Peixe laranja em aquário circular.

Dicas de como escolher o melhor aquário para peixe

0 Compartilhamentos
0
0
0

A escolha correta de um aquário para peixe garante o bem-estar do animal, evita problemas de saúde, facilita a limpeza e ainda pode ser um item decorativo do ambiente. Porém, tomar essa decisão nem sempre é tão fácil quanto parece.

Há uma série de fatores a serem considerados, como tamanho, formato e espécie de peixe, além do uso de acessórios. Então, continue a leitura para conhecer os tipos de aquário e saber como escolher o melhor modelo para o animal!

Quais os tipos de aquário para peixe?

Antes de qualquer coisa, é importante saber quais são os tipos de aquário para peixe existentes. Nem todos são costumeiramente utilizados em casas, mas vale saber qual o modelo mais adequado para cada espécie. Confira os detalhes na sequência!

Aquário comunitário

O aquário comunitário é um modelo que se caracteriza por conter várias espécies diferentes de peixes vivendo juntas. Ele é um dos mais populares por permitir um ambiente diverso e agradável.

É fundamental tomar cuidado na escolha dos animais, optando por aqueles que tenham necessidades semelhantes de água (pH e temperatura), além de terem tamanho e temperamentos parecidos para manter um espaço saudável e evitar brigas.

Quais peixes podem ficar juntos no aquário?

Para aquários menores, algumas das espécies que vivem pacificamente, são:

  • Tetra
  • Danios
  • Corydoras
  • Guppies
  • Rasboras
  • Plati
  • Otocinclus
  • Tanictis
  • Rodóstomo

Aquário monoespécie

Este tipo de aquário é indicado para conter apenas uma espécie, geralmente as mais territorialistas ou agressivas. A escolha do peixe deve levar em consideração a adaptação ao local. Algumas espécies indicadas são:

  • Betta
  • Kinguios
  • Killifish
  • Peixe-dourado
  • Guppy
Peixe betta sozinho em aquário.
O monoespécie é o modelo ideal de aquário para Betta.

Aquário de peixe jumbo

O aquário de peixe jumbo é projetado para abrigar espécies de grande porte. Os convencionais chegam até a 100 L, já esse tem capacidade de pelo menos 500 L. Por isso, é importante que se leve em consideração a filtragem e manutenção do tanque para manter a qualidade da água. Algumas das espécies que podem ser mantidas nele são:

  • Ciclídeos 
  • Aruanã
  • Pacus
  • Tilápia do nilo
  • Jacundá
  • Oscar

Aquário de água salgada

O aquário de água salgada, também conhecido como marinho, se caracteriza por abrigar espécies ideais para este tipo de ambiente, assim como invertebrados, corais, anêmonas, crustáceos e moluscos.

Esse aquário precisa de um sistema de filtragem mais sofisticado por conta dos resíduos, iluminação adequada, rochas e, claro, água salgada. Inclusive, a manutenção regular deve levar em conta o nível de salinidade do ambiente.

Aquário plantado

O aquário plantado se caracteriza por conter plantas aquáticas, além das espécies de peixes. Os vegetais ajudam a melhorar a qualidade da água e fornecer um ambiente mais natural aos animais. O modelo conta com uma camada de substrato fértil no fundo como base para plantas.
Há, também, a necessidade de dióxido de carbono (CO2) para permitir a fotossíntese e da circulação da água para espalhar nutrientes e evitar acúmulo de resíduos.

Aquário plantado para peixe.
Como qualquer modelo, o aquário plantado precisa de manutenção para garantir a qualidade da água.

O que levar em consideração na escolha do aquário?

Decidir qual é o melhor aquário para peixe depende de alguns fatores, da espécie ao local que o modelo vai ficar instalado na sua casa. Antes de tudo, é importante levar em consideração os custos para a aquisição e para manutenção do tanque e do animal. Confira os parâmetros para sua escolha!

Espécie de peixes

A depender de qual animal você escolher, há um tipo específico de aquário. Como listado anteriormente, os comunitários são maiores e permitem a presença de mais de uma espécie em harmonia; já os monoespécies são indicados para os territorialistas. É preciso entender também se os bichinhos são de água doce ou salgada. 

Tamanho

O tamanho vai depender das características da espécie, se são maiores ou menores, assim como a quantidade de animais que você vai inserir no tanque. Quanto mais peixes, é importante que haja mais espaço para que ele possa se locomover e evitar estresse, que pode gerar doenças e levá-los à morte.

Entretanto, é inviável ter um aquário muito grande para poucos animais devido à manutenção. Assim, a regra geral que pode ser aplicada é de pelo menos 20 L de água para cada peixe pequeno e 40 L para os médios e grandes. Algumas espécies podem demandar mais espaço que outras, então é interessante checar ao definir o habitante do tanque.

Formato

O formato mais comum e popular para aquário de peixe é o retangular, pois nele há espaço para inserir todos os acessórios necessários para a criação adequada.

Outro modelo existente é o circular ou redondo, porém não é um dos mais indicados. Ele dificulta a colocação de componentes importantes para o bem-estar, tem menor superfície de contato com a água e atrapalha a movimentação dos peixes.

