Tutora limpando as patas do seu cachorro Beagle com pano marrom.

Limpa patas: como funciona, para que serve e qual o melhor?

0 Compartilhamentos
0
0
0

Os pets adoram explorar o mundo ao seu redor, sendo assim, é muito comum acabarem se sujando ao brincar no jardim ou mesmo durante o passeio. Além de atrapalhar a limpeza da casa, eles podem trazer germes e bactérias, o que acaba prejudicando a saúde de todos. Uma solução para higienizar cães e gatos mais curiosos é o limpa patas.

Além de ser prático, o produto mantém o ambiente e protege o bichinho de ficar doente. Continue a leitura e veja como ele funciona, o modo correto de desinfetar e recomendações dos melhores limpa patas para pets!

Para que serve o higienizador de patas?

O limpa patas é um produto desenvolvido especificamente para higienização dos pezinhos dos animais de estimação. Ele retira resíduos em geral, como lama, terra e areia impregnados depois de um momento de brincadeira ou passeio.

Essa limpeza elimina os micro-organismos que se alojam no corpo dos pets, reduzindo o risco de contaminações e adoecimento. Além disso, ela mostra possíveis machucados, feridas ou a presença de carrapatos e insetos.

Como o limpa patas funciona e modo de higienização

Em geral, o limpa patas é um produto líquido que vem numa embalagem com aplicador. Dependendo da marca, possui diferentes ingredientes em diversas composições. Eles podem ser antissépticos, antibacterianos, além daqueles hidratantes, como glicerina e aloe vera.

Para utilizá-lo, conte com auxílio de um pano ou algodão para que você possa espalhar corretamente. Massageie suavemente para que toda sujeira seja removida. Depois, enxágue a patinha com água limpa e seque com uma toalha.

Vale ressaltar que usar o produto excessivamente pode irritar a pata do pet. Por isso, vale seguir a quantidade recomendada na embalagem e aplicar apenas quando houver necessidade.

Tutoura passando limpa patas em cachorro Golden Retriver.
Dependendo do modelo, o limpa patas também pode ajudar na hidratação da região.

Qual o melhor higienizador de patas?

Entre os higienizadores vendidos pela Amazon, o produto que obteve a melhor média de nota, com 4,7 de 5 estrelas (em 138 avaliações), é o Alcat Pata 70 da CatMyPet. Ele se diz um “álcool em gel” e é indicado para realizar a limpeza após o passeio ou quando estiver sujo.

Para aplicar, basta passar uma pequena quantidade, esfregar e espalhar até secar. Com ele também é possível limpar orelhas ou pelagem do animal de estimação. O produto não possui toxicidade e não agride o olfato, segundo a fabricante.

O Alcat Pata 70 promove uma ação calmante nos cães e gatos, pois conta com extrato de baunilha e lavanda. O ingrediente que elimina os germes é o mesmo utilizado na pasta de dentes. O produto deve ser utilizado quando o animal tiver contato com áreas contaminadas ou sujas, em geral.

Outros tipos de limpa patas para comprar

Além do Alcat Pata 70, há diversas opções de produtos para higienizar os pets, com composições e ingredientes diferentes. Na sequência, confira nossas escolhas!

Limpa patas para gato e cachorro – Zau Pets

O limpa patas em spray da Zau Pets é um produto que realiza a higienização sem uso de água. Seus ingredientes promovem uma limpeza segura, evitam o ressecamento com ativos hidratantes e neutralizam o cheiro ruim depois do passeio.

O produto evita que seu animal seja infectado por insetos e micro-organismos, além de não levá-los para dentro de casa. Para aplicá-lo é só borrifar na patinha, espalhar com pano seco e retirar o excesso. Não precisa de enxágue e é recomendado para os pets com mais de três meses de vida.

Higienizador de patas – Collie

Já o produto da Collie se diferencia por ser vegano, biodegradável, com uma fórmula suave para o conforto do seu pet e ter embalagem reciclável. Ele é produzido sem corantes, parabenos e petrolatos.

O higienizador pode ser utilizado nas patas e áreas íntimas para limpeza, mas não deve ser aplicado na região dos olhos e mucosas. Ele também hidrata, evitando o ressecamento. Para aplicar, a recomendação é que passe com ajuda de gaze ou algodão e que se retire o excesso com pano limpo.

Higienizador de patas – KDog

O higienizador de patas da KDog é indicado para cães e gatos, com aplicação também ao redor das partes íntimas e entre os olhos e narinas, evitando mau odor. Ele pode ser utilizado diariamente ou após passeio para reduzir a quantidade de micro-organismos. O produto faz parte da linha de itens realizada em parceria com a Disney.

Limpa patas – Pet Clean

O produto da Pet Clean realiza a higienização e hidratação das patinhas com ativos que evitam o ressecamento e deixam os coxins macios. Além disso, deixam os animais muito cheirosos. Não há necessidade de uso de água para enxágue.

Faz mal limpar muito as patas do pet?

Em excesso, sim, pode fazer mal limpar as patinhas do seu pet. A pele na região é naturalmente mais grossa que no resto do corpo, por isso, higienizar com muita frequência pode enfraquecer a proteção natural. Desta maneira, o animal fica com mais possibilidade de desenvolver irritações, lesões ou mesmo o ressecamento.

É importante citar também que devem ser utilizados produtos adequados aos pets. É necessário ter indicação na embalagem que é específica para a higienização de determinadas partes. Ou seja, artigos destinados a seres humanos ou para limpeza de casa não podem ser aplicados em animais.

O limpa patas é a solução perfeita para manter a sanitização dos animais e evitar que fiquem doentes via micro-organismos alojados no corpo. E, é claro, utilize conforme a necessidade, sem exagerar para não machucar seu companheiro.

Quer conferir mais opções de higienizadores para cães e gatos vendidos pela Amazon? Então, clique no botão abaixo!

Logotipo Opiniões Certificadas

Atualizado em 2024-06-09 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *