skip to Main Content
Livros-sobre-gatos

10 livros sobre gatos para compreender o universo felino

Se você ama felinos, que tal aprender mais sobre esses animais com os livros sobre gatos? Existem títulos incríveis que vão te ensinar a construir uma convivência harmônica com o seu bichano, outros que são ideais para gateiros de primeira viagem e os que contam histórias emocionantes e divertidas sobre gatos e seus tutores.

Quer saber mais? Então, confira nossa seleção de 10 livros para gatos!

1. O encantador de gatos: o guia definitivo para a vida com seu felino

Todo gateiro que se preze já ouviu ou leu este nome: Jackson Galaxy. Especialista em comportamento felino, Galaxy virou referência mundial na área ao apresentar o programa “Meu Gato Endiabrado” (Animal Planet), em que soluciona dilemas comportamentais dos bichanos. 

Neste guia, Galaxy traz dicas valiosas para uma convivência mais harmônica entre humanos e felinos e explica um conceito essencial para ter um gato saudável e feliz: a gatitude.

A gatitute é uma característica comum a todos os gatos e consiste na confiança que eles manifestam quando estão confortáveis no ambiente. Segundo Galaxy, problemas comportamentais, como agressividade e eliminação fora da caixa de areia, aparecem quando os felinos não descobrem essa confiança nos seus instintos naturais de caçar, apanhar, comer, limpar e dormir.  

O livro aborda a história do relacionamento entre humanos e felinos, ensina a decodificar o “código dos gatos” e traz soluções para problemas de comportamento. Indicado para tutores experientes e de primeira viagem.

Título: O encantador de gatos: o guia definitivo para a vida com seu felino
Autores: Jackson Galaxy e
Mikel Delgado
Editora: BestSeller
Páginas: 392
Classificação no Skoob: 4,5/5

Imagem: Reprodução/Amazon

2. Um gato de rua chamado Bob

O livro narra a história real de James Bowen, um músico que toca nas ruas de Londres para ganhar algum dinheiro, que adota Bob, um gato de rua que lhe traz uma nova visão sobre a vida. O título permaneceu 52 semanas na lista de mais vendidos na Inglaterra e foi distribuído em 26 países.

Com o tempo, James e Bob criam uma relação de amizade, confiança, superação e de responsabilidade. Com uma trajetória de vida difícil, James percebe que a companhia de Bob lhe deu um novo propósito, um novo sentido para seus pensamentos e suas atitudes.

Título: Um gato de rua
chamado Bob
Autor: James Bowen
Editora: Novo Conceito
Páginas: 208
Classificação no Skoob: 4,3/5

Imagem: Reprodução/Amazon

3. Entenda seu gato: tudo o que você sempre quis saber sobre o comportamento felino

Em formato de perguntas e respostas, o livro esclarece as principais dúvidas dos tutores de gatos. O autor, Arden Moore, especialista em comportamento animal, explica sobre alimentação, comportamento, saúde e adestramento.

O livro presta uma ajuda inestimável aos tutores, com mais de 100 dúvidas respondidas de forma simples.

Título: Entenda seu gato: tudo o que você sempre quis saber sobre o comportamento felino
Autor: Arden Moore
Editora: Benvirá
Páginas: 264
Classificação no Skoob: 3,8/5

Imagem: Reprodução/Amazon

4. Agir e pensar como um gato

Lançado em mais de 30 países, “Agir e pensar como um gato” é um convite a uma autoanálise e a viver o melhor da vida. Todos os recados dados pelo autor comparam o comportamento e a rotina humana ao dia a dia de um gato, mostrando como os felinos são livres, carismáticos, observadores, sábios, confiantes e independentes. 

“Para manter a calma e a paz interior, faça como o gato: identifique a origem do seu estresse, resolva o problema de uma vez por todas, vá incansavelmente até o fim e se livre dele! Não fique remoendo. A calma vai voltar, e com ela o seu bem-estar.”

Título: Agir e pensar como um gato
Autor: Stéphane Garnier
Editora: Valentina
Páginas: 208
Classificação no Skoob: 3,9/5

Imagem: Reprodução/Amazon

5. O que podemos aprender com os gatos: 60 grandes lições para levar a vida com graça e leveza

O livro reúne 60 segredos dos gatos para aperfeiçoar a vida dos humanos. Seja sobre se estressar menos, ser mais persistente, saber valorizar suas melhores características ou causar uma boa primeira impressão.

Sempre temos algo a aprender com os gatos e suas atitudes podem melhorar, e muito, o nosso dia a dia. A leitura é indicada tanto para tutores de felinos, para quem planeja ter um bichano em casa ou para quem quer descobrir mais sobre esses animais.

Título: O que podemos aprender com os gatos: 60 grandes lições para levar a vida com graça e leveza
Autor: Neil Somerville
Editora: Alaúde
Páginas: 136
Classificação no Skoob: 4/5

Imagem: Reprodução/Amazon

6. A gata do Dalai Lama

Pelas aventuras de uma gata manhosa, vaidosa e arrogante, o leitor é introduzido aos conceitos básicos do budismo. Trata-se do relato da felina resgatada da rua por Dalai Lama em linguagem descomplicada e clara. 

A história é contada do ponto de vista da gata (que é chamada de diferentes nomes), o que dá charme à obra. É uma ótima leitura para quem ama felinos e quer conhecer os ensinamentos budistas.

Título: A gata do Dalai Lama
Autor: David Michie
Editora: Lúcida Letra
Páginas: 224
Classificação no Skoob: 4,3/5

Imagem: Reprodução/Amazon

7. Relatos de um gato viajante

O livro é uma viagem emocional e cultural pelo Japão com o gato Nana e o seu tutor Satoru. A dupla está cruzando o país asiático e a cada parada visita antigos amigos de Satoru. A narrativa tem vozes alternadas entre o gato e o seu tutor.

A jornada de gato e humano, na verdade, esconde um objetivo maior que o leitor descobre já no começo da história: impossibilitado de ficar com Nana, Satoru está procurando alguém que possa adotá-lo. 

Apesar de ser uma leitura leve e bem-humorada, trata de assuntos profundos e de sentimentos de saudade e amizade. Imperdível! 

Título: Relatos de um gato viajante
Autora: Hiro Arikawa
Editora: Alfaguara
Páginas: 256
Classificação no Skoob: 4,4/5

Imagem: Reprodução/Amazon

8. A louca dos gatos

Com tirinhas realistas e divertidas, a cartunista Sarah Andersen retrata os dilemas de uma jovem adulta que ama gatinhos e que precisa lidar com níveis elevados de ansiedade e estresse. A leitura é rápida, engraçada, leve e fluida, mas os gatos não são o centro da obra.

Título: A louca dos gatos
Autora: Sarah Andersen
Editora: Seguinte
Páginas: 112
Classificação no Skoob: 4,5/5

Imagem: Reprodução/Amazon

9. O mundo pelos olhos de Bob

Depois do grande sucesso de “Um gato de rua chamado Bob”, James Bowen e Bob se tornaram personalidades em Londres. A obra retrata o dia a dia dos dois e o leitor ainda presencia as dificuldades que foram contadas no primeiro livro. 

Agora, os dois têm um emprego como vendedores de revistas, e Bob conquistou muitos admiradores, que o presenteiam com cachecóis de lã.

Título: O mundo pelos olhos
de Bob
Autor: James Bowen
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224
Classificação no Skoob: 4,5/5

Imagem: Reprodução/Amazon

10. 365 dias… Com meu gato

Neste pequeno calendário de mesa, você vai encontrar, todos os dias, imagens fofas, citações e mensagens sobre o universo felino. É o presente perfeito para gateiros e gateiras!

É um calendário atemporal – traz somente os dias da semana –, por isso você conseguirá utilizá-lo todos os anos e, de quebra, decorar a sua casa.

Título: 365 dias... Com meu gato
Editora: Helen Exley
Páginas: 344
Classificação no Skoob: 4,5/5

Imagem: Reprodução/Amazon

Está em busca de informações para compreender melhor o universo felino? Então, seja um tutor responsável e acesse nossos materiais sobre alimentação, saúde e bem-estar animal: 

Carla Guedes

Jornalista, esportista e apaixonada por corrida. Gosta de gatinhos, política e aventuras em montanhas.

Este artigo tem 2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top