skip to Main Content
Jogos-esportivos-nintendo-switch

5 jogos esportivos para se exercitar com o Nintendo Switch!

Já faz algum tempo que videogame deixou de ser sinônimo de sedentarismo. Desde o final de 2006, com o lançamento do Nintendo Wii e seus controles com capacidade de captar os movimentos do jogador, nasceu a oportunidade da criação de jogos voltados justamente para a prática física dentro de casa.

A pandemia de Covid-19 e a necessidade do isolamento social impulsionaram as buscas por maneiras de se exercitar em casa, o que comprovadamente aumenta os níveis de bem-estar. Se você está querendo adentrar esse mundo, confira essa lista com 5 jogos esportivos para Nintendo Switch!

1. Just Dance – 2021

A franquia de jogos de dança mais popular do mundo nasceu em 2009 e conta com edições anuais que trazem as músicas mais badaladas do momento para que você possa transformar a sua sala em uma balada — e produzir aquela endorfina no processo!

Divertido para ser jogado tanto individualmente como em grupos, basta adicionar o número de jogadores, escolher a música e dar o play, segurando o controle com a mão direita. É dessa forma que o console captura os seus movimentos. 

Entre as músicas de Just Dance 2021 estão os mais novos sucessos de cantores como Lady Gaga, Ariana Grande, Selena Gomez, Camila Cabello, Justin Timberlake e muito mais — mas você também pode optar por assinar o pacote “Just Dance Unlimited” para ter acesso às cerca de 600 músicas disponíveis em todas as versões do game.

Escolha entre os modos de jogo Quickplay (partidas mais rápidas), Sweat (ideal para se exercitar, com controle de tempo e calorias perdidas), Kids (canções e coreografias divertidas para os pequenos) e Coop (ideal para grupos por combinar a pontuação dos amigos) e prepare-se para botar para quebrar!

2. Instant Sports

O jogo de esportes publicado pela Funbox Media conquista qualquer fã do gênero! Com 6 opções de atividades (beisebol, tênis, corrida de obstáculos, boliche, rafting e goleiro de futebol), ele pode ser jogado por até 8 jogadores ao mesmo tempo e conta com 15 ambientes e mais de 20 opções de personagens cheios de customização para você deixar o bonequinho com a sua cara!

Se você se considera um pouco desajeitado com os esportes, o jogo é uma ótima maneira de entrar nesse universo sem correr o risco de levar uma bolada no rosto — e se divertir bastante, seja sozinho ou em grupo. Que tal aproveitar o clima de Olimpíadas para criar os seus próprios campeonatos de esporte em casa, com a família?

3. Mario & Sonic at the Olympic Games: Tokyo 2020

Se você quer experimentar o mundo dos jogos esportivos trazendo esse universo ainda mais para perto do que você já reconhece há anos como videogame… é possível também! Em Mario & Sonic at the Olympic Games você encontra estes dois históricos e queridíssimos personagens dos consoles clássicos e pode, com eles, viver altas aventuras atléticas.

O game contém 34 provas olímpicas que podem ser disputadas isoladamente ou no modo história, na qual você acompanha os personagens em uma saga para derrotar os também conhecidos vilões Robotnik e Bowser, que criaram uma máquina do tempo que transportou nossos heróis para as Olimpíadas de Tóquio… em 1964!

10 das 34 provas seguem, inclusive, o visual retrô dos videogames da época, o que te deixa curtir aquele gostinho de nostalgia. Seguindo pela história você ainda desbloqueia minigames que podem ser acessados a qualquer momento do jogo. 

Você já experimentou fazer os movimentos de uma prova de natação no meio da sua sala? Se não, chegou sua hora. Convide a família para competir com você — se não for pelos pontos, vale dar boas risadas tentando avaliar quem dá as melhores braçadas ou os melhores saltos sobre as barreiras!

4. Fitness Boxing

Como seu próprio título já deixa claro, esse jogo é para quem quer suar a camisa e perder calorias. Nele, você cria seu perfil de jogador, escolhe um plano de exercícios, coloca cada controle do Switch em uma mão e se prepara para dar socos ao som de muita música pop!

O jogo é excelente para quem busca um exercício cardiorrespiratório, pois movimenta o corpo inteiro e, se praticado regularmente e com disciplina traz resultados visíveis de emagrecimento e resistência física. Só que o usuário precisa ter disciplina, é claro: não adianta nada sabotar o jogo querendo ganhar pontos sem fazer os movimentos corretamente, a graça está em, justamente, se exercitar.

À medida em que você evolui no jogo, ele vai propondo novas séries e movimentos mais complexos para que sua rotina de exercícios continue estimulante. 

5. Ring Fit Adventures

O Ring Fit ficou por último porque é, certamente, a cereja do bolo dos jogos esportivos do Nintendo Switch. Isso porque ele traz uma nova forma de controle para o console, especialmente desenvolvida para a prática de exercícios. 

Para jogar, você encaixa dois dos controles do Nintendo Switch no novo aparato: um deles no Ring Fit e o outro na Leg Strep, uma espécie de elástico que você veste na perna direita. Ambos, em conjunto, servem para detectar os seus movimentos, sendo que o primeiro é capaz de monitorar até a sua intensidade em exercícios de força, já que em alguns desafios você deve apertar o círculo em direção ao centro.

O jogo pode ser jogado no modo Adventure, formato clássico de videogame onde você tem uma jornada a cumprir e, durante a mesma, recebe seus desafios; ou selecionar o tipo de exercício que deseja fazer, tanto no modo QuickPlay, com partidas mais rápidas, quanto no modo Custom, onde você pode criar séries maiores e totalmente personalizadas com os seus exercícios preferidos.

Se você está a fim de se exercitar em casa e estava procurando opções divertidas, acabaram as desculpas. Escolha qual desses jogos esportivos tem mais a sua cara e bora liberar endorfina! Continue de olho no Opiniões Certificadas para conferir dicas sobre tudo o que você imagina e muito mais. 

Atualizado em 2021-05-07 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

Analu Bussular

Analu Bussular

Jornalista e produtora de conteúdo, nunca se cansa de falar de livros na internet e está sempre ouvindo Taylor Swift. Nas horas vagas é sommelier de batatas fritas.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top