skip to Main Content
Melhor-areia-para-gatos

Qual a melhor areia para gatos? 11 opções que valem a pena

Os tutores estão sempre testando novos granulados higiênicos em busca da melhor areia para gatos. Chegar ao produto ideal não é tão simples como parece, uma vez que ele precisa cumprir ao menos cinco requisitos: ser seguro para a saúde do felino, combater maus odores, ter alto rendimento, boa formação de torrões e ótimo custo-benefício. 

A escolha do tipo de granulado higiênico não é isolada, e vem cheia de questionamentos sobre a eliminação dos gatos e a caixa de areia. Estamos aqui para esclarecer as suas dúvidas!

Qual a melhor areia para gatos?

O melhor granulado é aquele que o gato se adapta e que se encaixa no estilo de vida do tutor. Essa escolha está atrelada a muitos fatores, a começar pela sua disponibilidade de tempo e a frequência com que vai limpar a bandeja sanitária, além, é claro, das preferências do seu bichano. 

guia-para-bem-estar-dos-gatos

Gatos são muito criteriosos nesse assunto e, caso não gostem da areia disponível, podem demonstrar essa insatisfação aos humanos urinando fora da caixinha. Eles têm preferências quanto a grãos finos ou grossos, com ou sem perfume e por tipo de granulado. O segredo é encontrar a equação que satisfaça tanto o seu gatinho quanto você. 

Tipos de areia para gatos

Existem vários tipos de areias higiênicas para gatos, confira as mais comuns à venda no mercado.

Sílica

São bolinhas ou microcristais de alta absorção de líquido. Esse tipo de granulado tem ótimo rendimento e elimina completamente o cheiro de urina. Como o xixi é absorvido pela sílica, basta recolher somente as fezes todos os dias. 

Por neutralizar os maus odores, é uma excelente opção para utilizar em apartamentos e em ambientes pouco ventilados. Também por demandar somente a remoção das fezes, se torna um produto prático para tutores que passam pouco tempo em casa. 

Areia de sílica para gatos faz mal? Existem muitas discussões sobre o assunto, especialmente pela sílica ser um composto químico, não encontrado na natureza. Ela pode se tornar um problema grave em caso de ingestão. Se você quer começar a utilizar a sílica, faça um teste e fique de olho em como seu gato vai se comportar.

Granulado de madeira

A matéria-prima é o pinus de reflorestamento – na maioria das vezes. É um granulado de alta absorção e com ótimo controle de odores. Diferente das areias tradicionais, feitas de argila ou cereais, o granulado de madeira se transforma em pó em contato com a urina. Para a limpeza, o produto deve ser peneirado, o que é muito mais fácil de fazer com uma caixa sanitária apropriada.

As vantagens são: eliminação de odores, alto rendimento, bom preço e ser biodegradável. Por outro lado, não é o tipo de areia mais indicado do ponto de vista dos gatos.

Areia de argila

É o tipo de areia para gatos mais comum nas bandejas sanitárias. Feita à base de argila, forma torrões em contato com a urina, que precisam ser removidos diariamente. 

Os produtos que são feitos de bentonita, que também é um tipo de argila, são mais eficazes na formação de torrões e no controle de maus odores. Procure por essa informação na embalagem. 

Areia de cereais

É composta, geralmente, por milho, mandioca e cana-de-açúcar. Este tipo de areia tem grãos pequenos, é macio (não machuca as almofadinhas dos gatos) e possui excelente poder de absorção e de neutralização de odores. É uma das melhores do mercado.

Areia de cor clara auxilia na detecção de problemas urinários.

A areia de cereais vem se tornando uma opção cada vez mais popular em lares com gatinhos por ser segura e biodegradável, podendo ser descartada no vaso sanitário. Outra vantagem é o fato de os grãos terem cor mais clara, facilitando a detecção de alterações na urina. 

Um ponto de atenção é que alguns gatos têm vontade de comê-la por conta dos cereais presentes na fórmula. 

Areia para gato que não deixa cheiro

Boas areias para gatos controlam muito bem os odores. Alguns produtos utilizam até carvão ativado e outros compostos químicos para aumentar a neutralização do cheiro da amônia. 

Uma coisa importante é que quanto mais rápido o torrão se formar e mais firme ele for, menos cheiro de urina a areia terá. 

Torrões que desmancham com facilidade são os grandes responsáveis pelo cheiro ruim na areia do gato. Você já deve ter visto torrões que quebram em pedaços tão pequenos que não conseguimos remover com a pazinha, né? Pois, então, são eles que provocam o cheiro ruim na areia. Lembre-se disso ao escolher um granulado sanitário da próxima vez.

A seguir, você confere uma lista com 11 opções entre as melhores areias sanitárias para gatos.

1. Pipicat Ultra Dry

Comprar na Americanas.com

A Pipicat Ultra Dry tem grãos muito finos e alto poder de absorção do xixi. Os torrões são firmes e não quebram com facilidade, mas para que o produto possa funcionar do jeito certo, é preciso colocar uma camada generosa de granulado na caixinha, de pelo menos 5 centímetros de altura. Caso contrário, os torrões vão grudar no fundo da bandeja e formar lama. 

O controle de odores é o ponto forte, pois não deixa cheiro no ambiente, mesmo após semanas de uso. Por ser feita a partir de argila esmectita, não pode ser descartada no vaso sanitário. 

Também é vendida em embalagens de 12 quilos, o que pode fazer o preço por quilo ser mais vantajoso para quem tem mais de um gato em casa. 

Durabilidade: seis semanas, segundo o fabricante
Pode ser descartado no vaso sanitário? Não

2. Pipicat Multi-cat

Pipicat 12 kg - Areia Higiênica Multicat para Gatos
  • Desenvolvida com grânulos finos que potencializam a absorção e a retenção de maus odores

Comprar na Americanas.com

A Pipicat Multi-cat é um dos melhores custos-benefícios em areias higiênicas. Possui grãos finos, que os gatos adoram, e forma torrões de média resistência – não tão firmes quanto os da Pipicat Ultra Dry, por exemplo. 

Como o próprio nome diz, é uma areia indicada para lares com vários gatos, abastecendo três bandejas por pacote de 12 quilos.

O ponto fraco está no controle de odores, que deixa a desejar. Se você se incomoda muito com o cheiro, recomendamos escolher outro granulado mais eficiente nesse quesito. 

Durabilidade: quatro semanas, segundo o fabricante
Pode ser descartado no vaso sanitário? Não

3. Kat Bom

Comprar na Americanas.com

Kat Bom é um granulado natural, feito a partir de farinha de cereais processados, com excelente controle de odores. Forma torrões muito firmes e que não grudam no fundo da caixinha. 

É a melhor alternativa para quem tem gatos em apartamentos pequenos e precisa conter por completo o cheiro de xixi. Outro ponto positivo é o fato de não fazer muita sujeira ao redor da caixinha e nem pela casa. Você dificilmente vai encontrar granulados espalhados em outros cômodos.  

A embalagem tem 3 quilos e o granulado vem fracionado em três pacotes a vácuo de 1 quilo cada. 

Por ser à base de cereais, seu gatinho pode sentir vontade de comê-lo – aconteceu aqui em casa –, e isso é alertado pelo fabricante. Se persistir, suspenda o uso.

Kat Bom tradicional, da embalagem azul, tem o mesmo desempenho de Kat Bom natural, do pacote roxo. A diferença entre elas está na ausência de corante na versão natural.  

Durabilidade: duas semanas, segundo o fabricante
Pode ser descartado no vaso sanitário? Sim

4. Kets Premium

Areia Higiênica Kets para Gatos - 12kg
  • Indicada para gatos
  • 100% natural e sem aditivos químicos
  • Poderosa na absorção da urina

Comprar na Americanas.com

É uma areia sanitária de cor clara, o que facilita a visualização de algum problema na urina dos gatos, como a presença de sangue. Os granulados são finos e bastante absorventes, formando torrões firmes. 

Tem bom controle de odores, neutralizando rapidamente os cheiros. Segundo a Alfa Pet, fabricante do produto, o granulado é atóxico, seguro e pode ser utilizado por gatos de qualquer idade. É comercializado em embalagens de 4 quilos e 12 quilos. 

