skip to Main Content
Duas Mulheres Sorrindo Abraçadas

Iluminador líquido: 10 opções para brilhar todos os dias

O iluminador líquido está entre os favoritos de quem ama um aspecto mais leve e radiante na pele. Com as tendências do mundo da beleza apontando cada vez mais para visuais clean, que favorecem os traços reais de cada rosto, esse tipo de produto virou queridinho na nécessaire de muitas e muitos.

Mesmo assim, algumas dúvidas sobre quais as melhores texturas e fórmulas ainda são comuns. Neste post elencamos uma série de informações úteis para quem quer investir no iluminador líquido. além de dicas de produtos incríveis. Boa leitura!

Características do produto

O iluminador líquido, como o próprio nome sugere, é um produto com textura fluida. Ele pode ser mais denso ou mais leve, conter partículas de brilho ou não, ter um acabamento glossy, natural ou até mesmo seco. Tudo isso depende da fórmula, se ele contém óleos na composição, do tipo de pele em que ele é aplicado, entre outros fatores.

O que costuma ser um denominador comum entre todos os iluminadores líquidos são a praticidade de aplicação e o acabamento mais natural. Por ser um produto que não é em pó, ele se mistura mais facilmente à pele.

Um outro ponto interessante é que você também pode fazer um iluminador líquido em casa. Basta raspar um pouco de iluminador em pó em uma plaquinha e misturá-lo com seu hidratante favorito. Esse truque é ótimo porque é possível modular a intensidade. Ou seja, basta adicionar mais produto conforme desejar um efeito mais intenso.

Swatch de iluminador líquido no dorso de uma mão
O iluminador líquido entrega um efeito natural à pele e pode ser formulado em diferentes tons e acabamentos.

Para que servem os iluminadores?

Antes de falarmos sobre aplicação, é legal entender para que serve o iluminador. Basicamente, em qualquer lugar onde somos expostos à iluminação natural ou artificial, é possível enxergar no nosso rosto um jogo de luz e sombras. Onde há luz, as regiões são mais proeminentes e “para frente”. Onde há sombra, mais “escondidas” e em segundo plano.

O iluminador é o produto que realça certas áreas que se beneficiam do “trazer para frente”. Isto é: parte alta da maçã do rosto, laterais da testa, têmporas, ponte do nariz e queixo. Vale enfatizar que essas são apenas recomendações, porque nada na maquiagem precisa ser arbitrário.

Como usar o iluminador líquido?

Onde eu aplico o iluminador líquido? Posso utilizá-lo da mesma forma que os produtos em pó? Dá para misturá-lo com outros produtos? Essas são algumas das dúvidas mais comuns.

Assim como o iluminador em pó, você pode aplicar a versão líquida nas mesmas regiões, destacando partes do rosto como as citadas no tópico anterior. A diferença entre os dois produtos é, essencialmente, o acabamento. 

Para a aplicação, existem diversas esponjas e pincéis que você pode investir, mas o iluminador líquido também funciona perfeitamente quando aplicado com os dedos. O calor do corpo faz com que o produto “derreta” na pele e fique ainda mais natural.

A aplicação com os dedos não é a única praticidade deste produto. Por ser uma fórmula líquida, você pode fazer quantas misturinhas quiser: com um hidratante, com a base, com blushes cremosos. Ele também funciona bem como sombra iluminada, para utilizar no canto interno dos olhos, na pálpebra e no arco da sobrancelha. As possibilidades são infinitas!

Uma outra dica: prefira aplicá-lo quando sua pele ainda não estiver selada com pó. A combinação de líquidos sobre pós pode gerar uma textura mais pesada na pele. Isso não acontece sempre, porque depende bastante do método de aplicação e dos ingredientes de cada produto, mas, na dúvida, a opção segura sempre será líquidos em primeiro, pós em segundo.

