HD externo conectado a MacBook enquanto usuário transfere arquivos.

Qual o melhor HD externo? 4 modelos para escolher

0 Compartilhamentos
0
0
0

Escolher o melhor HD externo para salvar arquivos não é uma decisão tão simples. Existem vários fatores que influenciam a decisão. Além da capacidade e tamanho do dispositivo, há detalhes técnicos, como velocidade de transferência de dados, compatibilidade e segurança, que são fundamentais.

Não sabe como escolher o HD externo mais adequado para a sua rotina? Então, continue a leitura e entenda todos os pontos que você deve levar em consideração! 

Quais as funções de um HD externo?

Primeiramente, é importante entender o que é esse aparelho. O HD vem da sigla para Hard Disk (em português, disco rígido); já o externo quer informar exatamente isso: é algo relativo à parte de fora, ou seja, não é interno ao sistema. 

O dispositivo é um elemento que compõe o computador ou notebook. Sua função é guardar arquivos e dados do sistema operacional da máquina.

Desta forma, HD externo é um tipo de disco rígido externo, que possui diversos usos no dia a dia. São elas:

  • Salvar arquivos em geral, como fotos e vídeos.
  • Fazer backup de uma máquina. 
  • Auxiliar o trabalho de programas de edição.
  • Compartilhamento de informações, sendo uma alternativa física às nuvens.

Quais motivos considerar ao comprar HD externo?

Para adquirir o melhor HD externo, é fundamental que você tenha qual função ele vai desempenhar para te ajudar. Para isso, é necessário entender sobre sua parte técnica. Confira!  

Tipos de HD externo

Para quem vai comprar um disco rígido externo, primeiro deve se atentar sobre qual a diferença dos modelos disponíveis no mercado. Entenda como cada um funciona!

Portátil

O HD externo portátil é o modelo mais convencional e se destaca pelo tamanho, já que por ser pequeno, ele pode ser facilmente transportado. Além disso, sua conexão com os equipamentos se dá apenas via cabo USB, sem necessidade de cabos de energia. 

HD externo portátil conectado a notebook.
O HD externo é um equipamento para realizar armazenamento de arquivos de forma física e portátil.

Mesa

Outro modelo é o disco rígido que pode ser apoiado na mesa. Ele é maior que o portátil, porém possui mais capacidade de armazenamento e velocidade de transferência de dados.

Entretanto, há necessidade de conexão à energia elétrica para seu funcionamento, além do USB ao computador ou notebook

Ele se destaca pela performance (equivalente ao disco rígido interno) e pelo investimento ser menor que o outro, devido à falta de mobilidade.

Capacidade de armazenamento

Por muito tempo, utilizamos pen drives para guardar arquivos. Porém, o dispositivo não resolve o problema quando precisa salvar quantidade muito grande de gigabytes. 

Em dado momento, os pen drives armazenavam até 128 GB. Atualmente, encontra-se modelos de até 2 TB.  Já os discos rígidos externos chegam a 16 TB hoje em dia. 

Um dado interessante é que os HDs pioneiros não ficavam dentro de gabinetes, mas fora, já que eram muito grandes em tamanho. Por isso, os externos começaram com uma capacidade de 5 Mb, lá em 1956 com o modelo IBM 350 — a primeira unidade de disco desenvolvida.

Tipos de conexão

O desempenho do HD externo está diretamente ligado a sua conectividade. Ela pode ser feita via porta USB, USB-C, eSATA e Thunderbolt. 

Vale ressaltar que é preciso adquirir o equipamento pensando no seu computador ou notebook, ou seja, é necessário conferir qual é a porta que ele possui para conexão. A mais comum é a USB, tendo o modelo 3.0 superior ao 2.0.

HD externo e cabos de conexão próximos a notebook.
O tipo de conexão pode interferir, diretamente, na velocidade de transferência de arquivos.

Transferência de dados

A velocidade de movimentação de arquivos é importante para quem busca o melhor desempenho do equipamento. O parâmetro é dado em rotações por minuto (RPM), mas a rapidez depende diretamente da conectividade. Portanto, vale comparar quantos MB são transferidos por segundos (MB/s).

Ou seja, se a capacidade de transferência for alta, mas a porta de entrada não for tão eficiente para processar tudo aquilo, o desempenho acaba por atingir o limite do conector, e não pela rotação máxima.

Compatibilidade

Outro tópico extremamente importante na hora de adquirir o melhor HD externo para armazenar seus arquivos, é a compatibilidade com o sistema operacional.

Assim, se seu notebook for Windows, Mac ou Linux, é importante conferir discos rígidos externos compatíveis para funcionamento em cada máquina.

Para quem precisa conectar o aparelho a um videogame, como Xbox ou PlayStation, vale a mesma regra. Geralmente, quando se conecta, há necessidade de formatá-lo para uso, perdendo tudo que havia sido armazenado anteriormente.

4 modelos de HD externo

Escolher o melhor HD externo para uso não é uma tarefa fácil, mas, sabendo as características dos equipamentos e qual sua necessidade, pode-se encontrar os modelos ideais. Confira quatro opções para usos gerais, profissionais e pessoais!

1. Adata – HD Externo Portátil

Um modelo compacto, leve e com ótimo custo-benefício. O HD externo HV620S, da Adata, é uma ótima escolha para quem precisa armazenar e transferir arquivos fisicamente, mas de forma prática.

O equipamento tem três versões, com mudança na capacidade: 1, 2 e 4 TB. Possui ótima velocidade de leitura e compartilhamento de dados por conta do tipo de conexão. 

Inclusive, tem uma luz de LED para informar se está conectado e trabalhando, e conta com um software de backup para Windows.

Especificações técnicas

Confira detalhes técnicos do HD externo da Adata:

  • Tipo: portátil.
  • Capacidade de armazenamento: 1TB, 2TB ou 4TB.
  • Conexão: USB 3.2 (compatível com 2.0).
  • Peso: 152g.
  • Compatibilidade: Windows, Linux e macOS.

2. HD Externo Seagate Expansion

Já o HD externo Seagate Expansion é considerado um dos melhores para qualquer situação, seja para jogos no videogame ou por conectar em praticamente na grande maioria de dispositivos com sistema Windows. Além disso, possui ótima velocidade de compartilhamento de dados. 

Especificações técnicas

Confira detalhes técnicos do HD externo Seagate:

  • Tipo: portátil.
  • Capacidade de armazenamento: 2 TB.
  • Conexão: USB 3.0 (compatível com 2.0).
  • Peso: 181g.
  • Compatibilidade: Windows e macOS.

3. UnionSine – HD Externo Portátil

O HD externo da UnionSine pode ser a solução para uso pessoal, principalmente para quem não precisa de tanta capacidade de armazenamento e quer pagar mais barato no produto.

Ele pode ser encontrado nas cores azul, rosa, cinza e preto e não possui uma velocidade de compartilhamento tão alta (entre 125 e 137 MB/s). O equipamento pode ser conectado a consoles como PS4 e Xbox para armazenar jogos.

Especificações técnicas

Confira detalhes técnicos do HD externo da UnionSine:

  • Tipo: portátil.
  • Capacidade de armazenamento: 120GB a 1TB.
  • Conexão: USB 3.0.
  • Peso: 222g.
  • Compatibilidade: Windows, macOS, Linux e Android.

4. HD Externo Seagate de Mesa

Se você precisa de um aparelho mais robusto e que vai transferir seus dados com agilidade e, ainda, ter grande capacidade de armazenamento, o Seagate Desktop é a solução.

Ideal para uso profissional e em consoles, o produto conta com 14 TB de armazenamento (há modelos de 4 TB a 16 TB). Ele não é portátil, pois precisa ficar conectado a uma fonte de alimentação. 

Especificações técnicas

Confira detalhes técnicos do HD externo de mesa da Seagate:

  • Tipo: mesa.
  • Capacidade de armazenamento: 14TB.
  • Conexão: USB 3.0 (compatível com 2.0).
  • Peso: 950g.
  • Compatibilidade: Windows.

Agora que você sabe qual é o melhor HD externo para você, é fundamental avaliar a parte técnica na hora da compra. Além do sistema de armazenamento, ele pode ser crucial para backups, edição e transferência de dados. 

Outro produto que realiza essas funções é o SSD externo, com a vantagem de ser bem mais veloz que o HD. Ele tem ficado mais popular com a queda do seu preço, entretanto ainda é mais caro que o disco rígido externo. Vale citar também que ele é mais resistente por não possuir uma parte móvel.

Está interessado em comprar um HD externo? Então, confira mais opções disponíveis na Amazon!

Logotipo Opiniões Certificadas

Atualizado em 2024-05-21 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *