skip to Main Content
Mulher Pintando O Cabelo De Ruivo

Cronograma capilar para ruivas: miniguia para você seguir

Se você chegou até aqui, é porque ficou ruiva recentemente (ou há bastante tempo), está precisando fortalecer os fios ou simplesmente tem vontade de mudar o visual, mas não sabe o que vai encontrar pela frente, não é mesmo? Transformar a coloração das madeixas pode deixá-las com danos – principalmente para quem fez descoloração –, e para revertê-los, usar os produtos certos é essencial. 

Pensando nisso, especialmente para você, preparamos um cronograma capilar para ruivas completo, com tudo o que você precisa para deixar seus fios saudáveis, sedosos e dignos de campanhas de shampoo. Continue a leitura do post e saiba o que fazer para fortalecer seu cabelo. 

Por que apostar em produtos específicos para cabelos ruivos?

O que muita gente pode se perguntar é por que utilizar produtos que são próprios para ruivos, e não os shampoos e condicionadores comuns. Existem vários pontos que contam vantagem para quem usa itens específicos para cabelos avermelhados, como a manutenção da cor por mais tempo. 

A questão é que o ruivo é uma cor que desbota com muita facilidade e, para não viver no salão fazendo retoques, há alguns produtos que são exclusivos para manter o tom avermelhado mais vivo por um período de tempo maior. 

Prefira shampoos e condicionadores sem sulfato e evite os de limpeza muito profunda. Geralmente são esses os produtos que retiram o pigmento vermelho com mais facilidade. 

Outro ponto importante para ressaltar é a porosidade do fio. Caso ele apresente aspecto muito poroso, há grandes chances de seu cabelo desbotar com mais facilidade, e é aí que o produto específico para esse fim pode ajudar. 

Aposte em máscaras de nutrição, óleos essenciais e outros itens que regulem o pH do cabelo. Eles vão trabalhar selando as cutículas do fio, fazendo com que a cor se mantenha viva por mais tempo. 

Mulher ruiva segurando produtos de cabelo.
Usar os produtos certos é essencial para ter um cabelo sempre saudável e bonito.

No entanto, para que o cabelo fique saudável por inteiro, há a necessidade de oferecer um tratamento completo, e é nesse caso que o cronograma capilar pode ajudar. 

Cronograma capilar: o que é e como fazer?

O cronograma capilar é um ótimo aliado para as ruivas, aquelas que passaram por descoloração e que sofreram danos no fio. No entanto, também é uma responsabilidade, e seguir os passos do jeito e no tempo certo é a chave para um bom resultado. Caso contrário, você pode experimentar um efeito rebote e sobrecarregar seus fios. 

O que é?

O cronograma capilar é um programa de cuidados capilares com uma série de tratamentos para devolver saúde para o seu cabelo. Geralmente, são quatro passos para a realização dessas terapias para os fios: 

  • Hidratação
  • Nutrição
  • Reconstrução 
  • Bônus 

Com as fontes de calor, como secadores e chapinhas, radiação do sol e a própria poluição, é comum seu cabelo ficar quebradiço, seco e sem vida. A hidratação chega para restaurar as estruturas perdidas do fio e, assim como o nome diz, hidratar seu cabelo. Dessa forma, essa etapa devolve o brilho, o movimento, a água e os nutrientes para as suas madeixas. 

Já a nutrição é responsável por devolver os lipídios, que são as gorduras do fio. Esse é um passo muito indicado para quem descoloriu e tingiu as madeixas. Geralmente, rica em nutrientes e óleos, essa etapa do tratamento revive os cabelos armados, ásperos e com bastante frizz. 

A reconstrução é o passo que devolve a massa para o cabelo. Geralmente é a etapa que auxilia na porosidade, finura e fraqueza do fio. As máscaras para esse fim são ricas em queratina, proteína responsável por cobrir as ranhuras das madeixas, deixando-as mais encorpadas e fortes. 

Cabelo ruivo
Antes e depois de um cabelo restaurado com cronograma capilar.

O bônus é um tratamento específico para o seu tipo de cabelo, então é bastante variável. Por exemplo, para as ruivas, nessa etapa do cronograma capilar, pode ser feita uma manutenção da cor ou utilização de uma máscara para manter o tom por mais tempo. 

Como fazer 

Fazer um cronograma capilar específico para seu cabelo é muito simples. Para começar, é necessário ter em mente que cada uma das etapas – hidratação, nutrição, reconstrução e bônus – deve ser feita em semanas alternadas. Nunca faça mais de um tratamento em menos de sete dias, pois pode sobrecarregar seu cabelo. 

Outro ponto importante para ressaltar é quanto à ordem dos passos para o cronograma capilar. Independentemente de como está seu fio, nunca comece com reconstrução. Primeiro, é necessário preparar o cabelo para receber essa etapa, então recomendamos iniciar o tratamento com a hidratação ou a nutrição.

Na primeira semana, você pode fazer a hidratação, nutrição, reconstrução e bônus. Na segunda, pode alternar e começar a reconstruir, depois nutrir, dar o tratamento extra e, em seguida, a hidratação – e assim por diante, até você completar quatro semanas.

Para que sua máscara de tratamento tenha o máximo de efeito, é importante que no dia que você escolher fazer essa terapia no cabelo, utilize shampoo e condicionador micelar da mesma marca. Esses tipos de produtos fazem uma limpeza completa sem descolorir os fios, preparando-os para receber todos os nutrientes, proteínas e reconstruções no cabelo. 

No dia que você for fazer o tratamento, recomendamos lavar as madeixas com shampoo micelar, passar a máscara de tratamento, utilizar o condicionador e finalizar com protetor solar ou térmico para cabelos.

Produtos para cabelos: shampoo, condionador e máscara
O cronograma capilar é um tratamento de longo prazo e precisa de responsabilidade para dar certo.

Para explicar de uma maneira lúdica sobre por que os shampoos e condicionadores micelares precisam ser da mesma marca, podemos pensar neles como chaves. 

Como assim? Imagine que seu fio é um cadeado e todas as partes que o compõem estão presas por ele. Quando o shampoo micelar atua, ele abre esse cadeado e encontra tudo o que estava dentro dele, fazendo uma limpeza e deixando o cabelo preparado para o que vem em seguida. 

Depois, você passa a máscara de tratamento e, por conta da limpeza que o shampoo fez, vai conseguir alcançar todas as partes que ela precisa chegar e ter uma máxima eficiência. 

Para finalizar, espalhe o condicionador micelar nos fios. Ele precisa ser da mesma marca que o shampoo, porque só o mesmo composto pode fechar o cadeado que o primeiro passo abriu, deixando tudo o que a máscara fez trancado e bem seguro. 

Com esse exemplo fica bem fácil de entender, não é mesmo? Durante o restante da semana – que você não está fazendo a máscara – não negligencie os tratamentos do seu cabelo.

Acrescente, também, no cronograma capilar, outros tratamentos, como os shampoos para manter a cor, condicionadores e finalizadores. 

Lembre-se que cada fio é diferente, por isso nunca copie exatamente o mesmo cronograma da amiga ou de outra pessoa. Observe seu fio e produza um específico para você. 

Caso fique confusa e se perca nas semanas, preparamos essa folha no estilo planner para você imprimir, acrescentar no seu processo ou mesmo utilizá-la individualmente. 

Clique no link abaixo para salvar o cronograma capilar. Depois é só imprimir e usar.

Aperte o botão direito do mouse para salvar o cronograma capilar. Depois é só imprimir e usar.

Produtos para cronograma capilar

Como comentamos acima, há vários produtos que precisam ser usados no cronograma capilar – e todos eles precisam ser específicos para os cabelos ruivos. 

Com tantas opções, é muito fácil de confundir, por isso, separamos os melhores produtos – que testamos – para te ajudar na hora de escolher um para investir. Lembre-se que estes itens devem ser usados alternadamente e apenas uma vez na semana. Confira!

Nutrição

Um bom cronograma capilar começa com a nutrição. Por isso, para este passo, separamos um bom shampoo e condicionador micelar e sugerimos uma máscara da Truss que funciona muito bem para as ruivas.

Shampoo Micelar da Pantene

O primeiro passo na etapa da nutrição é lavar o cabelo com o shampoo micelar, e a Pantene tem uma ótima opção custo-benefício. Sem silicone, nem sulfato – o que é ótimo para cabelos coloridos –, este produto tem pro-vitaminas que proporcionam um cabelo forte, limpo, leve e brilhante.

