Uma mulher sentada no sofá utilizando o celular para fazer selfie.

Celulares de até 1500 reais: confira os melhores modelos!

0 Compartilhamentos
0
0
0

Todo ano, surgem novas opções de smartphone. Os lançamentos buscam se adequar a evolução tecnológica, integrando melhorias em hardware e software. Acompanhar as novidades pode ser difícil, mas calma! 

Para quem busca a melhor opção, com bom desempenho e que caiba no bolso, separamos este top 5 com os melhores celulares de até 1500 reais. Avaliamos as especificações dos modelos mais atuais nessa faixa de preço, assim como seu desempenho de modo geral.

Com nenhuma surpresa, três gigantes do mercado dominaram a lista: Xiaomi, Samsung e Motorola. Antes de conferirmos os resultados, vamos começar entendendo como chegamos às respostas!

Como saber se o celular é bom?

Para avaliar a qualidade de um aparelho celular, deve-se levar alguns critérios de hardware e software em consideração, como:

  • Tamanho e resolução da tela;
  • Capacidade do processador;
  • Quantidade de memória RAM;
  • Rendimento da bateria e velocidade de carregamento;
  • Memória disponível para armazenamento interno;
  • Qualidade das câmeras, frontal e traseira;
  • Resistência do aparelho;
  • Conexões e tecnologias atuais.
Mulher utilizando o celular enquanto toma café.
Design é importante, mas as configurações do aparelho merecem bastante atenção.

Praticamente todos os smartphones atuais atendem esses quesitos, cada um à sua maneira, de forma que o usuário tenha uma boa experiência. Ainda assim, é importante saber identificar como cada um deles impacta na sua decisão de compra, principalmente quando se tem um limite orçamentário.

Se você procura um celular para jogos, por exemplo, a memória RAM e o processador são critérios mais importantes na avaliação. Já se o que você quer é um celular para tirar fotos, escolher a câmera com melhor desempenho é essencial.

Quais são as categorias de celular?

As marcas separam seus dispositivos em três categorias: modelos de entrada, intermediários e topo de linha. Os quesitos para essa divisão são baseados nos componentes de fabricação, tanto de hardware como de software.

Como o próprio nome sugere, os de entrada possuem especificações mínimas ao usuário, e consequentemente um custo muito mais baixo. Em contrapartida, os topo de linha são os modelos mais caros, com melhores componentes de hardware, além de maior suporte a atualizações de software e segurança.

Grupo de jovens utilizando celulares de até 1500 reais
As categorias de smartphone se diferenciam pela construção e na entrega de desempenho para o usuário.

O que é um celular intermediário?

Os smartphones intermediários são perfeitos para quem tem um orçamento mais enxuto e não quer abrir mão de qualidade. Por mais que não sejam tão potentes quanto os topo de linha, ainda assim suas configurações são muito melhores quando comparadas aos modelos de entrada.

Essa categoria conta com processadores poderosos, maior capacidade de memória RAM e armazenamento. Entregando um bom desempenho para pessoas que buscam um modelo para o uso diário, seja para trabalho ou lazer.

Ainda assim, dentro da mesma categoria, é comum encontrar aparelhos com especificações diferentes. O que significa que escolher o melhor celular custo-benefício não é exatamente uma tarefa tão fácil. 

Até porque essa percepção vai depender muito das suas necessidades e de preferências pessoais. No fim, a gente sabe que até as questões estéticas acabam influenciando na tomada de decisão, como design e cor do produto.

Mulher utilizando celular de até 1500 reais para jogos.
O melhor celular custo-benefício vai depender também do que você espera do aparelho.

Pensando nisso, listamos os melhores modelos intermediários, que, até a data de publicação deste texto, possuem o melhor desempenho dentro da faixa de preço estabelecida. Confira nosso top 5 de melhores celulares de até 1500 reais!

1. Smartphone Xiaomi Redmi Note 11S

No topo da lista, quase empatado com a segunda posição (o Redmi Note 11), temos um dos melhores celulares da Xiaomi da categoria intermediária: o Redmi Note 11S. 

