skip to Main Content
Como Montar Um Guarda-roupa Feminina

Como montar um guarda-roupa básico feminino para o verão

Atualmente, cada vez mais, as mulheres procuram saber como montar um guarda-roupa básico feminino. Seja pela praticidade das peças ou para evitar um consumismo desenfreado, essa prática tem se tornado bem popular. Além dessas questões, ter esses curingas no armário auxilia — e muito — na hora de montar um bom look que seja versátil e se adapte a qualquer ocasião. 

Quer conhecer as peças básicas que todas as mulheres precisam ter no guarda-roupa neste verão? Então continue acompanhando o post e veja as opções versáteis e atemporais que eu separei para você compor seus looks. Boa leitura!

Como montar um guarda-roupa básico?

A primeira questão que você precisa ter em mente quando for montar seu guarda-roupa é o estilo. Claro que cada uma possui um jeito de se vestir diferente, que se sente mais confortável e que mostra para o mundo quem você é. E isso é ótimo! Portanto, se mantenha fiel ao seu próprio gosto e, na medida do possível, tente adaptar e escolher as peças básicas na sua forma de montar looks. 

Outro ponto importante é o investimento. Peças mais caras são sinônimo de marca, processo de desenvolvimento da roupa, matéria-prima e, muitas vezes, sustentabilidade. Por isso, avalie o quanto você pode gastar e, principalmente, quem produziu o look e quais os conceitos deles. 

Além disso, assim que você for fazer aquela limpa no guarda-roupas para abrir espaço para as novas peças, não jogue as antigas fora. Uma boa opção é doar ou, se você quiser fazer um dinheiro extra, você também pode vender para um bazar ou facções que reaproveitam tecido.

Mulher guardando roupa
Não se esqueça de doar apenas as peças em bom estado.

Dito isso, está na hora de você conhecer quais as peças básicas que precisam entrar no seu guarda-roupa de verão. 

Peças básicas para guarda-roupa de verão 

As peças básicas para o verão incluem desde calças jeans até sandálias e acessórios. Escolhi looks atemporais que, apesar de serem tendência no momento, especialistas afirmam que vão durar muito mais que uma temporada e sempre estarão presentes nos guarda-roupas das brasileiras. 

O importante, como já afirmado anteriormente, é manter-se fiel ao seu estilo e adaptar a roupa para uma opção que você goste. Nada é regra, apenas um modo de orientação. Ouse, se divirta escolhendo os looks e seja você mesma!

Jeans Wide Leg

Se você está ligada no mundo das tendências, então, com certeza, já ouviu falar do jeans wide leg. Vindo como uma oposição às calças skinny, essa peça foi um dos principais expoentes no duelo Millennials vs Geração Z. 

No entanto, uma coisa é certa: a wide leg veio para ficar e vai continuar no guarda-roupa das mulheres por muito mais tempo do que apenas esta estação. Por ter um corte mais reto, que não prende tanto a perna, ela confere ao look um ar mais despojado que pode ser quebrado com um blazer estruturado ou reforçado com um top cropped. 

As opções de looks com essa calça são infinitas! Confira algumas delas e se inspire. 

Calça wide leg
É possível montar diversos looks com a wide leg. Reprodução: Shay Bizaco, Anadodia e Shopperella, respectivamente/Pinterest. 

Onde comprar

A wide leg da Sawary Jeans é uma ótima opção para quem está buscando uma peça atemporal. Com ótima modelagem e de uma lavagem versátil, é possível combinar diversos looks com ela. Além disso, ela tem ​​bolsos frontais e traseiros funcionais — que nós sabemos como podem ser bastante úteis. 

Calça jeans wide leg, Feminino, Azul, 34
  • Modelagem wide leg ampla e cintura alta
  • Bolsos frontais e traseiros funcionais.
  • Fechamento através de um botão e zíper

Calça de alfaiataria

Outra peça curinga e bastante essencial para o guarda-roupa de qualquer mulher é a calça de alfaiataria. Assim como a wide leg, essa roupa é uma das principais tendências de moda da atualidade. 

Marcas populares, como Renner e C&A, e mais exclusivas, como Prada e Gucci, estão apostando suas novas coleções nesse ícone. No entanto, apesar do grande boom, ela ainda vai continuar sendo uma opção atemporal. 

