skip to Main Content
Melhor-caixa-de-areia-para-gatos

Qual a melhor caixa de areia para gatos? Confira 8 opções

Tutores de felinos têm uma dúvida em comum: como escolher a melhor caixa de areia para gatos? Como essa pergunta não tem resposta única, temos que olhar para as necessidades e o comportamento do nosso gatinho para oferecer o modelo de bandeja sanitária que seja mais adequado para ele. 

Neste artigo, vamos esclarecer várias dúvidas sobre a caixinha de areia e te ajudar a escolher a melhor opção para seu gato. Vem aprender!

A importância da caixa de areia para gatos

A caixa de areia é um recurso prioritário para os felinos, pois o local de eliminação está ligado ao bem-estar e serve como marcação territorial. A bandeja deve ter tamanho suficiente e ser em quantidade ideal para o número de gatos – a conta é sempre uma caixa por gato + 1. Dessa forma, se você tiver dois gatos, tenha três caixas; três gatos, quatro caixas, e assim por diante. 

guia-para-bem-estar-dos-gatos

Localização da caixa de areia

As bandejas sanitárias não devem ficar no mesmo cômodo. Lembre-se que a caixa é um marcador de cheiro para o seu gato, que mostra que ele mora ali e vive em segurança. As caixas devem ficar no melhor lugar para ele, e não para você. 

Tamanho da caixa de areia

O gato precisa caber confortavelmente na caixa, por isso ela deve ser grande o suficiente para que ele dê a volta completa. Sobre a altura das bordas, quanto mais alta melhor para que o granulado não seja jogado para fora.

Embora as caixas bem altas sejam práticas para evitar sujeira, não são ideais para todos os gatos. Filhotes e idosos podem ter dificuldade de acessar a bandeja.

Tipo e quantidade de substrato

Na natureza, os felinos fazem xixi e cocô na terra ou na areia, por isso o substrato da caixinha deve ser o mais parecido com esses dois materiais: fino e confortável para as patinhas. 

melhor caixa de areia para gatos. gato cinza utilizando substrato na bandeja sanitária.
Substrato deve ser em quantidade suficiente para o gato cavar e cobrir os dejetos. 

Outro ponto importante é a quantidade de granulado utilizado, que deve ser suficiente para que o gato consiga cavar e enterrar e para que o xixi não grude no fundo da caixa. Geralmente, recomenda-se colocar de 5 cm a 7 cm de substrato. 

Limpeza da caixa de areia

Semanalmente, lave a bandeja com água e sabão neutro. Não utilize água sanitária, pois o produto é abrasivo ao olfato felino. Se quiser utilizar algum bactericida, opte por álcool ou água morna.  

Caixa de areia para gatos fechada ou aberta?

Caixinhas fechadas são um assunto polêmico e tendem a agradar mais aos tutores do que os gatos. Especialistas em comportamento felino dizem que os modelos fechados, por não serem arejados, concentram mais odores e até podem estimular o gatinho a procurar outro lugar para eliminação.

melhor caixa de areia para gatos. opção de banheiro fechado com gato observando na porta.
Banheiro fechado: limpeza deve ser reforçada para dissipar odores. 

A questão da limpeza do substrato deve ser mais reforçada nas caixas fechadas, com remoção de urina e fezes ao menos duas vezes por dia, higienização com água e sabão neutro uma vez por semana e troca completa do substrato sempre que necessário. 

Fizemos uma seleção de oito modelos de caixa de areia para gatos de diferentes preços, marcas e modelos. Confira!

1. Bandeja alta com borda Pet Injet

A caixa de areia da Pet Injet tem tamanho ótimo para gatos adultos. São dois pontos altos do produto: a altura e a borda, que dificultam que o granulado seja jogado para fora da bandeja enquanto o gatinho estiver cavando. 

A borda é removível e você pode optar por utilizá-la ou não. A bandeja é fabricada em plástico resistente e muito fácil de lavar. O único porém são os relevos nos quatro cantos da caixa, que podem acumular areia e urina.

Medidas
Altura: 16 cm 
Largura: 35,5 cm
Comprimento: 46 cm

2. Toalete para gato Duracats

É uma caixa de areia fechada que vem com filtro de carvão ativado para auxiliar na redução de odores e manter o banheiro ventilado. Possui uma portinha basculante (vai e vem) para facilitar o acesso do gatinho. A porta também pode ser removida. 

Existem prós e contras de ter uma caixa de areia fechada. Um problema é que o gato pode não se acostumar e se recusar a utilizá-la, já uma vantagem está no granulado não se espalhar pelo cômodo. O ponto mais importante é mantê-la sempre limpa e não deixar acumular fezes e xixi. 

Acompanha uma pazinha de limpeza.

Medidas

Total
Altura: 40 cm
Largura: 40 cm
Comprimento: 58 cm

Portinha
Altura: 22 cm
Largura: 19 cm

3. Bandeja sanitária com bordas Pet Flex

Modelo de caixa com as laterais mais altas para evitar que o gatinho jogue areia para fora da bandeja. Acompanha pá coletora.

Um dos lados da caixa é mais baixo para facilitar o acesso do animal, especialmente filhotes, idosos ou aqueles com dificuldade de locomoção. 

É fabricada em plástico resistente e de fácil higienização para manter seu gato protegido de  bactérias. 

Medidas
Altura: 14,5 cm
Largura: 36 cm
Comprimento: 49 cm

4. Banheira para gatos Furba 

É uma caixa de areia muito prática. É composta por duas bandejas e uma peneira, que serve para separar o xixi e as fezes do granulado limpo, sem que você precise utilizar uma pá coletora. 

As laterais são bem altas, reduzindo a quantidade de areia que cai no chão enquanto o gatinho estiver cavando. 

Medidas
Altura: 11 cm
Largura: 38,5 cm
Comprimento: 55 cm

5. Banheira para gato Classic Plus 

O produto é composto por três partes: duas bandejas e uma peneira. Feita de plástico resistente, a caixa é indicada para gatos de qualquer idade.

Para montar, é só colocar a peneira entre as duas bandejas e adicionar o granulado. Na limpeza, jogue o conteúdo da bandeja suja na peneira, levante para separar os dejetos, descarte-os no lixo e encaixe as partes novamente na banheira. 

Este tipo de caixa de areia dispensa o uso de pá coletora. 

Medidas
Altura: 16 cm
Largura: 37,5 cm
Comprimento: 48 cm

6. Kit para gatos com 3 peças Furacão Pet

Este kit higiênico é ideal para quem está em busca de produtos com ótimo custo-benefício. Possui bandeja, pá coletora e comedouro. É uma excelente opção para quem tem muitos gatinhos ou para quem adotou um felino recentemente e não pode investir tanto no momento. 

Medidas da bandeja
Altura: 8 cm
Largura: 26 cm
Comprimento: 40 cm

7. Gatoalete 

Gatoalete é um banheiro para gatos que dispensa o uso de granulado. Segundo o fabricante, o produto pode ser utilizado no chão, substituindo a caixa de areia, ou encaixado sobre o vaso sanitário – sim, isso mesmo! 

Como não se trata de uma caixa de areia tradicional, é muito importante fazer a adaptação do seu gatinho ao novo produto. Por isso, recomenda-se continuar a utilização de granulado no Gatoalete nas primeiras semanas. Depois, vá diminuindo gradativamente a quantidade de areia até eliminá-la por completo.

O produto é composto por cinco peças: tampa da peneira, peneira, tampo, coletor (urinol) e base. 

O urinol serve para coletar os dejetos e deve ser abastecido com água assim que a adaptação do gato estiver completa e ele parar de usar o granulado. 

O uso no vaso sanitário dispensa o coletor e a base. Funciona assim: basta encaixar a tampa e a peneira no vaso e dar descarga sempre que o gatinho usar o banheiro. 

Medidas 
Altura: 16 cm
Largura: 39 cm
Comprimento: 39 cm

8. Banheiro inteligente para gatos Weasy

Banheiro Inteligente Weasy para Gatos com Entrada de Água Branco
  • Atitude Sustentável: feito com material reciclado
  • Sistema inovador que leva o xixi até o ralo
  • As pedrinhas de argila são laváveis e reutilizáveis.

Este banheiro para gatos da Weasy tem escoamento de xixi para o ralo e é indicado para substituir caixas de areia de forma definitiva. 

Funciona assim: o xixi passa pelas pedrinhas de argila (que acompanham o produto e são laváveis e reutilizáveis) e é levado para o ralo pela mangueira de escoamento. Para o cocô, é só recolher com uma pá e descartar. 

É preciso instalar a bandeja próximo a um ralo (cerca de 1,5 metro) para escoar o xixi. Para a limpeza, jogue um pouco de água sobre as pedrinhas de argila para que os resíduos sejam levados para o ralo. 

Segundo o fabricante, as pedras podem durar até seis meses. Também é possível comprar um kit extra de argila. 

Veja como o banheiro inteligente funciona:

Medidas
Altura: 25 cm
Largura: 45 cm
Comprimento: 60 cm

Salve este conteúdo nos favoritos do seu navegador para consultá-lo quando for comprar uma nova caixa de areia para o seu felino. 

Temos vários conteúdos sobre gatinhos para ajudar tutores de primeira viagem e os mais experientes. Confira alguns:

Atualizado em 2021-08-05 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

Carla Guedes

Carla Guedes

Jornalista, esportista e apaixonada por corrida. Gosta de gatinhos, política e aventuras em montanhas.

Este artigo tem 2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top