skip to Main Content
Cachorro Na Praia

Cachorros na praia: saiba tudo sobre o assunto

É cada vez mais comum encontrar cachorros na praia. Os pets fazem parte da família e, por esse motivo, não ficam de fora da diversão, nem mesmo quando os donos resolvem fazer um passeio para colocar os pés na areia. No entanto, para que o cão possa aproveitar esse momento com seus tutores, algumas medidas são importantes. 

Desde ter os produtos certos para a proteção do pet, até verificar as leis que ditam a circulação do animal na área, levar o cachorro para a praia exige responsabilidade e comprometimento. Continue a leitura e descubra quais as medidas necessárias para aproveitar o mar com seu melhor amigo de quatro patas. 

Planejando o passeio 

Antes de levar o cachorro para a praia, é necessário se atentar a alguns pontos importantes. Essas medidas fazem com que você se sinta mais seguro e deixe seu pet bem confortável

Confira a legislação da praia

Entre uma das principais medidas é verificar a legislação do lugar em que você está indo. Algumas cidades proíbem a presença de animais na areia e mar, outras permitem os pets apenas no colo do dono e outras liberam os cães para circularem livremente, por isso, vale a pena fazer uma pesquisa antes de se deslocar até o local. 

Conhecendo a legislação da praia você evita problemas, como multas e confusões com outros banhistas que circulam pelo local. 

Utilize uma guia

Uma outra boa dica é, se for permitido cachorros na praia, que você leve o seu sempre preso por uma guia. Dessa forma, é menor a chance dele escapar e fugir, entrar em brigas com outros animais e se machucar, e invadir espaços de outras pessoas. 

Mantendo o pet na guia você evita acidentes desnecessários.

Socialize o animal

Outra dica pré-passeio é quanto a socialização do cão. Para levar um animal para lugares públicos, como a praia, é muito importante que ele não seja agressivo ou reativo. Caso o pet tenha tendência de estranhar desconhecidos, latir muito e rosnar ferozmente, opte por um passeio mais calmo, sem muitas pessoas por perto. Dessa forma, você garante a segurança de todos. 

Leve a carteirinha de vacinação

É muito importante, sempre que fizer um passeio com seu animal de estimação, levar a carteirinha de vacinação com todas as doses em dia. Essa é uma atitude segura, não só para as pessoas em volta, mas também para seu pet. 

Uma vacina muito importante para os cães que vão para a praia é a de dirofilariose, ou, como é conhecida, a doença do coração. Isso se deve ao fato de que ela é bastante endêmica em regiões tropicais e de bastante vegetação. Por isso, é imprescindível consultar um veterinário antes de viajar.

Produtos necessários

Com o passeio planejado, é hora de separar os produtos necessários para deixar o pet confortável na praia. Confira os principais deles. 

Passear com cachorro na praia requer alguns cuidados especiais.

Protetor solar

Sim, existe protetor solar para cachorros e este é um produto indispensável para os animais que vão à praia! Essa loção deve ser aplicada principalmente em pets de pelos curtos e claros, que sofrem mais com a exposição dos raios solares e, inclusive, desenvolvem mais doenças de pele. Para aqueles que possuem longas madeixas, a aplicação pode ser feita apenas nas patas, orelhas, nariz e barriga. 

O protetor solar Make Me Bluish da Docg é uma ótima opção de custo-benefício e pode ser aplicado em todas as raças. Ele tem FPS de fator 30 que promove uma proteção bastante eficaz. Além disso, é a prova d’água e vegano.

Lembre-se de reaplicar a cada cinco horas ou assim que o animal sair da água. 

PROTETOR SOLAR MAKE ME BLUISH 30g
  • PROTETOR SOLAR MAKE ME BLUISH 30g

Repelente

Outro produto que todo tutor precisa levar na bolsa quando for à praia com seu amigo de quatro patas é o repelente. Esse é um item essencial principalmente para cães sem a vacina da dirofilariose. 

Uma ótima opção desse produto para animais é o Repel Neem Flores e Ervas da Preserva Mundi. Ele é 100% natural e conta com extrato de neem na sua formulação. Dessa forma, o composto age como uma barreira protetora e repelente, evitando a penetração de microrganismos patogênicos na pele do pet. 

Além disso, o Repel Neem tem uma combinação poderosa de ervas, como óleo de gerânio, óleo de alecrim e o óleo da lavanda. Com efeitos bactericidas e fungicidas, o produto repele mariposas, insetos e acalma a pele em regiões já picadas. 

Repel Neem Flores e Ervas 180 ml
  • O Repelente Natural Repel Neem, Flores & Ervas da Preserva Mundi é um spray repelente 100% natural formulado com extrato de neem, que...

Hidratante

O hidratante é uma ótima opção para passar pós-praia no cachorro. Esse produto possui elementos que auxiliam no relaxamento da pele e pelo dos animais, fazendo com que, caso haja uma irritação causada pela areia, ela seja amenizada e não fique incomodando o pet.

A Soft Care Hydra Reflex Loção Hidratante da Pet Society é uma ótima opção para tutores que querem produtos que funcionem de verdade. Composta de óxido de zinco e dióxido de titânio, ela pode ser aplicada em todos os tipos de pele, até mesmo as mais sensíveis. 

Com o PH balanceado, a loção deixa um leve cheiro de Aloe Vera, além de ter aquele toque a seco, perfeito para ser aplicada em áreas sem pelos. 

Soft Care Hydra Reflex Loção Hidratante para Cães e Gatos 50g
  • SOFT CARE HYDRA REFLEX LOÇÃO HIDRATANTE PARA CÃES E GATOS

    O Soft Care Hydra Reflex hidrata e protege a pele dos cães e gatos, com o...

Colete salva-vidas

O colete salva-vidas é um item que, muitas vezes, pode parecer dispensável, mas, caso seu pet goste de se aventurar dentro do mar ou vá passear em um transporte aquático, como lanchas e balsas, é importante assegurar a vida do seu amigo de quatro patas. 

O colete salva-vidas da Outward Hound é uma ótima opção de custo-benefício e possui todos os equipamentos recomendados para deixar seu pet seguro em alto-mar. Projetado com cores fortes e brilhantes, além de ter detalhes refletivos, ele proporciona uma melhor visibilidade ao nadar. 

Além disso, conta com uma boia frontal no pescoço, ou seja, ajuda a manter a cabeça do seu cão acima da água e é produzido em neoprene, mesmo material das roupas de surfistas, ideal para as águas do mar. 

Outward Hound Jaqueta salva-vidas Granby Splash camuflada, média
  • Tamanho baseado na noiva: os cães vêm em todas as formas e tamanhos. Não importa se o seu cão é curto e robusto ou longo e descolado,...
  • SPLASH COM SEGURA: O colete salva-vidas para cães Outward Hound Granby Splash é projetado com cores vivas e detalhes reflexivos para...
  • NOVICE E E EXPERIENCIADO AMIGÁVEL: O colete salva-vidas para cães Granby Splash é construído com material ripstop que fornece máxima...

Botinha protetora

As botinhas protetoras também são produtos essenciais para seu animal curtir a praia sem se machucar. Elas asseguram que, mesmo com a alta temperatura da areia, o cachorro não queime as patas, evitando assim, dor e desconforto. 

As botinhas da Chalesco possuem um design agradável, são leves e fáceis de colocar no pet. Além de serem ótimas para a praia, elas servem para dias de chuva, quando você não quer sujar a pata do animal. 

Chalesco Botinha Azul para Cães, tamanho 2, (cores sortidas)
  • Com Tecido e Solado Anti-Derrapante
  • Duravel e Fashion
  • Confortavel

Esses são apenas alguns dos produtos necessários para aproveitar a praia com o seu pet. Claro que outros também são essenciais, como potes de água e ração, guarda-sol, petiscos, cata-caca etc. Na hora de organizar a bolsa do cachorro, utilize o bom senso e avalie tudo o que acha necessário para ele se sentir bem e confortável.

Com esses itens, com certeza seu cachorro vai se divertir em família e todos vocês terão ótimas lembranças da praia. Para conferir mais conteúdos sobre animais, não deixe de conferir a categoria Pets do Opiniões Certificadas. Espero você lá!

Atualizado em 2022-05-18 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

Fernanda Fukushima

Sabe a famosa mãe de pet? Sou eu! Quando não estou totalmente focada em cuidar da Pepper, estou jogando The Sims, lendo algum YA e tomando um chá. Formada em Comunicação e Multimeios e mestranda em criação literária.

Este artigo tem 1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top