skip to Main Content
Loki Hq

Loki: 9 HQs para ler e entender a série

Em algumas histórias – filmes, quadrinhos, séries, livros – por mais incrível que seja o protagonista, é impossível não torcer para o vilão. Um exemplo é o personagem Loki, principal rival do herói Thor, da Marvel.

Inspirado no deus nórdico da trapaça, ele rouba constantemente a cena com seus truques e seu humor ácido. Não à toa, o personagem ganhará sua série própria original do Disney+ em junho de 2021.

Para você que é apaixonado pelo vilão e quer conhecê-lo melhor para entender sua série, listamos nove das melhores HQs do Loki. Vamos conferir?

1. Loki

Quem conhece Loki apenas por meio dos filmes da Marvel, neste quadrinho, deve encontrar um personagem diferente: muito mais amargurado, vingativo e determinado a fazer o mal. 

Com roteiro de Robert Rodi e ilustrações de Esad Ribic, essa HQ acompanha Loki assim que consegue derrotar Thor e assumir o trono de Asgard. Apesar de feliz com sua conquista, suas trapaças do passado continuam a lhe assombrar.

Além disso, a história é repleta de acontecimentos que fazem referência à mitologia nórdica, como a vez em que Loki fica preso e durante anos, uma cobra pinga veneno em seu olho, e é isso que causa os terremotos em Asgard.

Uma saga surpreendente e que ajudou a estabelecer muito do que conhecemos sobre o personagem.

Desconto
Loki
  • Capa Dura
  • Rodi, Robert (Author)
  • 96 Pages - 06/14/2019 (Publication Date) - Panini (Publisher)

2. Loki: O Deus que Caiu na Terra

Depois de inúmeras tentativas de se redimir de seus erros, Loki consegue provar-se leal a todos. Para isso, ele teve de resgatar sua mãe, Freyja, e matar o próprio pai biológico, o gigante de gelo Laufey, tomando seu lugar como Rei de Jotunheim.

Sem saber o que fazer após a tomada do trono, Loki passa a refletir sobre seu destino e resolve cair no Planeta Terra em busca de novas aventuras. Lá, ele encontrará velhos conhecidos, como Wolverine, Homem de Ferro e o irmão Thor, que tentarão ao máximo impedir suas travessuras.

Loki: O Deus que Caiu na Terra
As ilustrações de Oscar Bazaldua trazem emoção ao roteiro de Daniel Kibblesmith. Imagem: Panini Comics/Divulgação.

O roteiro, escrito por Daniel Kibblesmith, pode confundir o leitor algumas vezes, já que não é totalmente linear e há quebras da quarta parede. Entretanto, ao se acostumar com o tom da leitura, a história se revela incrível.

Loki. O Deus que Caiu na Terra
  • Daniel Kibblesmith (Author)
  • 120 Pages - 10/28/2020 (Publication Date) - Panini (Publisher)

3. Loki: Agente de Asgard – Não Posso Mentir

O que acontece quando o deus da trapaça é obrigado a falar apenas a verdade? É isso que ocorre nessa HQ de Loki, lançada em 2019. Aqui, o personagem se encontra condenado à morte pelo Doutor Destino por possíveis crimes que irá cometer no futuro.

Para provar-se inocente, ele é enviado à Terra, onde terá a missão de encontrar asgardianos perdidos – em especial, a feiticeira Lorelei, que pode ser uma das responsáveis pela sua situação.

Há inúmeros momentos marcantes do irmão de Thor, desde seu embate contra Lorelei aos seus métodos pouco ortodoxos de investigação (como se cadastrar em um site de encontros românticos). 

Muito do arco do Agente Loki estará presente em sua série, já que ele terá que fazer missões em busca de redenção. Portanto, esse é um ótimo número para entender essa faceta do nosso vilão favorito.

Desconto
Loki: Agente De Asgard - Não Posso Mentir
  • Capa Dura
  • Ewing, Al (Author)
  • 136 Pages - 03/06/2019 (Publication Date) - Panini (Publisher)

4. Thor – Em Nome do Pai

Após o Ragnarok, Asgard sucumbiu. Thor tem o poder de fazer todo o reino e os cidadãos renascerem, porém não consegue trazer à vida o próprio pai, Odin. Exausto, ele fica entre a vida e a morte, em um estado de transe.

Durante seu devaneio, Thor encontra Odin neste purgatório, lutando pela própria vida. Os dois têm a oportunidade de se reaproximar e refletir sobre o peso e as responsabilidades de ser o rei de Asgard. 

Enquanto isso, Loki (preso a um corpo feminino) volta e tenta convencer Balder, o Bravo, que Thor não merece o trono por tudo o que fez seu povo passar, e que eles devem tomar o reino como herdeiros legítimos.

O roteiro foi idealizado por J. Michael Straczynski, e as ilustrações são de Olivier Coipel e Marko Djurdjevic.

Desconto
Thor - Em Nome do Pai: 1
  • Straczynki, J. Michael (Author)
  • 336 Pages - 11/30/2016 (Publication Date) - Panini (Publisher)

5. Thor: O Cerco 

Escrito pelo icônico Brian Michael Bendis e ilustrado por diversos desenhistas incríveis, esse quadrinho narra a queda de Asgard, e é mais um exemplo de como Loki pode roubar a atenção do leitor, mesmo não sendo o “protagonista”.

Ambientado logo após os acontecimentos de Ragnarok e Em Nome do Pai, Asgard é agora um reino flutuante dentro da Terra. Em mais uma trapaça, Loki convence a todos que Thor seja expulso e faz com que Balder, o Bravo, assuma o trono.

Com o deus do trovão afastado, Loki trava um plano para trazer Doutor Destino e todo o povo da Latvéria para Asgard. Dessa forma, os dois vilões trocam favores em busca de manter-se no poder. 

Não bastando isso, Norman Osborn decide atacar o Reino asgardiano. Será que Thor conseguirá se reerguer, proteger o próprio povo e retomar a posição de rei?

Desconto
Thor: O Cerco
  • Bendis, Brian (Author)
  • 456 Pages - 04/20/2015 (Publication Date) - Panini (Publisher)

6. Thor – Contos de Asgard 

Para quem busca uma HQ do Loki mais antiga, esse encadernado é uma ótima opção. As histórias foram escritas pelo lendário Stan Lee e contam com as ilustrações dinâmicas e psicodélicas de Jack Kirby.

Thor – Contos de Asgard
Loki e Thor conforme idealizados por Jack Kirby nos Contos de Asgard. Imagem: Marvel Comics/Divulgação.

Trata-se de um compilado de contos curtos adaptados da mitologia nórdica e que ajudaram a estabelecer o tom que Thor ganharia nos quadrinhos. E como é de se esperar, um dos personagens que chama a atenção é o deus da trapaça. Um clássico que merece estar em sua coleção!

Graphic Novels Marvel Classícos II - Thor - Contos De Asgard
  • Stan Lee (Author)
  • 09/09/2021 (Publication Date) - Marvel (Publisher)

7. Os Julgamentos de Loki

O que tornou Loki o deus da trapaça? Seria a sensação constante de exclusão por parte da sua família? Ou será que ele não superou o fato de que o Mjolnir poderia ter sido dele? Nessa história obrigatória aos fãs, você terá essas respostas.

Dividida em quatro partes, a trama interpela retrospectivas sobre o desenvolvimento da psique do vilão, enquanto, no presente, ele aguarda o julgamento de Thor. 

A arte é de Sebastian Fiumara, que brinca bastante com as ideias de sombra e luz. Já o argumento de Roberto Aguirre-Sacasa, famoso por também ter roteirizado séries como Glee e Riverdale.

Os Julgamentos de Loki
  • Aguirre-Sacasa, Roberto (Author)
  • 240 Pages - 09/22/2017 (Publication Date) - Panini (Publisher)

8. Vote Loki

Loki encontrou na Terra um terreno para mais uma de suas travessuras: uma oportunidade para se candidatar à presidência dos Estados Unidos, se utilizando de toda a sua lábia e carisma para alcançar o posto.

Atenta ao jogo sujo do vilão, a repórter Nisa Contreras idealiza uma série de reportagens para derrubar sua candidatura e mostrar aos americanos que Loki é incapaz de governar a nação, e mais que isso, tem um plano perverso.

Para quem curte histórias sobre política e tramas detetivescas, esse quadrinho será um prato cheio!

Desconto
Vote Loki
  • Hastings, Christopher (Author)
  • 120 Pages - 05/05/2021 (Publication Date) - Panini (Publisher)

9. Loki: Onde Mora a Trapaça

Esta não é uma história em quadrinhos, mas sim um livro. Escrito por Mackenzi Lee, autora do sucesso juvenil O Guia do Cavaleiro para o Vício e a Virtude, ele trata todo o desenvolvimento do personagem Loki como um antagonista ao seu irmão Thor.

Tudo começa quando Odin recebe a profecia de que um de seus filhos o trairia e levantaria um reino de mortos-vivos para atacar Asgard. Desconfiado de Loki, ele resolve puni-lo e enviá-lo à Terra em uma missão secreta – mais precisamente, a cidade de Londres no século 19.

Durante sua aventura, o deus da trapaça tem que lidar com sua personalidade instável e entender melhor seu destino: seria ele mesmo o predestinado a trair o próprio pai? Será que ele pode escolher o rumo de sua vida? Além disso, outros personagens vão cativar o leitor, como a feiticeira Amora e o humano Theo. 

Essencial para quem quer entender Loki em uma fase muito anterior aos Vingadores.

Desconto
Loki: Onde Mora a Trapaça
  • Lee, Mackenzie (Author)
  • 408 Pages - 11/20/2019 (Publication Date) - Excelsior (Publisher)

Trapaças, artimanhas e indagações sobre destino e predestinação. Essas são algumas das tramas que você encontra nas HQs de Loki, e vão despertar ainda mais seu interesse pelo personagem.


Você já leu algum desses quadrinhos? Deixe seu comentário abaixo! Para continuar lendo conteúdos sobre o tema, clique aqui e acesse a categoria!

Atualizado em 2021-09-08 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

Bernardo Gasino

Graduado em Comunicação e Multimeios, consome e estuda música desde pequenininho. É um grande apreciador de filmes coming-of-age e de aventuras culinárias.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top