skip to Main Content
Bicicleta Estilo Vintage Na Cor Verde Encostada Em Uma Parede Com Heras.

Confira quais as melhores bicicletas para iniciantes

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a bicicleta é o meio de transporte mais ecologicamente correto do planeta. Para além disso, muito mais do que cuidar do lugar em que moramos, optar por trocar as quatro rodas e volante pelas duas rodas e guidão auxilia na sua saúde e é uma ótima alternativa para evitar engarrafamentos e poluição. 

As melhores bicicletas para iniciantes são aquelas não-profissionais e de peso leve, que além de forçar menos seu condicionamento físico, são mais compactas e se adaptam melhor à cidade. 

Está pensando em investir nesse meio de transporte, mas não sabe como escolher? Não se desespere. Separamos uma lista de bicicletas para te ajudar nessa empreitada. Confira!

Como escolher a bicicleta ideal?

Foi pesquisar sobre bicicletas e encontrou vários termos que não conhecia? Ou não sabe qual aro, pneu ou material investir? Fique tranquilo(a). Separamos um mini guia com um passo a passo para avaliar e saber qual modelo de bicicleta é ideal para você.

Saiba a funcionalidade da bicicleta

O primeiro passo para escolher a bicicleta ideal é identificar qual será a funcionalidade dela. Para transporte, passeio ou esporte? Isso é importante, pois diferentes usos requerem variados modelos. 

Pense também no local em que você irá utilizar sua bike. Ciclovias bem pavimentadas são diferentes de áreas com bastante vegetação ou com muitos desníveis. 

Para a opção de lazer e passeio, aposte em bicicletas do tipo híbrida ou comfort – se for o caso, há também a possibilidade de adquirir uma usada. Já para aqueles que vão utilizá-las para fazer esporte e atividades físicas, invista em bikes de competição, pois melhorarão seu rendimento e condicionamento. 

Escolha o tamanho ideal

Como sapatos e roupas, a bicicleta também precisa se adequar ao seu tamanho. Caso seja muito grande ou pequena, a bike pode ocasionar lesões e desconforto para você. Confira a tabela de medidas e saiba qual o tamanho ideal para sua altura.

Quadro para adultos

Estatura do ciclista em metrosTamanho do quadro Mountain Bike (polegadas)Tamanho do quadro bike de ciclismo (centímetros)
1.50 – 1.601548
1.60 – 1.7016 – 1750 – 52 – 54
1.70 – 1.8018 – 1954 – 55 – 56
1.80 – 1.9020 – 2157 – 58
+ 1.902260 – 62

Quadro para crianças

Idade da Criança (anos)Circunferência
2 anos – 3 anos e meioAro 12
3 anos e meio – 6 anosAro 16
6 anos – 9 anosAro  20
9 anos – 12 anosAro 24
+ 12 anosAro 26 (A criança já pode usar bicicletas de adultos) 

Não economize na hora de investir 

Na hora de bater o martelo e levar a bike para casa, a dica é não economizar. Compre o melhor modelo que você pode investir, pois as bicicletas de primeira linha podem ter uma vida útil bem longa, se bem cuidadas. 

Além disso, bons modelos também são mais seguros e confortáveis, proporcionando uma maior comodidade a você. 

Tipos de bicicletas

Existem variados modelos de bicicletas para diferentes intenções. A dica é avaliar qual se encaixa melhor no seu perfil. 

Urbana

Nesta categoria, estão presentes as Comfort Bikes, Beach Bikes e Mountain Bikes mais básicas. Perfeitas para curtir uma volta no parque ou andar em uma ciclovia, além de passeios e deslocamentos não muito distantes. 

Para lazer e diversão, as bicicletas têm características mais robustas, com ergonomia bastante confortável e preços atraentes. 

Homem de máscara andando de bicicleta.
Acessórios podem ser úteis nas bicicletas de lazer para levar cargas.

Mountain Bikes

As mountain bikes são as mais comuns, pois possuem uma grande vantagem: a versatilidade. Desde um passeio até viagens de cicloturismo e corridas em terrenos desnivelados, essas bicicletas dão conta do recado. 

Já saem de fábrica com freios a disco nas duas rodas e suspensão na frente, porém também é possível encontrar modelos com suspensão traseira e quadros que podem ser feitos de aço, alumínio ou carbono (padrão mais caro). 

Homem de mochila andando de bicicleta.
As mountain bikes são bastante versáteis.

Híbridas

Muito parecidas com as mountain bikes, as híbridas são bastante versáteis e podem ser usadas para percorrer longas distâncias. Porém, ao contrário do último modelo apresentado, essas bicicletas não foram produzidas para esportes e trilhas, por isso, atente-se!

