skip to Main Content
Instax-mini-camera-instantanea

Instax Mini: renda-se ao charme das fotos instantâneas

Como uma nostálgica de carteirinha, uma das minhas atividades preferidas da infância era me debruçar sobre os álbuns de fotos da família. Adorava me ver recém-nascida, conhecer meu bisavô, descobrir que roupas os meus pais usavam enquanto eu ainda não sonhava em existir. 

Hoje em dia, por mais que eu continue sendo obsessivamente viciada no meu próprio feed do Instagram para conferir minhas memórias de anos anteriores, sinto muita saudade de pegar fotos com as mãos. Poder segurar fotografias, torná-las objeto físico novamente e usá-las na decoração foi o que me convenceu a comprar uma Instax Mini e, possivelmente, convença vocês também.


Continue na leitura do texto para saber um pouco mais sobre essa câmera, conhecer alguns de seus modelos e produtos extras que podem tornar sua experiência ainda mais divertida!

1. Instax Mini 9 

Impossível não começar falando sobre como essa camerazinha é um charme por si própria, né? Suas bordas arredondadas na pegada vintage já tornariam a fotografia uma experiência mais romântica, ainda que ela não imprimisse as fotos instantaneamente, o que ela faz, afinal de contas esse é o mote. 

A câmera pesa apenas 307g, tem distância focal de 60mm, possui flash, seletor de ajuste de luminosidade e modo High-Key, que permite fotos com impressão mais suave. O modelo está disponível nas cores Azul Acqua, Azul Cobalto, Branco Gelo, Rosa Flamingo e Verde Lima.

2. Instax Mini 11

A versão mais recente da câmera instantânea da Fujifilm é bastante parecida com a sua anterior na estética, mas possui algumas novas funcionalidades, como o foco automático, sistema de exposição de luz automático e velocidade variável de obturador, o que traz ainda mais qualidade ao resultado das suas fotos.

Seu modo selfie também vem sendo bastante celebrado desde que ela foi lançada, por melhorar, também, a qualidade das fotos tiradas de frente, já que, com o cilindro estendido, é possível enxergar melhor o que estará contemplado na fotografia observando o mini espelho. 

O modelo ficou um pouco mais leve, pesando 293g, e suas pouquíssimas alterações no formato permitem mais estabilidade da câmera, que agora fica parada em pé sobre uma superfície com mais segurança. Está disponível nas cores Azul, Branca, Grafite, Lilás e Rosa.

3. Kit Instax Mini 11 com bolsa e pack de filme

Chegou a hora dos filmes aparecerem na lista, afinal de contas uma câmera instantânea sem rolo de filme… não serve para nada! E uma capa é sempre uma boa ideia para proteger a câmera dentro de outra bolsa maior, ou, até, para carregá-la junto ao corpo. 

Se você gosta de praticidade e já prefere comprar tudo de uma vez, esse kit que vem com a câmera, um pack de filmes (com 10 poses) e a capinha transparente para carregá-la, que oferece proteção e um charme extra, sem esconder a cor original do aparelho – é uma ótima opção!

4. Pack de filmes Instax Mini

Bom, mesmo que você escolha começar sua jornada com um kit como o anterior, que já inclua a câmera e o filme, a hora de comprar mais filme sempre chega — e chega rápido. Cada pacotinho só tem 10 poses e tirar fotos é viciante, então todo dono de Instax sabe que outra característica dessa jornada é procurar promoções de pacotes de filmes. 

Esse pacote com 6 rolos de filme, que se traduzem em 60 poses, pode ser outra boa ideia para os mais empolgados que querem manter um pequeno estoque!

5. Pack de filme – Rainbow

E já que começamos a falar de filmes, por mais que os tradicionais branquinhos e vintage já sejam encantadores, existem outras opções para quem quer dar outras carinhas para as fotos instantâneas. 

O pack de filme Rainbow é um dos queridinhos por possuir, dentro do rolo de 10 poses, 10 molduras de cores diferentes: irresistível para quem gosta de usar as fotinhas na decoração, não é mesmo?

6. Pack de filme – Mini Sky Blue

Ok, pode ser que você tenha cansado da moldura branca mas também não precisa ser 8 ou 80 e mergulhar de vez numa pegada totalmente colorida. Não se preocupe, existe um meio termo! Este pacote com moldurinhas azul-claras, por exemplo, pode se tornar seu favorito.

7. Pack de filme – Monochrome

E para quem quer uma pegada ainda mais vintage e gosta da elegância e do mistério das fotos em preto e branco, o rolo de filme Monochrome é a pedida!

8. Álbum de foto para Instax Mini

Se você não pretende usar suas mini-fotos para compor a decoração em casa, ou mesmo exibi-las pelas paredes, pode ser uma boa ideia guardá-las em um álbum — e que tal um álbum feito especialmente para isso, com o tamanho (e o charme!) compatível?

Esse miniálbum projetado para a Instax tem espaço para 96 fotos e cinco opções de padrão de capa!

9. Bolsa de couro para Instax Mini 11

Se a bolsinha transparente que sugerimos lá em cima não pareceu a opção que mais combina com a sua estética, pode ser que a de couro te agrade! A pegada vintage é irresistível e, além de proteger a câmera, ela deixa qualquer look mais estiloso e romântico. 

