Adaptador universal de tomada acima de mala antes da viagem.

Adaptador universal de tomada: saiba para quais países levar

0 Compartilhamentos
0
0
0

Quando viajamos, há uma lista de itens essenciais que não podemos esquecer, como roupas, calçados, documentos, mochila, remédios, necessaire, carregador de celular, etc. Porém, se o destino for o exterior, deve-se levar também um adaptador universal de tomada.

Como não há uma padronização geral no mundo, as tomadas brasileiras precisam de um encaixe específico para funcionar em outros países. O contrário também acontece, pois não é possível carregar algo comprado internacionalmente no Brasil se não tiver um apetrecho para acomodá-lo.

Por isso, continue a leitura para saber quais são os padrões de tomada pelo mundo, como usar o adaptador universal e ver modelos disponíveis para comprar!

Quais são os tipos de tomada pelo mundo?

Apesar de alguns países ou continentes possuírem os mesmos tipos de plugues, a grande maioria é diferente do Brasil — são 14 padrões de tomadas. Confira na imagem abaixo as características de cada um:

Ilustração com cada tipo de tomada pelo mundo.

Tipo A

O plugue tipo A é conhecido por ter dois pinos chatos. Ele é encontrado na América do Sul, Central e do Norte, em alguns países da Ásia, Oceania e na Nigéria. Ele era um dos padrões mais difundidos no começo do século 20, sendo comum encontrá-lo nas casas brasileiras antigas – algumas têm até hoje. Vale citar que, junto com o B, é o padrão de tomada americano.

Tipo B

O tipo B também possui dois pinos chatos, mas se diferencia por ter um redondo mais abaixo. Ele também era comum no Brasil até a padronização anos atrás. Atualmente, ele também pode ser encontrado na Nigéria, Japão, Arábia Saudita, Tailândia, Estados Unidos, Canadá e outros países da Ásia, das Américas e Oceania.

Tipo C

O plug tipo C é outro bem comum e utilizado na maioria dos países da Europa, África, Ásia e em alguns da Oceania e América do Sul. Ele se caracteriza por ter dois pinos redondos. Vale citar que as tomadas específicas para esta entrada também encaixam em outras, mas não com o mesmo nível de segurança.

Tipos D e M

O D é composto por três pinos redondos e largos, dispostos de maneira a formar a imagem de um triângulo. Ele é utilizado em países como Catar, Paquistão e, principalmente, na Índia. O tipo M é muito similar a este e é o plugue encontrado na África do Sul e outros países dos continentes africano e asiático.

Tipo E

O plug tipo E é utilizado em países europeus, como França, Bélgica, República Tcheca, Polônia, entre outros. Assim como o C, ele possui dois pinos redondos para encaixe e se diferencia por ter um terceiro de aterramento.

Esse detalhe é importante para garantir a segurança dos aparelhos elétricos e usuários, pois evita risco de choque em caso de falha no isolamento.

Tipo F

O tipo F também é amplamente utilizado na Europa, com exceções de países como Reino Unido, Malta, Irlanda e Chipre. Ele conta com dois pinos arredondados e aterramentos laterais — pequenas saliências localizadas acima e abaixo – para assegurar uso sem riscos de eletrificação.

Plugue de tomada tipo F.
O plugue tipo F possui aterramentos nas partes superior e inferior da tomada.

Tipo G

Já o tipo G pode ser encontrado em países como Reino Unido, Escócia, Irlanda e Malta na Europa, além de Malásia, Bahrein e Singapura na Ásia. Ele é composto por três pinos achatados: dois na horizontal (abaixo) e um na vertical (acima).

Tipo H

O H é um modelo que possui entrada para três pinos redondos que formam a letra “V”. É importante destacar que a entrada não é apenas circular, mas um retângulo justaposto com uma bolinha. O plugue é utilizado principalmente em Israel.

Tipo I

O tipo I possui três pinos achatados também, com um na vertical (abaixo) e dois na diagonal (acima). Os países que o utilizam são: Argentina, Uruguai, China, Austrália, Nova Zelândia e outros países da Oceania. 

Tipos J e N

Os plugues J e N são muito similares, diferenciando-se apenas um pouco na distância entre os pinos. Eles são compostos por três pinos redondos, com um deles um pouco abaixo. O J é utilizado na Suíça, enquanto o N é utilizado no Brasil e na África do Sul. Vale destacar que eles não são compatíveis, apesar de serem quase idênticos.

