skip to Main Content
Cachorro Sendo Seco Por Toalha

Como dar banho em cachorro igual pet shop?

Quem não adora quando o animal chega do pet shop limpinho e supercheiroso? Se você já tentou dar banho em casa e não gostou do resultado, saiba que não está sozinho. Muitos tutores procuram alcançar o mesmo resultado dos profissionais, mas sem sucesso e não entendem o que fazem de errado. 

Para acabar com todos os segredos e para você conseguir atingir o resultado desejado, separamos um miniguia infalível de como dar banho em cachorro igual pet shop. Confira todos os produtos que você precisa ter e quais passos precisa seguir. 

Boa leitura!

Se preparando para o banho

Na hora de limpar o seu animal, é importante se preparar com antecedência. Separe tudo o que você necessitará, como toalhas, secadores, produtos, entre outros, e já deixe no lugar onde acontecerá o banho. 

Recomendamos que essa limpeza seja em um banheiro ou qualquer outro ambiente em que a água saia quente. Banhos gelados podem ocasionar em doenças como gripe e resfriado no pet

Depois de tudo preparado, é hora de ir buscar o cachorro. Caso ele esteja muito agitado, vale a pena cansá-lo para facilitar o trabalho de dar banho. Brinque com ele, deixe o pet bastante relaxado e, só assim, o leve para o ambiente preparado. 

Com tudo isso feito, está na hora do banho!

Antes de ir ao chuveiro

Antes de realmente levar seu amigo de quatro patas para o chuveiro, é necessário fazer algumas ações e, para isso ser feito da maneira correta, é muito importante ter os produtos adequados.  

Rasqueadeira e pente

Para os pets de pelos longos, vale a pena escová-los e retirar os possíveis nós. Para isso, as rasqueadeiras e os pentes são os maiores aliados. Opte por opções com cerdas de aço, pois são mais resistentes e têm uma durabilidade maior. 

Penteando pelo de cachorro.
Pentear os cachorros é o primeiro passo antes de levá-lo ao chuveiro.

A rasqueadeira da Chalesco é uma ótima opção custo-benefício. Além de ser profissional – mas que pode ser usada por qualquer pessoa –, o produto também é bastante prático e possui cerdas de inox com cabo de madeira. Esse material é muito resistente e durável, sendo uma boa escolha. 

O pente é um outro produto que precisa ser usado junto com a rasqueadeira. Enquanto um produto tira os nós superficiais, o outro acaba indo nas camadas mais fundas do pelo. Dessa forma, utilizando os dois, seu cachorro ficará 100% penteado e lisinho. 

Uma boa opção de pente é o Alternado da Germanhart. Além de ser produzido com cabo de madeira e cerdas de metal – que já vimos que é uma ótima combinação –, o produto também massageia a pele do animal e estimula a produção de óleos naturais.

Pente Alternado Germanhart
  • Pente com dentes de altura alternada, perfeito para retirar a pelagem morta e solta
  • Os dentes mais longos capturam os pelos mortos que ficam rente a pele
  • Remove de forma rápida e fácil os emaranhados e nós, deixando um pelo macio e soltinho

Cortador de unhas

As unhas dos cachorros crescem assim como as dos humanos e, por isso, precisam ser cortadas sempre. Aproveite a oportunidade do banho para executar essa ação e acredite, você pode fazer em casa mesmo. 

Cortando unha do pet.
É preciso atenção na hora de cortar a unha do pet.

Para cortar a unha do animal de maneira correta, sem atingir a veia, é preciso estar atento a algumas dicas. 

Para aqueles animais que têm a unha bem clarinha, o trabalho fica muito mais fácil porque você consegue ver até onde o sangue vai e assim fazer um corte limpo. 

Observe a imagem acima. Está vendo que é possível distinguir as partes da unha? No começo, ela é bem rosadinha – que é onde o sangue passa –, e depois ela fica mais amarelada. Pronto. Está ali a linha de controle, e assim você sabe que não pode cortar onde está a veia. 

Já para os cachorros que possuem a unha preta ou muito escura, a dica é cortar apenas as pontinhas e deixar uma margem grande de segurança para evitar acidentes. 

A Western Pet possui um kit de cortador de unhas e lixa bastante interessante. Além de ter um preço atrativo, o produto também é profissional, ou seja, é mais resistente e durável. 

Com esse produto específico, você consegue ter um corte limpo e mais controlado, deixando seu pet mais confortável. 

Alicate Corta Unhas e Lixa Pet Western Pet para Cães
  • Para cachorros de porte médio
  • Prático
  • Resistente

Tesoura para tosa

Sugiro não tosar ou cortar os pelos do seu cachorro em casa, porém, é sempre bom ter uma tesoura de tosa para eventuais situações. É importante nunca tentar aparar demais os fios do pet sem conhecimentos prévios, pois o penteado pode acabar fugindo do controle e se tornando desastroso. 

Cachorro cortando os pelos.
Cortar o pelo do pet é algo extremamente delicado e é uma tarefa que exige cuidado.

No entanto, para tutores de pets muito peludos, os pelos podem incomodar os olhos ou as patinhas e nesse caso, é válido ter uma tesoura de tosa para aparar esses fiozinhos. 

A tesoura Reta 8′, da Chalesco, é uma ótima opção, pois possui um bom ângulo e é bem confortável de segurar. Além de ser bem resistente, ela também oferece cortes limpos e precisos, sendo ideal para pessoas não profissionais.

Hora do chuveiro

Depois de ter preparado o pet para o chuveiro, agora é hora de, efetivamente, tomar banho. Para que isso aconteça da melhor forma possível e seu cachorro fique limpo de verdade, alguns produtos são necessários.

Banheira

Um bom produto que facilita na hora do banho dos pets são as banheiras. Para evitar dor nas costas dos donos e a fuga descontrolada dos cachorros pelo banheiro, as opções com suporte são as ideais. 

Para ficar mais barato e você não gastar tanto, as banheiras podem ser de bebê humano mesmo, ou seja, não precisam ser específicas para os pets. Ambos os modelos são eficientes e funcionam da mesma forma.

Cachorro na banheira tomando banho.
As banheiras são ótimas para ter mais controle na hora do banho dos pets.

A banheira ergonômica da Tutti Baby é uma ótima opção custo-benefício. Indicada para até 10kg, pode ser usada por pets de pequeno e médio porte. O produto vem com mangueira para escoamento e suporte dobrável com tira para maior segurança. 

Banheira Ergonomica com Suporte, Tutti Baby, Branco
  • Indicada para bebês até 2 anos de idade ou 30 kg (criança até 10kg + 20 litros de água);
  • Modelo ergonômico, com apoio de cabeça, costas e pernas;
  • Banheira com mangueira para escoamento;

Mangueira para pets

Outro produto que também facilita muito a hora do banho é a mangueira para pets. Podendo ser acoplado em qualquer torneira, esse item acaba dando mais precisão e disparando jatos mais eficientes para molhar e enxaguar o cachorro. 

A mangueira luva da Braslu é uma ótima opção porque, além de ter a função de enxágue, ela também é massageadora. Além disso, é bastante durável e resistente, pois é produzida em plástico TPR + ABS.

Possui o comprimento de até 2,4m e é adaptável a todos os tipos de torneiras.

Toalha

A toalha é aquele produto essencial que não pode faltar na hora do banho. É ela que vai retirar todo o excesso de água dos pelos do cachorro e conter os pingos na hora de tirar ele da banheira e levá-lo para o secador. 

O roupão de banho da VillCase é ótimo, pois possui capuz e cobre toda a superfície do cachorro. Além disso, o produto é super macio e possui um tecido tecnológico que aquece o cão, mesmo molhado. A secagem é rápida e eficiente. 

O roupão possui quatro tamanhos diferentes que vão do pequeno ao extra grande. 

VILLCASE Roupão de Banho para Cachorro Seco Rápido Saco para Cachorro Roupão de Banho para Cachorro Toalha Microfibra de Secagem Rápida Super Absorvente para Cachorro Gato Roupões de Banho
  • roupão de banho para cães Roupão de banho wearable para animais de estimação, é conveniente para secar seu animal de estimação,...
  • casaco de secagem para cão Um roupão perfeito para o seu animal de estimação e um grande presente para o seu amigo que tem um cachorro.
  • saco de secagem rápida para cachorro Material quente e premium que pode manter seu animal de estimação aquecido o suficiente em dias...

