skip to Main Content
Cachorro Usando óculos Em Cima De Uma Mesa Cheia De Livros

Livros sobre cachorros: títulos que vão derreter seu coração

O amor pelos caninos é universal e está presente até na literatura. De ficção a bibliografia, existem diversos livros sobre cachorros que derretem o coração de qualquer um – especialmente daqueles que têm um companheiro de quatro patas. Desde clássicos como Marley e Eu até cães de famosos, como Flush de Virginia Woolf, vários animais já foram retratados no universo literário

Para aqueles que querem conhecer mais sobre a relação cachorro-humano, separamos nove títulos para instruir, divertir e emocionar. Esses livros são indicados para tutores e amantes dos caninos. Boa leitura. 

  1. Quatro Vidas de um Cachorro

A review do Booklist já alerta que “esta história vivaz e emocionante encantará a todos os apaixonados por cachorros”, e eles não poderiam estar mais certos. Narrado pelo próprio cão, o livro acompanha o renascimento de um animal que busca o sentido e o propósito de vida dele. 

Com um olhar diferente – do animal –, Quatro vidas de um Cachorro é um livro para todas as idades e contém doses de humor e emoção na medida certa. Com o livro, é possível entender um pouco mais os laços entre cão e homem. 

Ótima opção para presentear ou ler naquela tarde chuvosa com uma xícara de chá quente. 

Título: Quatro Vidas de Um Cachorro
Autor: W. Bruce Cameron
Editora: HarperCollins
Páginas: 288
Publucação: 21 outubro 2016
Classificação no Skoob: 4,5/5

Imagem: Amazon/Reprodução

Confira o trailer da adaptação cinematográfica do livro:

  1. Nós e Nossos Cães

Esse é daqueles livros reais que emocionam, divertem e nos fazem viajar em um misto de sentimentos. Em Nós e Nossos Cães, 50 pessoas, anônimas e famosas, narram as vivências com seus cachorros, desde cães-guia até animais que ajudaram a superar términos de relacionamento e depressão. 

Cacau Hygino organizou um livro cheio de contos verdadeiros que diferentes tutores e cães vão se identificar. Além dos relatos, há uma curadoria de conteúdos com as fotos de Vera Donato, tornando ainda mais intimista e real.

Acompanhe as aventuras de Eliana Freiberger e Cindy, da jogadora de vôlei Virna e seu yorkshire Baby, da bailarina Ana Botafogo e seu cachorro Pui, de Ethel Rosenfeld e de seu cão-guia Gem, além de várias outras.

Um livro imprescindível para qualquer tutor que teve sua vida transformada por um amigo de quatro patas.

Título: Nós e Nossos Cães
Autor: Cacau Hygino
Editora: Globo
Páginas: 224
Publucação: 1 de janeiro de 2007
Classificação no Skoob: 4,0/5

Imagem: Amazon/Reprodução

  1. A Cabeça do Cachorro

Para aqueles que querem entender os comportamentos e rotinas dos cães, A Cabeça do Cachorro é uma ótima indicação. De uma forma leve e descontraída, a psicóloga referência em estudos comportamentais caninos, Alexandra Horowitz, narra diversas descobertas científicas da área traçando paralelos entre as rotinas dos humanos. 

Quem já possui um cachorro em casa sabe como esses animais são espertos e respondem a estímulos. Alexandra vai mais a fundo e avalia esses comportamentos para entendermos de vez como os cães percebem o mundo ao seu redor, como se socializam com outros animais e qual a natureza dos relacionamentos deles com os humanos.

A Cabeça do Cachorro é um título essencial na biblioteca de todos os donos de pets.

Título: A Cabeça do Cachorro
Autor: Alexandra Horowitz
Editora: Best Seller
Páginas: 418
Publucação: 20 de setembro de 2010
Classificação no Skoob: 4,0/5

Imagem: Amazon/Reprodução

  1. Marley e Eu

Este é um título que com certeza todos os donos de pets – e aqueles que também não são – vão conhecer. Clássico da literatura canina, Marley e Eu ficou marcado em várias gerações. 

Entrando na vida de John e Jenny, Marley, um cachorro adotado pelo casal, apronta várias confusões que vão transformar a rotina dos donos e deixá-la de cabeça para baixo. Claro que todo tutor de filhote já passou pelas situações vividas pelos protagonistas da história, o que torna o livro ainda mais divertido. 

Mostrando-se sempre fiel, leal e amoroso aos donos, Marley conquistou um espaço especial nos corações de John e Jenny – e não poderia deixar de ser diferente. 

Um título ideal para entender que, apesar de bagunceiros e espalhafatosos, os cachorros são leais e confiáveis, merecendo uma segunda, terceira ou várias chances de fazer parte da vida dos humanos.

Título: Marley e Eu
Autor: John Grogan
Editora: Prestigio
Páginas: 288
Publucação:1 de janeiro de 2006
Classificação no Skoob: 4,3/5

Imagem: Amazon/Reprodução

  1. A Promessa de Um Amigo

Continuação de Quatro Vidas de Um Cachorro, em A promessa de Um Amigo, Bailey se transforma em Cooper, um cão grande e brincalhão. Em uma nova aventura, o bicho é adotado por um garoto paraplégico que o treina para ser um animal de assistência.

Cooper se vê em uma família disfuncional que o abandona junto com seu dono para enfrentar as mais diversas confusões. No entanto, dessa vez, ele não é o único cachorro na cena. Lacey, uma amiga, lhe faz companhia durante as tarefas que ele precisa realizar.

Novamente, W. Bruce Cameron utiliza da narrativa para mostrar como os cães são fiéis, divertidos e carinhosos, mudando a vida dos tutores para sempre.

Título: A Promessa de Um Amigo
Autor: W. Bruce Cameron
Editora: HarperCollins
Páginas: 352
Publucação: 10 de fevereiro de 2020
Classificação no Skoob: 4,5/5

Imagem: Amazon/Reprodução

  1. Anjo de Quatro Patas

Do autor brasileiro Walcyr Carrasco, Anjo de Quatro Patas narra as vivências de um homem aprendendo a conviver com o husky siberiano Uno. Um livro sobre amor, perdas, conhecimento e, sobre tudo, de companheirismo.

Não conhecemos o narrador, sabemos apenas que ele é irmão de Cláudio, um homem que tenta enriquecer vendendo filhotes de cachorros. Depois que o negócio do parente dá errado e a husky de Cláudio só dá cria de um filhote, o Uno, ele o entrega para o irmão que estava passando por momentos difíceis e é aí que as aventuras começam.

Uno ajuda o nosso narrador desconhecido a redescobrir as alegrias da vida e a cicatrizar suas feridas. Novamente uma história de amor e companheirismo entre homem e cachorro, em que os mais inquebráveis laços são criados.

Título: Anjo de Quatro Patas
Autor: Walcyr Carrasco
Editora: Moderna
Páginas: 184
Publucação: 1 de janeiro de 2013
Classificação no Skoob: 4,1/5

Imagem: Amazon/Reprodução

  1. Flush: Memórias de Um Cão

Flush: Memórias de Um Cão é uma obra bibliográfica de um cachorro especial e cheio de histórias vividas. O protagonista da narrativa é um cocker spaniel de origem inglesa que enfrenta diversas aventuras, conhecendo o mundo e si mesmo. 

Com maestria, a autora narra as divertidas confusões que o cão enfrenta aliando e tecendo com ácidos comentários sobre os valores da sociedade vitoriana inglesa. 

Veja a review do Livro&Café e saiba mais sobre o livro.

Este livro é uma ótima combinação de narrativa histórica com momentos leves e divertidos de um cão. 

Título: Flush: Memórias de Um Cão
Autor: Virginia Woolf
Editora: L&M Pocket
Páginas: 160
Publucação: 9 de março de 2004
Classificação no Skoob: 3,8/5

Imagem: Amazon/Reprodução

  1. Esperando por Doggo

Esperando por Doggo é outro livro em que o cão muda a vida de um homem. Depois de uma separação difícil, Dan acha que perdeu tudo e apenas se vê com o que Clara deixou para trás: uma carta e um cachorro. 

Determinado a devolver o animal para a dona, Dan passa a traçar caminhos para cumprir esse objetivo. O que ele não esperava era criar laços com Doggo e não ter coragem de deixá-lo. 

Doggo muda completamente a vida de Dan, dando sentido para que o homem continue a viver. Esperando por Doggo é um livro esperançoso e ótimo para presentear. 

Título: Esperando por Doggo
Autor: Mark B. Mills
Editora: Novo conceito
Páginas: 224
Publucação: 20 de novembro de 2015
Classificação no Skoob: 3,7/5

Imagem: Amazon/Reprodução

  1. A Mais Pura Verdade

A Mais Pura Verdade é daqueles livros que você lê em uma tarde e nem percebe que as horas passaram tão rápido. Na narrativa, acompanhamos a história de Mark e seu inseparável amigo de quatro patas, Beau. 

Mark é uma criança doente que, cansado de ouvir vários “nãos”, parte para a aventura de sua vida. Junto com uma máquina fotográfica, seu caderno, Beau e um plano, pretende escalar o Monte Rainier. Busca enfrentar esse desafio, mesmo que seja a última coisa que ele faça.

O primeiro livro de Dan Gemeinhart é emocionante e leve. Não é mais uma narrativa sobre um menino doente, é uma daquelas histórias de companheirismo e lealdade entre um cachorro e seu dono. 

Confira o vídeo resenha que a Ana Luísa Bussular preparou sobre o livro.

Título: A Mais Pura Verdade
Autor: Dan Gemeinhart
Editora: Novo conceito
Páginas: 224
Publucação: 23 de março de 2015
Classificação no Skoob: 4,1/5

Imagem: Amazon/Reprodução

Se você se interessou por esse livro, tenho uma notícia muito especial! O Opiniões Certificadas está realizando um concurso cultural A Mais Pura Verdade, em que o vencedor ganhará um exemplar desse livro!

Para participar é muito fácil, basta seguir essas regrinhas:

  1. Seguir o perfil do Opiniões certificadas no Instagram: http://instagram.com/ocertificadas
  2. Postar uma foto do seu pet apresentando-o e contando a mais pura verdade de porque você o ama e porque vocês merecem ganhar o livro (entre 22 de fevereiro e 25 de março)
  3. Marcar o perfil do Opiniões Certificadas na foto

O resultado sairá dia 26 de março lá no Instagram!

O cachorro é chamado de melhor amigo do homem e não é à toa. Com esses livros vimos diversas narrativas demonstrando como os cães são leais, companheiros e chegam para mudar a vida dos donos. 


Quer mais informações sobre os amigos caninos? Seja um tutor responsável e acompanhe nossos conteúdos sobre cachorros e garanta o bem-estar do seu animal.

Fernanda Fukushima

Sabe a famosa mãe de pet? Sou eu! Quando não estou totalmente focada em cuidar da Pepper, estou jogando The Sims, lendo algum YA e tomando um chá. Formada em Comunicação e Multimeios e mestranda em criação literária.

Este artigo tem 1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top