As telas são feitas com a mesma tecnologia, AMOLED, com resolução de 2400 x 1080 pixels. O que é um ponto positivo, pois ambos os aparelhos entregam boa qualidade de imagem. Porém, o S a mais faz muita diferença! Ele se refere à capacidade de processamento melhorada.

O processador Helio G96 é mais potente quando comparado ao segundo colocado. No uso diário, essa evolução é quase imperceptível. No entanto, para jogos mais pesados, existe um ganho de desempenho significativo, permitindo rodar gráficos no máximo.

Celular de até 1500 reais: Xiaomi Redmi Note 11S
O intermediário Redmi Note 11S é um dos melhores celulares da Xiaomi. Foto: Reprodução/Amazon

Se jogar não for muito sua praia, saiba que esse ganho também afeta o uso de aplicativos complexos, como os de edição de vídeos e imagens. O que nos leva a uma das diferenças mais marcantes do Redmi Note 11S.

Seu conjunto de câmeras foi diferencial para o desempate. A frontal é de 16 MP, já a câmera traseira conta com 108 MP. As fotos são visivelmente mais fiéis, principalmente no equilíbrio de sombras e na diminuição de ruído. Capturas de vídeo também se beneficiam de uma estabilidade melhor.

O único ponto negativo, que perde inclusive para o número dois da lista, é o de eficiência energética. Como o processador demanda mais uso de energia, isso acaba fazendo com que o consumo de bateria seja mais rápido.

Ainda assim, este smartphone segue invicto com o melhor desempenho geral dentre os listados. Prova de que a Xiaomi continua acertando em cheio nos seus lançamentos. É uma ótima opção de compra para quem busca um intermediário robusto, para diversas funções sem abrir mão de boas fotos.

2. Smartphone Xiaomi Redmi Note 11 Graphite Gray

Existe certa semelhança entre o Redmi Note 11 Graphite Gray com o número um da nossa lista. Afinal, são membros da mesma linha. A principal diferença está na capacidade de processamento, levemente inferior ao 11S.

Por mais que o processador Snapdragon 680 não tenha a mesma potência, isso também significa menos uso de bateria. Tendo um tempo útil maior do que o número um da lista. Seu armazenamento interno é de 128 GB, expansível até 1 T, e possui 6 GB de memória RAM.

Em geral, tem excelente desempenho para aplicativos de uso cotidiano e consegue rodar jogos mais pesados, no médio. A taxa média é de 60 FPS, porém alguns jogos apresentam queda de FPS nas configurações gráficas máximas. 

Feita com a tecnologia AMOLED, a tela possui o tamanho de 6.4 polegadas com resolução de 2400 x 1080 pixels, full HD. Com boa qualidade de cores, brilho, contraste e amplo ângulo de visão.

Celular de até 1500 reais: Xiaomi Redmi Note 11
O Redmi Note 11 possui ótimo desempenho. Foto: Reprodução/Amazon

A bateria, de 5.000 mAh, promete boa eficiência energética, e a duração depende do uso do aparelho. O carregador de 33 W possui boa velocidade de carregamento, levando à carga total em menos de uma hora.

A câmera traseira é inferior ao número um da lista, e conta com 50 MP na lente wide. Além dos sensores ultrawide (8 MP), macro (2 MP) e profundidade (2 MP). Já a frontal, possui 13 MP. A qualidade das fotos é boa, especialmente a frontal, com presença de ruídos. Deixa a desejar em fotos noturnas.

Mesmo perdendo na captura de imagens e vídeos, o Xiaomi Note 11 Graphite Gray ainda é uma excelente opção para quem busca um aparelho confiável. Para o uso diário, ele continua tendo boa entrega de desempenho geral. E nem fica tão atrás assim do nosso primeiro colocado.

3. Smartphone Samsung Galaxy A23

Representando a marca sul-coreana, temos o intermediário Galaxy A23. Ideal para uso diário, o aparelho possui boas configurações. Com processador de oito núcleos, Snapdragon 680, 128 GB de armazenamento interno, mas só 4 GB de RAM.

Por mais que a tecnologia de processamento seja a mesma do segundo colocado da lista, o fato de ter menos RAM, prejudica seu desempenho geral. Para quem gosta de celulares maiores, a tela de 6,6 polegadas, com resolução de 1080 x 2408 pixels promete agradar bastante.

Seu conjunto de câmeras é bom. A lente traseira principal possui 50 MP, contando ainda com 5 MP para ultrawide, 2 MP na macro e 2 MP no sensor de profundidade. Já a frontal deixa um pouco a desejar, com apenas 8 MP.

No entanto, para filmagens, ele possui bom estabilizador e filma na resolução 4K, superior aos modelos apresentados até aqui. Sua bateria, de 5000 mAh, parece semelhante à dos outros concorrentes, no entanto, seu desempenho é mais fraco.

Celular de até 1500 reais: modelo Samsung A23
O Samsung A23 grava em 4K e possui estabilizador. Foto: Reprodução/Amazon

Além de gastar mais bateria, a velocidade de carregamento é bem lenta. Isso por conta do carregador de apenas 15 W de potência. Para quem gosta de jogar ou utilizar aplicativos mais pesados por muito tempo, pode ser um problema.

No geral, o Galaxy A23 é uma ótima opção de intermediário. Por mais que ele não tenha tanto destaque em alguns atributos, ainda é uma boa escolha para usuários menos exigentes, que buscam um aparelho confiável para o dia a dia.

4. Smartphone Motorola Moto G52

Um dos melhores intermediários da Motorola atualmente, o Moto G52 possui tela de 6,6 polegadas, com painel OLED. A taxa de atualização é de 90 Hz, garantindo ótima qualidade de cores.

O armazenamento interno é de 128 GB, com 4 GB de RAM. Já o processador é o Snapdragon 680, com bom desempenho geral, mas que deixa a desejar em aplicativos mais pesados.

Além da lente principal traseira, de 50 MP, temos a ultrawide com 8 MP, e a macro com 2 MP. No entanto, o modelo não conta com sensor de profundidade de campo. 

Já a câmera frontal possui 16 MP e bons resultados, com queda de desempenho em fotos noturnas. 

Celular de até 1500 reais: modelo Motorola G52
O Moto G52 é um dos melhores intermediários da marca atualmente. Foto: Reprodução/Amazon

Por mais que seu carregador seja potente, de 33 W, a velocidade de carregamento é lenta. Porém, a bateria de 5000 mAh garante eficiência energética o suficiente para aguentar o dia todo.

Num geral, o Moto G52 apresenta ótimo resultado e é uma boa opção de compra. Se você não faz tanta questão de velocidade de carregamento e câmeras potentes, vai sem medo! Ótima opção para uso diário.

5. Smartphone Motorola Moto G22

Um pouco mais em conta que o modelo anterior, o Moto G22 é a opção ideal para usuários menos exigentes. E mesmo ocupando a última posição, entrega bons resultados.

As configurações são parecidas: 128 GB de armazenamento, com 4 GB de memória RAM. A maior diferença entre ambos é que o G22 possui processador octa-core Helio G37, com desempenho levemente inferior. 

Se você busca um celular para jogar, essa não é a melhor opção! Ele apresenta FPS baixíssimo mesmo em jogos com configurações mais leves. O atraso na resposta é perceptível, assim como alguns travamentos na tela.

Celular de até 1500 reais: modelo Moto G22
O Moto G22 entrega bons resultados para usuários menos exigentes. Foto: Reprodução/Amazon

Mas se você busca um aparelho para fotos, as configurações são boas. O conjunto de câmeras traseiras conta com 50 MP na lente principal, além de 8 MP na ultrawide e 2 MP nas funcionalidades macro e sensor de profundidade.

A câmera frontal é de 16 MP. O resultado das fotos em geral é bom, mas conta com presença de ruídos e certo desequilíbrio no contraste. Ainda assim, a qualidade das imagens está dentro do padrão de modelos intermediários.

O que mais chama a atenção neste modelo é seu custo. Se você procura um modelo mais em conta, pode se animar. Este é o mais barato da lista e que, ainda assim, consegue competir em diversos recursos.

E aí, o que você achou da nossa lista de celulares de até 1500 reais? Agora, você tem tudo para fazer a escolha certa, sem arrependimentos.

Logotipo Opiniões Certificadas

Atualizado em 2023-11-28 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *