Como dar banho em gato? Saiba tudo sobre a higiene felina!

0 Compartilhamentos
0
0
0

O gato é um animal doméstico que exige alguns cuidados importantes com sua higiene. Mesmo ficando somente dentro de casa, eles entram em contato com sujeiras, e precisamos ficar atentos a qualquer diferença na pele e no pelo. Mas você já se perguntou como dar banho em gato?

Conversamos com a veterinária Camilla Alcalá sobre quais hábitos de higiene devemos ter na hora de deixar nossos felinos limpinhos e esclarecemos a dúvida que não quer calar: gato pode tomar banho? 

Banho em gato faz mal?

Diferentes dos cachorros, os gatos costumam prestar bastante atenção na própria higiene. Eles costumam “se dar banho”, conhecido também como “banho de gato”, lambendo-se várias vezes ao dia. 

Isso serve para deixar os pelos arrumados e para se livrar de pequenas sujeiras. Segundo a veterinária, gatos são animais extremamente higiênicos, por isso não existe uma necessidade real de dar banhos constantes no felino.

Os gatos não são muito adeptos ao banho.

Em alguns casos, como de gatos com pelos longos que têm acesso ao quintal e se sujam bastante, a tosa higiênica pode ser indicada. Mas com o maior espaçamento possível, de três a seis meses. Camilla explica que, quando damos banho no gato, estamos retirando seu cheiro, que, na verdade, é a sua identidade.

Para quem tem a intenção de adotar um gato de pelagem longa, o recomendado é começar a dar banho desde filhote. Opte por levar em ambientes especializados em banho e tosa, com horário agendado e sem deixar o animal por muito tempo lá. Os felinos são muito sensíveis ao estresse e esse contato longo fora de casa pode até desencadear patologias. 

Como dar banho em gato? Veja produtos de higiene felina

Em relação a produtos de higiene, escolha aqueles indicados para animais, sempre. Algumas substâncias, como o benzoato de benzila e peróxido de benzoíla, estão presentes em produtos comerciais e devem ser evitados quando utilizados em gatos devido a uma possível intoxicação. 

Separamos alguns produtos que podem te socorrer quando seu felino estiver muito sujo e ter a necessidade verdadeira de tomar um banho, confira!

Shampoo para gatos Aloe Vera Cat Zone

Indicado para gatos a partir dos sete meses, este shampoo possui a fragrância de aloe vera que refresca, dá brilho e maciez aos pelos. Foi pensado especialmente no olfato e na pele sensíveis dos gatos, buscando promover o bem-estar na hora do banho.

Composição: água, amido 80, lauril éter sulfato de sódio + lauril éter sulfosuccinato de sódio, cocoamidopropil betaína, isotiazolinona, ácido etilenodiamino tetra-acético dissódico, cloreto de sódio, glicerina, essência e extrato glicólico de babosa.

Shampoo para gatos Collie Vegan

O shampoo Collie Vegan foi desenvolvido por especialistas em higiene animal. Possui fórmula livre de parabenos e petrolatos e hidrata progressivamente a pele e os pelos do animal. É indicado para gatos de todas as idades e tamanhos. 

Composição: ‎água, lauril éter sulfato de sódio, cocoamidopropil betaína, cocamide DEA, poliquartênio 7, conservante, EDTA dissódico, cloreto de sódio, poliquartênio 39 e fragrância.

Shampoo para gatos Beeps Estopinha

Contém extrato de aveia e cheiro de amora, dois compostos que deixam o pelo hidratado e muito cheiroso! É indicado para gatos com idade superior a um mês de vida e pode render até um litro quando diluído em água.

Composição: água, lauril éter sulfato de sódio, cocoamidopropil betaína, cocamide MIPA, poliquatérnio-7, fragrância, extrato de aveia, conservantes, goma guar quaternizada e corantes.

Shampoo para gatos Petbrilho

O shampoo tem o PH balanceado, portanto não agride a pele delicada dos felinos, proporcionando maciez e fortalecendo os pelos. É ideal para limpar e perfumar com suavidade, mantendo as características naturais dos pelos.

Composição: lauril éter sulfato de sódio, cocoamidopropil betaína, fragrância e veículo q.s.p.

Sabonete líquido para gatos Ibasa

O sabonete líquido da Ibasa limpa suavemente e dá brilho e perfume à pelagem do seu gato. Tem extrato de avenca e conta com propriedades antioleosidade e antiqueda.

Composição: água purificada, lauril éter sulfato de sódio, cocoamidopropil betaína, amida de coco, cloreto de sódio, extrato de avenca, fragrância, diazolidinil ureia, butilcarbamato de iodopropinila, propilenoglicol e ácido cítrico.

Lembre-se que o banho é um hábito a ser criado desde pequeno e respeitando os limites do animal. Caso você opte por levar em lugares especializados, não o deixe por muito tempo  e monitore seus comportamentos posteriores. 

Agora que você já sabe que gato toma banho em ocasiões específicas, confira mais produtos para mimar o seu pet clicando no botão abaixo!

Logotipo Opiniões Certificadas

Atualizado em 2024-04-12 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *