skip to Main Content
Cachorro Filhote

10 itens que não podem faltar no enxoval para cachorros

Existem vários motivos para nos sentirmos dispostos a querer um amigo de quatro patas. Além de serem grandes companheiros, os pets também auxiliam a diminuir a ansiedade e estresse dos seus donos, deixando-os muito mais felizes e saudáveis mentalmente. 

Porém, ter um bichinho em casa significa responsabilidade e cuidados constantes. É necessário uma série de preparações antes de recebê-los, por isso, se você está se sentindo perdido, organizamos este post com tudo o que é indispensável na elaboração do enxoval para cachorros. 

Confira 10 itens indispensáveis para esse momento!

O que é um enxoval para cachorros?

O enxoval nada mais é que uma série de itens que são necessários para que seu cãozinho viva bem e saudável em casa. Os principais produtos, indispensáveis nessa compra, são peças básicas para alimentação, higiene e passeio.  

Um ponto importante que vale a ressalva é que cada animal tem uma especificidade em relação aos produtos que precisa. Em relação à idade do cachorro também. Filhotes necessitam de alguns itens que cães adultos já não utilizam mais, por isso, atente-se.

Como montar um enxoval para cachorros

Primeiramente, é necessário que você entenda que um enxoval completo pode sair um pouco caro, porém é muito divertido de montar e, claro, vai deixar seu novo amigo de quatro patas muito feliz. 

Caso você deseje economizar, vale comprar apenas os itens básicos, que são indispensáveis para o cachorro viver feliz e saudável com você. Então não se esqueça dos recipientes de alimentação e produtos de higiene. 

A cama para os cachorros precisa ser grande o suficiente para que ele consiga deitar confortavelmente, e, caso o animal seja filhote, tenha em mente que ele irá crescer. Por isso, recomendamos comprar uma cama já adequada para o porte dele adulto.

Ter um brinquedo é importante, pois estimula física e mentalmente o cão, além de auxiliar nos treinamentos. Itens de passeio também são necessários.

Itens para enxoval de cachorro

Como dito anteriormente, cada cachorro tem uma especificidade em relação à necessidade, logo, em produtos também. Preparamos uma lista básica, indispensável para todos os animais. Confira. 

1. Potes

Todo animal precisa comer e, para isso, são necessários potes. Aconselhamos pelo menos dois: um para a água e outro para a ração. 

Existem diversos modelos e com funcionalidades diversas, desde o mais simples até comedouros automáticos que repõem ração sozinhos. Vale pensar o investimento que você quer colocar neste item. 

Outro ponto para pensar é que os cachorros com pelos mais longos precisam de potes especiais, pois podem se molhar com os modelos básicos, espalhando água por todos os lados.

O kit Bandeja Automática da Truqys oferece um ótimo custo-benefício. Com design moderno e disponível em diversas cores vibrantes, os potes são automáticos e repõem a ração e água conforme a necessidade do cachorro.

O armazenamento consegue suportar até dois quilos de ração e dois litros de água.

Potes de ração e água para cachorros azul.
Imagem: Reprodução/Amazon
Botão para comprar produto

2. Cama

As camas para cachorros servem para que o animal tenha um lugar confortável para dormir. Muitas vezes, elas dão sensação de segurança e pertencimento para o pet.

Existem vários modelos no mercado, desde camas quadradas e ovaladas até cabanas e tendas. O importante é escolher um modelo que sirva para seu cachorro e ele se sinta confortável. 

A cama Flamingo da SS Pets é ideal, pois, além de ser confortável e acompanhar um travesseiro, possui forro de fácil remoção para a lavagem (todo dono de pet sabe como isso é necessário). 

Comporta cães de pequeno e médio porte.

Cama para cachorro rosa e azul estampada de flamingos.
Imagem: Reprodução/Amazon
Botão para comprar produto

3. Itens de passeio

Os passeios são importantes para seu cãozinho gastar a energia e conhecer outros lugares para ele se divertir. No entanto, para ser feito com segurança, é necessário alguns itens essenciais, como coleiras, por exemplo. Assim, você consegue controlar seu animal, evitando que ele escape ou avance em outras pessoas. 

O kit Bidu do meuAuAu garante a segurança do seu animal com borracha atóxica e fecho com trava. Por ser usado na região do peitoral, não machuca o pescoço do cachorro. 

Ideal para cães de porte médio.

Coleira de cachorro para passeio do cachorro Bidu da Turma da Mônica.
Imagem: Reprodução/Amazon
Botão para comprar o produto.

4. Tapetes higiênicos 

Os tapetes higiênicos são ótimos para evitar sujeiras em casas e apartamentos, além de serem grandes aliados no treinamento do seu bichinho. 

Para saber mais sobre esse item essencial, confira nosso post com dicas e sugestões deste produto para investir. 

Com tecido de rápida absorção e inibidor dos maus cheiros, esteja munido de tapetes higiênicos assim que seu cachorro chegar em casa. 

Tapete higiênico para cachorros.

O tapete higiênico é um ótimo recurso para evitar sujeira espalhada pela casa.

5. Brinquedos

É fato que os cachorros adoram se divertir e, para isso, é necessário que eles tenham muitos brinquedos para poder se distrair. Esses objetos, além de serem ótimos para gastar energia do seu pet, também ajudam a treiná-lo. 

É muito comum visitar uma casa com animais e se deparar com uma infinidade de bichinhos, bolinhas, ossinhos e outros objetos que eles amam morder e brincar de buscar. Por isso, brinquedos nunca são demais. 

Com uma infinidade de modelos no mercado, um mais divertido que o outro, vale testar qual mais se adapta ao seu cachorro. Uma dica é escolher brinquedos que condizem com o tamanho e idade do seu pet. Filhotes preferem ursos de pelúcia e plástico mais mole, pois assim conseguem morder. Já portes maiores podem ter objetos proporcionais ao tamanho. 

O Comedouro Brinquedo da Pet Games é ideal para estimular o comportamento de farejar do seu animal. Além de se divertir, ele estará exercitando o bem-estar físico e mental. O brinquedo possui quatro aberturas possíveis de serem ajustadas, que permitem oito níveis de dificuldade para incentivar seu cão.

Brinquedo para cachorros em formato circular metade azul e a outra vermelho.
Imagem: Reprodução/Amazon
Botão para comprar produto

6. Petiscos

Os petiscos são ótimas formas de agradar o seu animalzinho. São ótimos também para auxiliar nos treinos. Sempre que o pet fizer uma ação correta, você pode bonificá-lo com o alimento; assim, você o incentivará a repetir a ação.

Existem vários petiscos pet com diversos objetivos e funcionalidades. Há aqueles que ajudam a limpar os dentes, os diabéticos, os ideais para cachorros com deficiência nutricional, entre outros. 

O petisco Dentastix da Pedigree é uma ótima opção, pois, além de ter vitamina E e ser fabricado com ingredientes funcionais, ajuda a reduzir em até 80% o tártaro do cachorro, limpando os dentes mais difíceis de alcançar. 

Não possui corantes e nem aromas artificiais.

Petisco para cachorros Pedigree
Imagem: Reprodução/Amazon
Botão para comprar produto

7. Itens de higiene bucal

Para manter seu cachorrinho sempre saudável, é importante cuidar de sua saúde bucal. Para isso, os itens de higiene bucal são indispensáveis. Sim, isso mesmo. Existem escovas, pastas de dente e até fios dentais para os pets. 

Fazer essa higienização no seu cachorro pode ser um tanto complicada, já que alguns deles não gostam muito. Caso isso aconteça com você, pode procurar ajuda veterinária.

O gel dental para controle de tártaro da Fofuxos é uma ótima opção para manter a boca do seu cachorro saudável. Produzido especialmente com extratos de menta, equinácea, gengibre e mirra, o gel é de origem natural e sem corantes artificiais. 

Para usar, deposite uma pequena quantidade do gel dental sobre a escova e, após molhá-la com água, passe nos dentes do cachorro. Não é necessário enxágue. 

Escova e pasta de dentes para cachorros.
Imagem: Reprodução/Amazon
Botão para comprar produto

8. Itens de higiene geral

Além da higiene bucal, para que seu cãozinho fique livre de algumas doenças, também é necessário manter uma higienização geral, do corpo. Sendo assim, é importante possuir itens como shampoos, condicionadores, escovas e desembaraçadores. 

Uma ótima opção custo-benefício é a escova German Hart para pets. Com cerdas rígidas e acabamento de metal na ponta das cerdas, o produto é confeccionado em material de alta qualidade que proporciona conforto, praticidade e resistência.

Ideal para cães de todos os portes, deixa os pelos macios e suaves, eliminando nós e evitando o acúmulo de bactérias que podem causar dermatites.

Imagem: Reprodução/Amazon
Botão para comprar produto

9. Itens de segurança para transporte

De tempos em tempos é necessário transportar seu cachorro, como, por exemplo, idas a veterinários e pet shops. Porém, para fazer isso em segurança, são indispensáveis caixas e bolsas para viagens. 

Além de conterem seu animal, os itens de segurança o protegem de eventuais acidentes no meio do caminho e até mesmo da fuga. Por isso, sempre que você for transportar seu pet, faça isso com equipamentos apropriados. 

Uma boa opção ao compararmos custo-benefício e praticidade é a mochila pet para transporte da Alician. Acompanhando um cinto de segurança, é confeccionada em material resistente com costura de alta qualidade e acabamento em zíperes. As abas laterais em tela fornecem uma ventilação ideal para o animal e permitem que você mantenha o contato visual com ele.

Consegue suportar pets de até 10 quilos.

Mochila para transporte de cachorros.
Imagem: Reprodução/Amazon
Botão para comprar produto

10. Grades de contenção

As grades de contenção são outro item de segurança que donos de cachorros precisam ter em casa. Elas servem para delimitar o território do pet e impedir que ele consiga acessar uma área que você deseja manter proibida. 

Além disso, caso você já tenha outro animal em casa que não se dê muito bem com o cachorro, com a grade de contenção, é possível mantê-los separados e evitar brigas. 

Uma opção é o portão cercado Grade One da Tubline . Expansível de 70cm a 92 cm, a grade é possível de ser fixada nos batentes ou parede, por meio do sistema de pressão de altíssima qualidade, ou até mesmo parafusar na parede.

Grade de contenção para pets.
Imagem: Reprodução/Amazon
Botão para comprar produto

Produtos para raças específicas

Existem algumas raças de cachorros específicas que necessitam de produtos próprios para elas. Isso muitas vezes acontece devido ao tamanho e comprimento dos pelos do animal. 

Shih Tzu

Os shih tzus são cachorros de porte pequeno que possuem pelos muito compridos e fáceis de enozar e acumular sujeira. Dessa forma, para essa raça, é necessário incluir no enxoval – indispensavelmente – pentes para desembaraçar, shampoos e condicionadores. 

Shampoo para cachorros.
Imagem: Reprodução/Amazon
Botão para comprar produto

Além disso, por terem um focinho muito achatado, eles podem sentir dificuldades ao comer em potes de ração muito profundos. Invista em itens mais rasos. 

Poodle

Os poodles necessitam de duas escovas para pelos, pois, além de serem crespos, também são curtos e muito suscetíveis a nós. A opção de rasqueadeira é ideal para retirar os embaraços, assim, o indicado é pentear no sentido do pelo e depois no sentido contrário a eles. 

Depois disso, é necessário passar uma escova de cerdas macias para remover os pelos em excesso e retirar outras sujeiras que possam acumular.

Rasqueadeira para pentear cachorros.
Imagem: Reprodução/Amazon
Botão para comprar produto

Pug

No caso dos pugs, assim como os shih tzus, é necessário estar atento ao shampoo utilizado na hora do banho. É muito comum e suscetível que esta raça tenha doenças de pele, por isso, invista em produtos antissépticos, antibacterianos e anti parasitas.

Shampoo para cachorros
Imagem: Reprodução/Amazon
Botão para comprar produto

Chihuahua

Novamente, assim como os shih tzus, os chihuahuas possuem uma traqueia muito sensível, por isso, o recomendado é não adquirir produtos que são para essa parte do corpo, como colares e coleiras. 

Para essa raça, o indicado é ter um peitoral, para que, quando você for passear com o animal, ele não se machuque. 

Peitoral para cachorros da Arlequina
Imagem: Reprodução/Amazon
Botão para comprar produto

Além desses itens sugeridos no post, outros produtos também são necessários quando um cachorro entra na sua família. É indispensável que ele tome todas as vacinas, vermífugos e até mesmo seja castrado. 

Caso você queira mimar seu animal ainda mais, é possível adquirir roupas, sapatos, tapetes gelados, protetor solar e muitos outros. 

Agora que você acabou de saber mais sobre produtos para enxoval de cachorros, confira nosso post sobre os 10 brinquedos para gatos filhotes!  

Fernanda Fukushima

Sabe a famosa mãe de pet? Sou eu! Quando não estou totalmente focada em cuidar da Pepper, estou jogando The Sims, lendo algum YA e tomando um chá. Formada em Comunicação e Multimeios e mestranda em criação literária.

Este artigo tem 3 comentários

    1. Fico feliz em saber que você gostou das dicas, Mikaela! Os nossos pets merecem ser mimados, né? Quando minha doguinha chegou ter esse enxoval foi essencial. Espero que te ajude também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top