skip to Main Content
Cachorros No Natal

Bom pra cachorro: natal seguro para você e para seu pet!

O final do ano é uma época especial para toda a família e isso inclui, claro, os pets! Celebrações são sempre mais agradáveis quando todo mundo está se sentindo bem e seguro, por isso, é importante prestar atenção, inclusive, nos cachorros no natal. 

Não é raro nossos amigos de quatro patas ficarem incomodados com a aglomeração de pessoas nas festas, comerem alimentos proibidos que caem no chão (e que os deixam intoxicados) e ficarem assustados com os fogos de artifício. 

Se você quer fazer com que a comemoração de natal seja segura para você e para seu pet, então não pode deixar de incluir alguns cuidados. Continue a leitura do post e saiba mais!

Dicas de segurança para os pets

Todo tutor de pet sabe que os animais são seres muito curiosos e que adoram descobrir coisas novas. No entanto, é importante saber resguardar o cachorro de objetos, comidas e situações que possam prejudicá-lo. É de responsabilidade do dono discernir o que pode e o que não pode para que o bicho fique seguro. 

Confira a seguir uma lista de dicas para boas práticas com os pets em festas de final do ano, especialmente o natal. 

Cuidado com alimentos tóxicos

Época de natal é sinônimo de comida boa e farta. No entanto, esse prazer para os humanos pode ser uma tortura para os animais. Os pets possuem um sistema digestório diferente do nosso e, por isso, não podem consumir certos alimentos que são considerados tóxicos para eles. 

As principais iguarias proibidas para os cachorros que podem ser facilmente encontradas na ceia de natal são: cebola, alho, refrigerante, carnes gordurosas, uva, chocolate, bebidas alcoólicas, entre outros. 

Evite alimentar seu cachorro com comidas humanas. 

Dependendo da quantidade ingerida, do porte e sensibilidade do cachorro, é comum ele apresentar sinais como vômitos, diarreia, dores de barriga e gases. Em casos extremos, esses sintomas podem levar a desnutrição e desidratação graves, sendo irreversíveis. 

Por isso, se atente principalmente na ceia de natal e não descuide de seu cachorro. Evite ao máximo que ele fique na área da comida, pois algo pode cair no chão e ele comer sem se dar conta da gravidade. 

Atente-se com as decorações

Por serem bastante curiosos, não é raro os cachorros irem se divertir com a decoração temática que você tão cuidadosamente espalhou pela casa. As árvores de natal, em especial, chamam bastante atenção tanto dos cães como também dos gatos. Por isso, é imprescindível que você tome muito cuidado e evite que o animal se machuque. 

É importante tomar cuidado com os animais de estimação quando o assunto é decoração de natal.

Um dos principais males do pet brincar com a árvore de natal ou outras decorações é ele engolir algum objeto que não consiga expulsar depois, obstruindo seu intestino. Além disso, não são raras as vezes que o animal fica engasgado com bolinhas ou adornos menores.  

Outro risco é o animal acabar sendo eletrocutado. Por conta da decoração de natal exigir muitas luzes e piscas-piscas, é bastante comum ter fios espalhados pelos cantos que, se o pet morder, ele tem chances de levar um choque. 

Por isso, se seu amigo de quatro patas for muito arteiro e você não conseguir deixá-lo longe das decorações, uma boa sugestão é investir em grades de proteção — que você pode colocar ao redor da árvore de natal, por exemplo. Dessa forma, você não precisa tirar os adornos e deixa seu pet longe do perigo. 

Esta grade da Magazine Total é uma ótima opção em custo-benefício e dá conta do trabalho.

Previna acidentes com cacos de vidro

É muito comum que nas celebrações de natal aconteçam acidentes. Quebrar um copo, por exemplo, acontece em toda a família. E, com isso, o chão fica repleto de cacos de vidro, o que acaba se tornando uma armadilha para os cachorros que andam desatentos. 

Por isso, se na sua família os cacos de vidro são muito presentes, uma boa saída é comprar botinhas protetoras de patas para cachorros. Esse produto é feito com material resistente para evitar machucados nos pés do animal. 

Lembre-se de colocar a botinha antes da festa começar e retirá-la assim que possível para não causar muito incômodo no cachorro. 

VILLCASE 4Pcs Botas de Cachorro Impermeáveis Sapatos de Cachorro Protetor de Pata de Animal de Estimação Antiderrapante Sola Antiderrapante para Proteção de Pata de Cachorro de Estimação
  • Botas antiderrapantes para cães. Solas antiderrapantes resistentes ao desgaste, viagens mais seguras
  • Sapatilhas antiderrapantes para animais de estimação. Tiras de , vestindo com mais firmeza
  • protetor de pata de cachorro. Sola de proteção ambiental brilhante e reflexiva, adequada para proteção contra frio, fundo de neve,...

Proteja a audição do pet

Outro grande problema que donos de animais enfrentam nas festas de final do ano são barulhos muito intensos que provocam incômodo no pet. Tanto músicas altas e conversas, como também os fogos de artifício — esses podem, inclusive causar outros riscos aos cachorros mais medrosos — provocam mal-estar nos bichinhos. 

Por isso, uma boa solução é investir em protetores de orelhas caninos. Esse acessório é uma mão na roda para todos os tutores de pet, já que é fácil de usar e funciona de verdade. 

O produto da Fixett é uma ótima opção, pois além de ser macio e confortável para o animal, ele alivia a ansiedade dos bichinhos, devido ao seu design que utiliza a tecnologia de compressão. Desenvolvido especialmente para abafar ruídos, essa é uma proteção necessária para todo cachorro que sofre muito com barulhos altos. 

Orelhas Silenciosas Para Cães, Protetores De Orelha De Malha Fofos Para Cães, Protetores De Orelha De Cachorro De 3 Cores Proteção Contra Ruído, Bonés Aquecidos Para Animais (Cinza)
  • Mantenha a orelha e o pescoço do cachorro aquecidos ----- Protetores de orelha do cachorro mantêm o pescoço e as orelhas do seu animal...
  • Alívio da ansiedade dos animais de estimação ----- Seu design de compressão suave reduz o ruído que irrita os animais de estimação. O...
  • Respirável e macio ----- Protetores de orelha de cachorro feitos com material supermacio e não causam alergias ou machucam seu animal de...

Com todas essas proteções, seu pet e você terão momentos inesquecíveis ao lado um do outro, e o melhor: de forma segura! Agora que você já cuidou desses detalhes, está na hora de investir na parte fofa. Confira o bônus que eu separei. 

Bônus: roupinhas de natal

As roupinhas são acessórios eficientes que deixam nosso amigo de quatro patas ainda mais fofo e estiloso. E, claro, para embarcar no clima natalino, nada melhor do que investir naquele lookinho temático para seu pet. 

Desde fantasias de Papai Noel até elfo e árvore de natal, existem diversas opções para você escolher qual mais combina com seu cachorro. 

Não se esqueça que as roupinhas são acessórios não comuns ao pet e, por isso, podem causar desconforto e incômodo. Dessa forma, se assegure que seu animal fique confortável. Qualquer sinal de inquietação, retire imediatamente. Não insista. 

Prefira sempre as opções de algodão ou outro tecido macio e fuja dos sintéticos ou daquelas fantasias com partes muito duras. Assim, você e seu pet poderão se divertir sem nenhum estresse. 

O natal é uma época mágica, ideal para comemorar com quem você mais ama, e seu pet também faz parte. Seguindo essas dicas de segurança, não há motivos para todos vocês não terem bons momentos e se divertirem juntos. 

Se você quer conferir outros conteúdos para os animais, não deixe de acessar a categoria de Pets do Opiniões Certificadas. Estou te esperando lá!

Atualizado em 2021-11-22 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

Fernanda Fukushima

Sabe a famosa mãe de pet? Sou eu! Quando não estou totalmente focada em cuidar da Pepper, estou jogando The Sims, lendo algum YA e tomando um chá. Formada em Comunicação e Multimeios e mestranda em criação literária.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top