Sabão de coco

Isso mesmo, você não leu errado. Os sabões de coco são o segredo dos pet shops para seu cachorro ficar superlimpo. Esses produtos são testados dermatologicamente, por isso podem ser usados nos pets. 

É importante esfregar o cachorro com buchas para uma boa e profunda limpeza.

Os sabões proporcionam uma limpeza mais profunda e completa que os shampoos e, se usada uma buchinha para esfregar o pelo dos cachorros, o efeito se potencializa e ele fica ainda mais limpo e com jeito de pet shop. 

O indicado é você começar molhando todo o cachorro e, em seguida, esfregar o sabão de coco nele até formar bastante espuma. Depois massageie todos os pelos do animal e utilize a buchinha para finalizar. 

Enxague bastante, para tirar todos os resquícios de sabão.

Desconto
Sabao Em Barra Bela Gil 100 Gr, Biowash, 100 g
  • É dermatologicamente testado, biodegradável e eficiente para a limpeza de pisos, azulejos, formicas, superfícies em geral
  • Veganos, 100% biodegradáveis, base vegetal
  • Certificado ibd de ingredientes naturais

Shampoo

Depois de utilizar o sabão de coco e enxaguar bem, é importante passar o shampoo para finalizar a limpeza e deixar os pelos mais soltos e macios. Você pode escolher produtos específicos para seu cachorro, como os clareadores, os dermatológicos ou hidratantes. O importante é ter um ideal.

A Pet Society é uma ótima marca de produtos para cachorros. O shampoo para pelos claros Super Premium é um dos melhores, pois não possui sal em sua formulação e pode ser usado por todos os tipos de pets. 

Além disso, o shampoo Super Premium conta com neutralizador de odores – para seu pet ficar bem cheiroso – e extrato de camomila e aveia para deixar os pelos macios.

Utilize uma quantidade que seja suficiente para espalhar por todo o pet e massageie os pelos até eles ficarem com bastante espuma. Depois disso, enxágue abundantemente e retire todos os resquícios do produto.

Pet Society Shampoo Pelos Claros Super Premium 300ml Pet Society para Cães
  • Sem sal. Pronto para uso.
  • Com resultados duradouros.
  • Indicado para cães e gatos com idade superior a 1 mês de vida.

Condicionador

Assim como os cabelos humanos, os pelos dos animais precisam ser finalizados com condicionador. É dessa forma que eles ficarão macios, cheirosos e brilhantes por mais tempo, dando aquele resultado de banho e tosa. 

Cachorro molhado na banheira.
O condicionador é um passo importante no banho dos cachorros.

O condicionador Super Premium da Pet Society é uma ótima opção, já que é próprio para o brilho e desembaraço dos pelos. Com extratos de aveia e óleos da semente de uva, esse produto é desenvolvido com bastante cuidado para proporcionar um bom resultado final. 

Para aplicá-lo, basta depositar uma quantidade equivalente a uma colher de sopa na mão, espalhar um pouco nas palmas e esfregar no cachorro. Deixe agir por alguns segundos e depois enxágue os pelos retirando todo o produto. 

Desconto
Pet Society Condicionador Brilho e Desembaraço 290ml Pet Society para Cães
  • Produto pronto para uso.
  • Cheirinho agradável de banho.
  • Indicado para cães e gatos com idade superior a 1 mês de vida.

Máscara de hidratação

Esse é um passo não obrigatório e que não precisa ser feito todas as vezes. No entanto, caso você sinta os pelos do seu pet bastante enosados ou rígidos, vale a pena fazer uma máscara de hidratação. 

A máscara de hidratação Intense Repair da Pet Society é ótima, porque possui substâncias  como a queratina que fazem uma hidratação intensa enquanto reconstroem, texturizam e nutrem os pelos dos animais. É um produto que repara até as pelagens mais danificadas. 

Para aplicar, basta passar uma quantidade que seja suficiente para cobrir todo o comprimento de todos os pelos do cachorro. Deixe agir por cerca de cinco minutos e enxágue o produto sem deixar resquícios.  

Pós banho

Depois de dar o banho e enxaguar bastante o cachorro para tirar todos os resquícios de produtos dos pelos, é hora de finalizar e secar. Essa etapa também é bastante importante já que, se o pet ficar molhado, há chances de aparecerem doenças de pele. 