Aquários em formato de L podem ser úteis para encaixar em algum canto da sua casa e os hexagonais são interessantes como forma de decoração. De toda maneira, é preciso sempre pensar se aquele tanque vai atender às necessidades da espécie.

Material

O material ideal na escolha do aquário é o vidro temperado, uma vez que são fortes e resistentes, principalmente a arranhões e rachaduras. Além disso, a transparência é essencial para que se possa visualizar os peixes dentro do tanque.

Outro material utilizado é o acrílico por ser durável, leve e com menos chances de quebrar que os de vidro — além de haver mais opções de formato. Porém, estes tendem a ficar riscados com facilidade e embaçados com o tempo, sem contar a necessidade de limpeza com maior frequência.

Homem faz manutenção em aquário para peixe de vidro.
O tamanho e o material para aquário de peixe pequeno são pontos decisivos na escolha do melhor tanque.

Acessórios

Cada espécie de peixe exige cuidados específicos, mantendo certa temperatura da água e nível de pH adequado. Por isso, é importante ter uma série de acessórios que ajudam na manutenção do aquário. São eles:

  • Filtro: mantém a qualidade da água e remove resíduos.
  • Aquecedor: conserva a água do aquário constantemente para as espécies que precisam de uma temperatura mais elevada.
  • Iluminação: influencia na saúde das plantas de aquário e dos peixes. Vale pesquisar qual a melhor dependendo da espécie.
  • Substrato: material que cobre o fundo do aquário, auxiliando no plantio dos vegetais, fornecendo local de esconderijo aos peixes e promovendo a decoração do tanque.
  • Ornamentos: outros detalhes que deixam o aquário mais bonito são pedras, plantas e troncos. É importante selecionar aqueles que não causem um desequilíbrio no ambiente e que sejam não-tóxicos aos peixes.
  • Termômetro: acessório importante para monitoramento da temperatura da água.
  • Teste de água: kit para controlar a qualidade da água, garantindo níveis ideais de pH, nitrito, nitrato e amônia.

Local da casa

O local da casa pode afetar a saúde e o bem-estar dos peixes, por isso é importante que ele seja colocado num ambiente que seja estável e nivelado, suportando o peso do aquário e todos os ornamentos. Além disso, também é importante considerar:

  • Evite áreas movimentadas: quanto menos vibrações melhor.
  • Não coloque em luz solar direta: ela pode causar desequilíbrio na temperatura da água.
  • Escolha ambiente com boa circulação de ar: o peixe precisa de oxigênio para sobreviver. Mas é importante que não seja uma corrente de ar, já que pode derrubar o tanque.
  • Deixe próximo de tomada elétrica: facilita uso de comedouros automáticos, aquecedores e outros acessórios.
  • Considere a acessibilidade: a manutenção e a limpeza do aquário devem ser feitas regularmente e o local da casa não pode ser um impeditivo para realizar as ações.

Opções de aquários para comprar

Agora que você já tem uma noção do que considerar na hora de adquirir seu aquário para peixe, que tal conhecer algumas opções vendidas pela Amazon? Confira na sequência!

Aquário pequeno para peixe — Aquaterrário

Este aquário retangular de 8 L é ideal para quem quer ter peixes pequenos, mas com possibilidade de adicionar ornamentos ao fundo. Ele é feito de vidro temperado.

Casinha decorada — Design Aquários

Este modelo de aquário, num formato retangular, é ideal para decoração por ser uma casinha. A recomendação é que abrigue peixes Betta, uma vez que é pequeno e pode ser considerado monoespécie.

Aquário para água doce ou salgada — Aquaterrário

Este aquário retangular comporta até 36 L de água, possui reservatório traseiro para elementos filtrantes e aquecedor. Ele é feito de vidro 3 mm lapidado e suas dimensões são de 40 cm x 30 cm x 30 cm (comprimento x largura x altura).

O recipiente comporta peixes de água doce e salgada, acompanha luminária de alumínio com LED azul e branco, realçando os enfeites, além de contar com uma tampa de vidro com abertura para alimentação dos animais.

Aquário plantado curvo – Boyu

Já este modelo de aquário curvo da Boyu é moderno e elegante, com capacidade de 66 L. A filtragem é mecânica, composta por lã acrílica, e possui iluminação que intensifica a coloração das plantas e habitantes do recipiente. O produto é composto por vidro, plástico e metal.

Para quem ama os animais de estimação, ter um aquário com peixes em casa pode ser uma experiência incrível. Mas é importante levar em consideração que esse tipo de pet precisa de cuidados especiais para estar saudável. A mudança de temperatura ou a limpeza incorreta do tanque podem ser extremamente prejudiciais para eles.

Por isso, escolher o modelo certo, de tamanho adequado, garantir a filtragem da água, manter as condições ideais e lidar com uma dieta correta é fundamental. Com tudo funcionando, sem dúvidas o aquário vai proporcionar um local relaxante aos peixes e ao ambiente da casa como um todo.

Quer ver também opções de acessórios de aquário para peixe disponíveis na Amazon para comprar? Então, clique no botão abaixo e confira!

Logotipo Opiniões Certificadas

Atualizado em 2024-04-12 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *