skip to Main Content
Brinquedos-para-gatos-filhotes

10 brinquedos para gatos filhotes que divertem e educam

Os brinquedos para gatos filhotes mais indicados são aqueles que simulam o ato de caçar e contribuem para o desenvolvimento cognitivo e motor dos felinos. Os especialistas em comportamento animal são categóricos em afirmar que as brincadeiras diárias não são um luxo para os gatinhos, e sim essenciais para mantê-los felizes e saudáveis. 

Os tutores devem brincar todos os dias com os bichanos e, de preferência, no mesmo horário, pois felinos são metódicos e adoram rotina. As brincadeiras devem reforçar o ciclo natural desses animais, que consiste em caçar, capturar e matar – sempre de um jeito fofo!

Todo gato gosta de brincar, basta que você entenda qual o tipo de brincadeira que ele prefere. Filhotes são mais ativos e cheios de energia, já os idosos têm limitações e podem não curtir correr pela casa, levando os tutores a concluir, erroneamente, que não gostam de diversão. Às vezes, a brincadeira dele pode ser observar um mosquito na parede.

Encontre nesta seleção de 10 brinquedos para gatos filhotes a diversão que faltava para preencher o dia a dia do seu bichano! 

1. Graphic Cat Bird com catnip

brinquedos-para-gatos-filhotes-catnip
Brinquedo com catnip: mantém o gatinho interessado. Imagem: Amazon/Reprodução

Link para comprar na Amazon

Este brinquedo vai entreter seu gato por bastante tempo. Fabricado em tecido colorido de toque suave, é recheado com catnip e possui uma corda amarrada a um bichinho, que simula uma presa, para deixar o felino interessado e atento a cada movimento.

O formato de pássaro é anatômico e indicado para todo tipo de brincadeira, da lutinha à caça, facilitando o transporte do brinquedo pela boca. 

2. Varinha com fita

brinquedos-para-gatos-filhotes-varinha
Varinha com fita: para aguçar o lado caçador dos felinos. Imagem: Amazon/Reprodução

Link para comprar na Amazon

As varinhas estimulam o comportamento de caça dos felinos e são ótimas para desafiá-los. Este modelo da Pet Games acompanha uma fita de cetim de 1,7 metro de comprimento e uma vareta de fibra de vidro de 50 centímetros. 

É muito fácil fazer o seu gato se interessar pela brincadeira, basta segurar a vareta pela extremidade e fazer movimentos ondulatórios com a fita. Agite a varinha ora no ar, simulando o voo de um pássaro, ora no chão, como uma presa rastejando. Quando o gatinho se aproximar, faça com que a isca fuja. Repita várias vezes – ele vai até cansar!

Veja como eles se divertem!

3. Varinha com presa

brinquedos-para-gatos-filhotes-varinha-com-presa
Varinha com catnip: erva estimula os felinos. Imagem: Amazon/Reprodução

Link para comprar na Amazon

Mais uma opção de varinha para aguçar o instinto caçador do seu gato. Este modelo vem com uma presa recheada de catnip orgânico e fitas na extremidade. O brinquedo é fabricado com materiais de qualidade e duráveis para muitas sessões de diversão. 

4. Lucky Cat

brinquedos-para-gatos-filhotes-lucky-cat
Lucky Cat: decora a casa e entretém os felinos. Imagem: Amazon/Reprodução

Link para comprar na Amazon

Este brinquedo da Pet Games decora a casa e distrai os gatos. Vem com um enfeite de porta (Maneki Neko), um cordão elástico, um ratinho com guizo e catnip.  

Siga este passo a passo para preparar a brincadeira:

  • Pendure o brinquedo em uma maçaneta ou em algum lugar alto
  • Esfregue catnip no ratinho
  • Estique o cordão de elástico
  • Balance o cordão para chamar atenção do seu gato

O aroma da catnip, o movimento do cordão e o barulho do guizo vão atraí-lo para brincar. 

5. Laser Ball

brinquedos-para-gatos-filhotes-laser-ball
Laser Ball: diversão e aprendizado. Imagem: Amazon/Reprodução

Link para comprar na Amazon

O Laser Ball proporciona diversão e auxilia no desenvolvimento cognitivo dos felinos. Quando ligado, a abelha gira e aciona um laser. A bolinha serve como base, mas também como comedouro-brinquedo, pois tem um compartimento para inserir ração seca e petiscos. 

A brincadeira com o Laser Ball precisa ser supervisionada pelo tutor. 

6. Tenda com brinquedos

brinquedos-para-gatos-filhotes-tenda-com-brinquedos
Tenda com brinquedos: atividade física e diversão. Imagem: Amazon/Reprodução

Link para comprar na Amazon

Com a tenda de brinquedos, seu gatinho vai se exercitar e estimular as articulações das patas ao tentar pegar os brinquedos que ficam suspensos. Vem com quatro “iscas” penduradas por cordinhas e uma base acolchoada e confortável para o filhote deitar. 

7. Peixe eletrônico

brinquedos-para-gatos-filhotes-peixe-eletronico
Peixe eletrônico: lutinha garantida por até 2 horas. Imagem: Amazon/Reprodução

Link para comprar na Amazon

O brinquedo para gatos mais falado do momento é o peixe eletrônico, uma pelúcia recheada com catnip e que move a cauda. O produto pode ser carregado com cabo USB e tem autonomia de cerca de até 2 horas.

Seu gatinho pode brincar sozinho, sem a necessidade de supervisão. Ele vai morder, lamber e brincar de lutinha com o peixe eletrônico até cansar! 

Quando o efeito da catnip passar, basta abrir o zíper e trocar o sachê por uma erva nova. A entrada USB também é acessada pelo mesmo compartimento. 

8. Tabuleiro interativo para gatos

brinquedos-para-gatos-filhotes-tabuleiro-interativo
Tabuleiro interativo: perspicácia felina em ação. Imagem: Trixie/Reprodução

Link para comprar na Amazon

É um jogo muito interessante de estratégia para auxiliar no desenvolvimento cognitivo dos bichanos – é necessária a presença do tutor. 

Consiste em esconder petiscos nos compartimentos do tabuleiro para que o gatinho remova os obstáculos e acesse os alimentos. Sempre que ele cumprir a tarefa, recompense com um elogio e um carinho. Você e seu gato podem fazer sessões diárias de até 10 minutos cada.

Quer aprender a jogar? Então, assista ao vídeo abaixo:

A medida do tabuleiro é 25 cm x 20 cm. 

9. Túnel para gatos

brinquedos-para-gatos-filhotes-tunel
Túnel para gatos: brincadeira de esconder e caçar. Imagem: Amazon/Reprodução

Link para comprar na Amazon

Os gatos amam brincar em túneis! Servem como esconderijo para armar o bote à “presa”, como local para dormir e para se exercitar. Este modelo é dobrável e fácil de guardar. Você pode levá-lo em uma viagem e colocá-lo em ambientes externos e internos, pois o tecido é leve e tem secagem rápida. 

O túnel tem duas aberturas superiores, 25 centímetros de diâmetro e 130 centímetros de comprimento. 

10. Mix de brinquedos com catnip

brinquedos-para-gatos-filhotes-com-catnip
Brinquedos com catnip: ótimo custo-benefício para casas multicat. Imagem: Amazon/Reprodução

Link para comprar na Amazon

A embalagem contém seis brinquedinhos produzidos em pano e recheados com catnip. É a opção ideal para quem tem vários gatos em casa e procura algo divertido e com ótimo custo-benefício. 

Os gatinhos vão brincar para valer e ficarão atraídos pelo aroma da catnip. 

Lembre-se que divertir e desafiar seu gato é uma forma de mantê-lo saudável e feliz. Por isso, dedique alguns minutos todos os dias, de preferência no mesmo horário, para brincar com o seu felino. Assim, ele gasta bastante energia e vocês criam um vínculo ainda mais forte de amor, confiança e companheirismo.

Quer saber o que mais você pode fazer para melhorar a qualidade de vida do seu bichano? Acesse nossos conteúdos para ser um tutor exemplar:

Carla Guedes

Jornalista, esportista e apaixonada por corrida. Gosta de gatinhos, política e aventuras em montanhas.

Este artigo tem 3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top