BTUs/h12.000 BTUs/h
20m²12.000 BTUs/h18.000 BTUs/h
25m²18.000 BTUs/h22.000 BTUs/h
30m²23.000 BTUs/h24.000 BTUs/h
40m²24.000 BTUs/h30.000 BTUs/h
50m²31.000 BTUs/h36.000 BTUs/h
60m²36.000 BTUs/h48.000 BTUs/h
70m²42.000 BTUs/h58.000 BTUs/h

Para além da área, outras características do ambiente são necessárias para identificar os BTUs. Leve em consideração se o cômodo fica exposto ao sol e atente-se à quantidade de pessoas e aparelhos eletrônicos presentes. Quanto mais pessoas, mais calor gerado no ambiente e mais difícil o trabalho de refrigerá-lo, por exemplo. Apesar de parecerem simples, esses são pontos importantes que podem interferir na eficiência do ar-condicionado.

Pré-determine onde o ar condicionado ficará posicionado

Antes de escolher o modelo ideal, avalie onde será instalado o ar condicionado. Essa simples tarefa pode ajudar a definir qual aparelho investir. Caso resida em apartamento, verifique se em seu prédio é possível alterar a fachada, caso não, opte pelas opções portáteis e de janela. 

Para aqueles que podem investir em reformas para a colocação de tubulações e fontes de energia (ares-condicionados podem exigir tomadas em tensões 220V), o leque de modelos se abre e a escolha fica por conta do gosto pessoal. 

Faça medições

Para que um ar condicionado funcione em sua máxima potência sem o consumo extra de energia, é necessário realizar algumas medidas antes. Para o convencional Split, é importante que ele esteja a, no mínimo, 2,3 metros do chão e 25cm de qualquer objeto próximo.

Para os de janela, é necessário que estejam entre 1,5 a 1,8 metro de distância do chão e pelo menos 50cm dos cantos do espaço. Isso faz com que o ar frio circule com mais facilidade, resfriando o cômodo com mais eficiência. 

Invista em um produto de qualidade

Na hora de escolher um ar condicionado, fuja da velha falácia de comprar pelo preço. Claro, esse é um fator decisivo, mas quando o assunto são os eletrodomésticos, vários aspectos devem ser levados em consideração. 

Aparelhos multi funções são preferíveis, pois possuem um melhor custo-benefício. Além disso, geralmente, os ares-condicionados que consomem menos energia e são mais amigos do meio ambiente costumam a ser igualmente caros. Porém, quando se coloca na balança, valem muito mais a pena, pois não adianta nada economizar no eletrodoméstico e gastar o triplo na conta de energia, não é mesmo? 

Por isso, fique de olho no selo Procel que identifica os melhores aparelhos econômicos, de acordo com a eficiência de energia. A classificação varia entre A, B, C, D, E, F e G, sendo que as primeiras letras do alfabeto são as responsáveis por diminuir sua conta de energia. 

Tipos de ares-condicionados

Como dito anteriormente, existem diversos tipos de ares-condicionados. Desde modelos clássicos até aqueles com tecnologia inverter. Confira as opções.

Ar-condicionado split

O modelo split é o mais moderno e silencioso dos ares-condicionados. Apesar de ser sofisticado e econômico, esse aparelho não pode ser instalado em qualquer ambiente, pois necessita de uma reforma para a instalação das tubulações. 

É composto por duas partes: uma interna e outra externa. 

Ar condicionado slipt dividido em parte interna e externa.
O ar condicionado Split é dividido entre unidade interna e externa.

Ar-condicionado janela

O ar condicionado de janela é mais barato e compacto, mas, em contrapartida, é também o modelo mais ruidoso. Como o compressor e os outros componentes ficam todos em uma mesma unidade, não são necessárias grandes reformas, apenas um pequeno espaço de saída para fora de casa. 

Modelo ideal para quem só pode arcar com pequenas reformas. 

Ar-condicionado inverter

O inverter é 60% mais eficiente que os convencionais, pois seu sistema permite que ele funcione diretamente, sem ficar ligando e desligando. Outro benefício desse modelo é a sustentabilidade, já que ele utiliza o gás R410, o mais ambientalmente correto. 

Mão apontando controle para ar-condicionado.
O inverter é uma ótima solução para quem busca economia e sustentabilidade.

Ar-condicionado portátil

Para aqueles que não podem fazer nenhum tipo de reforma para instalação dos eletrodomésticos, a saída é o ar-condicionado portátil. Porém, atenção! Esses aparelhos podem ser utilizados em ambientes de até 20m² e possuem um altíssimo consumo de energia, além de serem grandes e necessitarem ficar próximos a janelas.

No entanto, para quem se encaixa nessas características, o portátil funciona e resfria o ambiente da mesma forma que os ares-condicionados convencionais.

Ar-condicionado portátil colocado perto de uma janela com vista para várias folhagens.
O ar condicionado portátil é sinônimo de praticidade, porém é necessário ficar atento quanto ao consumo de energia do aparelho. 

Modelos de ares-condicionados para investir

Pensando nas dicas de como escolher qual melhor ar condicionado para investir, separamos alguns modelos para te ajudar a bater o martelo e decidir. 

LG Dual Inverter Voice 12.000 BTUs

Com um design moderno e sofisticado, o Dual Inverter Voice, é acionado por comando de voz, esbanjando praticidade. É até 70% mais econômico em relação aos equipamentos convencionais e consegue refrigerar o ambiente até 40% mais rápido. 

O Dual Voice é silencioso e estável devido ao seu sistema de alta precisão, fazendo com que o equipamento trabalhe a partir de 19 decibéis. A segurança fica por conta da placa eletrônica do LG DUAL Inverter, projetada para suportar picos de tensão, garantindo maior segurança contra alta voltagem e durabilidade ao ar-condicionado. 

Ar-condicionado da marca LG. Mostra-se o controle, parte interna e externa na cor branca.
Imagem: Reprodução/Amazon
Botão para comprar produto

Samsung Split de 24.000 BTUs

Este modelo da Samsung é inverter e possui 24.000 BTUs com alteração quente e frio.

Com design diferenciado e moderno, o dispositivo oferece frescor, ar mais puro e baixo consumo de energia.

É equipado com a primeira tecnologia do mundo, a Digital Inverter 8 polos. Consome apenas 28% da energia usada pelos modelos convencionais, sendo mais silencioso, resistente e eficiente.

Com o IFiltro Full HD é possível reter até mesmo as menores partículas microscópicas de poeira e transformar o ar poluído em ar limpo, eliminando até 99,9% dos vírus e bactérias presentes no ar, inclusive o vírus H1N1.

Ar-condicionado da marca Samsung. Mostra-se o controle, parte interna e externa na cor branca.
Imagem: Reprodução/Amazon
Botão para comprar no e-commerce.

Elgin Split 18.000 BTUs

O ar condicionado Elgin Split Inverter  Eco 18.000 BTUs 2 possui um design clean, oferecendo um ar sofisticado no ambiente. O aparelho ainda conta com display de temperatura invisível que só aparece ao ligar o aparelho.

Por meio do filtro ionizador chamado Ion Air, o ambiente é mantido limpo e saudável, eliminando até 99% de vírus, bactérias e ácaros. Possui também a função limpeza da evaporadora, em que o ventilador é acionado após desligar a unidade, mantendo o evaporador seco e limpo e evitando exalar odores indesejáveis no ambiente. 

A linha possui o gás ecológico R-410A e possui tecnologia inverter com economia de energia de até 40%, com classificação de energia “A” no selo Procel. 

Ar-condicionado da marca Elgin. Apresenta-se a parte interna e externa do aparelho na cor branca.
Imagem: Reprodução/Amazon
Botão para compra no e-commerce.

Daikin Ar Split  Inverter 12.000 BTUs

O ar condicionado Daikin Split Inverter Advance de 12.000 BTUs possui um desempenho que possibilita um maior conforto e menor consumo de energia graças à tecnologia inverter Daikin. O design é moderno e elegante, se adequando a qualquer ambiente e estilo de vida. 

O modo conforto usa a aleta para mudar a direção do fluxo de ar de modo a impedir que haja vento direto no corpo. Com a operação silenciosa, o nível de ruído da unidade interna pode ser reduzido utilizando o controle remoto sem fio, ajustando o ventilador para uma velocidade mais baixa. 

Na função standby, o ar-condicionado consome menos, pois o modo de operação é reduzido.

Ar-condicionado da marca Daikin. Apresenta-se as partes internas e externas do aparelho na cor branca.
Imagem: Reprodução/Amazon
Botão para compra no e-commerce.

Olimpia Port Compact 10.000 BTUs

O ar-condicionado portátil Olimpia refresca com a potência de 10.000 BTUs e remove umidade com a função desumidificação. Prático para movimentar e utilizar em diferentes ambientes, graças ao seu formato compacto e controle remoto multifuncional.

Ótimo para quem procura praticidade e não pode ou prefere não fazer reformas no ambiente para instalar os ares-condicionados. 

Ar-condicionado da marca Olímpia. Apresenta-se com aparelho único e portátil na cor branca.
Imagem: Reprodução/Amazon
Botão para compra no e-commerce.

Para lidar com o calor, o ar-condicionado é uma ótima solução. Disponível em diversos modelos e preços, é possível escolher o que melhor se adequa aos seus ambientes e investimento. 

Não deixe de acompanhar outros conteúdos do Opiniões Certificadas com dicas para facilitar sua rotina, como este texto sobre os melhores smart speakers da Amazon. Até a próxima!

Fernanda Fukushima

Sabe a famosa mãe de pet? Sou eu! Quando não estou totalmente focada em cuidar da Pepper, estou jogando The Sims, lendo algum YA e tomando um chá. Formada em Comunicação e Multimeios e mestranda em criação literária.

Este artigo tem 1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top