Secador

Depois de tirar o cachorro da banheira e enrolá-lo na toalha, é hora de passar o secador e deixá-lo bem sequinho. Para isso, não é preciso um equipamento muito profissional, pois o aparelho doméstico, de humanos mesmo, pode ser usado nesse caso. No entanto, as chances de demorar e cansar muito mais o cão e o dono são grandes.

Escolher o secador ideal é importante para fazer um bom trabalho.

Para aqueles que querem investir em um secador profissional para deixar o banho dos pets mais prático, uma boa opção custo-benefício é o soprador Maxx Black, da Kyklon. Esse equipamento é pequeno e fácil de guardar, além disso, possui um motor bem potente com alta capacidade de sopro. 

Para usá-lo, basta acionar o botão liga/desliga, segurar o bico e fazer movimentos de leva e traz com a mão. Não se esqueça de passar por todo o corpo do cachorro. Fique atento e lembre-se de deixar o equipamento a uma palma de distância da pele do pet, para evitar queimaduras. Depois de se certificar que todo o animal está seco, pegue a rasqueadeira e escove. 

Finalizador

Depois do pet estar bem seco e escovado, está na hora de passar o finalizador. Esse produto auxilia na maciez e brilho dos fios, além de deixá-los mais cheirosos. 

O spray Hydra Soft Touch da Pet Society é uma ótima opção de finalizador, pois é um hidratante e cicatrizante. Com queratina, pantenol e ácido lático, esse produto ajuda na manutenção e restauração da hidratação da pele e pelagem do cão. 

Para usá-lo, é fácil: depois de seco, aplique uma generosa quantidade por todo o pelo do cachorro e escove. Dê mais uma secada com o secador e penteie o cachorro novamente. 

Perfume

Claro que, para o animal ficar com aquele cheirinho gostoso igual quando chega do pet shop, o banho precisa ser finalizado com perfume. Existem os mais diversos aromas, marcas e modelos, vale a pena procurar um que te agrade mais. 

O Baby Colônia da Pet Society é uma ótima opção e tem aquele cheiro gostoso de bebê, no entanto, de uma forma mais elegante e sofisticada. Além disso, o produto também conta com alta fixação e pode ser usado por todos os tipos de animais. 

Pet Society Baby Colônia Para Pets Super Premium 50ml Pet Society para Cães
  • Alta fixação (dependendo das condições do ambiente e tipo de pelagem).
  • Excelência e sofisticação para seu pet.
  • Indicado para cães e gatos com idade superior a 1 mês de vida.

Lacinho e Gravata

Para seu pet ficar ainda mais bonito, vale a pena investir em lacinhos e gravatas. Existem vários modelos e tamanhos, basta escolher um em que ele se sinta mais confortável. Caso o animal não goste e não aceite esse acessório, é melhor não insistir, só vai deixá-lo mais triste e irritado. 

Geralmente os cachorros de pelos longos necessitam de lacinhos para amarrar os fios que ficam caindo nos olhos.

Para os tutores das fêmeas, a Juscele Nascimento ensinou como colocar o lacinho de forma correta, veja.

Para os machos as gravatinhas ficam lindas e acrescentam um charme a mais.

Com todos esses produtos usados e etapas cumpridas, o seu pet vai estar limpo, cheiroso e com uma aparência a la pet shop profissional. 

Se seu cachorro não está acostumado a tomar banho em casa, vá familiarizando ele aos poucos com o ambiente e os produtos. Não passe tudo de uma vez, pois pode demorar muito e deixá-lo ainda mais estressado. 

Com essas dicas de como dar banho em cachorro igual pet shop, tenho certeza que seu cachorro vai ficar lindo e cheiroso – em casa mesmo. Para acompanhar mais conteúdos sobre cachorros do Opiniões Certificadas, é só acessar nossa página de pets. Até mais!

Atualizado em 2021-07-26 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

Fernanda

Fernanda

Sabe a famosa mãe de pet? Sou eu! Quando não estou totalmente focada em cuidar da Pepper, estou jogando The Sims, lendo algum YA e tomando um chá. Formada em Comunicação e Multimeios e mestranda em criação literária.

Este artigo tem 1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top