Uma boa dica na hora de escolher é optar pelas cores sóbrias, que são mais versáteis e dificilmente sairão de moda. As mais chamativas, como rosa e verde, tonalidades tendência, são mais fáceis de ficarem datadas. 

Capaz de transformar qualquer look, a calça de alfaiataria é aquela peça básica que vai bem com tudo, desde t-shirts e croppeds até blazers e scarpin. Confira inspirações de combinações para apostar com essa roupa. 

Calça de alfaiataria é uma peça que deixa qualquer look muito mais estiloso. Reprodução: evthalia, Saloon 33 e Loyane Caes Silva, respectivamente/Pinterest. 

Onde comprar

A calça de alfaiataria da Hering é uma ótima opção custo-benefício para quem nunca usou a peça e vai experimentar pela primeira vez. Por ter um corte mais reto, ela garante um visual estilo sem pesar ou deixar com ar de muito sério. 

Disponível em cinco cores diferentes, ela é versátil e consegue atingir todos os gostos. A modelagem também é bem feita e valoriza as curvas das mulheres. O tamanho vai do 34 ao 50, o cós tem passantes para cinto e o fechamento é por zíper e botão. Assim como a anterior, possui bolsos na frente e nas costas funcionais. 

Shorts mom jeans

Ao contrário das peças acima, o shorts mom jeans tem mais a cara do verão brasileiro e, por isso, é um must have no seu guarda-roupa. Com uma modelagem mais soltinha, ele fica ótimo em diversos biotipos e dá aquele ar mais despojado para seu look. 

Ele pode ser encontrado em diversas lavagens e estilos, mas recomendo escolher o jeans padrão, sem estampas e nada colorido. Dessa forma, ele se torna uma peça atemporal, podendo combinar com muitas outras roupas e em diversas ocasiões. 

Confira inspirações de como utilizar o shorts mom jeans no seu dia a dia. 

Mom jeans
O shorts mom jeans é a cara do verão brasileiro. Reprodução: Lucy, Kammy Almeida e marvaldel, respectivamente/Pinterest. 

Onde comprar

O shorts mom jeans da Generic é uma ótima opção, já que combina perfeitamente com tops cropped, regatas, t-shirts e diversas outras roupas. Além disso, com uma lavagem básica e modelagem atemporal, ele vai ser aquela peça que ficará por muito tempo com você. 

Com tecido de boa qualidade, é confortável e se adapta fácil em qualquer ocasião.

Short jeans feminino de pernas largas, cintura alta, jeans enrolado, curto, vintage, bainha dobrada, solto, casual, verão, calça curta (azul escuro, 29)
  • [Perfeito com]: Combine com top cropped, regata, camisetas casuais, blusas peplum, colete, blusas ou qualquer blusa. Fica linda com uma...
  • Características: estes shorts esticam quando se movimentam! Você se movimenta livremente e permanece flexível em qualquer posição,...
  • Função: estes shorts mantêm você confortável em qualquer tarefa e oferecem conforto e respirabilidade para você. Desde um almoço até...

Camisetas branca e preta

As camisetas branca e preta são outras peças curingas que todas as mulheres precisam ter no guarda-roupa. De diversos modelos e estilos, essas são roupas que agradam todos os gostos e vestem bem para todos os biotipos. 

E eu nem preciso falar que elas são atemporais, não é mesmo? Não é de hoje que essas peças são ícones do guarda-roupa feminino, e essa tendência se mostra forte por um longo período de tempo. 

Inclusive, as camisetas branca e preta ficam ótimas se combinadas com as outras peças já citadas acima. Para ir trabalhar, por exemplo, você pode colocar ela com a calça de alfaiataria, para aquele look mais sério. Já para uma tarde com as amigas, as blusas ficam ótimas com o short mom jeans e tênis.

Confira ideias de como utilizá-las de uma forma estilosa. 

As camisetas branca e preta são peças indispensáveis. Reprodução: The Frankie Shop, Style Guide e Kellie Brown, respectivamente/Pinterest. 

Onde comprar

As blusas básicas da Hering têm uma modelagem mais tradicional, ou seja, são um pouco mais acinturadas, com mangas curtas e decote redondo. Produzidas com materiais de qualidade, alinham conforto e estilo em uma peça chave para seu guarda-roupas. 

Camisa branca

A camisa branca, assim como a camiseta, é aquele item essencial que toda mulher precisa ter em seu guarda-roupa! Ela é bastante versátil, casa muito bem com qualquer ocasião — desde a praia até o escritório — e se tem uma peça atemporal, é ela. 

Fica ótima com tudo, debaixo ou por cima de um vestido de alcinhas, dentro de um shorts despojado ou combinada com calça de alfaiataria. Uma utilidade para essa peça que eu amo é transformá-la em saída de praia ou piscina, o que dá um charme a mais para o biquíni. 

Confira inspirações de como utilizá-la.

@jjuliacardoso

Responder a @mari_ferrazz camisa branca ou looks preto e branco? hahahahah amoooo!! #fy #style #fashion #outfitideas #look #blogger #ootd

♬ Rasputin (Single Version) – Boney M.
@giulliabeauty

ideias de como usar camisa branca 💖 #camisabranca

♬ LoveGame – Lady Gaga
@solaurasilveira

a peça mais coringa de um guarda-roupas 🤍 qual look faz mais a sua cara? #moda #fashion #style #fy #camisabranca

♬ som original – 🇧🇷

Onde comprar

A camisa da Eledobby é uma ótima opção, já que é produzida em chiffon, um tecido macio, respirável, leve e confortável. A modelagem da peça segue o decote em V e também conta com botões na frente. Não é transparente. 

Seja no verão ou inverno, essa camisa vai bem em qualquer estação do ano e em todos os ambientes. 

Eledobby Camisa Casual Feminina Casual De Chiffon Com Botões e Manga Comprida Branco M
  • Material: Chiffon, o tecido é macio e respirável, leve e confortável.
  • Design: design de decote em botão ou decote em V, decote em V fará com que você pareça mais simples e elegante. A camisa de cor sólida...
  • Combinando: Adequado para shorts ou jeans, leggings ou sandálias combinando! A frente pode ser amarrada para deixar você mais sexy,...

Cropped básico

Apesar do cropped ser uma peça considerada mais jovem e pertencente a looks mais despojados, ele tem ganhado cada vez mais utilidade no mundo fashion. Com diversas modelagens e tamanhos, é possível encontrar um que faça parte do seu estilo sem que você se sinta desconfortável usando.

Ele fica ótimo sobreposto a uma camisa, por exemplo. Até mesmo usado com a calça de alfaiataria é uma boa escolha, ele dá uma quebrada no ar sério da parte inferior. Enfim, são inúmeras possibilidades de combinação com o cropped. Confira inspirações. 

Os croppeds estão ganhando espaço nas ruas como peça versátil e atemporal. Reprodução: _JAVIERITTAAA, Joanna Pincerato e Aysha, respectivamente/Pinterest.

Onde comprar

O cropped da Vicbela é uma ótima opção para quem quer investir nessa peça. Por ser de gola alta e mangas, ele é um pouco mais fechado, ou seja, você não vai se sentir tão exposta, gerando um bom equilíbrio no look. 

Além disso, ele tem um tecido canelado e leve, perfeito para os dias mais quentes. É bastante confortável e estiloso. 

Acessórios

Um look só está completo com os acessórios, por isso, é imprescindível ter algumas peças-chave para dar aquele up nas combinações de roupa que você escolher.

Alguns objetos são bastante atemporais e funcionam bem para diversos estilos: colar de pérolas, brincos dourados, cintos brancos, relógios vintage etc, todos eles são boas opções para apostar neste verão.

Confira ideias de looks com esses acessórios.

Os acessórios são peças essenciais para complementar qualquer look. Reprodução: amaka.hamelijnck, Dani Bueno e Bijou Limon Jewelry, respectivamente/Pinterest.

Onde comprar

Escolhi alguns acessórios que acredito que valem a pena o investimento, tanto pelo custo-benefício quanto pelo design e atemporalidade. São colares, cintos e brincos que, com certeza, vão fazer a diferença no seu look. 

Colar Feminino Gargantilha Com Pérolas Delicado Bijuteria
Colar Feminino Gargantilha Com Pérolas Delicado Bijuteria
Colar gargantilha com pérolas - produto delicado e de excelente qualidade.; Ideal para uso pessoal ou para presentear
R$ 9,99
AMLESO Gargantilha multicamadas colar com pingente de corrente para mulheres e adolescentes
AMLESO Gargantilha multicamadas colar com pingente de corrente para mulheres e adolescentes
O material confortável, leve e durável as torna muito requintadas; Comprimento: 119 cm
R$ 44,99
Kit 05 Cinto Retrô Colorido Feminino Varias Cores, Camurça (Cores sortidas)
Kit 05 Cinto Retrô Colorido Feminino Varias Cores, Camurça (Cores sortidas)
Comprimento: 105cm, Largura: 4cm; Fivela: Largura: 7,5cm; O kit vai com Vermelho, Preto, Branco, Marrom e Onça
R$ 59,90
Brinco de argola com design oval folheado em ouro 18k
Brinco de argola com design oval folheado em ouro 18k
Confira os dados técnicos na descrição do produto; Garantia de 6 meses contra banho; Desenvolvida com tecnologia antialérgica
R$ 59,90
Desconto
'Relogio Casio Vintage Feminino Digital, Caixa de 2,46 Cm, Pulseira de METAL, WR - LA670WGA-9DF'
"Relogio Casio Vintage Feminino Digital, Caixa de 2,46 Cm, Pulseira de METAL, WR - LA670WGA-9DF"
Inspirada nos modelos lançados nos anos 70 / 80 ; Mecanismo Digital; Com Temporizador e Cronógrafo
R$ 302,70

Calçados

Para finalizar o guarda-roupa básico feminino, vamos escolher os calçados. Apesar de parecer contraditório, para esse tipo de combinação que estamos fazendo, você não vai precisar de mais de dois pares: um fechado e outro aberto. 

Por isso, escolhi duas opções muito atemporais e que combinam com todos os looks que montamos até agora: o tênis branco e a sandália quadrada preta. Bem simples e estilosos, eles ajudam a compor o resultado final. 

O tênis pode ser utilizado para looks mais casuais e ocasiões básicas, como passeios, idas ao supermercado, entre outros. Já a sandália pode ser usada quando você quiser se arrumar mais, pode ser para o trabalho ou um jantar especial à noite. Confira inspirações.

Os calçados podem ajudar a mudar completamente o estilo do look. Reprodução: cindymello, vitaliia e emilyshak, respectivamente/Instagram. 

Onde comprar

Para o tênis branco, eu escolhi um clássico: a releitura do Nike Air Force 1. A marca vem ganhando popularidade ao longo do tempo pelo estilo, qualidade e design de seus produtos. Por isso, tenho segurança em afirmar que essa é uma boa escolha e que, se tomado os cuidados corretos, pode durar bastante tempo. 

Já para a sandália preta, escolhi uma de bico quadrado e amarração, uma grande tendência do momento, mas que sempre vai continuar sendo uma boa opção para compor os looks. 

A da Mahasa é uma ótima escolha porque tem salto tipo flare — é mais grosso e cansa menos o pé — de sete centímetros. Ela é toda de couro falso e possui um brilho sutil que deixa o look ainda mais especial. 

Sandália Preta Amarração Bico Quadrado Salto Flare Cor:Preto;Tamanho:38;Gênero:Feminino
  • Tipo de salto: Flare Salto: 7 cm   Fechamento: Amarração Material Externo: Sintético Material Interno: Sintético Material da Sola:...

Com todas essas peças, você terá um guarda-roupa básico feminino completo. Com looks bastante versáteis, é possível fazer diversas combinações e ir bem-vestida para qualquer ocasião. Não se esqueça que essas foram apenas algumas sugestões, e você pode adaptar ao seu gosto como bem entender, para que se sinta confortável e bonita. 

Se você gosta de conteúdos como esse, não deixe de acessar a categoria Moda do Opiniões Certificadas. Lá, você encontrará diversas dicas para sempre se manter atualizada. Te vejo lá!

Atualizado em 2021-11-22 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

Fernanda Fukushima

Sabe a famosa mãe de pet? Sou eu! Quando não estou totalmente focada em cuidar da Pepper, estou jogando The Sims, lendo algum YA e tomando um chá. Formada em Comunicação e Multimeios e mestranda em criação literária.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top