skip to Main Content

Ração para filhotes de Pitbull: qual escolher?

Para quem procura um bom companheiro, o Pitbull é o cãozinho certo! Apesar de todo o preconceito sobre ser uma raça agressiva, muitos adestradores explicam que isso não é bem verdade: tudo está na forma como o animal é criado. Este grandalhão é extremamente dócil e amigável, e até tem a fama de ser um cachorro-babá, pelo carinho que tem com crianças. 

Se você está pensando em ter um, é importante saber que a raça tem necessidades especiais, inclusive de alimentação. Portanto, é preciso saber escolher uma boa ração para filhotes de Pitbull que ofereça todo o valor nutricional que ele precisa para manter o corpo forte e crescer saudável. 

Talvez, neste momento, você esteja em dúvidas sobre como escolher a ração ideal, certo? Por isso, neste artigo listamos marcas que vale a pena conhecer!

Por que escolher uma ração específica para filhotes de Pitbull?

O mercado oferece um bom número de rações para pets e é comum encontrar um leque de especificações nas embalagens, incluindo a raça. Isso acontece porque cada uma tem as suas necessidades, seja pela pelagem, porte ou outras características.

A ração para filhotes de Pitbull é feita pensada em uma dieta que desenvolva e ajude na manutenção da musculatura do animal, assim como suprir todas as necessidades do cãozinho, que adora estar sempre em movimento. E este é um detalhe importante: essa raça exige muita atividade física e, portanto, é preciso que a alimentação do seu cachorro esteja alinhada a essa característica. 

Outro fator que torna as rações para filhotes de Pitbull importantes está nas características do crescimento de cães de grande porte: crescem rapidamente, o que contribui para desordens no sistema músculo-esquelético e fezes mal formadas.

Apesar de um crescimento e ganho de peso tão rápido, o desenvolvimento ósteo-articular só finaliza por volta de um ano e meio. Portanto, a ração específica ajuda o filhote a ter um crescimento em que a estrutura óssea e o peso fiquem alinhados, evitando problemas de saúde e doenças articulares. 

Problemas comuns na alimentação

Outro fator que faz da ração para pitbull filhote tão importante é a prevalência a doenças relacionadas a deficiências dietéticas, já que pode ocorrer a má absorção de oligoelementos, tipo de mineral que não está presente em tanta quantidade no organismo mas que é indispensável para o funcionamento do metabolismo. 

Uma das doenças é a dermatose sensível ao zinco, proveniente da carência do nutriente. Os sintomas são escaras, prurido, descamação e queda de pelos ao redor dos olhos e focinho.

1. PremieR Fórmula

A PremieR Fórmula é uma boa opção de ração para filhotes de Pitbull. Ela foi desenvolvida com ingredientes que oferecem benefícios para a saúde articular, intestinal, suporte articular e uma nutrição completa. Além disso, os ingredientes são naturais, sem adição de corantes ou aromatizantes artificiais.

Esta ração é indicada para Pitbulls filhotes desde o desmame até a fase adulta. Por ser uma refeição completa e já preparada com todos os nutrientes e proteínas que o seu animal precisa, a própria marca PremieR recomenda que não seja utilizado qualquer tipo de suplementação vitamínico-mineral. 

Imagem: reprodução/Amazon

Link para comprar na Amazon

2. Biofresh Super Premium

A Biofresh Super Premium oferece muitos benefícios para o seu filhote de Pitbull, tais como pelagem brilhosa, pele saudável, saúde oral, digestão fácil e bem-estar para ossos, articulações e músculos. 

A sua fórmula é feita com ingredientes naturais como frutas, legumes, cereais, carnes e ovos, além de ser livre de transgênicos. O seu balanço nutricional é feito por meio de níveis elevados de taurina, vitamina C e vitamina D.   

Imagem: reprodução/Amazon

Link para comprar na Amazon

3.  Royal Canin Maxi Junior

A terceira dica de ração para filhote de Pitbull é a Royal Canin, linha Maxi para cães filhotes de raça grande. Ela é um alimento super premium, ou seja, geralmente são refeições com absorção de 83% pelo organismo do cãozinho e feitas com ingredientes de origem animal, o que proporciona uma digestibilidade melhor para o pet. 

A Royal Canin Maxi Junior é feita com antioxidantes e vitamina E, componentes que melhoram a digestão, aumentam a imunidade e oferecem equilíbrio na flora intestinal. Outro benefício desta ração é a contribuição para o bom desenvolvimento dos ossos e músculos ao longo da fase de crescimento do seu amigão. 

Esta ração é indicada para cães dos dois aos 15 meses de idade. 

Imagem: reprodução/Amazon

Link para comprar na Amazon

4. Golden Power Training

Se você e o seu amigão são grandes fãs de exercício físico intenso ou se o seu objetivo é participar em competições com o seu cão, esta é uma ótima ração para seu Pitbull filhote. A Golden Power Training foi criada exclusivamente para assegurar uma melhor performance muscular. 

