skip to Main Content
Skin Care: Um Guia Rápido

SkinCare: um guia rápido

De uns tempos pra cá, parece que todo mundo começou a falar de skincare, não é mesmo? Além de tutoriais de make, as blogueiras apresentam suas rotinas de cuidados com milhões de passos e produtos que, muitas vezes, não cabem no tempo e nem no orçamento de todos os interessados. 

Nunca me considerei uma pessoa vaidosa e entendo pouquíssimo de maquiagem. No entanto, fiquei curiosa em relação à ideia de criar uma rotina de cuidados, afinal, a idade chega para todos e pensei que não custava nada começar a cuidar melhor do meu rosto e ver qual era. 

Venho trazer aqui, então, um rotina rápida de cuidados, sem envolver tantos passos ou tantos produtos, que talvez seja possível encaixar na sua rotina também!

Lembrando que o ideal, antes de utilizar qualquer produto, é conferir com um dermatologista de confiança quais são as recomendações ideais para o seu tipo de pele, ok?

Você sabe a diferença entre cosméticos e dermocosméticos?

Vamos começar pelo começo e entender essa diferença de nomenclatura entre produtos de beleza. Os cosméticos são produtos que agem apenas na camada mais superficial da pele (a epiderme), promovendo resultados imediatos como o efeito lifting. Apesar de serem mais instantâneos, é importante saber que esses efeitos provocados pelos cosméticos são momentâneos.

Os dermocosméticos, por sua vez, são como uma coluna intermediária entre os cosméticos e os medicamentos. Além de embelezar, eles realmente agem como tratamento e provocam mudanças mais efetivas. Essa categoria de produtos precisa passar por testes e obter aprovação científica de que seus princípios ativos funcionam e cumprem o que prometem, bem como a de que são seguros e não trarão danos à pele. 

Os produtos indicados para uma rotina efetiva e segura de skincare, portanto, são os da segunda categoria.

1º passo: limpeza

O cuidado primordial que você deve ter com a sua pele é a limpeza diária. O recomendado é que se lave o rosto pelo menos duas vezes ao dia. Para esse momento, limpe o rosto profundamente, com delicadeza, usando um gel de limpeza adequado ao seu tipo de pele. 

Deixo como exemplo e sugestão os géis de limpeza da La Roche-Posay, em sua versão concentrada, mais indicada para peles oleosas e acneicas, e em sua versão suave, indicada para reduzir o excesso de oleosidade em peles sensíveis.

atente-se à limpeza da pele
Imagem: Amazon/Reprodução.

Link para comprar na AmazonLink para comprar na Amazon

É claro que você pode fazer essa limpeza com as mãos diretamente no rosto ou optar por alguma esponja suave. Se estiver disposto, no entanto, a dar um up nesse momento da rotina investindo em uma escova de limpeza facial, indico a FOREO Luna III, que, através de suas micro pulsações, traz uma série de benefícios para a pele. 

A FOREO limpa o rosto de forma suave e, ao mesmo tempo, profunda, fazendo uma leve esfoliação, removendo as células mortas e os resíduos de poluição e desobstruindo os poros. Graças aos seus movimentos, ela também melhora a circulação sanguínea do rosto. 

rotina de skincare: limpeza
Imagem: Amazon/Reprodução

Link para comprar na Amazon

2º passo: tonificação

A tonificação completa a limpeza, promove a renovação celular, atua evitando a formação de cravos e espinhas e deixa a pele com aspecto de revigorada. O tônico deve ser aplicado após a limpeza da pele, suavemente, diretamente com as mãos ou com o auxílio de um algodão. O tônico Blemish Age da Skinceuticals é uma opção bastante recomendada. 

rotina de skincare: tonificação
Imagem: Amazon/Reprodução.

Link para comprar na Amazon

3º passo: hidratação

A hidratação é essencial para todos os tipos de pele, mesmo as oleosas, desde que se encontre o hidratante ideal. Após a limpeza e a tonificação, é hora de aplicar o hidratante por todo o rosto, espalhando de maneira suave em movimentos ascendentes. Uma sugestão é o Revitalift hialurônico, da L’oréal Paris, que, além de hidratar, preenche as linhas de expressão.

rotina de skincare: hidratação
Imagem: Reprodução/Amazon

Link para comprar na Amazon

4º passo: protetor solar

Sem essa etapa, não existe rotina de skincare efetiva. O sol é o principal agente responsável pelo envelhecimento da cútis, bem como pelos casos de câncer de pele. O filtro de proteção mínimo indicado é o FPS 30, sendo que o ideal é a partir de FPS 50. O protetor que mais funciona para mim é o Biorè Face Milk, por ser extremamente leve, fácil de espalhar e deixar a pele com toque suave. 

rotina de skincare: protetor solar
Imagem: Reprodução/Amazon

Link para comprar na Amazon

E está aí! Prometi que a rotina seria simples e de fácil encaixe no dia a dia, né? Para criar o hábito, precisamos começar com o básico. Para montar uma rotina mais completa de skincare, com produtos de tratamento mais específicos para a sua pele e a sua idade, o ideal, sempre, é marcar uma consulta com um dermatologista.

Analu Bussular

Jornalista e produtora de conteúdo, nunca se cansa de falar de livros na internet e está sempre ouvindo Taylor Swift. Nas horas vagas é sommelier de batatas fritas.

Este artigo tem 9 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top