Ideais apenas para o perímetro urbano, em geral com aro 27 e pneus mistos, são ótimas opções para os ciclistas que preferem pedaladas tranquilas. 

Bicicleta amarela encostada em um meio fio.
As bicicletas híbridas são ótimas opções para terrenos urbanos. 

Modelos de bicicletas para investir

Depois de analisar tudo o que você precisa saber para investir na bicicleta ideal, chegou a hora de escolher. Confira as nossas sugestões.

Bicicleta Aro 29 Sutton

Marca: SAIDX
Tamanho: 15
Cor: Preto, vermelho e branco
Tipos de freios: Disco
Velocidades: 21
Suspensão: Frontal

Imagem: Reprodução/Amazon

Com aro 29, o modelo  Sutton possui quadro de alumínio, freio a disco mecânico, câmbio traseiro e dianteiro, corrente importada e alavancas Yamada. 

Com 21 velocidades e aro aero de parede dupla, a Ksw é uma ótima opção para quem procura uma Mountain bikes para trabalho e lazer. 

Bicicleta Aro 29 AMTB Caloi 

Marca: Caloi
Tamanho: 15
Cor: Laranja
Tipos de freios: Disco
Velocidades: 21
Suspensão: Dianteira

Imagem: Reprodução/Amazon

A bicicleta da linha Two Niner é modelo intermediário, ideal para trilhas leves e atividades urbanas. Com quadro de alumínio, câmbio Shimano, freio a disco mecânico, suspensão dianteira e quadro de alumínio, essa bike possui um ótimo custo-benefício. 

Possui 21 velocidades e é bem leve.

Bicicleta Aro 29 Vintage Retro Food 

Marca: Casa do Ciclista
Tamanho: 15
Cor: Creme
Tipos de freios: Disco
Velocidades: ---
Suspensão: ---

Imagem: Reprodução/Amazon

Ideal para passeio e pequenas distâncias, a bicicleta Vintage Retro é super confortável e leve para pedalar. Produzida para ser utilizada em momentos de lazer, agrega modernidade e saudosismo, com design remetido ao estilo vintage. 

Com aros aero de alumínio, 36 furos, raios de aço zincado brilhante e cubos de aço cromado esfreados, a Vintage Retro Food combina com diversos estilos. 

Bicicleta Vintage Retro Food Bike Antiga Ceci Linda (Creme)
  • Linda Bicicleta Retro Vintage modelo Ceci Super confortavel e leve para pedalr, ideal para passeios com conforto e modernidade, remetido ao...

Bicicleta Aro 29 GTS 

Marca: GTSM1
Tamanho: 15, 17, 19 e 21
Cor: Branco
Tipos de freios: Hidráulico
Velocidades: 24
Suspensão:Dianteira e traseira

Imagem: Reprodução/Amazon

A bicicleta GTS Aro 29 possui freio hidráulico, câmbios GTS e 24 marchas. Ideal para os iniciantes que querem adquirir uma Mountain Bike. Pode ser usadas em trilhas leves e em cenários urbanos. 

Com alta durabilidade e responsabilidade com a qualidade do produto, os materiais são excelentes e resistentes. 

Bicicleta GTS Aro 29 Freio Hidráulico Câmbios GTS 24 Marchas| GTS M1 New Expert 2.0 FREIO HIDRÁULICO
  • Bicicleta ideal para fazer passeios e fazer esporte, otima para utilizar no dia-a-dia
  • GTS de aro 29
  • Produto feito com materiais de qualidade

Bicicleta Aro 20 Infantil SAIDX  

Marca: SAIDX
Tamanho: ---
Cor: Azul
Tipos de freios: V-brake
Velocidades: ---
Suspensão: Dianteira e traseira

Imagem: Reprodução/Amazon

A Bicicleta Aro 20 da SAIDX é para crianças de seis a nove anos iniciantes no ciclismo. Com conforto e diversão, a bike é ideal para as primeiras pedaladas e vem equipada com itens para segurança e comodidade.

Possui rodas dianteira e traseira em alumínio, com câmaras e pneus em borracha e freio v-brake em nylon de fácil acionamento. Também inclui cestinha e pedais de alta resistência. 

O guidão é de aço em carbono com suporte integrado e manetes anatômicos em nylon, e as manoplas são em borracha para maior conforto.

Bicicleta Aro 20 Infantil Masculino Saidx (Azul)
  • Freio V-Brake
  • Aro de Alumínio
  • Guidão na cor da bike

As bicicletas são ótimas opções de meio de transporte e podem ser utilizadas por diferentes idades e para variadas situações. Um ótimo investimento para melhorar a saúde e bem-estar, as bikes também ajudam a manter um planeta sustentável. 

Bicicleta Aro 20 Caloi Expert

Marca: Caloi
Tamanho: ---
Cor: Vermelha
Tipos de freios: V-brake
Velocidades: ---
Suspensão: Traseira

Imagem: Reprodução/Amazon

Ideal para crianças de 7 a 9 anos, a bicicleta aro 20 da Caloi é perfeita para iniciantes do ciclismo. Com quadro de aço composto por selim macio e confortável, é resistente e leve. No estilo BMX, o produto conta com aro de parede dupla e freio v-brake. 

Além disso, a Caloi Expert tem câmbio dianteiro, garfo rígido e suspensão traseira. É uma ótima opção para crianças que querem aprender a andar de bicicleta.

Por questões de segurança, é recomendado que o produto seja montado em uma bicicletaria especializada.

Desconto
Bicicleta Aro 20 Caloi Expert Vermelha
  • Quadro de aço com selim macio e confortável
  • Para crianças de 7 a 9 anos ou de 1,20m a 1,40m de altura
  • Bicicleta infantil com estilo BMX e aro de parede dupla

Bicicleta Aro 24 Caloi Max

Marca: Caloi
Tamanho: ---
Cor: Azul
Tipos de freios: V-brake
Velocidades: 21
Suspensão: Traseira

Imagem: Reprodução/Amazon

Com aro 24, a Caloi Max pode ser utilizada por pessoas de até 1,60 m sem prejudicar os movimentos. O produto possui parede dupla, quadro de aço composto por selim macio e confortável, e câmbio com 21 velocidades. Essa é uma bicicleta ideal para o lazer na cidade.

Além disso, a Caloi Max conta com freios V-brake, garfo rígido de aço, suspensão traseira, raio de inox e câmbio traseiro. Uma boa opção custo-benefício para quem procura um produto que não precisa enfrentar terrenos com muitos desníveis. 

Por questões de segurança, é recomendado que o produto seja montado em uma bicicletaria especializada.

Bicicleta Aro 24 Caloi Max Azul
  • Bicicleta de lazer com câmbio 21 velocidades
  • Quadro de aço com selim macio e confortável
  • Aro 24" de parede dupla

Bicicleta Aro 26 SAIDX 18 Marchas

Marca: SAIDX
Tamanho: ---
Cor: Azul
Tipos de freios: V-brake
Velocidades: 18
Suspensão: Dianteira e traseira

Imagem: Reprodução/Amazon

Com quadro rígido em aço, aros em Alumínio Vzan e câmbio com 18 marchas, esta bicicleta da SAIDX é ideal para passeio na cidade e terrenos nivelados. Estilo Mountain Bike, esse produto possui suspensão traseira e dianteira.

Além disso, o canote do selim é de aço e os freios são modelo V-brake. 

Por questões de segurança, recomenda-se que o produto seja montado em uma bicicletaria especializada.

Bicicleta Aro 26 Masculina De Passeio 18 Marchas (Azul)
  • Quadro Rígido em Aço.
  • Aros 26 em Alumínio Vzan.
  • 18 Marchas.

Bicicleta Aro 26 Colli GPS Dupla Suspensão

Marca: Colli
Tamanho: ---
Cor: Azul
Tipos de freios: V-brake
Velocidades: 21
Suspensão: 

Imagem: Reprodução/Amazon

A bicicleta Colli GPS é perfeita para quem está buscando se aventurar no ciclismo de lazer. Com aro 26 Aero, 36 raias, 21 marchas, trocador na luva, freios V-Brake dianteiro e traseiro, suporte de guidão Down Hill e dupla suspensão. 

Além disso, conta com quadro 18 polegadas completo, suspensão em aço carbono e garfo de alumínio.

Bicicleta Aro 29 KSW XLT

Marca: KSW
Tamanho: ---
Cor: Preto
Tipos de freios: Disco
Velocidades: 24
Suspensão: 

Imagem: Reprodução/Amazon

Esta bicicleta de aro 29 é para aqueles que já possuem uma noção básica do ciclismo de lazer. Por ser grande, requer bastante equilíbrio e habilidade nas pedaladas. Conta com raios zincados, jogo direção Ahead Set, abraçadeira do selim com blocagem e freio a disco hidráulico com pinças e pastilhas.

O fabricante indica a montagem em uma bicicletaria especializada. 

Para conferir mais dicas sobre produtos, não deixe de acompanhar os outros conteúdos do Opiniões Certificadas, como esta avaliação do Amazfit Verge A1811. Até mais!

Atualizado em 2021-07-26 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

Fernanda

Fernanda

Sabe a famosa mãe de pet? Sou eu! Quando não estou totalmente focada em cuidar da Pepper, estou jogando The Sims, lendo algum YA e tomando um chá. Formada em Comunicação e Multimeios e mestranda em criação literária.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top