Como seu formato também é de capinha, não é preciso tirar a câmera da bolsa para utilizá-la, mantendo a segurança e a praticidade.

10. Kit de acessórios para Instax Mini 9

Se você já se considera um “heavy user” da Instax ou mesmo acabou de se convencer e já quer começar com tudo o que tem direito, esse super kit de acessórios pode ser uma tentação! Ele contém uma bolsa com alça, espelhinho de selfie, um miniálbum, 5 filtros com cores para a lente, molduras de plástico e molduras de papel fotográfico, caneta, barbante, pregadores e adesivos para que você crie muita arte e desenvolva suas decorações com fotos.

11. Conjunto de filtros para Instax 9

Se você quer experimentar coisas novas na fotografia e explorar outras possibilidades de exposição mas não sente que precisa de tooodo o kit anterior, os filtros também são vendidos separadamente! 

Para utilizar, basta encaixar o filtro com a cor que você deseja na sua lente e mandar ver no click.

12. Mini impressora 

OK: se você gostaria muito de testar o universo das fotografias instantâneas mas preferia, na verdade, tirá-las com a qualidade do seu celular, tem opção para você também. A Mini Link é uma pequena impressora que funciona com o mesmo filme da Instax Mini e imprime a foto que você quiser, diretamente do seu celular!

O aparelhinho está disponível nas cores Dusky Pink, Dark Denim, Beige Gold e Ash White.

Da forma que você escolher, o mais mágico e importante da fotografia é, sempre, a possibilidade de colecionar esses momentos e revisitá-los, depois, para relembrar histórias e sensações. 

Como usar as fotos da Instax Mini na decoração

É claro que você pode decidir guardar suas fotos em um álbum, para protegê-las, mas elas são tão bonitinhas que podem complementar e trazer ainda mais personalidade e história à decoração dos seus ambientes. Confira algumas dicas:

Mural

Sabe aquela parede que está vazia? Que tal trazer momentos e pessoas que você ama para abrilhantá-la? Montar um mural com várias fotos instantâneas certamente vai dar um toque especial ao cômodo, e você ainda pode brincar com formatos (como colocar as fotos formando um coração), com linhas do tempo (anotando as datas à caneta na moldura) ou, até mesmo, escrevendo suas citações favoritas pelas fotos ou deixando as pessoas retratadas nelas assinarem. O mais interessante dessa decoração é que ela é viva e pode ser constantemente atualizada!

Móbile

Imagine um pendente de pequenas fotos em algum cantinho da sua casa! Você pode pendurar as fotos em barbantes ou fios de nylon direto do teto, utilizando fitinhas para prendê-las, ou mesmo escolher uma placa de madeira para sustentá-las. Quem sabe um móbile de fotos das férias, ao lado da escrivaninha, não te ajude a ter mais ânimo para trabalhar e estudar?

Varal de luzinhas

O varal de luzinhas é outra ideia muito charmosa que dá um toque de delicadeza a qualquer cômodo e é supersimples de fazer. Basta comprar um rolo de luzinhas, prendê-las pelas paredes da forma que você achar mais interessante e aproveitar pregadores de madeira para prender as fotos no cabo. Decoração mais romântica impossível!

Fotos por toda a casa

Espalhar as fotos pela casa, como pontos de alegria, também funcionam muito! Se você escrever pequenas mensagens nas molduras, melhor ainda. Aproveite, para isso, prateleiras das estantes, murais de recados, mesinhas de cabeceira e até mesmo a geladeira! As visitas vão adorar esbarrar por aí com essas imagens e elas ainda criam uma unidade na decoração de toda a casa, por estarem presentes em todos os lugares. 

Projetos fotográficos

Essa dica não é de decoração, mas sim de hobby! Se você gosta de fotografia e tem interesse em explorar mais o lado analógico de fotografar, criar projetos com a sua Instax pode ser uma ótima maneira! Que tal tirar uma foto instantânea por dia durante um ano? Já pensou retratar, dessa maneira, um ano inteiro de sua vida e explorar a criatividade na hora de tirar as imagens?

Outra opção bacana é escolher algum evento para deixar a Instax passar de mão em mão e pedir para diferentes pessoas retratarem seus pontos de vista. Ou ainda, se você tem um filho ou criança próxima, que tal convidá-la para passar um dia com a câmera, fotografando o que ela achar de mais legal? É claro que para brincar dessa maneira você precisa ter um pouco menos de dó de gastar o filme: a maioria das imagens pode não sair do jeito que você imagina, mas não deixa de ser uma forma de registrar o mundo. 

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de continuar navegando pelo Opiniões Certificadas para conferir inúmeras outras dicas e recomendações sobre muitos outros assuntos, e fique de olho porque sempre vem novidade por aí. 

Atualizado em 2021-05-13 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

Analu Bussular

Analu Bussular

Jornalista e produtora de conteúdo, nunca se cansa de falar de livros na internet e está sempre ouvindo Taylor Swift. Nas horas vagas é sommelier de batatas fritas.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top