skip to Main Content
Imagem Do Celular Galaxy Z Flip3.

Galaxy Z Flip3: conheça o celular dobrável da Samsung

Na hora de escolher um celular novo, um dos grandes empecilhos para muitas pessoas é encontrar um aparelho cujo tamanho seja agradável, fácil não só de manusear, mas também de ser levado para qualquer lugar.

Foi pensando em solucionar esse problema que a Samsung usou todas as suas forças para criar o Galaxy Z Flip3, um modelo de celular dobrável que chegou ao Brasil em setembro de 2021. Como diz a própria fabricante, o smartphone “dobra para caber no bolso, na bolsa ou até naquela calça skinny”. 

Ficou curioso para saber mais detalhes sobre o modelo reimaginado pela marca? Siga com a leitura deste texto!

Samsung Galaxy Z Flip3: um marco na evolução dos dobráveis

Sendo um dos vencedores do prêmio Best Inventions of 2021 da TIME, o Galaxy Z Flip3 representa um grande avanço para a Samsung no que diz respeito à comercialização dos dobráveis da marca.

Pode-se considerar, na verdade, que ele foi um desafio para a empresa que conta com uma linha de Galaxys e vem testando aparelhos dobráveis há cerca de uma década. Para se ter ideia, o primeiro protótipo flexível foi apresentado em 2011!

Mas foi na série Galaxy Z que a tecnologia ganhou força, após a superação de métodos, materiais e desafios mecânicos, para resultar em uma tela contínua de vidro dobrável.

Isso só foi possível quando os engenheiros compreenderam que uma gama de outras tecnologias precisariam ser desenvolvidas para que as expectativas dos consumidores fossem atendidas e, é claro, tudo funcionasse perfeitamente.

De acordo com a marca, “o display Infinity Flex e o vidro ultrafino da Samsung, por exemplo, habilitaram o primeiro visor de vidro dobrável do mundo. Embora sua tela possa ser uma peça contínua de vidro, o corpo de um dobrável apresenta dois componentes distintos. Essa estrutura única significava que, para manter um design fino o suficiente para o uso diário, os engenheiros teriam que repensar completamente o posicionamento dos componentes internos. Esse desafio incluiu projetar um novo sistema de resfriamento interno, bem como um sistema de bateria dupla com tecnologia que otimiza várias fontes de energia como uma”. 

Além disso, “para garantir que os dispositivos seriam capazes de resistir a centenas de milhares de dobras, a dobradiça foi projetada com a tecnologia Sweeper para ajudar a impedir a entrada de poeira e partículas de sujeira.”

Características

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o impacto tecnológico que o modelo ocasionou, hora de conferir detalhes específicos em relação à usabilidade dele, do design ao processamento!

Design 

Disponível nas cores creme, preto, verde e violeta, o Galaxy Z Flip3 traz a opção de se tornar um aparelho menor, já que é um smartphone com tela grande, mas que pode ser dobrado.

Compacto, ele mede 4,2 polegadas, o que facilita o armazenamento. Já aberto, o display é de 6,7 polegadas e conta com a inteligência do Dynamic AMOLED 2x, capaz de resultar em uma tela mais brilhante, suave e vívida, que é potencializada pela taxa de atualização de 120 Hz (Super Smooth).

O Super Smooth é um tipo de display que funciona mais rápido que em telas convencionais, que costumam se limitar a 60 Hz, e proporciona mais qualidade gráfica, precisão e agilidade na hora de reproduzir vídeos e jogos.

Imagem de um celular galaxy Z flip3 sendo colocado no bolso de uma calça.
Dobrável, o Galaxy Z Flip3 cabe facilmente em qualquer lugar, inclusive no bolso da calça. Foto: Reprodução/Samsung.

Logo no topo do celular é possível visualizar também a lente da câmera frontal, que ocupa um espaço centralizado.

Quanto à parte externa, há a presença das lentes de duas câmeras traseiras e de uma tela de 1,9 polegadas que possibilita a verificação de notificações e a interação intuitiva com elas, sendo possível personalizá-la com estilos e cores diferentes.

Câmera

Por falar em câmera, como comentado anteriormente, o Galaxy Z Flip3 apresenta três lentes, sendo duas traseiras e uma frontal.

As traseiras são de 12 mp, sendo uma câmera ultra-wide, uma angular que possibilita um campo de visão mais amplo, e outra wide, enquanto que a frontal conta com 10 mp.

Imagem do Galaxy Z Flip3.
O Galaxy Z Flip 3 conta com câmera frontal de 10 mp. Foto: Reprodução/Samsung.

Na hora de tirar selfies, é possível ainda fazer isso utilizando a câmera traseira dupla e visualizar a foto tirada na tela externa — para acionar o obturador, basta pressionar o botão de volume.

Já na hora de gravar vídeos, para evitar que eles saiam tremidos, basta usar o Modo Flex (nome que a Samsung deu para o fato do celular ser dobrável) como se fosse um tripé.

Experiência

Há ainda duas funcionalidades destacadas pela marca e que prometem potencializar a experiência do usuário.

Uma delas é o fato do aparelho se apoiar nele mesmo e permitir que conversas por meio de videochamadas sejam realizadas sem a necessidade de segurá-lo, garantindo mais liberdade.

A outra diz respeito à possibilidade de dividir a tela em duas e realizar várias tarefas ao mesmo tempo (tudo vai depender do aplicativo que você deseja utilizar), como ouvir músicas no YouTube e trocar mensagens com os amigos. 

Inclusive, na hora do som, o sistema Dolby Atmos e os alto-falantes estéreo são os responsáveis por dar suporte a reprodução do áudio.

Na hora de realizar tarefas, o Galaxy Z Flip 3 possibilita a divisão em duas telas. Foto: Reprodução/Samsung.

Durabilidade física

Se você está preocupado com o fato de toda essa inovação ter resultado em um celular “mais sensível”, pelo menos à água, ele não é tão assim! 

A Samsung o intitulou como “o primeiro smartphone dobrável resistente à água do mundo com classificação IPX8”, ou seja, o aparelho suporta até 1,5 metro de profundidade por até 30 minutos sem sair da água e da transmissão ao vivo.

Além dessa característica, o acabamento é durável, feito a partir de uma estrutura de alumínio resistente que protege a dobradiça, enquanto que a tela principal é feita de Samsung Ultra Thin Glass — a maior evolução da tecnologia de display dobrável da marca, que conta com a adição de uma camada de painel e película protetora, sendo 80% mais durável do que os padrões anteriores.

Já no caso de arranhões e outros danos, a Front Cover externa e a capa posterior do Galaxy Z Flip3 5G foram produzidas a partir da tecnologia Corning Gorilla Glass Victus, a mais resistente até o momento.

Bateria, armazenamento e processamento

Em relação às características mais técnicas, como duração da bateria, capacidade de armazenamento e processador utilizado no modelo, a Samsung também não poupou um bom desempenho.

A bateria do aparelho conta com 3.300 mAh, o que a torna uma bateria de longa duração, mas que varia conforme o ambiente de rede, recursos e aplicativos usados, assim como pela frequência de chamadas e mensagens, número de cargas, etc.

Já os seus arquivos, como fotos e vídeos, podem ser armazenados no celular com 256 gb, capacidade máxima de armazenamento do aparelho.

Por fim, o chip de processador utilizado no Galaxy Z Flip 3 é o de 5 nm, sendo alimentado por GPU, CPU e NPU atualizados, além de 8 gb de RAM — características capazes de proporcionar um bom desempenho para quem gosta de jogos.

O que vem na caixa?

Na caixa, o aparelho acompanha ainda um cabo USB, extrator de chip e manual do usuário. No entanto, ele não contém carregador de tomada, que deve ser resgatado gratuitamente por meio do site www.samsungparavocê.com.br até 30 dias a partir da emissão da nota fiscal.

Imagem dos itens que acompanham o aparelho Galaxy Z Flip3.
Itens que acompanham a caixa do aparelho. Foto: Reprodução/Samsung.

Preço: um obstáculo?

Um fator de ressalva e que pode não ser viável para todo mundo é o preço do aparelho, que ultrapassa os R$ 7.000, especialmente se você deseja realizar tarefas básicas e que podem ser satisfatórias com aparelhos de médio desempenho e bom custo-benefício, como é o caso do Galaxy m21s.

Apesar desse fator financeiro, quem deseja comprar o celular da Samsung Galaxy Z Flip3 da Samsung, terá em mãos um marco na evolução quando o assunto é celular que dobra. E não dá para negar que o aparelho, considerando as informações disponibilizadas pela fabricante, é surpreendente em vários aspectos.

Gostou de conhecer mais detalhes a respeito desse smartphone? Clique no banner abaixo e confira mais opções de modelos da Samsung!

Logotipo Opiniões Certificadas

Crédito da imagem de capa: a imagem de capa utilizada neste post é uma reprodução disponibilizada no site da fabricante do Galaxy Z Flip3, a Samsung.

Atualizado em 2022-05-18 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

Caroline Luz

Formada em Jornalismo pela Facopp/Unoeste, estudante de Letras/Espanhol na Unesp de Assis (SP). Libriana apaixonada por sol, cerveja, música, cinema e literatura – russa e latino-americana, especialmente! Já escrevi um livro e plantei uma árvore, não estou certa quanto a outra tarefa. Por fora, The Beatles; no fone de ouvido, Exaltasamba.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top