Estante repleta de livros com capas bonitas.

Livros com capa bonita: pode julgar por ela, sim!

0 Compartilhamentos
0
0
0

Todo mundo sabe que não podemos julgar um livro pela capa, mas, às vezes, ela é tão bonita que se torna impossível não fazer isso. Com o trabalho impecável de algumas editoras, lembrar desse ditado pode ser um belo desafio.

Pensando nisso, separamos alguns livros com capas bonitas que vão te deixar ávido pela leitura. Afinal, elas podem ser o passo inicial para uma experiência incrível em que você descobre obras com narrativas extremamente bem feitas e um trabalho editorial impecável.

Continue a leitura e se surpreenda com a apresentação de 12 obras, além de um breve resumo de cada uma delas!

1. Queria ter ficado mais

Por muitos anos, cartas foram o meio de comunicação mais utilizado para conectar pessoas ao redor do mundo. Com a tecnologia, novas formas de fazer isso surgiram, e elas acabaram se tornando um item que remete a carinho e a cuidado, muito além de uma mensagem.

Em 2015, a editora Lote 42 teve a brilhante ideia de unir o caráter sentimental e linguístico por trás das cartas, criando um livro inovador e maravilhoso. Queria ter ficado mais é uma coletânea com 12 textos escritos por mulheres residentes em diferentes locais do mundo.

Cada um deles vem em um envelope diferente e que se relaciona com a origem das escritoras, selados por uma faixa. É o tipo de livro que você não vê a hora de ler, com relatos emocionantes e um processo de edição impecável.

[wptb id=917]

2. Em algum lugar nas estrelas

Publicado pela editora Darkside e escrito por Clare Vanderpool, Em algum lugar nas estrelas é uma obra repleta de magia em que dois amigos partem em uma aventura pelo oceano atrás de um animal histórico.

O que conquista o leitor, além da capa e do trabalho interno de edição do livro, são as inúmeras referências que a autora reuniu para criar uma obra repleta de significação e beleza. Com elementos que remetem às constelações, ilustrações lindas e um círculo estelar acompanhando o livro, se torna palpável todo o sentimentalismo vivido pelas personagens.

Elementos fantásticos, piratas e o passado se misturam com a realidade de Jack e de Early em uma narrativa apaixonante, impulsionada pela capa e pelo trabalho da editora no decorrer do livro.

[wptb id=919]

3. Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito e Persuasão

Esta coletânea 3 em 1 feita pela editora Martin Claret reúne obras clássicas da aclamada escritora Jane Austen com uma capa que espelha o que há de mais bonito por trás das suas narrativas: a característica clássica, feminina e, também, revolucionária.

A capa almofadada em rosa e com detalhes em dourado antecipa os três romances encantadores e repletos de personagens femininas fortes e com traços feministas – o que, para a época em que foram criadas, foi revolucionário.

Ainda hoje, Jane Austen é reconhecida e estudada com afinco dentro dos estudos literários, além de encantar leitores apaixonados por histórias de amor ao redor do mundo todo. Da capa ao todo da obra, esse livro vai te encantar.

[wptb id=921]

4. Cem anos de solidão – Edição especial

Cem anos de solidão é um dos romances mais aclamados do escritor colombiano Gabriel García Márquez, conhecido, inclusive, por seu Nobel da Literatura.

Depois do ano de publicação da obra, a editora Record criou uma edição colaborativa com capa almofadada e um trabalho de ilustrações incrível com adornos metalizados. O volume ainda conta com uma árvore genealógica da família Buendía, protagonista do título, que ajuda o leitor a se localizar melhor no tempo e no espaço da narrativa.

Cem anos de solidão narra, de forma fluída e agradável, a vida dos integrantes de uma família e os acontecimentos aos quais ela está sujeita durante a história. Misturando passagens fantásticas com a história da Colômbia, o leitor conhece os Buendía desde seu surgimento até sua última ramificação.

O livro também é conhecido pelo trabalho de influências literárias e é considerado uma enciclopédia do imaginário.

[wptb id=923]

5. Harry Potter e a Pedra Filosofal – Edição ilustrada

Harry Potter é uma das trilogias de livros mais lidas do mundo, com personagens apaixonantes e uma narrativa cheia de mistérios, magia e seres fantásticos de diferentes mitologias reunidos para quem não dispensa uma boa ficção.

O que continua consagrando a obra no tempo de vendas, além da atemporalidade da narrativa, são as edições cada vez mais incríveis publicadas.

Em 2016, a editora Rocco iniciou um trabalho belíssimo de ilustrar os livros da coletânea, entregando, aos fãs, a oportunidade de dar vida aos personagens e as criaturas do livro em um formato diferente do cinema.

Atualmente, os 4 primeiros títulos da saga já foram ilustrados por Jim Kay e estão disponíveis para vendas.

[wptb id=925]

6. O labirinto do fauno

Na literatura, é muito comum que livros sejam adaptados para o cinema. O que também está se popularizando é o caminho contrário: cada vez mais, longas-metragens têm se tornado obras escritas.

Exemplo disso é O labirinto do fauno, título lançado pela editora Intrínseca com uma capa dura maravilhosa que ilustra os elementos-chave do filme. O trabalho conjunto entre Guillermo del Toro e Cornelia Funke resultou em uma narrativa envolvente repleta de ilustrações incríveis.

Na história, Ofélia e sua mãe se mudam para uma vila próxima à floresta repleta de seres encantados que buscam por sua princesa. Enquanto o leitor conhece a protagonista, também é apresentado a contos-de-fadas inéditos que não estão presentes no longa.

É uma história encantadora, cheia de magia e com um final tocante, que vai emocionar todos que se deixarem entrar na floresta encantada de Ofélia.

[wptb id=927]

7. O mundo invisível entre nós

Para os amantes de ficção e de literatura dark, com uma pegada moderna de Edgar Allan Poe, O mundo invisível entre nós torna possível realizar uma leitura sombria em uma edição com capa impecável. 

Nesse livro, contos de vida, de morte e histórias de amor se mesclam a uma linguagem poética e encantadora de lidar com o assustador. O cuidado da escritora com as descrições leva a beleza da capa para a narrativa, que deixa o leitor sempre sedento por mais.

A edição em capa dura foi estruturada pela Darkside e reúne cores pastel e elementos perturbadores na capa que te acompanharão para as páginas.

[wptb id=929]

8. Onde cantam os pássaros

Outro livro editado pela Darkside, que criou uma capa a partir de recortes, flores e esqueletos. Onde cantam os pássaros ainda conta com uma lombada estilizada que serve como ponto de partida para uma jornada literária que conquistou prêmios como o Barnes & Noble Discover Award, Jerwood Fiction Uncovered Prize e Miles Franklin Award, categoria mais importante na Austrália.

A narrativa apresenta o leitor à fazendeira Jake White que, determinado dia, começa a encontrar suas ovelhas mortas em uma ilha na qual considerava estar completamente sozinha.

Conforme a história se desdobra, vamos conhecendo mais a existência de Jake e do lugar em que ela escolheu residir, assim como seus motivos para a reclusão. Evie Wyld, cada dia mais, reúne fãs e conquista leitores graças à sua literatura envolvente, que conquista pelo anseio em ter respostas.

[wptb id=931]

9. Casa das estrelas

Essa obra é encantadora desde sua criação até à edição, recentemente idealizada pela editora Planeta. Casa das estrelas se trata de um dicionário organizado por Javier Naranjo em que as definições das palavras são dadas por crianças de até 12 anos.

Em seus anos como professor, Javier contava histórias em sala de aula, selecionava termos-chave e pedia para as crianças apresentarem um significado para eles. Com o tempo, este experimento resultou em uma coletânea de definições poéticas e significativas para palavras como “amor”, “família” e “morte”.

Em 2018, a editora Planeta redesenhou o livro, lançando-o em capa dura e com ilustrações de Lara Sabatier. A obra, que já era encantadora, alcançou um novo nível e é um dos dicionários mais emocionantes da história da literatura.

[wptb id=933]

10. S.

Muito mais do que um livro, S. é uma experiência literária completa da edição à organização da obra desenvolvida por J. J. Abrams e Doug Dorst em cima do renomado O Navio de Teseu, de V. M. Straka.

S. reúne três narrativas dentro de um só título. Além de O Navio de Teseu, o leitor conhece outras duas personagens – Eric e Jennifer – que se relacionam com rabiscos e escritos na lombada do livro.

Não bastasse a inovadora ideia dos autores, a edição do livro colocou ele em um novo patamar. Ao adquirir a obra, o leitor recebe um exemplar como se tivesse pegado o livro em uma biblioteca. Após romper o lacre de proteção, é preciso manuseá-lo com cuidado, porque S. é recheado de documentos e cartas escritas por Jennifer e Eric abandonados em seu interior.

Dessa forma, as personagens vão se conhecendo e doando itens importantes uma para a outra que ficam à disposição do leitor. É um livro que rompeu ideias literárias e criou um exemplar único e que vale a pena cada página lida.

[wptb id=935]

11. O retrato de Dorian Grey

Escrito pelo renomado Oscar Wilde, O retrato de Dorian Grey universalizou o mito de Fausto ao retratar uma personagem que vende sua alma para que uma obra envelheça em seu lugar, tornando, assim, sua beleza eterna.

O livro foi responsável por uma série de críticas a Wilde e, durante muito tempo, sofreu censuras e teve partes retiradas para que a obra fosse a público. Em 2013, a editora Biblioteca Azul estrutura, pela primeira vez, uma versão sem cortes que, graças a Nicholas Frankel, acredita ser a forma como Oscar idealizou o livro em vida.

Além de apresentar o título completo, a edição possui uma capa linda e cuidadosa, que torna a leitura ainda mais prazerosa.

[wptb id=937]

12. Box: Os sertões

Escrito por Euclides da Cunha, Os sertões é um dos melhores livros da literatura brasileira, desenvolvido no pré-modernismo.

Com caráter histórico e social, a obra é um trabalho jornalístico impecável na qual é descrita a Rebelião de Canudos, acontecimento importante no Brasil entre 1896 e 1897. O box em questão vai além de uma capa linda, apresentando páginas escritas pelo próprio Euclides, uma análise crítica e registros fotográficos do conflito.

É uma edição comemorativa bem estruturada pela Ubu Editora, que conquista fãs, estudiosos e amantes da literatura nacional. 

[wptb id=939]

Nem sempre os livros com capas bonitas terão histórias bem construídas, mas, algumas vezes, a edição pode sim potencializar a experiência de leitura. Se você tem uma obra impecável e que precisa aparecer por aqui no futuro, comenta aí e compartilha este conteúdo para que mais pessoas descubram que está tudo bem, vira e mexe, dar uma julgadinha pela capa!

0 Compartilhamentos
comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *