skip to Main Content
Mulher Loira Aplicando Hidratante Para Pele Seca

Hidratante facial para pele seca: como e qual escolher?

Apesar da hidratação ser uma necessidade para todos, peles secas precisam de um cuidado redobrado na hora de escolher seus produtos, uma vez que o ressecamento causa não só o envelhecimento precoce, mas também doenças como psoríase, xerose cutânea e dermatite atópica. 

Com isso em mente, selecionamos 8 indicações de hidratante facial para pele seca, além de dicas e informações sobre o assunto, para garantir uma derme saudável e bem cuidada o ano todo! Continue a leitura para conferir. 

Características da pele seca

A pele seca se caracteriza pela baixa produção de sebo, causada por um desequilíbrio nas glândulas sebáceas. Isso faz com que ela seja propensa à sensibilização, coceira, além de doenças como psoríase e dermatite atópica. Tais condições da derme causam desconforto, repuxamento e precisam ser tratadas com zelo. 

mulher olhando sua pele no espelho
Peles secas precisam de cuidados redobrados e muita atenção, pois tendem a envelhecer mais rapidamente e desenvolver doenças cutâneas.

Nesses casos, é preciso repor a hidratação da pele, para que ela permaneça lubrificada e saudável. Ingredientes oleosos e que promovem um cuidado mais potente são a solução. E, sempre que possível, consulte um(a) profissional especializado(a).

Como escolher meu hidratante? Dicas gerais

Como mencionado anteriormente, a pele seca sofre bastante com sensibilização e repuxamento, por conta da falta de óleos que lubrificam a derme. Portanto, é importante procurar produtos que possuam ativos potentes, mas também ingredientes amigáveis, que não irritem a pele.

Prefira produtos com teste dermatológico, não comedogênicos e sem ingredientes pesados, como sulfatos, petrolatos e parabenos. Além disso, certifique-se de que a fórmula conta com ativos emolientes, como manteiga de karité, ceramidas e óleos.

Muitos cremes utilizados por pessoas com pele seca são de uso facial e corporal, o que não é, necessariamente, um problema. Entretanto, se você começar a notar muita irritação e poucos resultados, consulte um(a) dermatologista e invista em produtos específicos para as condições da sua pele.

opções de hidratante para pele seca
Apesar de alguns hidratantes faciais para pele seca serem apropriados para uso corporal e facial, esteja atento à condição de sua cútis e considere consultar um(a) dermatologista.

Por fim, considere as texturas antes de realizar a compra. Se você quer um creme para uso no dia a dia, produtos de média ou baixa densidade podem ser melhores. Para tratamentos intensivos e uso noturno, é interessante utilizar cremes densos, que promovem uma hidratação maior, por oclusão. 

Hidratante facial para pele seca: 8 produtos disponíveis na Amazon

Se você está a procura de um bom hidratante facial para pele seca, confira a seguir nossas indicações de produtos. 

1. Skin Food Original Ultra Rich Cream – Weleda

A Weleda é uma marca fundada na Suíça e, desde o início, preza pela formulação de produtos com ingredientes naturais, além da produção sustentável. Dentre as linhas desenvolvidas, a Skin Food é uma das mais populares, por conta de seu alto poder de hidratação. 

O Skin Food Original é um creme bastante denso, que promove hidratação intensa em peles ultra ressecadas. Ele pode ser usado tanto no rosto quanto no corpo, pois seu intuito é reparar a barreira cutânea. Por ter uma textura emoliente, este creme cria uma capa de proteção na pele, auxiliando na maciez e nutrição da mesma.

É um produto formulado com ingredientes naturais e orgânicos certificados, e não possui conservantes, corantes artificiais ou parabenos em sua composição. Além disso, é dermatologicamente testado e cruelty free. Para quem possui regiões muito ressecadas no rosto, é uma boa pedida!

Salvador para a Pele Ressecada Skin Food, Weleda, Branco
  • Fórmula natural com ingredientes orgânicos certificados
  • Livre de parabenos, conservantes e corantes artificiais
  • Fragrância 100% natural, derivada de óleos essenciais

2. Lait Crème Concentré – Embryolisse

O Lait Crème Concentré é um dos hidratantes mais recomendados por maquiadores do mundo todo. Assim como o Skin Food, é um creme nutritivo para rosto e corpo, com textura mais densa, ótima para peles muito secas e sensibilizadas.

Segundo a marca, ele pode ser usado por todos os tipos de pele. Entretanto, por conta de sua textura densa e ingredientes como a manteiga de karité, que é naturalmente oleosa, ele funciona melhor em peles secas, mantendo-as hidratadas, macias e com um aspecto saudável. 

Lait Creme Concentrate by Embryolisse for Women - 1 oz Cream
  • Creme concentrado hidratante e nutritivo para rosto e corpo
  • Produto original Embryolisse
  • Ajuda na hidratação na pele evitando ressecamentos

3. Nutrel Suavizante Balm – Profuse

A Profuse é uma marca muito recomendada por dermatologistas e conta com uma extensa linha de cuidados faciais, desenvolvida para peles sensíveis. Como o ressecamento frequentemente está aliado à sensibilização, são produtos que valem a pena uma pesquisa mais aprofundada.

O Nutrel Suavizante Balm é um gel creme que acalma, fortalece e hidrata dermes sensibilizadas. Ele é recomendado, principalmente, para o tratamento de peles com dermatites ou rosácea, além daquelas que foram submetidas a procedimentos estéticos como o peeling ou laser.

Basicamente, este produto cria uma barreira protetora protegendo a derme dos danos causados pelo ambiente e fortalecendo sua saúde. É uma fórmula não comedogênica, hipoalergênica e indicada para peles sensíveis, sensibilizadas ou com quadros de ressecamento severo.

4. Loção Facial Hidratante – CeraVe

Indicada para peles normais a secas, a Loção Facial Hidratante da CeraVe é mais um produto que auxilia na restauração da barreira cutânea, criando uma camada protetora e nutritiva na pele. 

O produto contém três ceramidas, além de niacinamida e ácido hialurônico, que agem em conjunto para nutrir, hidratar e promover a produção de colágeno na pele. Não possui fragrância e é não comedogênico. 

5. Xeracalm A.D Replenishing Cream – Avène

A linha Xeracalm A.D da Avène foi desenvolvida após 12 anos de pesquisa biotecnológica, com o intuito de tratar peles secas ou muito secas, e que sofrem de coceira. Possuem ativos exclusivos como o I-Modulia e, segundo a marca, são seguros e eficazes no tratamento do prurido.

O Xeracalm A.D Replenishing Cream é um bálsamo com ação anti-irritação e anticoceira que, além de acalmar a pele, ele a nutre, promovendo a hidratação de dermes que sofrem com prurido e dermatite atópica.  

6. Minéral 89 – Vichy

O Minéral 89 é um fortalecedor facial, ou seja, ele promove a hidratação a fim de fortalecer a barreira cutânea e suas defesas naturais. É formulado com ácido hialurônico e 89% de Água Vulcânica Mineralizante, exclusiva da Vichy.

De acordo com a marca, através da alimentação da pele com vitaminas e minerais contidos na fórmula, o Minéral 89 promove uma hidratação intensa, além de preenchimento e uma derme com aspecto saudável e radiante. Possui uma textura leve, de rápida absorção e é indicado para todos os tipos de pele.

Vichy Minéral 89 Hidratante Facial 50ml
  • Fortalece a pele contra exposições diárias como poluição, mudanças de clima, raios UV e outras
  • Ativo rico em 15 minerais e comprovadamente capaz de fortalecer as defesas naturais da pele
  • 50 ml

7. Creme Hidratante para pele Extrasseca – Bepantol Derma

Clássico entre os consumidores de pele extrasseca, o creme hidratante da Bepantol é um produto multiuso, ou seja, pode ser utilizado no rosto e no corpo. Não possui parabenos, corantes ou perfumes em sua formulação, o que é ideal para peles sensíveis ou sensibilizadas.

Sua textura é densa e, por conta disso, promove uma hidratação intensa e repara áreas muito ressecadas da pele. Além disso, cria uma barreira protetora que protege e nutre dermes sensibilizadas.

Bepantol Derma Creme Hidratante para Pele Extrasseca 40g, Bepantol Derma
  • Ultra-hidratação para pele extrasseca
  • Repara, protege e nutre a pele
  • Ideal para áreas tatuadas, ajuda a manter a região hidratada e prolongar o brilho e a beleza da tatuagem

8. Toleriane Sensitive – La Roche Posay

O Toleriane Sensitive possui propriedades prebióticas, que promovem o crescimento da flora cutânea (microbioma), com o objetivo de reduzir a flora patogênica, responsável por causar doenças na pele. É um produto muito recomendado para peles sensíveis e sensibilizadas, com doenças como dermatite atópica ou rosácea.

Possui textura leve, de rápida absorção e ótimos ingredientes nutritivos, como a água termal da La Roche Posay, ceramidas, glicerinas, niacinamida e vitamina E. Sua fórmula não tem fragrância, parabenos ou álcool. 

mulher aplicando hidratante para pele seca no rosto
Para manter a pele macia e saudável, invista em um hidratante para pele seca que atenda às necessidades específicas da sua derme.

Peles secas ou extrassecas precisam de atenção redobrada no quesito hidratação, dado que podem sofrer de sensibilização e até mesmo dermatites e outras doenças, em quadros mais acentuados. 
Por isso, na hora de escolher o seu hidratante facial para pele seca, tenha em mente as dicas e informações citadas no texto e, na dúvida, consulte um(a) profissional da área. Quer saber mais sobre produtos de skincare e outras dicas de autocuidado? Confira nossa categoria no blog, clicando aqui.

Atualizado em 2021-10-08 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

Suzana Frare

Graduada em Comunicação e Multimeios e apaixonada por conteúdo. Nas horas vagas falo sobre maquiagem, escrevo poemas, estudo francês, maratono séries e assisto a vídeos extremamente aleatórios no YouTube. Olho no olho e conversas sinceras são comigo mesmo.

Este artigo tem 3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top