Caso ainda hajam dúvidas com relação à aplicação, confira o vídeo a seguir do canal Jana Taffarel sobre como usar o iluminador líquido:

Iluminador líquido: 10 indicações

Agora que você já sabe o que é um iluminador líquido e como aplicá-lo, confira nossas indicações:

1. Iluminador Gold – Vult

O iluminador da Vult possui uma textura mais densa, que chega a ser cremosa. O tom gold é um dourado claro que combina com tons de pele médio/claro e médio. Segundo a marca, possui um acabamento suave e radiante, muito comum em produtos dessa categoria.

A embalagem é uma bisnaguinha e contém 20g, uma boa quantidade para um iluminador líquido. Há outras duas cores disponíveis – Rose e Pearl. O produto não é testado em animais.

Iluminador Gold, Vult
  • Fórmula Cremosa
  • ótima durabilidade
  • proporciona luminosidade

2. Booster Radiance Bronze – Vult

Para quem ama um efeito mais glitterinado, vale a pena conferir esse produto! Segundo a marca, a embalagem em conta-gotas foi pensada para descomplicar a aplicação e facilitar na hora de dosar a quantidade.

O tom bronze é perfeito para peles pretas e a linha conta com outras duas cores, sendo bastante democrática em sua cartela. É um produto vegano e cruelty free.

3. Iluminador líquido Luna – Arielle Morimoto

A marca da Arielle Morimoto é especializada em desenvolver produtos de alta performance com formulações parcialmente ou totalmente naturais. É uma linha desenvolvida em menor escala, com rotatividade de produtos.

Seu iluminador líquido possui fórmula 99.9% natural, com ingredientes como glicerina, óleo de jojoba, óleo de melaleuca, entre outros. Mesmo havendo apenas duas cores disponíveis, o rosado frio Luna e o dourado Solaris, é um produto com pouca base de pigmento e mais brilho suspenso. Ou seja, funciona em diversos tons de pele porque não entrega uma cor intensa na aplicação, apenas radiância.

É um produto vegano e cruelty free, livre de parabenos, óleo mineral e sulfato de sódio.

Iluminador Liquido Luna, Arielle Morimoto Cosmetics, Rosa
  • Formulação 99, 9% natural, ultra pigmentada, à base de água, glicerina, óleo de jojoba e óleo de melaleuca
  • Ultra pigmentada
  • A combinação nutritiva perfeita para deixar sua pele mais radiante!

4. Iluminador líquido A Kiss of the Light 06 – Ruby Rose

A Ruby Rose é nacionalmente conhecida por conta de suas maquiagens com ótimos preços. A linha de iluminadores A Kiss of the Light conta com seis tons diferentes e fórmula com acabamento natural, sem partículas grandes de brilho.

A embalagem também é bastante prática, já que você pode utilizar o aplicador direto no rosto e espalhar com os dedos. Por conta da cartela de cores, é uma linha de iluminadores bem inclusiva. Também é cruelty free.

5. Iluminador líquido vegano 01 – Dalla Makeup

A Dalla Makeup é uma marca de cosméticos vegana e possui uma linha de iluminadores líquidos com oito tons diferentes, o que é incrível para o mercado nacional. Trata-se de um produto bem saturado, com um acabamento mais metálico. O ponto positivo de fórmulas como essa é que uma gotinha já rende bastante, melhorando ainda mais o custo-benefício!

Além de vegana, a marca não realiza testes em animais e não possui nenhum ingrediente de origem animal em seus produtos.

6. Iluminador líquido Born to Glow Gleam – NYX

A NYX é uma empresa de cosméticos americana, fundada em Los Angeles. A linha Born to Glow contém diversos produtos e, dentre eles, o iluminador líquido.

Segundo a marca, trata-se de um iluminador multifuncional, que confere um efeito “brilho que vem de dentro” à pele. A fórmula possui micropartículas de brilho que garantem o efeito radiante natural, tão amado pelo pessoal do no-makeup makeup.