Miracle Mask da Truss

Para a etapa do tratamento, ou seja, a máscara, recomendamos a Miracle Mask da Truss

Para terapias intensas no cabelo, este produto é o mais indicado, pois, devido a sua gigantesca lista de componentes, deixa o cabelo muito mais saudável, nutrido, brilhoso e sedoso. 

A máscara também pode ser usada para a hidratação do cabelo. 

Hidratação

A etapa da hidratação é aquela em que devolvemos água para o cabelo. Por isso, é muito importante se atentar quanto à composição das máscaras de tratamento. 

Prefira as que não possuem óleos em sua fórmula – lembre-se que óleo e água não combinam.

Nutricurls Shampoo Micelar da Wella

Assim como na etapa da nutrição, a da hidratação começa com a preparação do cabelo para receber a máscara, ou seja, o shampoo e condicionador micelar. Para esse passo, selecionamos o Nutricurls Micelar, da Wella

Ideal para cabelos cacheados – mas também disponível para lisos – o shampoo da Wella limpa e deixa os fios brilhosos e sedosos. 

Máscara Super Hidratante Morte Súbita da Lola

Com um custo-benefício muito bom, a máscara Super Hidratante Morte Súbita, da Lola, é uma ótima opção para acrescentar no seu cronograma capilar. 

Proporcionando suavidade, força e auxílio ao desembaraçar, além de deixar os fios mais macios e nutridos. 

Reconstrução

Para a reconstrução, é necessário preparar o cabelo com o shampoo e condicionador micelar. Depois, com a máscara de tratamento, espalhar por todos os fios e deixar agir. 

Shampoo Niina Limpeza Micelar da Seda

O shampoo micelar com o melhor custo-benefício é da linha Niina, da Seda. Pensado especialmente para quem possui raízes oleosas e pontas secas, esse produto faz uma limpeza profunda, suavizando os fios com extratos de chá verde, peônia e flor de lótus. 

Máscara Capilar Match Escudo de Força do O Boticário

A máscara Match Escuto de Força é uma das opções que possui um bom custo-benefício se comparada com as concorrentes. De O Boticário, esse produto ajuda a reconstruir a fibra capilar do cabelo penetrando profundamente no fio e deixando-o com seis vezes mais força e menos quebra. 

Protegendo toda a estrutura capilar contra as agressões externas, essa máscara é ideal para a etapa da reconstrução. 

Match Fluido Protetor Liga Dos Coloridos do O Boticário

No leave-in, há a possibilidade de você investir no Cc Cream para cabelos, da linha Liga Dos Coloridos, de O Boticário. Esse produto é um sérum protetor da cor nos fios e um must-have para as ruivas.

Bônus

Para a semana bônus, você pode acrescentar um tratamento específico para fios descoloridos e danificados. Os passos são os mesmos que as outras terapias, com exceção do shampoo e condicionador, que você pode adicionar um especial para esse fim. 

Combo Match SOS Reconstrução: Shampoo+Condicionador 

Esse combo da linha Match, de O Boticário, é específico para cabelos muito danificados. Não recomendamos que use se seus fios não estão com um dano tão profundo, já que pode pesar suas madeixas e deixá-las com aspecto oleoso. 

Prometendo recuperar os fios em até 15 dias após o uso, o S.O.S Reconstrução é uma ótima opção. Em sua fórmula há aminoácidos e proteínas que preenchem os fios, deixando-os mais fortes e resistentes a quebras. 

Extreme Bleach Recovery da Redken

O Bleach Recovery é uma água superconcentrada especialmente feita para cabelos muito danificados. Repleta de aminoácidos, ela consegue devolver a estrutura para o fio desde o primeiro uso. 

Máscara Resistance Therapiste da Kerastase

A máscara Resistance Therapiste da Kerastase é uma das mais eficientes em termos de reconstrução de fios muito danificados. Com tecnologia fibra-kap e sève de réssurection, esse produto aumenta a resistência dos fios e acelera a síntese das kaps – que são proteínas responsáveis por 50% da composição da fibra. 

Além disso, com os aminoácidos de trigo e Nutri-huile (ativo de nutrição profunda), todo o resto da composição do fio é tratado e restaurado, resultando em um cabelo saudável, brilhante e sedoso. 

A Resistance Therapiste também protege as madeixas de danos futuros.

