skip to Main Content
Livros De Natal

Livros de Natal: histórias para viver intensamente essa época do ano!

Nada como um bom livro para nos acompanhar em épocas específicas do ano, não é mesmo? Boas histórias natalinas podem deixar dezembro todo com o ar encantador da noite do dia 24, e então separei essa lista de livros de Natal que são uma ótima pedida para ler depois de pendurar as bolinhas na árvore.

Tem livros para todos os gostos: clássicos, histórias de mistério, literatura jovem adulta, livros infantis, contos, romances… dá para fazer a festa!

Uma canção de Natal

Um clássico é um clássico, não é mesmo? Era impossível começar uma lista de livros natalinos sem jogar logo a cartada de Dickens: assim é possível seguir tranquilo pelas outras indicações, já que esta já apareceu. 

Publicado em 1843, o livro narra a história do Sr. Scrooge, um senhor solteiro, ranzinza e solitário que não acredita na magia do Natal, recusa todos os convites de sua família para a ceia e tampouco se conforma em dar folga ao seu funcionário para que ele possa curtir o feriado. 

Em meio a uma noite natalina tipicamente londrina, com muita neve caindo, Scrooge resolve dormir cedo para que o dia acabe logo. Ele só não contava com as visitas que receberia durante a madrugada. Os fantasmas do Natal passado, do Natal presente e do Natal futuro invadem seu quarto para lhe passar algumas lições de vida e mostrar o amanhã melancólico que o espera caso ele não mude suas atitudes e sua forma de ver a vida.

Se você não conhecia o livro, mas acha que ouviu essa história em algum outro lugar… bem, é bastante provável. Como um bom clássico, a história de Dickens já foi adaptada em diversas outras obras e contextos, e inclusive o personagem do Tio Patinhas, de Walt Disney, foi baseado nele. Vale a pena conhecer a versão original da história, porque a literatura de Dickens é um presente que vai além do Natal.

Título: Uma canção de Natal
Autor: Charles Dickens
Editora: Penguin-Companhia
Páginas: 136
Classificação no Skoob: 4,4/5
Adicione ao Skoob

Imagem: Reprodução/Amazon

O presente do meu grande amor

Este livro traz doze contos de Natal de autores contemporâneos do gênero jovem adulto, incluindo nomes famosos como Rainbow Rowell e David Levithan. Suas histórias de Natal abraçam a proposta da diversidade, trazendo personagens de diferentes gêneros, etnias, orientações e religiosidades que estão para passar a noite do dia 24 de maneiras únicas: algumas mais solitárias, algumas com a família, entre amigos… ao longo das páginas acompanhamos histórias de amor nascendo e se desfazendo e personagens que tentam se encontrar em meio aos anos confusos da juventude. 

Algumas das histórias têm pegadas mais realistas, enquanto outras flertam com a fantasia e todas elas juntas certamente trazem um panorama divertido e inusitado do que pode ser a noite de Natal na vida de muitas pessoas (e seres!) diferentes.

Título: O presente do meu grande amor
Organização: Stephanie Perkins
Editora: Intrínseca
Páginas: 352
Classificação no Skoob: 3,9/5
Adicione ao Skoob

Imagem: Reprodução/Amazon

O Natal de Poirot

Não podia faltar uma história da dama do suspense. Com tantos livros no currículo, é claro que Agatha Christie não nos deixaria desejando um bom livro de Natal, e nele nós temos a chance de nos encontrar com o carismático detetive Hercule Poirot, que só queria sossego nesse finalzinho de ano, mas acaba precisando solucionar um novo crime. Simon Lee foi encontrado degolado na casa da família, na véspera de Natal, e embora todos os parentes pareçam de luto, Poirot sabe que o assassino está entre eles. 

Quem acha o Natal meio monótono certamente vai repensar a opinião após passá-lo na companhia de um bom mistério de Agatha Christie.

Título: O Natal de Poirot
Autor: Agatha Christie
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 224
Classificação no Skoob: 4,2/5
Adicione ao Skoob

Imagem: Reprodução/Amazon

Deixe a neve cair

Neste livro temos três histórias de Natal interligadas entre si! Elas acontecem em meio a uma tempestade de neve inesperada que cai justamente na noite de Natal, causando algumas confusões na cidade pequena que acaba ficando isolada por conta da nevasca. 

