skip to Main Content
Cachorro Com Bola Na Bola

Cachorro saudável: um miniguia de tudo o que você precisa saber

Uma das maiores preocupações dos tutores de pets é quanto ao bem-estar do animal. Cuidar dos amigos de quatro patas é uma tarefa que exige muita responsabilidade e dedicação, afinal, eles precisam da atenção humana. 

Por isso, pensando no assunto, fizemos um miniguia com tudo o que você precisa saber para deixar seu cachorro saudável. Continue a leitura do post e se atente ao bem-estar do seu bicho de estimação.

A importância de prestar atenção na saúde do seu cão

Claro que não queremos ver nosso amigo de quatro patas doente e triste, por isso, é importante prestar atenção em sinais de doenças para mantê-lo bem e feliz. 

Lembre-se que você é o “tradutor” de sentimentos do pet e quem sabe melhor que ninguém os hábitos dele. Dessa forma, se algo está errado, você precisa identificar de maneira rápida para não deixar o cão sofrendo.

Assim que reconhecer qualquer alteração na rotina do cachorro, leve-o imediatamente ao veterinário de confiança, é esse profissional que vai fazer todos os exames necessários e receitar o melhor tratamento para ajudar o animal a voltar a ser saudável de novo. 

Sinais

Caso você seja novo no universo da tutoria dos pets e não sabe ao que ficar alerto, nós separamos uma lista de sintomas para prestar atenção. 

Apetite do cachorro

Esse é um dos grandes alertas de que algo está errado. Geralmente os cães adoram alimentos e têm uma fome insaciável, sempre com aquele olhar pidão esperando que o dono compartilhe a comida com ele. 

Há algumas situações que tiram a apetite do cão, como o calor e, no caso de filhotes, a troca dos dentes de leite. No último caso, o indicado é que você molhe a ração com um pouco de leite para amolece-la e ficar mais fácil do animal comer.

No entanto, se o apetite do seu pet altera muito e você percebe que a ração está intocada há mais de três dias no pote, levante a bandeira vermelha de perigo. 

Preste atenção ao pote de ração e água do seu cachorro.

Como está o xixi?

O xixi é outro grande aliado dos donos para identificar problemas de saúde dos pets. A urina deve ser clara e com odor moderado. Sinais de sangue, coloração, cheiro forte e aparência turva são pontos de atenção e merecem uma ida ao veterinário. 

Os rins são um filtro de todo o organismo, por isso, analisar a urina é tão importante. 

Dica de mãe de pet: é nesse caso que escolher bem os tapetes higiênicos é essencial. Prefira os brancos, sem desenhos ou estampas. É dessa forma que você poderá ver com clareza como está o xixi do seu cachorro. Aqueles que são coloridos, às vezes podem esconder uma manchinha de sangue ou o tom real da urina, fazendo com que você não perceba que o animal está doente.

Olhos

Os olhos dos cachorros são muito sensíveis e podem indicar diversas doenças. Caso o seu pet tenha secreções amarelas ou verdes na região ocular, lacrimeja constantemente e apresenta manchinhas e pontos brancos, é preciso levá-lo ao veterinário.

É bastante comum cães idosos terem os olhos brancos devido a cataratas. Essa doença prejudica a visão deles, por isso, atente-se a observar se seu cachorro está esbarrando em móveis e, se for o caso, procure deixá-lo em espaços sem muitos objetos para que ele não se machuque. 

Saiba mais sobre a catarata canina no vídeo do Pet Visão.

Pelos

É fato que cães peludos vão soltar muito pelo – donos dessas raças sabem bem… No entanto, a alteração na quantidade de queda pode indicar que alguma doença está acometendo o bichinho. 

Observar os pelos pode ser uma das tarefas mais difíceis porque, assim como os cabelos humanos, há épocas em que caem mais e outras menos. Por isso, é necessário ficar ainda mais atento à quantidade e, se for muito expressiva, procurar o médico especialista em animais. 

Além disso, há outros sinais nos pelos que podem te ajudar a identificar um eventual problema. O ideal são tufos brilhantes e sedosos. Caso haja caspas, odor forte e você perceba que a pele está machucada e sem sinais de fios novos nascendo, é necessária uma ida para o veterinário. 

Além desses principais sinais para prestar atenção, existem outros que também exigem uma observação cuidadosa. Então, não esqueça de verificar também as orelhas do animal, o peso, o cocô e a disposição dele. Qualquer alteração pode ser um alerta para alguma doença que pode atingir seu amigo de quatro patas.

Saúde em dia

Algumas ações simples podem manter seu cachorro saudável e feliz. Uma das mais importantes é a vacinação. Assim como os humanos, os pets possuem carteira de imunização, e é importante mantê-la sempre atualizada. 

Tomando todas as doses, o seu animal fica seguro, assim como também as pessoas que estão em contato com ele. 

Cachorro sendo vacinado
É importante manter a carteira de vacinação do cachorro sempre atualizada.

Os vermífugos e carrapaticidas também precisam fazer parte da rotina do seu cão. Esses parasitas podem trazer doenças para o animal, causando graves consequências, como paralisação e até morte. 

Outra ação necessária é a escovação semanal de dentes e pelos. Dessa forma é possível evitar tártaros e doenças de pele. Levar o pet para passear e socializar com outros cachorros também é importante. 

Deixá-lo brincar em grandes áreas gramadas, como parques, garante uma série de benefícios, como a diminuição do risco à obesidade e a sobrecarga de articulações e do coração, além de fazê-lo mais feliz.

Produtos para manter seu cachorro saudável

Há uma série de produtos que ajudam a prevenir algumas doenças, mantendo o cachorro mais saudável. Confira! 

Antipulgas, carrapatos e sarnas

O Simparic é um dos antipulgas e carrapaticidas mais recomendados pelos veterinários. Comprimido palatável – o que o torna muito fácil do cachorro aceitar e engolir –, é indicado para o tratamento e prevenção de infestações por parasitas.

Tem ação imediata e persistente, ajuda a combater a colocação de ovos de pulgas e carrapatos no cachorro, sendo um bom investimento a longo prazo, fazendo efeito por até 35 dias. 

É seguro e pode ser administrado mesmo em filhotes. O Simparic é dosado por peso, por isso, escolha a versão indicada para a quantidade de quilos do seu cachorro.

Imagem: Reprodução/Amazon
Botão para compra no e-commerce.

Vermífugo 

Os vermes são outros inimigos dos pets e dos tutores. Quando filhote, o cachorro precisa tomar os chamados vermífugos, já que nasce com uma grande quantidade de parasitas. Conforme eles vão ficando adultos, é necessário repetir a dose de ano em ano para evitar que as lombrigas voltem. 

O vermífugo Bayer é ótimo para que o cachorro engula sem dificuldades, pois é saborizado de carne, tornando-se atrativo para eles. 

vermicida Bayer
Imagem: Reprodução/Amazon
Botão para compra no e-commerce.

Loção Hidratante 

Você sabia que existe loção hidratante para cães e gatos? Pois é, e há diversas marcas no mercado! Esse produto existe e funciona como uma luva invisível para as patas dos pets, ajudando-as a ficarem saudáveis e macias, evitando rachaduras e dores ao andar. 

A Pet Society é uma ótima marca em custo-benefício e oferece diversos itens para a beleza e bem-estar dos animais. 

hidratante para cachorro
Imagem: Reprodução/Amazon
Botão para compra no e-commerce.

Anti tártaro e placa

Cuidar da saúde bucal dos pets também é muito importante para que eles tenham uma vida mais saudável. A placa e o tártaro são riscos graves para todo o organismo do animal, já que as bactérias podem migrar para órgãos como coração, resultando em uma endocardite, ou para os rins e pulmões.

Com o intuito de evitar esses problemas de saúde, é importante prevenir com produtos anti tártaro e placa, além da escovação dos dentes do cachorro com pasta especial para eles. 

pote com remédio anti tártaro para cachorros
Imagem: Reprodução/Amazon
Botão para compra no e-commerce.

Pente Desembaraçador 

Para cachorros com pelos compridos e volumosos, é importante sempre pentear eles. Essa simples ação evita o acúmulo de fios mortos, que podem ocasionar doenças de pele nos animais. 

Por isso, ter um pente desembaraçador é essencial para os donos dos pets peludos. Além disso, o ato de escovar evita os nós e deixa os cães muito mais bonitos e sadios. 

O desembaraçador Ferplast tem um ótimo custo-benefício. Com lâminas de aço inoxidável, é indicado para cães de fios médios e atua eliminando até os nós sub pelos. Possui também uma embalagem plástica para guardar o pente sem estragá-lo.

pente desembaraçador para cachorros
Imagem: Reprodução/Amazon
Botão para compra no e-commerce.

Colírio Tears Labyes

Como afirmamos anteriormente, os olhos são um dos principais pontos para se atentar em relação à saúde dos cachorros. Existem raças que já possuem os globos oculares bastante sensíveis e que produzem secreções naturalmente.

Para ajudá-los a diluir esses corrimentos e prevenir eventuais doenças, os colírios são ótimas soluções. O Tears Labyes é um produto natural que substitui as lágrimas e auxilia a deixar lubrificados os olhos mais secos e também em certas patologias. 

Lembre-se: antes de comprar qualquer medicamento para o seu animal, consulte um médico veterinário de confiança.

colírio Tears para cachorros
Imagem: Reprodução/Amazon

Ter um animal de estimação em casa é uma grande responsabilidade e requer compromisso e dedicação. Por isso, é importante sempre observar eventuais sinais de doença e levá-lo o mais rápido possível ao veterinário. 


No entanto, com alguns produtos preventivos é possível mantê-lo saudável, feliz e levando uma vida longa ao seu lado. Para saber mais sobre as necessidades dos cães, confira 10 itens que não podem faltar no enxoval para cachorros. Até mais!

Fernanda Fukushima

Sabe a famosa mãe de pet? Sou eu! Quando não estou totalmente focada em cuidar da Pepper, estou jogando The Sims, lendo algum YA e tomando um chá. Formada em Comunicação e Multimeios e mestranda em criação literária.

Este artigo tem 4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top