Nutrifier DD Balm da L’Oreal

Esse leave-in, da L’Oreal, é perfeito para cabelos danificados pela ação de descolorantes agressivos. Com glycerol, esse produto melhora a hidratação e nutrição capilar, além disso, mantendo o nível de umidade natural dos fios, o frizz é evitado, resultando em cabelos mais controlados e brilhosos. 

Com óleo de coco, os ácidos graxos previnem pontas danificadas e ressecadas, fazendo com que as madeixas fiquem macias, suaves e sedosas. 

Produtos para manter o ruivo

Para manter um ruivo saudável, vibrante e bonito, é necessária uma série de produtos específicos que podem ser utilizados durante a semana, com exceção do dia do tratamento com máscaras. 

É possível alternar as marcas para que o resultado seja ainda mais potente e satisfatório e ir testando os produtos que mais se adequam ao seu cabelo. Confira os nossos queridinhos.

Tonalizante

Os tonalizantes são muito diferentes de uma tinta de cabelo, por isso é importante entender o papel que eles desempenham dentro da manutenção dos fios. Como o nome já diz, esse produto tonaliza as madeixas, deixando-as com uma coloração mais viva e intensa.

Por não conter amônia nem água oxigenada, como no caso das tintas, o tonalizante não altera a estrutura do fio, ou seja, não o danifica. Por isso, é possível utilizá-lo sem medo quando a cor do seu cabelo já estiver apagada. 

No entanto, vale alguns alertas antes de escolher o tonalizante ideal para você. Em primeiro lugar, para aquelas que buscam intensificar a cor, prefira produtos da mesma cor da sua última tintura ou, no máximo, um tom mais claro. 

Não se esqueça que, mesmo não agredindo o seu cabelo, o tonalizante é um produto químico, por isso, dê um intervalo de no mínimo 20 dias antes de aplicá-lo de novo. 

Confira alguns tipos de tonalizantes para você testar!

Hard Colors da Keraton

O tonalizante da Keraton possui queratina, o que é ótimo para a reconstrução do fio, e é livre de amônia e oxidantes. Esse é um composto que trata dos fios ao mesmo tempo que colore, resultando em um cabelo vivo e intenso. 

É bastante versátil e podem ser misturadas várias tonalidades para se adequar à cor do cabelo. Com bastante durabilidade, devido ao solvakert, um blend especial de fixação, o Hard Colors da Keraton aguenta até 20 lavagens sem desbotar. 

Além disso, é cruelty free, ou seja, não é testado em animais. 

Máscara pigmentante da Camaleão

A linha tonalizante da Camaleão talvez seja uma das mais usadas e conhecidas por quem tem o cabelo tingido ou que quer colori-lo. Altamente concentrada, sem parabenos, amônia e peróxidos, não resseca o fio e dura em torno de 25 lavagens sem desbotar. 

Uma das vantagens desse tonalizante é que, por ser superconcentrado, tem que ser diluído em creme hidratante, fazendo com que o produto dure muito mais. Além disso, é de origem vegetal, ou seja, é vegano e não testado em animais. 

Color Intense da C. Kamura

Ideal para ser aplicada entre uma coloração e outra, a máscara hidratante tonalizante Color Intense é aquele reforço de cor para os cabelos desbotados. A fórmula com aminoácidos, ativos marinhos e filtro solar dura até oito lavagens com tom intenso e vibrante.

O tonalizante da marca C. Kamura não contém amônia nem oxidantes e pode ser usado após qualquer processo químico.

Shampoo e condicionador para manter a cor

Os shampoos e condicionadores certos podem ser a diferença entre ir muitas vezes para o salão retocar a cor ou conseguir deixá-la vibrante e brilhante por muito mais tempo. 

Bonacure Color Freeze Sulfate Free da Schwarzkopf

Muito indicado pela maioria dos profissionais especialistas em cor, o shampoo e condicionador Bonacure Color Freeze ajuda o pigmento a ficar impregnado nos fios, deixando-os com um tom mais vivo por um período de tempo prolongado. 

A Schwarzkopf é uma marca especialista em ruivos, por isso, desenvolveu uma fórmula perfeita para deixar os tons avermelhados mais vibrantes e protegidos enquanto fortalece a fibra capilar.

Além disso, esses produtos ajudam nas fissuras da estrutura capilar, suavizando as cutículas para mais brilho e maciez e tornando a cor intensa e permanente durante várias lavagens.

