skip to Main Content
Gato Olhando Para Bebedouro De água.

Como fazer o gato beber mais água? Veja 7 dicas!

Seu gato não bebe água com frequência? Saiba que, assim como no caso dos humanos, eles também podem ser prejudicados se não se hidratarem regularmente. Isso porque o líquido é responsável por limpar e filtrar o organismo, eliminando possíveis malefícios.

Pensando nisso, listamos neste texto 7 dicas práticas sobre como fazer o gato beber água que vão mantê-lo saudável. Até porque, não adianta nada investir em brinquedinhos, arranhadores, etc, mas não cuidar da saúde deles, né? 

Continue a leitura deste texto para conferir cada uma delas e, de bônus, conhecer modelos de fontes de água que vão ajudar a hidratar os felinos!

1. Mantenha a água da tigela fresca

Os gatos são inteligentes, adoram brincadeiras e são autônomos, sim, mas eles ainda não possuem a capacidade de abrir a torneira da sua casa e trocar a água do próprio potinho. Então, lembre-se sempre de manter a água da tigela fresca.

Se você pensa que ele não vai notar que está bebendo a mesma água faz cinco dias, isso se ele não derrubar ela antes, é claro, você está enganado!

Portanto, evite água parada, morna e suja. Sempre olhe o potinho para conferir se está tudo ok com o líquido do felino. Trocá-lo duas vezes ao dia pode ser uma boa ideia!

Coloque cubos de gelo na água do gato

Nos dias quentes, algumas pedrinhas de gelo serão capazes de fazer toda diferença na água do seu gato. Não tenha receio de colocá-las, especialmente se você fica muito tempo fora de casa e não consegue trocar a água com frequência.

Além de ser uma ótima forma de estimular o consumo de água, ele ainda vai se refrescar e talvez até se divertir com os cubinhos de gelo.

Imagem de uma forma de gelo azul, com cubos de gelo, em um fundo rosa. Alguns gelos estão fora da forma.
Colocar cubos de gelo na água do gatinho pode ajudá-lo a se refrescar nos dias quentes.

2. Espalhe diversos focos de água pela casa

Conhecidos como os reis da preguiça, os gatinhos podem deixar de beber água apenas por não estarem com vontade de caminhar até a cozinha enquanto estão na sala, por exemplo.

Para resolver esse problema, nossa dica é que você deixe potinhos de água em outros pontos da casa, não em apenas um lugar. Pense nos locais que o seu felino mais gosta de ficar e centralize a água neles. 

Você vai não só facilitar os cochilos do seu felino, como ainda deixar o gato hidratado!

3. Umedeça a ração

Na hora de comprar a ração para o seu gato, pense também na possibilidade de adquirir sachês. Normalmente, além de possuírem sabores variados, esse tipo de ração tende a ser úmida.

Caso contrário, vale colocar um pouco de água na comidinha para que ela não fique tão dura assim. 

Dependendo da estação do ano, a água pode ser fria ou até mesmo quente — de qualquer modo, em ambas as formas ele estará se hidratando.

Essa é mais uma ideia simples e prática sobre como fazer o gato beber mais água!

4. Deixe o pote de água longe do pote de comida

Embora seja uma prática extremamente comum, deixar o pote de água perto do pote de comida pode não ser uma boa ideia.

Graças ao instinto — olha ele agindo novamente! — , os felinos percebem uma água contaminada, com carcaças de animais nas redondezas, por exemplo.

Sendo assim, a água precisa estar em uma região considerada neutra. Sem falar que, quando estão um ao lado do outro, a chance de uma proliferação bacteriana acontecer é maior, pois o gato pode beber água com restos de comida na boca.

5. Forneça água corrente

Se o seu felino é do contra e não bebe água parada de jeito nenhum, não fique brava com ele. O nome disso é instinto. Os bichanos adoram água corrente porque eles se sentem mais seguros em beber o líquido quando ele está em movimento.

Então, se ele subir na pia da cozinha, etc, e se aproximar de uma torneira, não hesite em abri-la.

Imagem de um gato preto e branco bebendo água em uma torneira.
Permitir que o gato tome água em torneiras é uma forma de aliviar o comportamento dele, mas não pode se tornar um hábito.

6. Compre um bebedouro para gatos

A dica acima é válida desde que seja em momentos específicos e não se torne uma rotina, pois a prática de abrir sempre a torneira da pia ou do banheiro para que eles possam tomar água ou se molhar não é recomendada.

O problema é que o contato da boca do bichano com a torneira pode facilitar a proliferação de doenças. Pensando nisso, uma excelente solução para esses problemas são os bebedouros para gatos.

Sugestões de bebedouro e fonte para gato beber água

Cheios de estilo, é possível encontrá-los de diversas marcas, formatos e preços. Confira alguns modelos abaixo!

Bebedouro Para Gatos, Magicat Vermelho 110V Catmypet Para Gatos
Bebedouro Para Gatos, Magicat Vermelho 110V Catmypet Para Gatos
Estimula o consumo de até 3x mais água; Enfeita seu lar e ainda colabora para a saúde do seu felino.
R$ 279,90
Fonte para Gatos Aqua Mini Bivolt Azul Amicus
Fonte para Gatos Aqua Mini Bivolt Azul Amicus
Com filtro de carvão ativado; Dispositivo de bomba submersa; Se adapta em ambientes pequenos e grandes
R$ 82,87
Fonte Gatos Volcano Com Sensor Bivolt Pt Truqys Para Cães
Fonte Gatos Volcano Com Sensor Bivolt Pt Truqys Para Cães
Desenvolvido com design moderno; Prático manuseio; Cores fortes e vibrandes, alegrando e decorando o ambiente

7. Limpe os suportes de água regularmente

Por último, mas não menos importante, lembre-se sempre de deixar os potinhos ou os bebedouros dos felinos limpinhos para que eles continuem se hidratando diariamente.

Os gatos são extremamente higiênicos, sendo responsáveis até pelo próprio banho. Sem falar que um recipiente sujo facilita a proliferação de fungos e bactérias. 

Na hora de realizar a limpeza, utilize água limpa e sabão neutro, e seque com um paninho limpo. Assim, você verá seu gato bebendo água com mais frequência!

Essas foram as nossas dicas sobre como fazer o gato beber mais água. Esperamos ter ajudado. Quer conferir mais acessórios e utensílios para gatos? Clique no banner abaixo e encha seu felino de mimos. Ele merece! 😻

Logotipo Opiniões Certificadas

Atualizado em 2022-05-18 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

Caroline Luz

Formada em Jornalismo pela Facopp/Unoeste, estudante de Letras/Espanhol na Unesp de Assis (SP). Libriana apaixonada por sol, cerveja, música, cinema e literatura – russa e latino-americana, especialmente! Já escrevi um livro e plantei uma árvore, não estou certa quanto a outra tarefa. Por fora, The Beatles; no fone de ouvido, Exaltasamba.

Este artigo tem 2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top