skip to Main Content

Dicas de amamentação: 5 itens que toda mamãe precisa ter

Amamentação é sempre um assunto um pouco delicado para as mamães. Enquanto algumas conseguem amamentar com mais facilidade e aproveitar esse momento de conexão, outras podem encontrar diversas dificuldades, ter dores e uma experiência que não é tão agradável, ao contrário do que muitas pessoas acreditam. 

O lado bom é que o mercado tem evoluído com as necessidades das mulheres, oferecendo produtos que podem auxiliar na experiência e tornar o momento mais feliz e saudável. Para te ajudar, criei uma lista com itens que são ótimas dicas de amamentação e que prometem trazer mais conforto e menos dor. 

Antes de começar a apresentá-los, é importante lembrar que a amamentação não é um processo intuitivo da mulher, mas que requer aprendizagem junto ao bebê, assim como autodescoberta do corpo. Portanto, não se sinta culpada se as coisas não estão saindo como planejadas logo de primeira. Está tudo bem, de verdade!

1. Bomba tira-leite 

A bomba tira-leite é um dos grandes aliados de todas as mamães, e por isso é a nossa primeira dica de amamentação. Quando a mama está muito cheia, mulheres com mamilo plano ou invertido tendem a ter mais dificuldade; portanto, uma boa sugestão é ordenhar um pouco antes de começar a amamentação. Para isso, use a bomba-tira leite. 

A bomba também pode ser utilizada para estimular a produção de leite e ajudar o fluxo, facilitando a mamada. Para mulheres que produzem em uma grande quantidade e sentem dores, esse aparelho ameniza a sensação desagradável.

E claro, a bomba-tira leite é essencial para mães que estão voltando ao trabalho, pois podem deixar todo o leite pronto para que o bebê possa se alimentar ao longo do dia, mesmo longe. 

Imagem: reprodução/Amazon

Link para comprar na Amazon

2. Pomada Lanolina Purelan

Mamilos sensíveis, rachaduras e dores podem acontecer durante o período de amamentação, sobretudo nas mamães com mais dificuldade em amamentar. Por isso, a pomada de lanolina pura é essencial para hidratar e repor o nível natural de lipídios na pele.

Se você estiver preocupada sobre a remoção da pomada durante a amamentação, pode ficar tranquila, pois não é necessário! Ela atua como uma barreira protetora, dando mais alívio e reduzindo dores no mamilo.

creme purelan 100
Imagem: reprodução/Amazon

Link para comprar na Amazon

3. Protetor de seio

A terceira dica de amamentação para mamães com mamilos curtos ou sentem muita dor é o protetor de mamilos, feito em silicone macio e com textura sedosa, que gera familiaridade com a pele. 

Ele é ótimo para os momentos em que o mamilo está com fissuras ou muito dolorido e necessita de uma proteção para que a amamentação seja feita de forma adequada e o bebê possa se alimentar corretamente e diretamente do peito da mãe. 

O protetor MAM tem comprovada a aceitação por 94% dos bebês e é feito em formato borboleta, para que não impeça o contato e permita que a criança sinta o cheiro da pele da mãe. Portanto, é uma opção que pode ajudar em uma amamentação mais natural e próxima do que seria sem o protetor. 

Para mães com mamilo invertido ou plano, o protetor de seio ajuda na formação do bico do peito materno, aumentando as chances da amamentação natural e com contato direto na pele. 

Atenção! O bico de silicone deve ser utilizado apenas com indicação médica e em situações muito específicas como último recurso. 

Imagem: reprodução/Amazon

Link para comprar na Amazon

4. Sutiã de amamentação e bombeamento mãos livres

O sutiã de amamentação Momcozy é uma peça essencial no guarda-roupa das mamães para garantir a praticidade no dia a dia. Sem dificuldades, a mulher consegue amamentar facilmente, precisando apenas soltar a alcinha. Ele também é reforçado, tanto na estrutura, quanto no tecido, para garantir mais conforto e que possa ser usado durante o dia. 

Outra vantagem desse sutiã é poder fazer o bombeamento de um jeito fácil, sem precisar ficar segurando a bombinha. Basta encaixá-la ao sutiã, que já vem com aberturas específicas para isso. 

Para as mamães que produzem muito leite, o sutiã Momcozy oferece a praticidade de amamentar o bebê facilmente e ordenhar sem dificuldades. 

Imagem: reprodução/Amazon

Link para comprar na Amazon

5. Almofada de amamentação

Nossa última dica de amamentação é a almofada para amamentar. Hoje em dia, já é comum que ela venha no enxoval do bebê ou quando os pais começam a pensar no quartinho e querem combinar todos os itens. 

Ela é uma mão na roda para as mamães, especialmente as de primeira viagem, que estão aprendendo a segurar o bebê enquanto amamenta. Com a almofada, você apoia o pequeno e pode amamentar sentada no sofá ou deitada em sua cama. Dessa forma, evita dores nas costas ou no braço e mantém a postura correta.

O melhor sobre a almofada de amamentação é a praticidade: além de ser um auxílio ao amamentar, quando o bebê estiver maior, ela pode ser utilizada para aconchegá-lo no chão ou na cama. 

Aliás, até mesmo durante a gestação ela já pode começar a ser usada! Sabe aqueles momentos de dores nas costas e cansaço? Ela pode ser um encaixe para apoiar a barriga, sobretudo na hora de dormir. Quem gosta de dormir de lado pode encaixar a almofada entre as pernas, mantendo os joelhos separados. 

Imagem: reprodução/Amazon

Link para comprar na Amazon

Com essas dicas de amamentação, a rotina das mamães ficará bem mais simples, e o momento pode se tornar ainda mais especial e aconchegante para todos. Mas, além dos produtos, é importante que você seja paciente consigo, evite idealizações e romantizações e sempre busque informações sobre o assunto. 

Leia também:

Raquel

Raquel

Jornalista e master chef de lanches vegetarianos. Adora abraçar cachorrinhos e vive acrescentando livros na sua interminável lista de leitura.

Este artigo tem 2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top