O produto é vegano e cruelty free e está disponível em quatro cores. O tom gleam é um champagne dourado, ideal para peles morenas claro e médio.

7. Iluminador transparente Light my Face – Océane

Para quem procura um iluminador com efeito super natural, esse produto é incrível! Isso porque ele possui base de pigmento quase imperceptível, conferindo à pele um acabamento natural e viçoso. Está disponível em apenas uma cor, mas por ser transparente, funciona em todos os tons de pele.

Tem textura líquida e espalha com facilidade. A embalagem é uma bisnaga que contém 22 ml. É cruelty free, o que é ótimo!

Iluminador, Océane, Transparente
  • Textura leve e fragrância suave
  • Realça áreas do rosto com luminosidade discreta
  • Com extrato de oito flores e oferece ação antioxidante

8. Iluminador líquido Teint Couture Radiant Drop 1-In-1 – Givenchy

A Givenchy é uma marca de luxo francesa e seu portfólio conta com uma linha de cosméticos e skincare. O Teint Couture Radiant Drop 2-in-1 é enriquecido com madrepérola e possui textura mais fluida, entregando efeito radiante à pele. 

Um ponto bastante inovador nesse produto é o aplicador. Apesar de ser conta-gotas, sua ponta é um pincel, possibilitando aplicação direta no rosto. Está disponível em dois tons, perolado e dourado.

9. Iluminador Bonnie Dew Manizer – The Balm

O iluminador líquido da The Balm é a opção ideal para quem procura praticidade em todos os sentidos. Possui embalagem com aplicador similar ao de corretivos líquidos,  ou seja, é um produto menor, perfeito para carregar na bolsa e reaplicar durante o dia com os dedos.

Não contém óleos e parabenos em sua fórmula, e está disponível em duas cores. O tom Bonnie é um dourado mais intenso, ideal para peles morenas. Toda a linha da The Balm é cruelty free.

Desconto
Manizer - Bonnie Dew, theBalm Cosmetics, Ouro Pêssego
  • Iluminador e brilho sexy; sua fórmula contém mica para difundir a luz para uma pele mais jovem e suave, acrescenta brilho sutil e destaca...
  • Iluminador e brilho sexy; sua fórmula contém mica para difundir a luz para uma pele mais jovem e suave, acrescenta brilho sutil e destaca...
  • A thebalm proporciona produtos multi-funcionais de alta qualidade que podem ser usados e misturados entre si; beleza em 05 minutos

10. Iluminador facial cremoso Bronze – Tracta

Assim como o iluminador da The Balm, a versão da Tracta possui embalagem similar às de corretivos líquidos. Em outras palavras, é um produto mais compacto e prático, perfeito para quem vive com maquiagens na bolsa.

Conforme descrições da marca, tem efeito natural, secagem rápida e alta fixação. Ele também é oil free e cruelty free.

Iluminador Facial Cremoso, Tracta, Bronze/Cintilante
  • Pode ser usado também nas pálpebras
  • Oil free, alta fixação, indicado para peles claras, pode ser usado também nas pálpebras
  • Fabricado pela marca Tracta

Se você ama efeito natural ou prefere maquiagens mais carregadas, existe um iluminador líquido perfeito para suas preferências! E, por mais que haja dúvidas com relação à aplicação, com um pouco de prática esse produto será favorito na sua nécessaire.
Quer ficar por dentro de mais dicas sobre beleza e autocuidado? Confira nossa categoria no blog, repleta de conteúdos incríveis, clicando aqui!

Atualizado em 2021-06-19 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

Suzana Frare

Suzana Frare

Graduada em Comunicação e Multimeios e apaixonada por conteúdo. Nas horas vagas falo sobre maquiagem, escrevo poemas, estudo francês, maratono séries e assisto a vídeos extremamente aleatórios no YouTube. Olho no olho e conversas sinceras são comigo mesmo.

Este artigo tem 2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top