Os contos são escritos por nomes famosos do gênero jovem adulto, incluindo John Green, e envolvem jovens que querem se divertir com os amigos, encontrar o amor verdadeiro e, quem sabe até, apostar corridas até lanchonetes no meio da neve… vai saber! Este livro com certeza é uma companhia gostosa para o mês de dezembro. 

Título: Deixe a neve cair
Autor: John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle
Editora: Rocco
Páginas: 336
Classificação no Skoob: 4/5
Adicione ao Skoob

Imagem: Reprodução/Amazon

Esquecer o Natal

Essa indicação é para quem não curte ou nem entende muito as tradições do Natal. Se você é dessa turma, Luther Krunk, o protagonista deste livro, te representa demais. Ele está cansado da data, da comoção e das contas que ela traz e decide que a melhor opção é levar a família para passar férias no Caribe nessa época.

John Grisham, um autor consagrado por suas tramas com pano de fundo jurídico e cheias de intrigas, entrega algo totalmente diferente do convencional e que vai te fazer dar boas gargalhadas — e, quem sabe, ter algumas ideias. Será que um cruzeiro no Caribe é uma boa ideia para dezembro? 

Título: Esquecer o Natal
Autor: John Grisham
Editora: Rocco
Páginas: 216
Classificação no Skoob: 3,8/5
Adicione ao Skoob

Imagem: Reprodução/Amazon

Sete dias juntos

Para encerrar 2020, que tal um livro que misture Natal e pandemia numa história só? Pois é isso mesmo que a escritora Francesca Hornak entrega em Sete dias juntos. Na obra, acompanhamos a saga da família Birch, que vai se reunir para o Natal pela primeira vez em muitos anos: isso acontece porque a filha mais velha do casal, Olivia, precisa ficar de quarentena após ter sido voluntária no controle de uma pandemia na África. 

Ela e a irmã mais nova, Phoebe, têm personalidades e valores completamente diferentes e precisarão ficar presas juntas por sete dias dentro da casa, junto com seus pais que também não estão sabendo direito como lidar com a situação. Para trazer uma dose a mais de emoção, a família tem um passado cheio de segredos e um deles está prestes a vir à tona. O que será que pode acontecer?

Título: Sete dias juntos
Autor: Francesca Hornak
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 364
Classificação no Skoob: 3,9/5
Adicione ao Skoob

Imagem: Reprodução/Amazon

Presépio e outros contos de Natal

Até agora apareceu muito Natal branquinho de neve nessa lista, mas nada disso se parece muito com a temporada que passamos aqui no Brasil, não é mesmo? Se estava faltando autor brasileiro na lista, agora não está mais, porque em uma cartada só eu trago dezessete!

O livro Presépio e outros contos de Natal é organizado por Luiz Ruffato e reúne autores clássicos e contemporâneos brasileiros com histórias que se passam nessa época, recheada de festas, simbologias e reencontros – mas que nem por isso livra as pessoas de suas tragédias pessoais e eventuais melancolias. 

Título: Presépio e outros contos de Natal
Organização: Luiz Ruffato
Editora: SESI-SP
Páginas: 160
Classificação no Skoob: 3/5
Adicione ao Skoob

Imagem: Reprodução/Amazon

Cartas natalinas à mãe

Rainer Maria Rilke é um consagrado poeta alemão, famoso também pelas cartas que escreveu ao longo de toda a sua vida. Neste livro, como o próprio título já deixa claro, estão reunidas especificamente as cartas de Natal que enviou para sua mãe ao longo de 25 anos. Eu não sei vocês, mas eu sempre me sinto meio xereta com esses livros epistolares de não ficção: não dá uma sensação doida pensar que estamos violando a correspondência de alguém? 

O que será que um filho tem para compartilhar com sua mãe em tantos finais de anos? Será que eles compartilhavam outras coisas ao longo do ano e a gente vai ficar perdido nas referências das cartas? Isso vamos ter que ler para descobrir, mas acho que essa é a proposta mais diferentona que encontrei entre todos os livros natalinos.