A receita desta ração é pensada para proporcionar uma nutrição completa que contribui para a saúde oral, redução do odor das fezes, crescimento saudável com proteção articular e mais disposição. Além desses benefícios, ela contém BCAA, aminoácidos que estimulam a síntese de proteína muscular pós-exercício. 

Imagem: reprodução/Amazon

Link para comprar na Amazon

5. Purina Pro Plan

O que faz da Purina Pro Plan uma ração especial é que, além de ser super premium, ela é feita com a tecnologia OptiStar, uma mistura que inclui colostro (componente do leite materno), prebióticos naturais e outros compostos bioativos que reforçam as defesas naturais do filhote e promovem um sistema digestivo que permite a absorção de todos os nutrientes – e ainda tem como ingrediente principal carne de frango fresca. 

A Purina Pro Plan é indicada para cachorros de um a 24 meses (de 26 kg ou mais).

Imagem: reprodução/Amazon

Link para comprar na Amazon 

6.  Gran Plus Menu

A última dica de ração para filhote de Pitbull é a Gran Plus Menu para filhotes de raça grande. Ela contém ômega 3 (DHA), que é ótimo para o desenvolvimento da visão e do sistema nervoso do seu melhor amigo. Além disso, alguns dos ingredientes que compõem esta ração são a polpa de beterraba e o prebiótico MOS, excelente para controlar o intestino. 

A Gran Plus Menu também proporciona uma refeição sem corantes e aromatizantes artificiais, oferecendo para o pet uma alimentação mais saudável. 

Imagem: reprodução/Amazon

Link para comprar na Amazon

7. Cibau Puppy Maxi Breeds 

Para quem procura por uma ração super premium, a Cibau Puppy para filhotes de raça grande é uma boa pedida. A ração é feita com grãos que permitem que o pequeno Pitbull possa fazer uma mastigação correta e, dessa forma, uma digestão mais saudável. 

A fórmula também foi pensada nas necessidades nutritivas dos filhotes de raças grandes e gigantes e, por isso, oferece todos os elementos que irão contribuir positivamente para um crescimento saudável. 

A Cibau Puppy também conta com biodisponibilidade, ou seja, minerais orgânicos que são mais aproveitados pelo organismo do pet. 

Imagem: reprodução/Amazon

Link para comprar na Amazon

8. N&D Ancestral Grain

A ração da N&D é indicada para filhotes dos dois aos 16 meses e que pertencem a raças grandes ou gigantes. 

Sem dúvidas, o seu pet irá adorar saborear essa refeição, feita com carne de frango e cereais ancestrais de baixo índice glicêmico. 

Feita com fórmula balanceada e com ingredientes de alta qualidade, contribui para a saúde e desenvolvimento das articulações dos pets, fator essencial para crescer bem. 

Além de filhotes, fêmeas que estão no último trimestre da gestação ou em período de lactação podem usufruir dessa ração. 

A N&D Ancestral Grain é livre de transgênicos e possui apenas conservantes naturais. 

Imagem: reprodução/Amazon

Link para comprar na Amazon

Dica bônus: primeira alimentação

Antes de passar o seu pet para a ração, certifique-se de que, até as seis semanas de idade, ele irá receber somente leite materno. Esse alimento é essencial para criar imunidade e nutrir o cãozinho com proteínas e açúcar. 

Caso a mãe pitbull não possa amamentar, você deve consultar o seu veterinário para verificar a possibilidade de suplementar com uma fórmula específica para o filhote. 

Nesse caso, lembre-se de sempre seguir à risca as recomendações do veterinário e as instruções indicadas na embalagem da fórmula. Dessa forma, você garante que o seu pet está se alimentando corretamente e na medida certa. 

Após as seis semanas, você pode dar início ao desmame. Para que o animal não tenha qualquer dificuldade, comece por introduzir papinhas, que podem ser feitas com a própria ração para filhotes amolecida com água morna. 

Assim que o pet conseguir mastigar, faça a troca da papinha para a ração sólida. Como o seu cãozinho já estará familiarizado com o sabor, pode ser que seja mais fácil essa mudança. 

Escolher uma boa ração para filhote de Pitbull é uma das partes essenciais para promover a saúde e um bom crescimento para o seu cãozinho. Lembre-se de sempre escolher marcas com certificados, boa procedência e que buscam oferecer alimentos mais naturais e com os nutrientes fundamentais para as necessidades do seu amigão. 

Siga as dicas de rações para encontrar a ração ideal para o seu filhote e a que está mais alinhada com as indicações do seu veterinário. Não se esqueça de contar para nós como foi a experiência nos comentários!

Aproveite para ler mais artigos que possam ajudar você e seu pet:

Raquel

Raquel

Jornalista e master chef de lanches vegetarianos. Adora abraçar cachorrinhos e vive acrescentando livros na sua interminável lista de leitura.

Este artigo tem 1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top