Color Extend Magnetics da Redken

O kit Color Extend Magnetics da Redken promete uma cor perfeita por até quatro semanas. Com fórmula leve, suave e sem sulfato, o shampoo e condicionador mantêm os amino-íons, responsáveis por selar a cor. 

Além disso, com nutrientes, o kit da Redken fortalece a fibra do cabelo da raiz até as pontas com resultados leves e flexíveis. Vencedor de prêmios como New Beauty Award 2014  e Latina Beauty Award 2014, na categoria “melhor shampoo para cabelos coloridos”, esses produtos são um bom investimento. 

Red Revival da Amend

Ao contrário dos outros kits, o Amend Red Revival é específico para cabelos ruivos e possui em sua composição pigmentos avermelhados que funcionam como espécie de tonalizante, por isso, atente-se!

Além de realçar a cor, o Amend Red Revival também devolve a estrutura dos fios, melhora a quebra e o frizz em toda a extensão do cabelo. Tudo isso, hidratando e formando um escudo protetor que deixa os cabelos saudáveis, luminosos e macios.

Leave-in

O tratamento continua mesmo quando saímos do banho, com os cabelos lavados e condicionados. Depois desse primeiro passo, com as madeixas já secas, é a etapa do leave-in, ou “deixa ficar”. Esses são os produtos que ficam no cabelo, ou seja, não são enxaguados. 

Também conhecidos como finalizadores, esses produtos geralmente têm uma ação bastante rápida e deixam os cabelos com brilho, sem frizz e hidratados. 

Oil Reflections da Wella

O Oil Reflections da Wella é um queridinho dos cabeleireiros. Desenvolvido com semente de macadâmia, de abacate e também com vitamina E, esse produto nutre as madeixas de forma profunda, garantindo um toque sedoso, além de brilho e mais maleabilidade aos fios rígidos.

Deixando um efeito gloss para os fios, o Oil Reflections pode ser utilizado também como protetor térmico – nesse caso, utilizar antes de aplicar calor nas madeixas – e o melhor de tudo: ajuda a proteger a cor do cabelo. 

<h4> Expert Repair 10 in 1 Gold da  L’Oréal 

O leave-in da L’Oréal Professionnel Serie é um ótimo produto para quem possui fios muito danificados. Com propriedades de tratamento, como quinoa, proteínas e vitaminas em uma fórmula de co-emulsão – que gera moléculas microscópicas capazes de chegar em todas as camadas do fio –, o Expert Repair reestrutura toda a madeixa, deixando os fios protegidos para outros danos futuros.

Pode ser usado na finalização e proteção, deixando os fios brilhosos e com toque sedoso. Além de ser protetor térmico, desembaraçador e controlador de frizz. 

Uso Obrigatório da Truss

O Uso Obrigatório, da Truss, é um ótimo leave-in para quem possui as madeixas muito danificadas por conta de uma descoloração ou química muito agressiva. O produto recupera a saúde do cabelo, disciplinando os fios e evitando a formação de pontas duplas.

O spray da Truss age na reconstrução das partes danificadas e fragilizadas do fio, devolvendo força, resistência e brilho para o cabelo. O Uso Obrigatório também funciona como protetor térmico.

Com os produtos certos, é possível restaurar os cabelos danificados e deixá-los saudáveis, brilhantes e sedosos novamente. Basta programar um bom cronograma capilar e não desistir nas primeiras semanas. 

Invista tempo e gentilezas com você e seus cabelos e o resultado será aquele ruivo dos sonhos que sempre quis. 

O cuidado com você é um dos rituais de se amar e deve fazer parte do seu dia a dia. Pode começar pelos cabelos, ir para o rosto e se espalhar para o resto do corpo até você se sentir inteiramente renovada. 

Para mais dicas de cuidados pessoais, confira o post SkinCare: um guia rápido e seja uma nova você!

Atualizado em 2021-05-08 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

Fernanda

Fernanda

Uma comunicóloga bookaholic de carteirinha. Autora de Os gritos dos e mestranda em escrita criativa. Posso ser considerada expert amadora em The Sims. Sou apaixonada pelas minhas cachorras e família. Sempre com um livro do meu lado, a Pepper e uma xícara de chá bem quente na mão.

Este artigo tem 1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top