Durabilidade: não informado pelo fabricante
Pode ser descartado no vaso sanitário? Não

5. Cat’s Best Original

Areia Higiênica Cats Best para Gatos - 4,3Kg
  • Indicada para gatos de todas as idades
  • Fibra vegetal 100% natural, biodegradável, sem adição de corantes, aditivos e aglutinantes artificiais
  • Forma torrão

É um granulado de madeira que forma torrões. O produto é biodegradável, de alto rendimento e não levanta poeira como as areias à base de argila. 

A matéria-prima é proveniente de madeiras secundárias com certificação PEFC, o que significa que árvores não foram cortadas para a produção do granulado. 

Os pontos altos de Cat’s Best Original são a ótima contenção de odores e o alto rendimento. 

Durabilidade: até sete semanas, segundo o fabricante
Pode ser descartado no vaso sanitário? Sim

6. Progato Super Premium

Comprar na Americanas.com

Chegamos a uma das melhores areias para gato da lista. A Progato Super Premium reúne as características que todo gateiro espera de um granulado sanitário: neutraliza maus odores, forma torrões bem firmes, tem bom rendimento e é seguro para os felinos.

É um produto sem perfume, 100% natural, ecologicamente correto e seguro, pois sua fórmula tem ação antiparasitária para impedir a formação de bactérias na bandeja. 

Pode ser encontrado em duas versões: embalagem de 4 quilos e 10 quilos. 

Durabilidade: não informado pelo fabricante
Pode ser descartado no vaso sanitário? Não

7. Viva Verde

Comprar na Americanas.com

Viva Verde é uma areia higiênica feita à base de milho e mandioca, duas culturas naturais e biodegradáveis. Faz ótimo controle de odores e neutraliza de imediato o cheiro de amônia, forma torrões firmes e não levanta poeira.

O produto tem cor mais clara que a maioria das areias à venda em petshops. Essa característica auxilia a monitorar a saúde do gatinho, uma vez que os tutores conseguem detectar mudanças na coloração da urina, que podem sinalizar problemas de saúde. Quando isso acontecer, consulte um veterinário.

São duas versões: Limpeza Plena e Vida Descomplicada. A primeira tem grãos ainda menores e adição extra de mandioca para auxiliar na formação do torrão e na eliminação do odor. 

Durabilidade: não informado pelo fabricante
Pode ser descartado no vaso sanitário? Sim, mas há restrições

8. Eco Cane Cat Litter

GRANULADO HIGIÊNICO PARA GATOS ECO CANE - AREIA DE GATO 1,3 Kg
  • Produto ecológico
  • Feita com casca de mandioca e fibra de cana-de-açúcar
  • 100% natural e reciclável

Comprar na Americanas.com

Produzido com dois ingredientes (resíduo de mandioca e bagaço de cana-de-açúcar), Eco Cane Cat Litter não possui aditivos químicos, é eficaz no controle de maus odores e forma torrões firmes que não desmancham. 

Não levanta poeira (o que é ótimo para o sistema respiratório dos gatos) e tem poder de absorção até oito vezes maior que as areias convencionais à base de argila. 

Um aspecto negativo é a sujeira: como os grãos são pequenos, grudam nas almofadinhas dos gatos, que espalham o granulado conforme andam pela casa. Mesmo utilizando um tapete ao redor da caixinha o problema persiste. Se isso não for um incômodo para você, recomendamos que teste a Eco Cane Cat Litter para colocar prós e contras na balança. 

Durabilidade: até 30 dias, segundo o fabricante
Pode ser descartado no vaso sanitário? Não

9. Pipicat Premium Carvão Ativado

Comprar na Americanas.com

O granulado da Pipicat é campeão em neutralizar maus odores. O segredo está na composição: carvão ativado, que absorve o xixi e elimina o cheiro de amônia. Outra vantagem está na formação de torrões mais firmes, sem levantar poeira. 

A coloração do granulado é clara, facilitando a identificação de mudanças no tom da urina. Não forma muita sujeira em volta da caixinha, o que minimiza a chance de os grãos serem espalhados pelos cômodos.  

Durabilidade: oito semanas, segundo o fabricante
Pode ser descartado no vaso sanitário? Não

10. Easy Clean

Com alto poder de absorção, o granulado sanitário Easy Clean sem perfume forma torrões consistentes, o que auxilia na eliminação dos odores e na limpeza da caixa de areia. 

Os grãos são pequenos, mas não grudam nas patinhas dos felinos. Em geral, um tapete em torno da caixa de areia é suficiente para evitar que a sujeira se espalhe. É uma das areias sanitárias mais elogiadas pelos tutores no quesito de eliminação de mau cheiro.

Durabilidade: não informado pelo fabricante
Pode ser descartado no vaso sanitário? Não

11. CarePet

Desconto
Areia Granulada de Madeira Premium CarePet para Gatos - 10kg
  • Indicada para gatos
  • Elimina os odores de urina e fezes
  • Atóxico e esterilizado

Comprar na Americanas.com

CarePet é um granulado higiênico de madeira hipoalergênico e biodegradável. O produto passa por dupla peneiragem para que os granulados fiquem sem as pontas e não machuquem as patas dos gatos. 

Granulados de madeira, em geral, são muito elogiados por tutores, especialmente no controle de maus odores, mas o problema é que nem todos os gatos se adaptam ao produto. 

CarePet não forma torrões, como as areias convencionais. Funciona assim: sempre que o gatinho urinar, os granulados absorverão o líquido e mudarão de textura, formando um pó. Depois, é só remover os resíduos e descartar no vaso sanitário ou no lixo diariamente. 

Durabilidade: 30 dias, segundo o fabricante
Pode ser descartado no vaso sanitário? Sim

Salve este conteúdo nos favoritos do seu navegador para consultá-lo quando comprar areia higiênica para o seu gatinho. 

Aproveite que os produtos não são perecíveis para garantir o estoque para os próximos meses, e assim, pagar um frete só ou ter entrega gratuita!

Leia também:

Atualizado em 2021-08-03 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

Carla Guedes

Carla Guedes

Jornalista, esportista e apaixonada por corrida. Gosta de gatinhos, política e aventuras em montanhas.

Este artigo tem 5 comentários

  1. Amo a Progato! Já testei todas da lista e para mim segue sendo a melhor!!!!🐾👏🏻👏🏻👏🏻✅

    1. Oi, Jéssica, tudo bem?
      A Progato é tudo, né! Também uso para a minha gatinha aqui em casa. Rende bastante, tem torrões firmes e zero cheiro! 😻😻

  2. Até hoje fico me perguntando porque não havia testado a Branco da Progato.
    Em mais de 10 anos de gateira, testei todas essas marcas e somente em 2019 conheci Branco, já são quase 2 anos usando direto.

    Tenho 43 gatos e 48 caixinhas sanitárias.
    Cuido de tudo sozinha diariamente e isso só foi possível pela praticidade que a Branco trouxe para minha vida, pois não espalha, retiro apenas o 💩 e zero odor, não faz lama e nem agarra no fundo, além de ser leve, pois sofria com meu punho por causa de areias pesadas.

    Tenho de gatos idosos à filhotes, gatos que vieram de abrigo adultos e que usavam papel picado nas caixas e “TODOS” se adaptaram muito bem!

    Quem tiver curiosidade e quiser acompanhar a rotina deles, principalmente com os cuidados da limpeza e uso do granulado Branco da Progato podem ficar a vontade, posto diariamente em meu perfil @gatoevidaoficial e tem vídeos no canal Gato é Vida falando a respeito também.
    Progato é vida!
    Só tenho a agradecer por produtos de tanta qualidade. #SuperIndico

    1. Oi, Gaby!
      Verdade, a Progato Branco tem a vantagem de ser prática, especialmente para quem tem muitos gatinhos, como é o seu caso, né! Ela não forma torrões, aí não precisamos retirá-los das caixas todos os dias, é só remover o coco. Como as pedrinhas vão absorvendo o xixi e mudam de cor quando estão ‘encharcadas’, fica fácil saber quando é hora de colocar mais granulado ou de substituir por completo. Já usei aqui em casa pra minha gatinha tricolor, mas hoje em dia utilizo a Progato Premium e a Super Premium, que também têm zero cheiro. 😺

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top