Tipo K

O plugue tipo K é usado na Dinamarca e na Groenlândia e possui três pinos: dois redondos na horizontal e um mais abaixo com forma de meia lua.

Tipo L

Por fim, o L é caracterizado por encaixar com três pinos redondos em sequência na horizontal. Ele é utilizado em países como Chile, Uruguai, Itália, Etiópia, Líbia, Síria e Maldivas. 

Como usar adaptador universal de tomadas?

O adaptador universal de tomada é a ferramenta essencial para quem vai viajar para um país que possui um plugue diferente do Brasil (a imensa maioria). A principal vantagem do apetrecho é não precisar de vários tipos diferentes para cada país, ele aglomera as opções principais. Confira o passo a passo para seu uso:

  1. Verifique se o adaptador é compatível com o plugue do país que você está visitando. Apesar de alguns produtos serem universais, há modelos que servem apenas para determinadas tomadas.
  2. Insira o plugue do aparelho elétrico no adaptador universal. 
  3. Confira se ele está bem encaixado.
  4. Conecte o adaptador na tomada e também cheque se está seguro e firme.
  5. Ligue o aparelho e veja se está sendo alimentado corretamente.
  6. Desligue e retire o adaptador quando finalizar.

Vale ressaltar que o adaptador não realiza conversão de voltagem ou frequência de energia elétrica. Então, antes de tudo, certifique a compatibilidade para evitar problemas com os aparelhos.

Tomada sendo inserida em adaptador na tomada.
O adaptador universal de tomada resolve o problema dos viajantes, resolvendo o problema dos plugues.

Onde comprar adaptador de tomada universal?

Na Amazon, você encontra diversos tipos de adaptadores, sejam universais ou mais específicos para permitir o funcionamento de aparelhos eletrônicos no destino em que você estiver. Veja algumas opções!

Adaptador de tomada universal 150 países – Dans

O adaptador de tomada universal bivolt da DANS conta com suporte para encaixar em plugues de 150 países. Ele é ideal para quem não quer se preocupar em ligar seu aparelho seja onde for pela facilidade de conexão e dispositivos de 110 V e 220 V são suportados. 

Além disso, os plugues são retráteis e o produto é pequeno, cabendo facilmente em qualquer bolsa. Veja suas dimensões e outras especificações técnicas:

  • Altura: 7,5 cm.
  • Largura: 5,5 cm.
  • Profundidade: 4,5 cm.
  • Máxima voltagem de entrada: 250 V.
  • Máxima corrente de entrada: 10 A.

OEX

O conversor de padrões da marca OEX possui uma modelagem diferente, com plugues universais que também atende tomadas de mais de 150 países, sendo eles da Europa, Américas, Ásia, África e Oceania. Confira especificações:

  • Dimensões: 4,8 cm x 4,8 cm x 8,5.
  • Peso: 110 g.
  • Máxima voltagem de entrada: 260 V.
  • Máxima corrente de entrada: 13 A.

Franca Virtual Informática

Agora, se você possui algum plugue com padrão de tomada europeu e precisa conectá-lo no Brasil, há um adaptador para resolver o problema e possibilitar a conexão com segurança. Confira especificidades do produto:

  • Altura: 7 cm.
  • Largura: 4 cm.
  • Profundidade: 4 cm.
  • Número de portas: 2.
  • Peso: 30 g.
  • Máxima voltagem de entrada: 250 V.
  • Máxima corrente de entrada: 10 A.

Geonav

Outra solução para quem viaja (ainda mais em família) é o carregador universal com adaptadores. Além de contar com quatro portas USB, uma USB-C, ele conta com plugues universais para mais de 150 países e com sistema de proteção contra curto-circuito. 

Uma ótima pedida para quem quer agilizar o carregamento de equipamentos eletrônicos. Veja especificidades do produto:

  • Altura: 5,4 cm.
  • Largura: 4,8 cm.
  • Profundidade: 7,4 cm.
  • Peso: 200 g.
  • Máxima voltagem de entrada: 250 V.
  • Máxima corrente de entrada: 8 A.

O adaptador de tomada universal para viagem é fundamental na hora de carregar equipamentos eletrônicos como smartphones, laptops, bateria de câmeras, entre outros dispositivos. Com um único apetrecho, tudo consegue se resolver, sem depender de diversos conversores em cada país. 

Além dos principais produtos listados acima, existem outras opções que podem ajudar na conexão dos seus aparelhos em outros países. Clique no botão abaixo e confira na Amazon!

Logotipo Opiniões Certificadas

Atualizado em 2024-04-24 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *