skip to Main Content
Corredores Correndo Com Máscara De Proteção

Máscara de proteção esportiva: 6 modelos para correr

Usar máscara de proteção para frear a disseminação do novo coronavírus se tornou regra no Brasil e em diversos países, e isso quer dizer que os corredores não estão livres de utilizá-la. 

Para atividades ao ar livre, o Centro de Controle de Doenças (CDC) recomenda o uso de máscaras quando não for possível ficar a pelo menos 2 metros de distância das pessoas que não moram juntas. 

Ao contrário do que possamos imaginar, correr de máscara não prejudica a performance no exercício, mostra um estudo recente da Universidade de Saskatchewan, no Canadá. Pesquisadores concluíram que o uso de máscaras, mesmo as de tripla camada, não afeta o desempenho no esporte, os níveis de oxigênio ou qualquer outro indicador em pessoas saudáveis. 

“Nossas descobertas são importantes porque indicam que as pessoas podem usar máscaras durante exercícios intensos sem efeitos prejudiciais no desempenho e com impacto mínimo na oxigenação sanguínea e muscular”, afirmam os pesquisadores.  

Como escolher a máscara de proteção para correr?

Existem algumas dicas que podem ajudar a encontrar o melhor modelo de máscara para a prática de exercícios. A primeira delas diz respeito ao tamanho: máscaras pequenas são mais difíceis de se adaptar. 

Dessa forma, prefira usar modelos maiores, mas que não fiquem folgados demais no rosto para não correr o risco de caírem. Além disso, quanto mais solto o ajuste, menos eficazes serão. 

A segunda dica é usar máscaras com duas ou três camadas de tecido, que protegem melhor. Tramas finas filtram menos partículas e são piores para respirar durante exercícios de alta intensidade. Em vez delas, prefira as peças de tecido encorpado. 

O tipo de ajuste é outro ponto para se observar. Existem modelos que prendem atrás da orelha, e outros na cabeça. Os primeiros são mais práticos para retirar e colocar. 

dupla de corredores correndo ao ar livre com máscara de proteção
Prefira máscaras de proteção que tenham boa vedação de nariz, boca e queixo.

Alguns corredores preferem usar a bandana tubular no lugar da máscara. É uma alternativa válida desde que tenha ajuste firme e vede nariz, boca e queixo.

Já a máscara N95 não deve ser utilizada para a prática da corrida, e sim ser reservada a profissionais de saúde.

1. Máscara de proteção Fiber Knit

Máscara Esportiva Knit - Preta Tamanho M, Fiber, Preta
  • Ideal para a prática de esportes
  • Máxima proteção contra vírus, bactérias, pólen e poluição
  • Tecnologia de proteção e96

A Fiber Knit é uma das máscaras mais utilizadas para a corrida. No começo da pandemia e com a obrigatoriedade do uso da proteção, ela chamou a atenção dos atletas em razão do ajuste diferenciado, da alça regulável e do material de fabricação, um knit utilizado em outros materiais esportivos e que não encharca rápido. 

A máscara utiliza a tecnologia 3D knit, é anatômica, não tem costuras e acompanha filtro descartável, que, segundo o fabricante, tem eficácia de 96% na retenção de partículas. O ajuste é feito atrás da cabeça, e não nas orelhas como nos modelos tradicionais, por alças reguláveis. O produto é lavável e reutilizável.

São três tamanhos: infantil e adulto M e G. Os filtros são vendidos separadamente.

2. Máscara de proteção Knit Safe V-Block

Da mesma fabricante da máscara Fiber Knit, este modelo tem tecido com nanopartículas de prata, evitando que microorganismos se proliferem em contato com a superfície. O ajuste é atrás da orelha, como o das máscaras tradicionais, com o diferencial do design anatômico e não ter costuras.

Confeccionada em 3D knit, possui três camadas de proteção: duas de tecido e uma do filtro descartável, capaz de barrar até 96% das partículas. Também é eficaz na retenção de pólen e poeira. 

3. Kit de máscaras de proteção Bac-Off Lupo

A máscara reutilizável da Lupo tem dupla camada de tecido e é sem costuras. Segundo a marca, o produto é fabricado em poliamida especial que oferece proteção contra bactérias e vírus. O tratamento antiviral permanece por toda a vida útil da peça. 

A composição do tecido é 98% poliamida e 2% elastano. A higienização, após o uso, se dá como qualquer máscara de tecido: à mão, com água e sabão. 

4. Kit de máscaras de proteção Trifil

Desconto
Kit com 3 Máscaras Microfibra Trifil, Preto Único
  • Modelagem Anatômica
  • Sem Costura
  • Dupla Camada

O kit da Trifil é composto por três máscaras de tecido reutilizáveis. De modelagem anatômica, têm dupla camada, são feitas em poliamida, um tecido de secagem rápida, e não têm costuras. São muito semelhantes às máscaras da Lupo. 

5. Kit de máscaras de proteção Mash

Kit básico de máscaras de proteção de tecido (algodão + poliéster) reutilizáveis. Cada unidade tem dupla camada e três pregas para facilitar o ajuste no rosto e cobrir totalmente nariz e boca. Possui clipe nasal maleável. 

6. Máscaras de proteção descartáveis

Outra opção é usar máscaras cirúrgicas, que não são reutilizáveis e devem ser descartadas após o exercício. Os modelos são fabricados com camada tripla de TNT, têm boa filtragem bacteriológica e clipe nasal ajustável.  

Proteja-se e mantenha sua rotina de exercícios. Caso seja possível, saia para correr em horários alternativos e procure lugares sem aglomeração. Para mais conteúdos sobre atividades físicas, acesse:

Atualizado em 2021-08-05 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

Carla Guedes

Carla Guedes

Jornalista, esportista e apaixonada por corrida. Gosta de gatinhos, política e aventuras em montanhas.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top