Título: Cartas natalinas à mãe
Autor: Rainer Maria Rilke
Editora: Globo
Páginas: 124
Classificação no Skoob: 3,6/5
Adicione ao Skoob

Imagem: Reprodução/Amazon

Os delírios de Natal de Becky Bloom

Becky Bloom é uma famosa personagem da escritora inglesa Sophie Kinsella, que já escreveu tantos livros envolvendo os enroscos da personagem que seria uma lástima se não tivesse pelo menos uma história de Natal no meio disso tudo. 

Lendo a série das aventuras de Becky Bloom, uma jovem atrapalhada e consumista que vive se metendo em roubadas, acompanhamos o desenrolar da vida dela, passando por dívidas, casamento, gravidez, maternidade… e chegou a hora de descobrirmos que tipo de confusões ela consegue aprontar num Natal, no ano em que seus pais pediram que ela organize a festa pela primeira vez. 

Título: Os delírios de Natal de Becky Bloom
Autor: Sophie Kinsella
Editora: Record
Páginas: 480
Classificação no Skoob: 4,4/5
Adicione ao Skoob

Imagem: Reprodução/Amazon

Como o Grinch roubou o Natal

Grinch, o monstrinho verde que odeia o Natal, ficou imortalizado em 2000 com o lançamento do filme que conta sua história. Nem todo mundo sabe, no entanto, que o filme é baseado em um livro de 1957, do aclamado escritor americano de literatura infantil Dr. Seuss. 

Na história conhecemos Grinch, que, farto do Natal e sua repetição de tradições, resolve roubar todos os presentes de um vilarejo para estragá-los. Ele vai acabar descobrindo, no entanto, que o verdadeiro sentido do Natal é muito maior que as comemorações e os presentes. A obra é uma boa pedida tanto para crianças quanto para adultos!

Título: Como o Grinch roubou o Natal
Autor: Dr. Seuss
Editora: Companhia das Letrinhas
Páginas: 64
Classificação no Skoob: 4,5/5
Adicione ao Skoob

Imagem: Reprodução/Amazon

Esqueceram de mim

Mais um clássico do cinema natalino, dessa vez no caminho contrário: foi o filme de 1990 que deu origem ao livro de 2015, criado e ilustrado pela canadense Kim Smith. Os fãs da história vão se encantar com as ilustrações, e as crianças desta geração, que talvez ainda não a conheçam, podem entrar em contato pela primeira vez com as confusões de Kevin McCallister, um menino de 8 anos que deseja que sua família desapareça e… acaba tendo esse desejo realizado quando fica sozinho em casa de repente, na véspera de Natal.

Ele vai descobrir a duras penas que seus pais fazem bastante falta quando precisa lidar com problemas inesperados, como a aparição de dois ladrões, contra os quais ele terá que lutar pensando em várias travessuras. Impossível folhear este livro e não ficar nostálgico!

Título: Esqueceram de mim
Autor: Kim Smith
Editora: Intrínseca
Páginas: 48
Classificação no Skoob: 4,2/5
Adicione ao Skoob

Imagem: Reprodução/Amazon

As Cores do Natal

Para finalizar, não podia deixar de fora um livro interativo! Para aqueles que descobriram nos livros de colorir um passatempo terapêutico, um livro do gênero na temática natalina pode ser a companhia perfeita para o mês de dezembro – ou para lembrar do Natal o ano todo! 

Da mesma autora dos famosos Jardim Secreto e Floresta Encantada, o livro As Cores do Natal vai te fazer se desligar da vida por um tempinho enquanto se concentra em escolher a melhor cor para cada bolinha da árvore. Se você não tem lápis de cor em casa, minha dica é esse conjunto de 60 cores da Faber Castell – vai por mim, você vai precisar de muuuuitas cores!

Título: As cores do Natal
Autor: Johanna Basford
Editora: Sextante
Páginas: 80
Classificação no Skoob: 4,6/5
Adicione ao Skoob

Imagem: Reprodução/Amazon

Pronto! Acho que aí já tem indicações o suficiente para encher uma prateleira, não é? Se você lembrou de algum que faltou na lista, comente aí embaixo que nós vamos adorar conferir. Boas leituras e um feliz Natal!

Analu Bussular

Analu Bussular

Jornalista e produtora de conteúdo, nunca se cansa de falar de livros na internet e está sempre ouvindo Taylor Swift. Nas horas vagas é sommelier de batatas fritas.

This Post Has One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top